Game Music

Game Music: Sonic Colors (Wii)

Quando Sonic Colors foi lançado exclusivamente paro o Wii e o DS em 2010, muitos fãs do ouriço azul temeram se decepcionar com mais um tí... (por Unknown em 31/08/2012, via Nintendo Blast)

Prepare-se para um espetáculo de cores!

Quando Sonic Colors foi lançado exclusivamente paro o Wii e o DS em 2010, muitos fãs do ouriço azul temeram se decepcionar com mais um título fraco da franquia. Com certeza não é o melhor já feito, mas certamente não deixou a desejar. Tem tudo que uma aventura de Sonic precisa: corridas alucinantes, anéis para pegar, inimigos para derrotar e cenários deslumbrantes acompanhados por uma trilha sonora que é um show à parte em um dos melhores jogos do corredor azul já lançado.

Cores, velocidade e muita música!

Os herois precisam tomar cuidado

Falando um pouco sobre o enredo do jogo, temos nosso protagonista mais uma vez envolvido em uma missão para salvar o mundo – ou melhor, o espaço - do mal. Sonic precisa correr mais rápido que seus tênis vermelhos podem para perseguir Dr. Eggman (ou Robotnik, para os íntimos), que está capturando aliens muito simpáticos chamados Wisps. Esses seres possuem poderes fantásticos e agora estão alimentando seu parque de diversões interestelar de fachada que esconde seu plano maléfico de dominação global e universal! Cabe ao nosso herói salvar os aliens com ajuda intelectual de seu companheiro inseparável, Tails. E, para isso, ele precisa percorrer os mais variados cenários do parque de diversões ( ou parque de perigos, seria mais apropriado) utilizando os diversos poderes adquiridos ao entrar em contato com diferentes Wisps.

Esses garotos sabem fazer uma música boa!Mas, voltando ao que interessa, vamos falar sobre a trilha sonora desse game: uma composição tão rica e interessante, que pode ser considerada um personagem a mais na aventura. Logo ao iniciar o jogo, temos a música que acompanha o incrível cinematic de abertura, “Reach for the Stars”, composta e interpretada por Jean Paul Makhlouf, da banda americana Cash Cash. A música animada encaixa perfeitamente com a sequência de imagens do vídeo e promete ao jogador horas de diversão correndo ao lado do veloz Sonic.

O maestro por trás da trilha sonora do jogo

Seguindo um ritmo semelhante ao da primeira música do jogo, a trilha sonora tocada durante os atos e em outros momentos do game foi realizada por Jun Senoue, integrante da banda Crush 40. No primeiro planeta, Tropical Resort, temos uma música animada e empolgante que acompanha o jogador pelos atos. A melodia muda de ritmo um pouco em alguns atos, mas no geral permanece a mesma. É um cenário colorido e deslumbrante e por ter algumas palmeiras dá uma sensação de nostalgia ao lembrar de Green Hill Zone, a primeira fase do Sonic The Hedgehog original.

Seguindo para Sweet Mountain, damos de cara com um planeta que seria o paraíso para muitas crianças (e adultos) gulosos! Em um mundo coberto por doces e muito açúcar, uma música com batidas que lembram o funcionamento de uma fábrica de chocolate acompanha o jogador.

Em Starlight Carnival , temos mais uma fase que lembra outra semelhante de outro jogo da série do ouriço: Casino Night, em Sonic The Hedgehog 2. Mas, ao contrário dessa inspiração, a música é bem diferente dos planetas anteriores visitados, já que nesse “carnaval das estrelas”, o ritmo é mais eletrizante e pulsante.

Mergulhando nas águas de Aquarium Park, temos um tema musical interessante. A melodia quase relaxante que toca pelas águas desse parque muda um pouco de tom quando entramos dentro d’água. Apesar do nervosismo em tentar chegar á superfície ou encontrar alguma bolha de ar, podemos aproveitar uma música mais suave que acompanha os movimentos lentos de Sonic.

Na hora de explorar Asteroid Coaster, o tema radical desse estágio faz nos sentir realmente viajando velozmente por uma montanha-russa espacial. A música eletrizante passa uma sensação de rapidez e intensidade enquanto Sonic precisa cruzar distâncias enormes em um dos trilhos do parque ou explodindo alguns asteróides.

Adentrando Planet Wisp, uma música calma, mas com momentos tensos, segue nosso explorador azul enquanto percorremos junto dele o impressionante planeta natal das Wisps. O mundo está repleto de construções, agora que Dr. Eggman praticamente transformou o planeta inteiro em uma fábrica para coletar os aliens e utilizar seus poderes.

As músicas dos chefões do jogo e do último nível, Terminal Velocity, representam bem a sensação de ansiedade e nervosismo ao enfrentar inimigos tão poderosos em momentos tão críticos. Como o estilo de luta dos chefões se repete, o mesmo acontece com suas músicas, que costumam ter o mesmo ritmo. Ao percorrer o estágio final em uma descida frenética, uma melodia rápida segue o jogador enquanto ele tenta escapar do súbito colapso da invenção louca de seu arqui-inimigo.

A música de encerramento do game, “Speak With Your Heart”, é interpretada também por Jean Paul Makhlouf e seu irmão Alex. É uma canção bem apropriada para o final de um jogo: algo que o jogador pode ouvir relaxado enquanto comemora sua vitória contra os terríveis planos diabólicos do Dr. Eggman.

Um álbum para tocar várias e várias vezes

Toda a trilha sonora do jogo foi lançada ainda em 2010 na forma de um album de três CD’s intitulado Sonic Colors Original Soundtrack: Vivid Sounds x Hybrid Colors. O album contém todas as músicas tocadas durante a mais recente aventura de Sonic, além de ter uma capa estilizada mostrando que o mascote oficial da Sega está mais vivo (e veloz) do que nunca.

Sinfonia cósmica

É incrível ver como a trilha sonora do game combina perfeitamente com o jogo. Pode-se até dizer que o jogo foi feito para a música. Em cada planeta e em cada ato, a melodia se adapta para o cenário que cerca o jogador. Tornar esse “casamento” harmonioso é de extrema importância em qualquer game para garantir que a aventura digital seja divertida e prazerosa.

Paisagens deslumbrantes...  E uma música de alucinar a mente!

O novo rumo que a franquia de Sonic tomou desde o lançamento de Sonic 4 Episode I parece ser bastante promissor. Sonic Colors, lançado logo após, também se aproveita dessa “renovação” dos títulos do ouriço e traz elementos e cenários fascinantes, além de uma trilha sonora que transmite toda a velocidade, adrenalina e emoção de percorrer mundos incríveis no limite da velocidade do som!

As batidas e sons frenéticos que acompanham o personagem no momento em que ele entra em contato com os diferentes power-ups das Wisps também complementa a sinfonia primorosa do game. Sendo assim, garante-se que ao passar por todos os tipos de situações, o jogador será brindado com uma música diferente que vai garantir uma interação fantástica entre os movimentos no controle e as corridas e saltos do ouriço azul.

No ritmo das cores!

Sonic Colors surpreendeu a crítica e os fãs como um dos melhores jogos do ouriço azul lançados nos últimos tempos. Além disso, sua trilha sonora também surpreende pelo cuidado tomado em torná-la parte integrante da experiência do jogador. Seja percorrendo um resort tropical ou explorando o interior de um cinturão de asteroides, a música certa sempre está lá para acompanhar os pulos e corridas velozes do nosso herói “rapidinho”.

Revisão: Mateus Pampolha


Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google