Game Music

Game Music: Kingdom Hearts 358/2 Days (DS)

em 15/09/2012

Um bom RPG, além de história fantástica que nos submeta a horas de aventuras dentro do game, também precisa de uma trilha sonora de ponta p... (por Unknown em 15/09/2012, via Nintendo Blast)



Um bom RPG, além de história fantástica que nos submeta a horas de aventuras dentro do game, também precisa de uma trilha sonora de ponta para embalar nossa jornada. E nesse quesito a Square nunca deixou a desejar. Desde a maravilhosa trilha de Final Fantasy III, aproveitando todo potencial do NES, até hoje, em suas novas franquias como Kingdom Hearts, vem trazendo cada vez mais imersão nos mundos de fantasia que ela cria, fazendo bom uso da parte musical. O Game Music de hoje examinará a fundo a trilha sonora de um grande clássico para o Nintendo DS, Kingdom Hearts 358/2 Days.

Digna de um CD


A introdução deste Kingdom Hearts toma como base a música utilizada em Kingdom Hearts II (PS2), intitulada "Sanctuary" da cantora japonesa Utada Hikaru. Esta música tema possui uma batida bastante ritmada a fundo, com curtos solos de guitarra e piano. A voz de Utada se encaixa sobre tudo isso com alguns versos cantados de trás para frente como: "I need more affection than you know". O uso dessa notação serve para intensificar o tom de confusão entre sonhos e pesadelos, tema de fundo dos títulos da franquia. A inversão de frases ocorre novamente em: "So many ups and downs" e "I need two emotions". Confira o vídeo da introdução a seguir e repare nos trechos invertidos cantados de trás para frente:


Uma bela voz, para a música que remete a nossos sonhos perdidos.

Cada um em seu lugar

As canções de KH 358/2 Days, compostas pela brilhante Yoko Shimomura, são muito diversificadas e se encaixam perfeitamente em cada mapa visitado, ou nos campos de batalha. Elas são bem conhecidas de jogos anteriores da série e não perderam a qualidade em sua versão para NDS. Além da trilha ser a mesma, sons típicos dos menus, como barulhinhos de chaves nas seleções de opções também foram reaproveitados neste título, enquadrando o jogo como parte de um todo, a franquia Kingdom Hearts. Ou seja, a mesma música utilizada em Traverse Town de KH II, está presente na versão da cidade para KH 358/2 Days, bem como as trilhas de batalhas de KH II, seja contra chefes ou inimigos comuns.

Melodia doce e suave para a cidade onde o sol está sempre se pondo.

Ao entrar numa batalha temos a mudança drástica na música que, nos leva do cenário tranquilo para um ambiente de confusão e perigo.

Tom sombrio e pesado, um chefe poderoso vem por aí!

Por ser um jogo que nos retrata o que ocorre "do outro lado" da história, ou seja, pelo ponto de vista dos vilões da Organization XIII, boa parte se passa em mundos sombrios, de músicas que nos remetem à escuridão, como no caso de The World That Never Was, o castelo, quartel da Organization XIII.

Ar medieval e ao mesmo tempo psicodélico, em um mundo onde ninguém tem coração.

Um jogo que te leva do suave clima de manhãs calmas de um final de semana tranquilo, ao desespero de cada novo mundo visitado!


No geral, a música de KH 358/2 Days segue o mesmo legado de qualquer outro jogo da saga. Uma mistura de temas clássicos, com sons mais pesados de rock e eletrônico estão presentes em muitos momentos do jogo, encerrando com a mesma música do início,  "Sanctuary" de Utada. As canções nos jogos ajudam a envolver nossas emoções junto com a tensão do jogo. E você caro leitor, já se deixou levar em algum momento pela trilha de Kingdom Hearts 358/2 Days?

Revisão Bruna Lima 

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.