Blast Log

Blast Log: The World Ends With You: Parte 10 – Memórias mortas

Agora nenhum lugar está a salvo. Os Ceifadores espreitam a todo lugar, prontos para atacar e tentar conquistar a recompensa proposta pela ... (por Fellipe Camarossi em 11/11/2012, via Nintendo Blast)

Agora nenhum lugar está a salvo. Os Ceifadores espreitam a todo lugar, prontos para atacar e tentar conquistar a recompensa proposta pela Game Master: a cabeça dos dois únicos jogadores desta rodada, o veterano Neku e o traidor Beat. A cada dia que passa a pressão aumenta e a cada instante estamos mais perto da conclusão deste teatro macabro. Quantas pessoas mais terão de cair para que esse problema seja resolvido? Quem está por trás disso tudo? Será que teremos sinais do fim dessa contenda? Acompanhem-me e vamos tentar descobrir um pouco mais a seguir.

Cinco Dias Restantes: O Compositor

Nem tem como isso dar errado, né?
Scramble Crossing. Estranhamente, a dupla surge ali mesmo estando em A-East segundos atrás. Ainda mais estranho foi que um dia se passou e eles sequer perceberam isso após o confronto com o morcego gigante no local onde 777 fora apagado. Beat sugere que retornem para A-East, mas Neku discorda; não há sequer como ter certeza de que Mitsuki Konishi, a Game Master da terceira semana, estivera lá. Resolvem então procurar pelos territórios que podem ser abertos com a Keypin lv 2 de 777, enquanto Beat resmunga que poderia haver um modo mais fácil. “E tem um modo mais fácil!”, comenta uma voz que invade a conversa.

Uzuki, a Ceifadora de cabelo rosa, irrompe no papo da dupla e comenta que pode haver uma maneira de Beat conseguir o que quer de volta, mostrando-o que o botton que ele deseja está com ela. Segundo a moça, Konishi a tornou Game Master por um dia e, portanto, hoje a missão pertence a ela. Se conseguirem concluir a missão, ela devolverá o botton. Simples não? A missão que ela indica é que joguem o Esporte Ceifador nº 4... Que acabo não descobrindo o resto porque Beat espirra bem no instante em que ela vai dizer, como um maldito elefante com alergia, impossibilitando que Neku – e eu – entenda o que raios é o dito esporte. Nisso, a moça desaparece e abandona a dupla a própria sorte, deixando um tempo de sessenta minutos para concluírem a missão.

Claro, confie sua carreira a um
pedaço de papel e uma moeda.
Quando a moça parte, Neku questiona o parceiro sobre qual é a missão do dia. Beat claramente demonstra não saber qual é, mas não quer deixar isso transparecer e começa a ponderar sozinho: “Esporte Ceifador nº 1 é ‘Roleta Russa’. O nº 2 é ‘Esconde-Esconde’... Então o nº 4 deve ser...”, e assim insiste pensando até que um homem na rua comenta sobre usar novamente os poderes do Reaper Creeper. E adivinhem só qual é o suposto quarto esporte? É isso aí. Hora de mover a moeda no papel.

Segundo Beat, devemos utilizar a telecinese para mover a moeda e assustar as pessoas ao redor da cidade. Eles encontram uma vítima – que por acaso é o ex-chefe de Makoto, o homem de terno que usa o Reaper Creeper desde a primeira semana. Infelizmente, o homem parece estar decidido a não mais tentar usar desse poder para tomar suas decisões e muda de área. O que vou fazer? Segui-lo, óbvio!

Ao tentar adentrar outro território, sou abordado por um dos muitos Ceifadores espalhados por Shibuya, forçando-me a entrar em combate. Pelo que pude notar, agora sempre que troco de área, existe a chance de um Ceifador me forçar a batalhar. Isso é bom, pois posso praticar antes de encarar os adversários de grande porte. Antes limpar o chão com o oponente, depois retorno a busca!

"Nada do que fazemos na vida
é realmente desperdiçado."
Em Center St. Entrance, eu avisto Uzuki rindo e fugindo, passando logo ao lado do homem que sigo. Ele continua andando para a próxima área, então o sigo novamente. Em AMX, a Ceifadora foge mais uma vez em meios aos risos e Neku começa a estranhar isso. Ele comenta que parece que ela está os provocando ou algo do gênero, todavia Beat desvia do assunto e diz que devem continuar seguindo o homem e assustá-lo com a moeda que se move sozinha. Bem, ele era o Ceifador, vou ouvir o que tem a dizer.

Em Tipsy Tose Hall, enfim alcanço o homem de terno – logo em seguida, Makoto adentra o cenário e eles se encontram. Resolvo me aproximar para verificar se ele estaria disposto a usar o Reaper Creeper para concluir a missão e vencer Uzuki. Makoto comenta que o seu trabalho acabou não sendo dos melhores e o seu Shadow Ramen não pode bater de frente com Ramen Don em Dogenzaka, e pergunta ao ex-chefe o que ele deveria fazer. Conseguem adivinhar o que o homem tentou fazer? Pedir ajuda aos Ceifadores.

Olhando agora, é incrível
eu não ter percebido isso antes.
Essa seria a minha chance, porém, tanto para mim quanto para Neku, essa parece ser uma resposta importante demais para ser dada por uma brincadeira. Ele hesita em utilizar-se do Reaper Creeper e deixa de lado sua dependência, aconselhando Makoto com sua sabedoria de homem dos negócios. O rapaz sai dali feliz, e o chefe, livre do vício. Infelizmente, acabei não podendo concluir o jogo de Uzuki... Se é que o jogo era esse.

Incomodado, Neku questiona Beat se esse realmente é o Esporte Ceifador em questão, todavia o rapaz nega. Estava com medo de ser taxado de idiota, e tentou fazer o seu melhor. Nisso, inicia-se um flashback mostrando todas as vezes em que Rhyme se mostrou o cérebro da dupla na primeira semana, e Beat fica cada vez mais deprimido de ver que não evoluiu nada. A grande revelação é que Rhyme é irmã de Beat, e ambos entraram juntos no jogo. A questão é: como duas pessoas da mesma família morreram juntas?

Neku me lembrou o Joshua
nessa cena.
O garoto prossegue dizendo que quando Rhyme foi apagada, Mr. Hanekoma juntou a sua alma e a condensou em um botton, assim mantendo Beat vivo mesmo sem uma parceira. Sim, o botton que estamos tentando pegar e que invoca o Noise esquilo é Rhyme, e somente por isso que o rapaz se uniu aos Ceifadores. Agora, ele tem outro objetivo: tornar-se o Compositor, e assim trazer de volta Rhyme do jeito que era antes, salvando inclusive Neku e Shiki no processo e Joshua, se possível – e por isso que vou ajudá-lo a conseguir conquistar o título. Segundo o ex-Ceifador, aquele que derrota o Compositor ganha o direito de ser o novo, então me parece simples, não? Na teoria é.

Com os garotos acertados, Beat tenta inutilmente se lembrar qual é o quarto esporte, e então sugere que encontrem Uzuki para tentar descobrir. Quando tento partir para Spain Hill, a moça aparece furiosa reclamando que os dois nem sequer estão tentando vencer. “Qual a graça de jogar Pega-Pega se vocês nem sequer tentam me alcançar?!” diz a moça. Ah, então era esse o quarto esporte. Enquanto a mulher esbraveja sobre a forma idiota deles jogarem, Neku se aproxima dela e a toca; “Peguei. Tá com você”.

Queria ter feito isso
duas semanas atrás.
Possessa, a moça acaba por ignorar as próprias regras e inicia um combate direto pela primeira vez nas três semanas – algo que estava sendo prometido desde o primeiro dia. Uzuki Yashiro possui um estilo de combate à distância e, assim como os outros ceifadores, aparece de verdade em uma tela e com uma sombra na outra. Seus ataques envolvem manter a distância e usar sua pistola para disparar diversos tipos de projéteis. Felizmente seus ataques não causam tanto dano, então não foi tão difícil assim de revidar com os combos violentos de Beat na tela superior e os ataques à distância de Neku. Em poucos instantes, a Ceifadora havia sido abatida.

Após o combate, Kariya interrompe o ataque de fúria de Uzuki e fala para ela desistir disso. Ela reclama ao dizer que quer muito ser promovida a Oficial (Ceifadores de classe alta, que podem assumir o cargo de Game Master), e reclama ainda mais por Kariya ter negado a promoção de se tornar um destes. Ele rebate dizendo que não quer passar os dias descansando e assistindo os combates, preferia ficar no campo, onde podia desfrutar dos conflitos de ideais, dos Jogadores se enfrentando e da companhia de Uzuki. A moça fica sem jeito, e deixa de lado sua fúria.


O Ceifador ruivo oferece como recompensa um Keypin lv 3 para a dupla, mas não devolve o botton da Rhyme pois ainda não teve sua chance de se divertir. As regras são simples, se a dupla vencer o jogo imposto por Kariya, ele devolve o botton. “E qual é o seu jogo?”, questiona a dupla. “Vocês vão adorar, é bem simples. Tudo que precisam fazer é me derrotar”.


Quatro Dias Restantes: Culpa Indelével

Equiparável a Game Masters?
Essa eu quero ver.
Inicia-se o quarto dia da última semana, e dessa vez, cá estamos em Miyashita Park Underpass. O dia começa com Beat distante de Neku, requisitando uma aproximação para que este acordasse pra vida e se preparasse para encarar o Ceifador ruivo – mas ao visto, tenho uma charada para resolver antes de enfrentá-lo.

Beat comenta que precisam ter cuidado com Kariya, mas Neku acha graça da situação, enfatizando que já havia derrubado dois Game Masters, e um Ceifador comum não seria páreo para eles assim como Uzuki não foi. O ex-Ceifador rebate dizendo que Kariya não é fraco como os outros, que suas habilidades se equiparam ao de um Game Master, ele só é um comum por querer – como explanado no dia anterior. De qualquer modo, é preciso começar isso logo se eu quiser terminar e voltar à costumeira caça ao Compositor.

O skatista parece incomodado com o fato de terem começado neste local em particular, mas nada declara. Ao tentar partir para outro território, a barreira os impede, e nesse instante que a surpresa ocorre: Kariya levou todos os seus Keypins. Em compensação, deixou para trás algumas caixas com alguns símbolos e um botão em cima. Espalhados pelo território havia pedaços de papel com vários símbolos e, em seus celulares, a mensagem do substituto de Game Master do dia, Koki Kariya: “Vejo vocês em Towa Records. A chave está na caixa”.

Que bom que não tinha
uma bomba na caixa.
Ao analisar a caixa, vejo que ela possui um símbolo laranja em formato de estrela e um botão em cima – que Beat pressionou sem hesitar. “ERRADO. Formato reiniciado” é a mensagem recebida ao apertar o botão. Bem, como observado por Neku, se há um modo errado, há um modo certo. Ao explorar a área, encontrei três pedaços de papel. No primeiro, o símbolo de uma estrela e quatro símbolos Noises, dois apagados, dois normais. No segundo, o símbolo da lua e um símbolo de Noise grande e apagado. No último, o símbolo do sol e sete Noises medianos separados em duas fileiras, sendo que apenas os extremos estavam normais e os restantes, apagados. Talvez essa fosse a dica sobre como abrir a caixa – ou caixas, já que haviam diversas dicas ali.

Outra coisa curiosa que encontrei foi um buquê de flores ao lado de uma lata de alumínio. Beat pareceu incomodado e logo se afastou dali, trazendo Neku consigo. Qual a relação do ex-Ceifador com aquele território? Bem, sem tempo para pensar sobre, ao usar o Player Pin identifico que há quatro Noises nessa área. Se bem me lembro, no papel com símbolo de estrela dizia que dois dos símbolos estavam apagados em uma diagonal, então resolvo convidar os dois a um combate. Ao concluir, pressiono o botão da caixa: surpresa! Ela abriu, revelando o Keypin lv 1. Infelizmente, esse botton não abre o caminho para Towa Records, somente para Miyashita Park, então avanço para este território.

Um minuto de silêncio...
Mas podem continuar lendo.
Na nova área, encontro outra das caixas, com o símbolo da lua. Este indicava um símbolo grande e apagado. Usei o Player Pin e vi que havia muitos Noises espalhados pelo cenário, mas poucos de tamanho grande. Desta forma, desafio estes poucos e os apago um a um, depois pressionando o botão e liberando a caixa... Para encontrar outra caixa dentro. Esta já possui um símbolo de sol, e novamente sigo o padrão imposto pela dica. Como existiam duas fileiras de Noises, não foi difícil definir que era uma fileira por território, com Miyashita Park e Miyashita Park Underpass. Após terminar a última caixa, recebo de volta o Keypin que libera acesso para Towa Records. Desse modo, avanço para o embate contra o Ceifador... Ou ao menos pensei que avançaria. Beat se afastou novamente, e antes de ir, preciso ir até o rapaz.

Ele claramente parece abalado ao olhar para aquele buquê de flores e a lata de refrigerante, e Neku começa a entender o que houve, até que o próprio Beat começa a derrubar lágrimas. Honestamente, não conseguia imaginar o rapaz chorando até esse instante. Ele confessa que ali é onde ele e Rhyme morreram. Naquela manhã, Beat estava revoltado com os familiares e resolveu sair de casa pra arejar a cabeça, e como sempre, a sua irmã ia junto. Como dito por ele, “mesmo que eu fosse roubar um banco ela estaria do meu lado”. O problema foi quando, em Miyashita Park Underpass, um carro perdeu o controle e foi em direção a ela e Beat pulou para empurrá-la para fora da trajetória – sem sucesso. “Eu não sou forte o suficiente para parar um carro, cara...”. Beat se culpa por ser o responsável pela morte da irmã, já que ela não teria morrido se não tivesse saído de casa. Agora que parei para pensar, isso tudo explica a cena do quarto dia em que Rhyme salva o rapaz do Noise tubarão.

Pra quem não se lembra, quarto dia
da primeira semana.

E pensar que eu mesmo
popularizei esses bottons.
Neku diz que ele não deve se culpar tanto, já que nem a própria Rhyme o fez, e então vem a revelação: a irmã de Beat chegou ao Jogo dos Ceifadores sem se lembrar de que eram irmãos. Provavelmente esse foi o seu custo de entrada, já que o irmão era a coisa mais importante que ela tinha. Quando você perde o jogo, você perde o custo de entrada, então é possível que mesmo se ela voltar ela volte sem as lembranças de Beat. Mas de qualquer forma ele se sente responsável e fará de tudo para trazê-la de volta, mesmo que isso signifique se tornar o Compositor. Animado novamente, está na hora de ir encarar o Ceifador por trás deste jogo de memórias!

Adentro Towa Records e Kariya não está nos arredores. Para tentar descobrir alguma coisa, uso o Player Pin para ler as mentes locais e tentar descobrir alguma pista, e qual a minha surpresa? Não consigo ler a mente de ninguém. O curioso é que todas as pessoas agora estão usando o botton Red Skull (ou “O-Pin”, no caso dos Ceifadores), então só posso crer que esse botton está causando interferência no trabalho do Player Pin. Beat evidencia o fato de que o designer do Red Skull é CAT, e se há alguma conexão entre o Player Pin e Red Skull, isso significa que... ele não consegue completar o raciocínio. Típico. Mas Neku se preocupa com isso; seria Sanae Hanekoma realmente o Compositor? Os pensamentos são interrompidos quando o ruivo surge, surpreso com a rapidez da dupla em escapar de seu enigma. Dessa forma, é hora de iniciar o combate contra o Ceifador preguiçoso, Koki Kariya.

Essa vai deixar marca.
Este combate é muito mais dinâmico do que o contra Uzuki, pois ele não ataca a distância exclusivamente. Seus golpes causam dano massivo e ainda envolvem combos físicos ao conjurar uma esfera de eletricidade ao redor de seu corpo e avançar contra Neku. Está explicado porque ele tem o nível de um Game Master, ele realmente não está pra brincadeira. Felizmente seus ataques são bem mais intensos na tela de baixo que na de cima, e com os combos contínuos de Beat, consegui neutralizar o adversário.

Após a conclusão, Kariya assume a derrota e vai devolver o botton, mas antes disso Uzuki surge e diz que não devem simplesmente ceder assim se eles podem lutar mais. Assim começa a primeira batalha de duplas do jogo, Neku e Beat contra Uzuki e Kariya.

Uzuki assume a tela de cima e Kariya a tela de baixo, e assim inicia o combate. Ambos lutam no mesmo estilo que suas lutas individuais, o que em tese seria fácil, o problema é lidar com dois padrões diferentes em duas telas. Eu devo admitir que essa pode não ser a luta mais difícil até agora, mas decerto é a mais trabalhosa. Também é interessante notar que os oponentes também possuem um Light Puck, uma aura que aumenta o poder dos personagens e permite furar a defesa dos Taboo Noises, todavia a deles é de cor roxa, e a dos Jogadores, verde. A batalha fora complicada e exigiu muitos usos dos bottons de cura, mas enfim a batalha acaba e agora ambos estão derrotados definitivamente.


É, ele não me parece muito feliz.
Depois de serem vencidos, os Ceifadores cumprem o trato e devolvem o botton para Beat, que já planeja como consertar as coisas... Até notar que o botton é falso. Kariya se irrita ao extremo, sabendo que não devia confiar na Dama de Ferro, que lhes deu uma réplica do botton verdadeiro. Os Ceifadores se desculpam pelo ocorrido e, como não poderiam oferecer o verdadeiro item de desejo do skatista, Kariya oferece seu Keypin lv 4 para não ficar em débito com a dupla. Neku diz para terem cuidado, visto que podem ser alvo de Konishi por fazerem isso, mas os Ceifadores dizem que sabem se cuidar e separam-se.

Após a conversa, a dupla de Ceifadores retorna para o topo dos prédios e começam a conversar sobre o que ocorreu. Uzuki transformou sua frustração em motivação, ela não quer mais ver os Ceifadores sendo tratados como ferramentas pelos de cargos mais altos, quer que o trabalho seja recompensador. Kariya diz que isso é por culpa de um simples fato: Shibuya está quebrando. Os pensamentos diversos que antes tornavam a cidade especial estavam cada vez mais silenciosos, as pessoas estão se homogeneizando, e isso deve ter algo a ver com o fato de estarem jogando pelas últimas três semanas.

Kariya também evidencia que os O-Pins não fazem absolutamente nada, não liberam nenhum potencial, mas deviam ser utilizados por ordens do Condutor, Megumi Kitaniji. Para que isso? Antes que descobrissem, ambos gritam em agonia, como se algo estivesse entrando em seus cérebros. Isso não pode ser um bom sinal...

Não há possibilidade disso acabar bem.
A cena corta para o distrito de Udagawa, e eis que ressurge o matemático demoníaco: Sho Minamimoto, Game Master da segunda semana. Sua aparência está muito diferente, com marcas de Taboo por todo o corpo, e ele diz que esse corpo terá de servir por hora.


“Está na hora de esmagar mais alguns números.”

Tudo está convergindo para um fim catastrófico. O que está havendo com Shibuya? O que esses Red Skulls realmente fazem? Afinal de contas, quem é o Compositor? Parece que estou perto da verdade, mas não o suficiente. Saberemos mais na próxima semana.

Não viu as partes anteriores? A seguir a lista de capítulos:
Revisão: Jaime Ninice

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


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