Blast from the Trash

Blast from the Trash: Os Piores Jogos de 2012 para Plataformas Nintendo

Ah, dezembro… aquela época mágica do ano em que encontramos velhos amigos e parentes para as festas de fim de ano. Tempos de magia e de al... (por Thomas Schulze em 30/12/2012, via Nintendo Blast)

Ah, dezembro… aquela época mágica do ano em que encontramos velhos amigos e parentes para as festas de fim de ano. Tempos de magia e de alegria. Tempos em que avaliamos o ano que passou e fazemos promessas para o ano que vai chegar. Tempos de reflexão. E o mais importante, tempos em que podemos relembrar os jogos que mais nos irritaram e nos fizeram sentir vergonha alheia pelas desenvolvedoras picaretas. De jogos caça-níqueis passando por péssimas adaptações de filmes até modernizações podres de jogos clássicos, 2012 teve de tudo. Então confira nossa lista dos piores do ano e veja se o seu jogo mais odiado entrou para o rol da desgraça do Blast:

Brave (Wii)

Quando o assunto é animação, a Pixar é praticamente unanimidade. Seja criança ou adulto, as chances são grandes que você tenha se apaixonado por algum filme da empresa. Tudo bem que dificilmente Valente irá figurar na lista de grandes obras do estúdio, mas a simpática história da princesinha arqueira Merida merecia algo melhor que um medíocre jogo de aventura em terceira pessoa com visual digno de Nintendo 64, não é? Pense no jogo de mascotes mais genérico que conseguir. Feito? Bom, Brave consegue ser ainda mais genérico que isso, e um belo exemplo de como errar feio o alvo.
Lançar um jogo tão pobre tecnicamente quase pode
ser considerado um ato de valentia. É muita cara de pau.

MIB: Alien Crisis (Wii)

Olha só, quem diria, mais uma adaptação de filme na lista de piores jogos do ano! Por que isso não me surpreende, hein? O mais triste aqui é que MIB 3 foi realmente um dos filmes mais legais de 2012, mas este derivado jogo de tiro conta com controles e mecânicas completamente obsoletas. Seria ótimo se ninguém comprasse esse jogo, provando à Activision que os jogadores são espertos e não querem mais saber de adaptações corridas só para roubar nosso rico dinheirinho. Mas, citando o agente K, “o indivíduo é inteligente, o povo é burro”, então provavelmente continuaremos recebendo jogos assim por um bom tempo. Se pelo menos alguém pudesse me neuralizar e me fazer esquecer as horas que perdi com Alien Crisis...
Quer um jogo legal baseado em filme? Só mesmo voltando no tempo até
1997 e jogando GoldenEye 007 para o Nintendo 64.

El Chavo (Wii)

Que burros, dá zero pra eles!
Isso, isso, isso! O personagem mais famoso do genial e carismático humorista Roberto Bolaños chegou ao Wii até bem intencionado, contando com dublagem em português e um bonito visual inspirado na recente série de desenho animado do Chaves. Então dá até um aperto no coração ter que botar o jogo nesse Blast from the Trash. Mas a verdade é que a equipe de desenvolvimento foi preguiçosa e lançou apenas mais uma coletânea de minigames totalmente sem criatividade. Em poucos minutos sacudindo os braços em joguinhos sem inspiração você vai desejar ter ido assistir o filme do Pelé.

Johnny Hotshot (3DS)

Não adianta me ameaçar com essa arma,
Johnny, não vou jogar mais essa bomba!
Acho que todos podemos concordar que o eShop é um lugar muito legal, onde podemos comprar bons jogos de modo bastante conveniente. Alguns até contam com um precinho camarada, e são desenvolvidos por pequenas produtoras. Uma delas, a UFO Interactive, parece sentir prazer em entregar jogos péssimos como Samurai G e Zombie Slayer Diox (spoiler: um desses jogos ainda aparecerá aqui na lista!), e o próprio Johnny Hotshot. O esquema de controles é sofrível aqui, pois a única coisa importante em todo o jogo é que seus tiros acertem os alvos. Mas parece que daria muito trabalho programar os tiros para irem onde você realmente estava mirando. O jogo chega ao ponto absurdo de contar com telas de loading! É o cúmulo do abuso da paciência do jogador.

Zombie Slayer Diox (3DS)

Quem não gosta de zumbis? Eles estão tão na moda ultimamente! Você provavelmente não precisa procurar muito para encontrar um fã de The Walking Dead ou do agradável joguinho Plants vs. Zombies. Então, como não gostar de um jogo que promete unir a matança desenfreada de zumbis com a diversão descompromissada dos jogos de ritmo? Ora, muito simples, confie o desenvolvimento do jogo à Ufo Interactive e contemple um dos piores usos da Stylus em toda a história do Nintendo 3DS! Controles simplesmente horrendos tornam essa aberração quase impossível de se jogar.
Se você quer se divertir com zumbis, compre Plants vs Zombies no Eshop.
O Rick aprova!

PES 2013 e FIFA 13 (Wii)

Vamos ser honestos: se você é do tipo que curte futebol nos videogames, provavelmente não anda jogando muito Nintendo Wii. Há alguns anos que FIFA, hoje a principal série de futebol virtual do mundo, impressiona a crítica e os jogadores com novas mecânicas de física e recursos mirabolantes nos consoles de alta definição. Infelizmente, nada disso chegou para nós, pobres nintendistas, que fomos obrigados a aturar uma versão simplória e cartunizada da série por anos a fio. A versão 2013 da franquia futebolística da EA é uma mera atualização de times, elencos e menus do jogo já fraco jogo anterior. Vergonhoso.

Tem como ficar pior que isso? Aparentemente, sim: para a maioria dos jogadores e críticos de videogame, Pro Evolution Soccer, que até pouco tempo atrás reinava de modo quase unânime, já vem apanhando do seu maior concorrente há alguns anos nos gramados virtuais. Nas outras grandes plataformas da geração, FIFA dá um verdadeiro baile em PES em praticamente todos os aspectos técnicos. Então, não seria uma boa ideia a Konami correr atrás do prejuízo e tentar pelo menos ganhar alguns pontos com os donos de Wii, entregando um bom simulador de futebol e se tornando a melhor série esportiva do console? Ao menos ela poderia se gabar de estar na frente de FIFA em alguma plataforma, não é? Mas aparentemente daria trabalho demais tentar desenvolver um jogo decente, então acabamos recebendo mais uma atualização de uniformes e elencos. Pelo amor dos meus filhinhos, o que é que eu vou dizer lá em casa?
Quer ver o Messi feliz e dando joinha? Só nos consoles de alta definição.
No Wii o futebol anda mais fora de forma que o Imperador Adriano.

Thundercats (DS)

Os leitores mais velhos, que assistiam televisão na década de 1980, devem se lembrar com carinho dos Thundercats. Lion-o e seus amigos cativaram toda uma geração em sua luta contra Mumm-Ra e suas forças do mal, e todos ficamos animados quando o Cartoon Network resolveu trazer toda essa magia para uma nova geração em uma atualização do desenho animado. Se a nova série deu muito certo, o mesmo não se pode dizer do jogo de videogame para DS inspirado nela. Uma aventura side scroller incrivelmente curta e repetitiva que lembra os piores jogos do Super Nintendo, e que sequer chega a fazer bom uso dos personagens. Era melhor ter deixado a Espada Justiceira descansando, Lion-o…

RollerCoaster Tycoon 3D (3DS)

Talvez você não conheça a série de nome, mas RollerCoaster Tycoon foi um jogo de enorme sucesso nos computadores em 1999. Tratava-se de um divertidíssimo simulador de parque de diversões, no qual o objetivo era atrair o máximo de visitantes ao seu parque para fazê-lo prosperar. Embora a premissa tenha sido mantida inalterada no 3DS, parece que se esqueceram de trazer um elemento importante para o jogo: a diversão. Tudo aqui é entediante, e para completar o jogo é tecnicamente um desastre! O som é pútrido, os gráficos são medonhos, o efeito 3D é talvez o pior do console, enfim, só jogue se ao invés de um simulador de parque de diversões estiver procurando um parque de tédio.
Queda livre: um belo símbolo da qualidade do jogo.

Revisão: Jaime Ninice

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. ô até agora tentando entender a lógica daquela imagem do RollerCoaster Tycoon 3D. Sério, aquilo vai pra qual lado????

    ResponderExcluir
  2. Essa montanha russa divide o carrinho e dois e cada um vai pra um lado ou é só erro dos desenvlvedores mesmo?

    ResponderExcluir
  3. ja elege o primeiro trash do wiiU os vingadores é terrivel o game

    ResponderExcluir
  4. Pix3D, do eShop. Pior jogo que tive o desprazer d jogar na minha vida. 7 reais jogados no lixo.

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google