Análise: Nano Assault Neo (Wii U)

em 20/01/2013

Existem desenvolvedoras que, mesmo pequenas, conseguem realizar trabalhos notáveis. Este é o caso da Shin’em, produtora responsável pela... (por Unknown em 20/01/2013, via Nintendo Blast)


Existem desenvolvedoras que, mesmo pequenas, conseguem realizar trabalhos notáveis. Este é o caso da Shin’em, produtora responsável pela série Iridion, iniciada no tempos de GameBoy Advance e mais recentemente pelo belo Nano Assault, para 3DS. Com o lançamento do Wii U, a empresa decidiu trazer para os jogadores uma sequência do título lançado no ano passado para o portátil tridimensional da Nintendo. Nano Assault Neo foi lançado logo no primeiro dia do console, em 18 de novembro, e é uma das experiências mais gratificantes disponíveis no eShop até o momento.



Medicina do futuro


Na essência, Nano Assault Neo é um shooter como todos os outros. Sua jogabilidade se assimila muito ao que é apresentado na série Super Stardust (PS3/PSVita), game no qual se deve utilizar as duas alavancas analógicas, sendo uma para controlar a nave pelos ambientes e outra para atirar para qualquer direção. No entanto, sua temática e visual lhe tornam especial. Um piloto espacial é encolhido e enviado, a bordo de uma pequena nave, para dentro de o corpo de uma pessoa, e lá, deverá eliminar todos os vírus e doenças presentes em seu organismo. É como se Trauma Center encontrasse Star Wars e, por incrível que pareça, a mistura deu certo!

O título é intenso, e cobra reflexos – às vezes – sobre-humanos dos jogadores. Contudo, os controles são simples, intuitivos e precisos, de maneira que dificilmente o jogo será culpado pelas vidas perdidas durante a jornada. O controle sobre a nave é livre, e, assim como em Super Stardust, é possível se locomover livremente para qualquer ponto dos planetoides para destruir células infectadas e os quase adoráveis vírus do jogo. Durante o percurso, ainda é possível coletar power-ups temporários e até pontos que podem ser trocados por upgrades para a nave. A ação é tão frenética que, ao final de cada fase, é possível que você tenha que relaxar um pouco para entrar em mais uma nano guerra rumo à cura do pobre coitado. Eu que não gostaria de ser medicado dessa forma...

O corpo humano nunca pareceu tão bonito por dentro!


Bom, bonito e barato


Nano Assault Neo não é muito longo. Possui dezesseis fases, contando que, a cada três, há uma em que apenas deve-se derrotar o chefe daquela área. Além disso, há mais quatro fases bônus muito parecidas com os nostálgicos estágios extras em half-pipes de Sonic the Hedgehog 2 (Mega Drive). Contudo, para um título que o foco principal é bater pontuações, inclusive mundialmente, já que o jogo conta com um sistema de leaderboards, o conteúdo apresentado no pacote é bastante satisfatório. Além disso, ainda há um modo multiplayer cooperativo que torna tudo ainda mais divertido, e, como já de praxe no gênero, um modo Survival, no qual o objetivo é chegar o mais longe possível na aventura sem morrer. Como se não bastasse, a Shin’em adicionou a possibilidade de jogar a aventura integralmente no GamePad, o que apesar de não fazer tanta diferença, é uma boa adição para aqueles que não gostam de interromper a jogatina porque alguém decidiu assistir alguma porcaria na televisão.

A Shin’em é conhecida por explorar os consoles da Nintendo ao máximo. Foi assim com a série Iridion, que apresentava gráficos fenomenais no GameBoy Advance e no Nintendo DS e foi assim no ano passado, com Nano Assault, que até hoje é um dos títulos mais belos lançados para o 3DS. E com o Wii U não poderia ser diferente! Nano Assault Neo é facilmente um dos jogos mais belos do lançamento do Wii U, se equiparando à pérolas como Trine 2 Director’s Cut. Tudo é muito fluido e o jogo não apresenta qualquer lentidão em momento algum. Tudo isso com cenários cheios de efeitos especiais, texturas em alta resolução e cores e luzes muito vibrantes. É simplesmente espetacular o trabalho feito pela desenvolvedora, ainda mais considerando-se que grandes empresas presentes no lançamento do Wii U não tiveram nem metade do cuidado da Shin’em neste quesito.



Assim como na parte gráfica e artística do título, a Shin’em tomou muito cuidado com a trilha sonora e efeitos do game. As composições são basicamente compostas por batidas eletrônicas, como esperado em títulos do gênero, mas estas são de alta qualidade, e embalam com maestria a ação intensa que se passa na telona (ou telinha). Os efeitos sonoros são simples, mas bem implementados e cumprem bem seu papel.
Nano Assault Neo é, sem grandes dificuldades, um dos melhores títulos disponíveis para Wii U nesta primeira leva do console. Isso considerando toda a line-up do videogame. Se considerarmos apenas o eShop, NAN, ao lado de Trine 2 Director’s Cut, são os melhores jogos já lançados por lá. Com um preço muito atrativo e conteúdo suficiente para divertir por algum tempo, este é um título obrigatório para qualquer proprietário do mais novo console da Nintendo.

Prós

  • Gráficos estupendos;
  • Jogabilidade precisa;
  • Leaderbords e multiplayer aumentam a longevidade do título;
  • Preço justo.


Contras

  • Poucas fases para os que não se importam com leaderboards e altas pontuações.


Nano Assault Neo – Wii U – Nota 9.5

Revisão: Leonardo Nazareth 

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.