Discussão

Discussão: Nintendo e Lego, uma combinação perfeita?

Há algum tempo Lego e videogames andam de mãos dadas, e com o passar desses anos a Lego foi construindo uma base de fãs muito grande ao ... (por Pablo Pirata em 07/03/2013, via Nintendo Blast)

Há algum tempo Lego e videogames andam de mãos dadas, e com o passar desses anos a Lego foi construindo uma base de fãs muito grande ao redor de suas franquias, como Lego Harry Potter e Lego The Lord of The Rings. Após sair de uma violenta crise financeira, a Lego começou a explorar outros horizontes trabalhando com licenciatura de propriedades intelectuais de outras franquias, começando com o Lego Star Wars, e fazendo alguns jogos, começando com o jogo Lego Island para PC. E o que isso tudo tem a ver com a Nintendo, você caro leitor deve estar perguntando, veremos isso agora.

Veja bem, a Nintendo atualmente é dona das franquias que mais vendem no mundo dos games, entre elas Mario e Pokémon. A Nintendo sempre prezou pelas suas franquias, e apesar de alguns desleixos (Zelda CD-i; Super Mario Bros. o filme), hoje em dia mantém uma vista grossa quando se trata de "emprestar" seus IPs para alguma empresa. O último relato de um caso desses acontecer foi com o jogo Scribblenauts (Wii U, 3DS, PC), que apesar de ser multiplataforma, só possui os personagens da Nintendo em sua versão para Wii U, e, tirando esse caso, nem consigo me lembrar da última vez que algo desse tipo aconteceu. O máximo que vemos é um baralho de cartas do Mario ou umas pelúcias do Pikachu.

Amor à primeira vista

Na E3 do ano passado, viemos a conhecer o jogo Lego City Undercover (Wii U) e, apesar de nunca ter jogado muitos jogos da franquia Lego, esse jogo me deixou boquiaberto. O jogo foi anunciado exclusivamente para Wii U, com um "spinoffzinho" para 3DS, chamado Lego City Undercover: The Chase Begins (3DS). O jogo mostra que a Lego não precisa utilizar-se de outras franquias para se dar bem. Na trama do jogo você vive a pele de Chase McCain, um policial da Lego City que tem como objetivo acabar com o crime na cidade (duh), e no decorrer de sua história enfrentará vilões, desvendará crimes e, claro, como não poderia faltar em qualquer jogo da série Lego, construir e muito máquinas e diversas outras coisas.

É possível ver que a TT Fusion (encarregada da TT Games para desenvolver a maioria dos games da Lego para plataformas da Nintendo) tem uma boa relação com a Nintendo, colocando um jogo bastante promissor para ser lançado no mesmo ano fiscal do lançamento do Wii U. Claro que aqui estamos falando de uma empresa contratada da Lego para desenvolver jogos e seu relacionamento com a Nintendo, mas por que não tentar enxergar isso de outra forma? De uma forma que seja benéfica para a Lego, para a Nintendo e principalmente para os fãs.

Sonhar é de graça

Lego Cuusoo é uma iniciativa da Lego criada em 2008 que permite com que fãs de Lego possam criar e compartilhar suas próprias ideias e, com apoio suficiente de outros fãs, poderá virar um produto de Lego de verdade. É claro que não demorou muito para diversos gamers começarem a desenvolver suas ideias baseadas nas suas franquias favoritas, que inclusive já até viraram realidade, como o Lego Minecraft. Dentro de milhares de projetos que foram criados, um que repercutiu muita falação pela internet foi o projeto do Lego Zelda, idealizado por Michael Inglis. O projeto tomou tamanho e conseguiu atingir 10.000 votos de apoio dos fãs, porém, infelizmente, foi recusado pela Lego pois seria necessário a produção de muitas peças novas para realizar a criação dessa série. Sem nenhum posicionamento oficial da Nintendo sobre o assunto, ficou no ar a dúvida se realmente era por causa das peças ou seria o fato da Nintendo não abrir mão de seus IPs. De qualquer forma, um novo projeto de Zelda Lego foi criado no Cuusoo e já atingiu 10.000 votos em poucos meses, dessa vez o projeto conta com a utilização do mínimo possível de peças novas, na esperança de ter a aprovação da Nintendo.

Mas por que parar por ai? Outro projeto que está ganhando espaço é o Metroid Lego, idealizado pelo usuário Zurtech. O projeto segue os passos do novo projeto do Zelda Lego, utilizando o mínimo de peças novas possível. Agora pense comigo, quantas franquias sensacionais a Nintendo não possui que poderiam dar vida a infinitos projetos de Lego? Pokémon é uma franquia que não para de crescer e hoje em dia já teve até aplicativo para Android e iOS. É claro que já foi criado um projeto no Cuusoo com o foco na criação de Pokémon Lego.

1 + 1 = happiness

Não é necessário ser um gênio para perceber onde quero chegar. Lego é um dos brinquedos mais valorizados do mundo, algo que foi passado de pai para filho em muitos casos. Muitos de nós brincamos de Lego quando novos e até mesmo hoje em dia é possível ver marmanjos postando fotos dos Vingadores de Lego nas redes sociais. Lego tem uma imensa "fanbase" que engloba pessoas de todas as idades, e não é absurdo falar que a Nintendo cultiva a mesma característica com suas franquias. Donkey Kong e Mario foram protagonistas de muita felicidade para seus pais. Porque não juntar os dois? Uma grande parceria da Nintendo com a Lego, lançando jogos como Zelda e Metroid e em seguida edições comemorativas de Lego para cada título criado, o leque de fãs que seriam atraídos por tais produtos é inestimável. Tirando que traria novos fãs para ambos os lados. Nintendo, por favor, faça isso acontecer.

Conclusões e esperanças

Hoje em dia já podemos ser felizes por ter um grande apoio da Lego no mundo dos videogames, sempre com incríveis lançamento e ainda assim conseguindo manter aquele toque especial que só a Lego tem. Com a vinda do Lego Minecraft, esperamos ansiosos para mais projetos de Lego envolvendo jogos de videogame e não esqueçam de ficar de olho no Lego City Undercover (Wii U) que, será lançado mês que vem para Wii U.

Obrigado pelo tempo que você nos deu para ler esse artigo e espero que tenhamos feito você lembrar um pouco de sua infância. Veja abaixo algumas fotos de criações de Lego de nossos leitores.

Revisão: Mateus Pampolha

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google