Dicas e Truques

Dicas e truques para você ser o prefeito perfeito em Animal Crossing: New Leaf (3DS)

Você se esqueceu da sua vida social e não consegue parar de jogar Animal Crossing: New Leaf ? O novo jogo da série para o 3DS é incrive... (por Unknown em 22/06/2013, via Nintendo Blast)

Olhe só que título legal!

Você se esqueceu da sua vida social e não consegue parar de jogar Animal Crossing: New Leaf? O novo jogo da série para o 3DS é incrivelmente viciante, mas se você quer conhecer as novidades ou está jogando o jogo pela primeira vez e está perdido, acompanhe esse guia com dicas e truques especiais para você ser um bom prefeito, administrando e cuidando bem da sua cidade!

Um prefeito perfeito

A primeira coisa que sugiro fazer ao começar a sua jornada como prefeito da sua linda vila é conseguir 100 "mayor points", que seriam "pontos de prefeito", para convencer a população que você será um bom chefe do município.

A primeira etapa é pagar o seu aluguel de 10.000 bells para o Tom Nook e evoluir a sua tenda para uma casa, já que ao fazer isso você ganha 20 pontos.

Existem algumas tarefas para te ajudar a obter mayor points:
  • Mudar o "town tune", falando com a Isabelle na prefeitura: 3 pontos (só vale na primeira vez);
  • Mudar o "town flag", falando com a Isabelle na prefeitura: 3 pontos (só vale na primeira vez);
  • Colocar algum item à venda no Re-Tail: 3 pontos (só vale na primeira vez);
  • Doar um peixe, fóssil, inseto ou arte para o museu: 3 pontos (só vale na primeira vez);
  • Escrever alguma coisa no quadro de avisos ao lado da estação: 3 pontos (só vale na primeira vez);
  • Arrancar matos na vila: 1 ponto cada;
  • Regar flores: 1 ponto cada;
  • Pescar "lixos" (pneus, latas ou botas): 1 ponto cada;
  • Se apresentar para algum animal: 1 ponto cada;
  • Mandar uma carta: 1 ponto cada;
  • Jogar todos os dias: 3 pontos por dia.
Após completar os 100 pontos, no dia seguinte você estará apto para ser um bom prefeito e já poderá começar a trabalhar nos “Public works”, que são os mobiliários urbanos, como postes, bancos, fontes e lojas especiais, que você pode construir na sua cidade. Ao iniciar um projeto, a cidade começa a arrecadar fundos para completá-lo. Assim que a arrecadação estiver completa, o projeto ficará pronto no dia seguinte.

Eu recomendo que o seu primeiro projeto seja uma ponte, já que facilita muito a locomoção pela vila!

Árvores e Frutas

No início da sua vida na sua vila, você encontrará três tipos de árvores: uma genérica sem nenhuma fruta, pinheiros e uma árvore com a fruta da sua cidade, que pode ser cereja, pera, pêssego, laranja ou maçã. As frutas da sua vila valem 100 bells quando vendida no Re-Tail e frutas de outras vilas valem 500, portanto, é uma boa você conseguir as frutas de outras vilas. Para isso, você pode pedir para seus amigos ou, às vezes, os próprios animais da sua vila te dão frutas. Mas em vez de vender todas elas, você pode plantá-las (basta cavar um buraco, ficar na frente dele, selecionar a fruta e a opção "bury") e dentro de alguns dias você terá um belo pomar com frutas que valem bem mais que a sua fruta natal.

Além dessas frutas das vilas, você pode cultivar limões, mangas, lichias, durios, cocos e bananas, sendo as duas últimas frutas tropicais que vão crescer só na praia da sua vila e só vão estar disponíveis na Ilha. E mais adiante no jogo, será possível comprar caquis.

Em algum momento, coletando frutas na cidade, você vai se deparar com uma "perfect fruit". Essa fruta perfeita vale 600 bells na sua cidade, mas antes de encher os olhos com esse bom preço, pense no futuro e plante-a. Uma árvore só com frutas perfeitas vai render muito mais, mas cuidado porque essas árvores tendem a morrer muito rápido, então sempre guarde uma fruta perfeita para plantar mais!
A única fruta perfeita que nasce na sua cidade após ser plantada é a sua fruta nativa, mas um bom truque é vender as suas frutas perfeitas nas vilas dos seus amigos que têm outras frutas, já que elas vão valer singelos 3.000 bells.

Ao plantar as árvores, lembre-se que não é necessário regá-las, mas tome bastante cuidado para que elas tenham uma distância de pelo menos um “quadrado” de outras árvores ou de qualquer coisa da vila, caso contrário, elas morrem. E nunca se esqueça que ao chacoalhar as árvores, mesmo as sem frutos, é possível encontrar móveis para a sua casa (já que eles são uma folhinha, né?), moedas ou insetos. Aliás, cuidado com as abelhas!

Ferramentas 

As ferramentas são uma parte muito importante do jogo, já que são a fonte de dinheiro e seu instrumento de trabalho. As ferramentas do jogo são:
  • Vara de pesca;
  • Rede de Insetos;
  • Machado;
  • Pá;
  • Regador;
  • Estilingue;
Elas podem ser compradas logo no inicio no Nookling Junction por 500 bells, porém, só estarão disponíveis duas delas (depois as outras vão aparecendo para serem compradas). Se você tem pressa de conseguir as
ferramentas, pode conversar com a Isabelle e pedir por conselhos para viver na vila. Ela possivelmente vai pedir para você mandar cartas, buscar conchas para ela, mas eventualmente vai ter dar uma ferramenta que você ainda não encontrou. Essa é uma boa maneira para conseguir um regador ou um machado logo no começo do jogo, já que eles só estarão disponíveis para compra na loja de sementes, que abre alguns dias após o inicio do jogo.

Além dessas ferramentas que você vai usar no dia-a-dia, existe um martelo de brinquedo e um megafone. O martelo pode ser adquirido na lojinha da ilha e não tem muita utilidade, servindo somente para brincar, pois ao bater em algum objeto, animal ou pessoa, ele faz um barulho de buzina. O megafone é vendido na loja da vila e serve para descobrir se tem algum visitante na sua cidade, funcionando quando você segura o botão A e grita alguma coisa no microfone do 3DS. Se tiver algum visitante, ele te responde algo como "estou aqui!".

Comprar, comprar, comprar

Todos os dias, os itens das lojas da sua vila mudam, então nunca deixe de checar se algum item é do seu interesse. E se você acha que as opções na sua cidade são pequenas e simples, não se preocupe: com o tempo (e dinheiro) as lojas crescem e ficam com bem mais opções, como por exemplo:
  • Convenience Store - primeiro evolua sua tenda para uma casa, depois gaste mais de 12.000 bells ou compre 15 itens no Nookling Junction e, após 10 dias de jogo, a loja irá evoluir;
  • Supermarket - ao gastar 25.000 bells na nova loja, em 10 dias ela irá evoluir;
  • Home Center - ao gastar 50.000 bells na nova loja, em 21 dias ela irá evoluir;
  • Department Store - ao gastar 100.000 bells na nova loja, em 30 dias ela irá evoluir;
  • Garden Center - Essa lojinha, que vende sementes de flores, árvores e ferramentas, abrirá quando você for prefeito por 5 dias e ter plantado uma árvore ou flores;
  • Museum Shop - Doe 20 itens para o museu, mas tem que ser ao menos um item de cada tipo, como peixe, inseto, fóssil e pinturas. Depois converse com o Blathers (a coruja do museu) todos os dias até ele falar sobre estar pensando em uma loja, e então ela estará disponível como um projeto público para ser construído;
  • The Roost Café - Fale com a coruja uma semana após abrir a loja do museu. Se você tiver doado mais de 50 itens para o museu, ele vai sugerir a construção de um café;
  • Kicks - Gaste pelo menos 8.000 bells na loja de roupas (Able Sisters) e, se fizer 10 dias que você se mudou para a cidade, essa loja abrirá. Nela é possível comprar sapatos e meias;
  • Shampoodle - Gaste pelo menos 10.000 bells na loja de roupas ou de sapatos e, se fizer 10 dias que a Kicks abriu, Shampoodle irá aparecer no segundo andar da loja de roupas. Ela é uma poodle que pode mudar o estilo e a cor do seu cabelo ou pode fazer você parecer com o seu Mii uma vez por dia por 3.000 bells. E duas semanas após sua primeira mudança no cabelo, ela irá oferecer para colocar lentes de contato colorida e mudar a cor dos seus olhos;
  • Fortune Teller Shop -  Katrina é uma vidente que aparece algumas vezes em uma tenda próxima da árvore da sua cidade. Quando ela ler a sua sorte 20 vezes, será possível construir uma loja para ela como projeto público.
Todos os dias, um biscoito da sorte estará disponível na loja. Ele custa 2 play coins, você come ele e tira uma sorte. Essa sorte pode ser trocada por um prêmio com o próprio Timmy ou Tommy (vendedores da loja) por um item especial. Esse item especial normalmente é relacionado com a Nintendo. Alguns itens disponíveis são: cogumelos e estrela do Mario, chapéu do Toad, touca do Link ou capacete da Samus.

Insetos, peixes e fósseis

Insetos, peixes e fósseis são a principal fonte de renda do jogo. Existem 72 tipos de insetos, 72 peixes, 40 criaturas marinhas e 67 fósseis para pegar. Os preços variam de acordo com a espécie e pegá-los é simples, mas existem algumas regrinhas para facilitar:

  • Jamais corra perto deles, isso faz com que eles sumam;
  • Para peixes, tente jogar a isca bem na frente da cabeça deles, assim eles morderão a isca mais rapidamente;
  • Deixe o peixe encostar quantas vezes for preciso e, assim que a isca afundar e fazer um barulho, aperte A rapidamente;
  • Sempre mantenha uma boa distância dos insetos para que eles não fujam. Uma boa dica é ficar apertando A com a rede equipada, já que assim você irá andar devagar e não assustará o bichinho;
  • Cuidado com aranhas e escorpiões. Se você ficar muito próximo, eles te atacam e você desmaia;
  • Para mergulhar e pegar os animais aquáticos, fique em cima da "sombra" que pode ser vista da superfície e aperte Y para mergulhar;
  • Alguns animais submersos fogem para fora da área onde é permitido nadar, então tome cuidado para não perdê-los e tente nadar atrás deles sempre em direção à praia.
O legal de colecionar os animais é que você vai ter que jogar o ano inteiro para pegar todos, já que alguns só aparecem em certas épocas e estações do ano. E tem também o raro Coelacanth, que só aparece em dias de chuva.

Se você gosta de colecionar e não está se importando tanto em ficar milionário e tem interesse em montar um museu legal para os moradores da sua ilha, você deve doar os seus exemplares. Mas é claro que o museu aceita somente um de cada tipo, então o ideal é você doar o primeiro exemplar que pegar e vender os outros!

Já os fósseis estão enterrados e aparecem todas as manhãs na sua vila. Eles estão nos locais em que aparece uma "estrelinha" no chão. Ao cavar, eles são apenas "fósseis", mas você deve levá-los ao museu e pedir para a coruja te dizer qual é o fóssil e, depois disso, você pode vender ou doar o fóssil para o museu.

Coletar, vender e ficar rico!

É claro que para comprar os maravilhosos itens que as lojas te oferecem você precisa ter dinheiro. E como conseguir dinheiro? Bom, existem diversas formas, mas a maneira mais tradicional é vendendo peixes, insetos, fósseis e frutas.

E não é qualquer coisa que você pega na sua vila que vai virar uma mina de ouro. Alguns bichos não valem nada e alguns, mais raros, valem muito. Por exemplo, o inseto que mais vale é o raro Golden Stag, que deve ser de ouro mesmo para valer 12.000 bells, mas é bem mais comum encontrar borboletas que valem só 90 bells. E você vai acabar pegando muitos Black Bass que valem 300 bells até conseguir achar um Dorado que vale 15.000.

No começo do jogo, quando você precisa de uma graninha extra, vale a pena vender também as conchas da praia. E todos os dias na sua vila tem uma pedra que solta bells quando você bate com a pá. Quanto mais rápido você bater, mais bells irão sair. Você pode conseguir até 8.000 bells por dia com isso.

Além da “pedra de dinheiro", existe uma pedra falsa que aparece todos os dias. Ao bater nela com a pá, ela vira um minério, podendo ser ouro, prata, esmeralda, safiras e etc. Você pode vendê-lo por um bom valor na Re-Tail ou pode guardá-lo para futuramente usar na personalização de móveis.

Ah, quando estiver coletando frutas do seu pomar para vender, lembre-se que no menu é possível juntar até 9 frutas iguais em uma cesta. Basta puxar uma para cima da outra e poupar algumas viagens, afinal, tempo é dinheiro.

Lembrando que o Re-Tail, o shopping tipo "brechó" onde é possível comprar e vender itens usados, paga 20% a mais pelas suas coisas do que os outros shoppings da cidade, e também tem o "item do dia", um item aleatório (um tipo de peixe ou um específico como sapatos) que será comprado por mais bells do que em dias comuns.

Se você é corajoso e gosta de arriscar no mercado das bolsas de valores, vai gostar de vender Turnips em Animal Crossing. Sim, nabos. Eles funcionam assim: todo o domingo de manhã, uma javali chamada Joan vai até sua vila e te vende turnips por um determinado valor e no mínimo 10 unidades. As turnips duram uma semana e cada dia a Reese, do Re-Tail, compra elas por um preço. Esse preço pode ser maior ou menor do que você pagou para Joan e é como uma bolsa de valores: você pode perder todo o seu dinheiro, mas também pode ganhar muito caso o valor delas durante a semana seja bem superior ao que você pagou no domingo. Mas nada de ser espertinho e ficar indo e voltando no tempo, já que Joan diz que as turnips são muito sensíveis a viagens no tempo e se alguma coisa acontecer com o tempo, elas apodrecem na hora.

A Ilha

Para liberar a ilha, tudo o que você precisa fazer é pagar o seu primeiro aluguel, aquele para se mudar de uma tenda para uma casa. E no dia seguinte, Tortimer, uma tartaruga idosa (quem já jogou os outros jogos da série vai reconhecê-lo como o antigo prefeito) irá aparecer no píer da sua vila. Pois bem, ele se aposentou e agora vive em uma ilha e te convida pra ir até lá. Então, no dia seguinte, Kappa, em um barco, estará esperando para te levar ao paraíso tropical por 1.000 bells. Ele vai cantar uma musiquinha meio chata e, se você não gostar, é só ficar clicando na tela inferior desesperadamente que ele ficará meio chateado e irá parar de cantar, e você vai direto para ilha, sem ter que esperar o trajeto todo.


A ilha é bem pequena, mas tem uma loja onde a família de Kappa vende itens por "medals". Essas medals são obtidas fazendo os tours de minigames, que devem ser a maior inovação do jogo. Os minigames variam por dia, mas eles consistem basicamente em pescar, caçar insetos e cavar fósseis. Entre os itens à venda na ilha, está a tão querida roupa de mergulho, que permite a você mergulhar, nadar e pegar bichos pelos oceanos a fora.


Como não é permitido que você leve nada da sua vila para a ilha, lá tem um Gyroid, aqueles bonequinhos estranhos que fazem barulhos, que te empresta de graça ferramentas para que você possa aproveitar a ilha.

Uma coisa legal da ilha é que tudo o que você pega nos tours de minigames pode ser levado para a sua vila, ou seja, é possível conseguir frutas, flores e insetos. Mas lembre-se que, para levar esses itens para a casa, é necessário colocá-los em uma cesta na ilha e eles aparecem naquela cesta que está no seu píer.

Assim como as lojas da sua vila, os itens da lojinha da ilha mudam todos os dias. Um dia estará à venda, por 50 medalhas, um formulário para entrar no Club Tortimer. Ser sócio desse clube permite que você viaje para ilhas "aleatórias" pelo mundo. Essas ilhas são basicamente iguais a sua, mas terão outros jogadores de vários lugares do mundo.

Outras dicas animais

Mude rapidamente de ferramentas: Não precisa entrar no menu todas as vezes que quiser equipar uma ferramenta, basta apertar os botões do direcional digital do 3DS que irá alternar entre as ferramentas que estão no seu inventário. Se quiser desequipar as ferramentas, basta apertar para baixo.

Cartas: É sempre legal mandar cartas para os seus vizinhos com algum presente. O presente pode ser qualquer coisa barata, como conchas e flores, mas eles respondem e sempre mandam alguns itens legais como roupas e móveis. Para mandar as cartas, basta comprar um papel de carta na loja, escrever e mandar pelo correio. Importante: não escreva cartas com coisas aleatórias escritas como "sudhiauhasihfsdf" por preguiça, pois os animais respondem falando que não entenderam nada e ficarão chateados!

Designs: Um recurso bem legal de Animal Crossing é poder fazer "designs". Eles são desenhos que podem ser usados em roupas, colocados no chão, bandeiras, ou usar como papel de parede na sua casa. E as possibilidades são várias! Você também pode falar com a Mabel, da loja de roupas, fazer seu Design PRO, onde é possível customizar totalmente a roupa, como frente e verso, cores das mangas e etc.

E você já deve ter visto pela internet que tá cheio de QR codes para o Animal Crossing: New Leaf. Pois bem, agora é possível guardar esses seus designs em QR codes e lê-los em uma máquina que é instalada na loja de roupas após você insistir muito e falar todos os dias com a Sable, a irmã porco-espinho que fica sentada na máquina de costura.

Armários: Agora os armários são universais. Logo no começo do jogo, você tem um armário na estação com 180 espaços para guardar suas coisas, incluindo insetos e peixes. Quando você compra um armário para a sua casa, ele será igual ao da estação e com as mesmas coisas. O legal é que quando você vai visitar a vila de um amigo, o armário também está lá, o que é muito bom para trocar itens e guardar as coisas que você pegar para levar para a sua vila.

Visitas: Sua vila é um lugar meio pacato, mas não é por isso que não é bem frequentado. Existem diversos animais que vem de fora e cada um tem uma função. Crazy Redd, por exemplo, monta uma tenda na cidade para vender quadros, Katrina lê sua sorte e Phineas te dá medalhas por coisas que você faz, como pescar muitos peixes ou caçar vários insetos.

Flores: No jogo existem sete tipos de flores, sendo elas: cravos, cosmos, amores-perfeitos, lírios, rosas, tulipas e violetas. Elas podem aparecer na sua vila, os moradores podem plantar, podem ser compradas na loja de jardinagem ou trazidas da ilha. As flores também se reproduzem, assim, se você plantar duas flores da mesma espécie próximas uma da outra e regá-las todos os dias, outras flores iguais vão aparecer, e se você colocar certas cores juntas, as novas flores podem ter colorações diferentes e especiais. Por exemplo: se você colocar um cosmo amarelo perto de um vermelho, um cosmo laranja aparecerá!

Quando estou acordado minha vila está dormindo, e agora?: Digamos que finalmente a Nintendo entendeu que nem todos que jogam Animal Crossing estão disponíveis no horário comercial para interagir com animais, vender nas lojas e etc. Então, após você conseguir seus 100 pontos como prefeito perfeito, você pode pagar 20.000 bells e pedir para Isabelle mexer nas "Ordinaces" da cidade. São quatro tipos de "ordinaces", sendo eles:
  • Early Bird: As lojas abrem e fecham e os animais acordam e dormem 3 horas mais cedo;
  • Nightlife Town: As lojas abrem e fecham e os animais acordam e dormem 3 horas mais tarde;
  • Bell Boom Town: As lojas pagam mais pelos seus itens, mas os preços deles também sobem. Você também ganhará mais medalhas nos tours de minigames da ilha.
  • Keep Town Beautiful: Basicamente deixa a cidade mais limpa e bonita, os moradores ajudam a regar as flores e elas não "apodrecem" mais. Além disso, não aparecem baratas na sua casa caso você fique muito tempo sem jogar.
Clube LOL: Quem não gosta de ouvir uma boa música com os amigos? Substituindo o clássico café do museu onde o famoso cachorro K.K Slider toca suas melodias, surge um clube chamado Clube LOL. Para abrir esse clube, é necessário que na sua cidade já tenha uma Convenience Store (a primeira evolução do Nookling Junction). Assim, o Dr. Shrunk, uma figura estranha, aparece na porta da sua casa com um abaixo assinado para abrir um clube, então basta você pedir para seis animais assinarem e você conversar com o Dr.Shrunk para que, no dia seguinte, sua vila tenha sua própria balada!

Mostre tudo: O jogo também possui uma ferramenta de "print". Ao apertar o L e o R juntos, uma foto da tela principal é tirada e enviada para o álbum junto com as suas fotos do 3DS. Depois disso, é só postar nas redes sociais usando o 3DS Imagem Share (saiba mais aqui) e mostrar para todo mundo suas aventuras em Animal Crossing!

Balloon Presents: Todos os dias em horas que terminam com o dígito 4, como por exemplo, 10:04, 14:04, um balão aparece voando pela sua vila. Quando você tiver um estilingue, poderá atirar nesse balão e pegar o presente. O presente é sempre algo relacionado ao balão, como uma cama de balão, papel de parede de balão e etc.

Camp Site: Camp Site é um projeto público que aparentemente não tem muito atrativo, já que se trata apenas de uma cerca. Porém, em um dia da semana, um animal aleatório que não mora na sua cidade aparece ali para acampar. Então é possível fazer amizade com esse animal, jogar minigames e até convencê-lo a se mudar permanentemente para a vila.

“Favorite” seu Amigos: Quando você joga online com um amigo, é possível adicionar ele a uma lista de favoritos. Para isso, basta clicar no ícone verde com três bonequinhos na tela inferior e clicar no ícone de coração ao lado do nome do seu amigo. Com isso, uma nova aba aparecerá no menu com uma espécie de comunicador. Com esse comunicador é possível trocar mensagens instantâneas com seus amigos que estão jogando no momento, mesmo que vocês não estejam na mesma cidade. Além disso, é possível abrir o seu portão para receber somente visitas que são seus amigos favoritos e evitar aqueles chatos que aparecem atrapalhar sua vila!
E é isso aí! É só seguir essas dicas e ter a mais perfeita vila! E você, gostou das dicas e está aproveitando Animal Crossing: New Leaf?
Revisão: Alex Sandro de Mattos
Capa: Wellington Aciole 

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Gostei da matéria e o melhor, aprendi bastante deixarei meu fc 4725 9391 8944 quem quiser me add me envie um email juliosoares.e.n.g@gmail.com.

    ResponderExcluir
  2. Pra quem quiser add como amigo no nintendo 3ds (to sem ninguem pra jogar) 1006-5765-9160

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google