Nintendo fala sobre críticas em lançar apenas sequências ao invés de apostar em novas IPs

Outro Smash Bros.!? E quem disse que vamos deixar de jogar? Se você acompanhou o último Nintendo Direct apresentado durante a E3 2013, d... (por Alex Sandro de Mattos em 19/06/2013, via Nintendo Blast)

Outro Smash Bros.!? E quem disse que vamos deixar de jogar?
Se você acompanhou o último Nintendo Direct apresentado durante a E3 2013, deve ter notado que a empresa demonstrou várias sequências de franquias renomadas, como Pokémon, Zelda, Mario, Super Smash Bros. e Donkey Kong, apenas para citar alguns, decidindo não sair de sua "zona de conforto", faltando aquele elemento surpresa.

A ausência de uma nova IP (propriedade intelectual) foi motivo de críticas, no qual afirmaram que a Nintendo prefere apostar na segurança de suas séries ao invés de novos personagens e jogos inéditos. Em entrevista ao Kotaku, o lendário designer Shigeru Miyamoto e Reggie Fils-Aime, o presidente da Nintendo of America, comentaram sobre as críticas.

Para Miyamoto, criar uma nova IP nem sempre é sinônimo de um bom jogo, mas o designer reconheceu que muitos esperavam novas ideias da Nintendo na E3 2013:
"Eu não vejo isso [várias sequências de franquias] como se nós apostássemos na segurança porque sempre que fazemos um jogo, nos esforçamos para criar novas experiências para as pessoas. Certamente, fora da empresa e até mesmo internamente, temos vários membros que falam que nós deveríamos criar algo novo. Para mim, a questão é: o que é uma nova IP e, por definição, o que é um novo jogo? Eu acho que há uma falta de compreensão sobre a diferença entre os dois.

E assim, do meu ponto de vista, várias pessoas dizem 'Oh, você deveria fazer novos personagens e seriam jogos divertidos', mas a criação de um novo personagem não significa necessariamente que o jogo vai ser divertido. Você precisa realmente se concentrar na criação de uma nova experiência de jogo que seja única e divertida.

Eu entendo que há pessoas que gostariam que nós mostrássemos algo novo ou algumas ideias diferentes na E3, mas, ao mesmo tempo, eu também sinto que as pessoas tendem a não reconhecer que o que temos feito é novo. Porque mesmo com algo como Nintendo Land, que eu pensava que era algo muito novo e oferecia maneiras únicas de se jogar, as pessoas não o reconheceram como uma nova IP porque não construímos uma história nele ou introduzimos novos personagens. Se tivéssemos feito essa mesma jogabilidade e feito dessa forma, as pessoas teriam reconhecido como uma nova IP. Então, de certa forma, eu acho que isso é um pouco frustante."
Miyamoto vê Nintendo Land (Wii U) como uma nova IP. E você?
Reggie também discordou das críticas de que a Nintendo prefere apostar na segurança de suas franquias, dizendo que é uma análise superficial. Para ele, por mais que um título seja uma continuação, possui detalhes e diferenças que são perceptíveis assim que o usuário joga o game e disse que a Nintendo está trabalhando em novas franquias:
"Acho que é uma análise superficial. E aqui está o porquê: quando você olha para a profundidade de Super Mario 3D World, o uso de diferentes personagens, que cada um possui habilidades distintas, o fato de que é um multiplayer em um espaço 3D que a EAD Tokyo fez tão bem... é uma experiência fenomenal. Eu acho que é superficial olhar para Donkey Kong Country: Tropical Freeze e dizer 'bem, é só um Donkey Kong Country'. Não, não é. Novas fases, novos inimigos, novas formas de se jogar, fases aquáticas, há muita riqueza nesse jogo.

Tudo que eu posso dizer é que, primeiro, temos algumas novas franquias que estamos prestes a lançar. The Wonderful 101, eu penso, pode ser a magia numa garrafa e nós continuamos trabalhando em outras novas franquias."
É fato que o momento instável do Wii U e a apostas em sequências garante uma posição de conforto para a Nintendo. A empresa possui uma base de fãs fiéis que estão acostumados a esperar por novos títulos de séries renomadas. Além disso, apenas jogando é que é possível notar as diferenças e as novas ideias de novos títulos das séries de games, porém, explorar franquias excessivamente pode passar a impressão de ser "mais do mesmo". Afinal, novas IPs sempre são boas para renovar o catálogo de jogos e aumentar o número de franquias, não é?

E você, o que acha a respeito das franquias da Nintendo? Acredita que ela explora excessivamente as séries já existentes ao invés de trabalhar em novas propriedades intelectuais?
Fonte: Kotaku

Desde que aprendeu a jogar videogames com Yoshi's Island e Donkey Kong Country 2, sempre é visto com um controle ou portátil da Nintendo na mão. Descobriu o amor por The Legend of Zelda com Ocarina of Time e sempre está querendo mais Zeldas. Gosta de escrever notícias, análises e bobagens aqui enquanto não está sonhando com um novo Silent Hill.


  1. Pessoal insatisfeito tche. Se tivessem lançado novas IPs estariam reclamando: "cadê Mário e Zelda? A nintendo esqueceu dos fãs" bla bla bla

    ResponderExcluir
  2. Eu acho que todo mundo se apressa para criticar a Nintendo em algo. Se o console não é em alta definição, logo será avacalhada por isso. Se apresenta uma franquia nova, será criticada por ela não ser um jogo hardcore com sangue e cenas eróticas. Se investem em uma IP já conhecida, a mídia diz que a Nintendo perdeu a criatividade. Se fazem um console novo, ele é taxado de Mega Drive antes mesmo de ser lançado!

    Ao invés de ir na onda desses jornalistas e criticar a Nintendo por não ter trazido uma IP nova nesta E3, eu prefiro economizar meu dinheiro para comprar um Wii U junto com Mario Kart 8, Nintendo Land e os futuros Pikmin 3 e Wonderful 101 e aproveitar as inovações dessas séries ao máximo!

    ResponderExcluir
  3. bom realmente explora a exaustão,gosto muitíssimo de mario e zelda,mas infelismente a nintendo tem sido conhecida apenas por esses 2 jogos,já que a nintendo é criativa deveria usar isso criando algo novo e de preferençia com um estilo mais sombrio,adulto ou hardcore,emfim,algo que tire essa imagem de infantil que ela tem.

    ResponderExcluir
  4. Apesar das criticas, as franquias da Nintendo são objetos de desejo de outras empresas e garantem vendas até hoje. Só acho que poderiam explorar mais a fundo suas franquias e desenvolverem jogos hardcore, não era uns dos objetivos da Nintendo atrair este grupo, com suas próprias mãos e não depender das outras para tal objetivos. Estas outras que deiram-na de fora dos lançamentos e porte de jogos importantes.

    ResponderExcluir
  5. A NINTENDO tem umas 30 franquias existentes, umas com mais ou menos destaque,a concorrência praticamente depende das Thirds para aumentar seu catalogo de jogos...e mesmo assim o pessoal está insatisfeito. Lógico, uma IP nova, dá um ar de novidade e tal, mas são justamente as franquias mais conhecidas como Mario, Zelda, Metroid, DK, kirby entre outras, que fizeram com que a Nintendo chegasse onde está. Para o WiiU melhorar em vendas o que faltam justamente são mais jogos e se as Thirds ficam esperando a Nintendo fazer a sua parte, pq elas não ajudam e fazem a parte dela?

    ...''NINTENDO SEMPRE''...

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google