"Nós somos os culpados pelas baixas vendas do Wii U", assume Iwata

Já se passaram sete meses desde que o Wii U foi lançado. Após um início animador, o console não seguiu o mesmo sucesso de seu antecessor,... (por Alex Sandro de Mattos em 19/06/2013, via Nintendo Blast)


Já se passaram sete meses desde que o Wii U foi lançado. Após um início animador, o console não seguiu o mesmo sucesso de seu antecessor, o Wii. Por mais que o console tenha apresentado uma boa line-up, nos meses seguintes, poucos jogos deram as caras na plataforma, alguns foram adiados e os principais títulos multiplataformas passaram longe do atual console de mesa da Nintendo.

Satoru Iwata, o presidente da Nintendo, assumiu a responsabilidade em declarações à CNBC. Segundo Iwata, os esforços em marketing não foram suficientes e ele sentiu que faltou um software que mostrasse o quão o Wii U é um sistema diferente:
"Nós somos os culpados. Relaxamos em nossos esforços de marketing, de modo que os consumidores hoje ainda não conseguem entender o quão único e bom é o Wii U. Falhamos em apresentar um único software que fizesse as pessoas entenderem 'Ok, isso é realmente diferente'. Há pessoas que têm a experiência de testá-lo, e que podem apreciar o valor do Wii U, mas como não há um software simples e óbvio como Wii Sports para o Wii, potenciais consumidores não se sentem atraídos pelo Wii U. O nosso desafio hoje é introduzir uma linha de softwares para incentivarmos as pessoas a experimentarem o Wii U".
Vale lembrar que ontem mesmo, noticiamos que Iwata revelou que Nintendo Land não foi tão impactante quanto Wii Sports. Aliás, as baixas vendas do Wii U foi um dos motivos que fizeram com que títulos até então exclusivos do console se tornassem multiplataforma, como Deus Ex: Human Revolution - Director's Cut e Rayman Legends, e o Wii U também não receberá os novos e principais títulos multiplataforma da Ubisoft, por exemplo.

A situação que o Wii U vive hoje é de responsabilidade da Nintendo. A própria empresa falhou ao acreditar que apenas com uma line-up o console se manteria com boas vendas e até a Big N não lançou jogos first party pro console pós-lançamento. Iwata já enfrentou algo parecido com o início da vida do 3DS, inclusive chegou a cortar seu salário em 50%, assumiu as baixas vendas do portátil e cortou o preço do mesmo e, agora, a situação está se repetindo com o console de mesa da empresa. E se a Nintendo é a culpada pela situação do Wii U, ela também é a única que pode mudar isso.

Fonte: Gamespot

Desde que aprendeu a jogar videogames com Yoshi's Island e Donkey Kong Country 2, sempre é visto com um controle ou portátil da Nintendo na mão. Descobriu o amor por The Legend of Zelda com Ocarina of Time e sempre está querendo mais Zeldas. Gosta de escrever notícias, análises e bobagens aqui enquanto não está sonhando com um novo Silent Hill.


  1. Finalmente a Nintendo parece ter aberto os olhos. Depois de todo aquele papo de ter aprendido muito com o lançamento do 3DS, eles repetem os mesmos erros. Mas agora que o próprio Iwata disse isso, quer dizer que logo veremos mais campanhas de marketing e mais games anunciados. Apesar dessa posição errônea da Nintendo em relação ao mercado incialmente, eu acredito que a partir de agora o console passará a vender muito mais.

    ResponderExcluir
  2. Falhou no nome do console, nos titulos de lançamento, e no potencial gráfico. Ou melhora a lista de jogos e logo, ou vai se dar muito mal. Eu mesmo desisti do console por falta de um jogo que prestasse. Após o lançamento do ps4, pelo que tudo indica, a Nintendo depender só do 3ds (falhou nesse nome também).

    ResponderExcluir
  3. A verdade é que a nintendo hoje em dia só tem um console e este chama-se 3DS,é ele quem anda pagando as contas da nintendo!!

    ResponderExcluir
  4. Um console lançado as pressas. Não houve um planejamento, se apoiram nas vendas do Wii de maneira cega e não perceberam que muitos que adquiriram Wii estavam insastifeitos e compraram outro console. Acho que o pessoal da Nintendo deveria fazer uma reciclagem em Administração. PODC.

    ResponderExcluir
  5. Dica pra nintendo: vai atras da rockstar e paga pra lancarem gta5 pro wiiU tbm, lanca pokemon stadium com conexao com o X e Y, e simplesmente estoure as vendas. Sem isso q morram tentando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu poderia acrescentar mais uns à sua lista, mas concordo que a coisa está por aí mesmo. Chega de mario pelo amor de Deus. Crie coisas novas. E chega de remakes de Zelda também. Só o ocarina of time já terminei 7 vezes. Nao se vê por aí kratos kart, kratos party, kratos tenis, kratos tetris, kratos e drake em jogos de inverno... Existe a franquia god of war e ponto. Usar um personagem pra mil coisas é freud.

      Excluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google