Revista diz que até a Nintendo está empacada com o uso do Wii U GamePad

Nesta última edição da E3, a Nintendo apresentou grandes títulos para o Wii U . Super Mario 3D World , Mario Kart 8 , Legend of Zelda: The... (por Alexandre Galvão em 16/06/2013, via Nintendo Blast)

Nesta última edição da E3, a Nintendo apresentou grandes títulos para o Wii U. Super Mario 3D World, Mario Kart 8, Legend of Zelda: The Wind Waker HD, Donkey Kong Country: Tropical Freeze, Pikmin 3, Bayonetta 2 e, por último, mas não menos importante, Super Smash Bros. Alguns serão lançados este ano e os demais, no decorrer de 2014. Entretanto, algo foi observado por muita gente e, especialmente, pela coluna de tecnologia da revista TIME. Nenhum destes jogos requer o Wii U GamePad como uma obrigatoriedade para jogar os títulos. Todos eles oferecerão suporte para os demais controles suportados pelo Wii U, como o Pro Controller e o Wii Remote.

Na coluna publicada esta semana em seu site, a revista destacou que a maior diferença que o console da Nintendo pode oferecer em relação aos demais consoles do mercado é o Wii U GamePad. Mas durante a feira, nenhum dos jogos anunciados para o console mostrou uma utilização altamente significante para o controle. O que fez deduzir que nem mesmo a Nintendo está sabendo aproveitar de sua própria invenção.

Na coluna, Jared Newman, autor do texto, disse que foi possível ver a funcionalidade ímpar do GamePad em alguns jogos. Em Super Mario 3D World, é possível interagir com alguns objetos do cenário e controlar a câmera. E em Mario Kart 8, é possível ver um painel semelhante ao de Mario Kart 7 (3DS), mostrando a colocação dos pilotos e o trajeto da pista. Mas tirando isso, o uso do GamePad nos demais jogos se limita ao uso de alguns menus e ações adicionais.

Imagem mostrando a funcionalidade do GamePad em Mario Kart 8
No final da coluna, Newman supõe que a Nintendo poderia pensar em comercializar uma versão alternativa do Wii U, sem o GamePad. Uma alternativa de baixo custo para encarar um futuro já próximo, onde PlayStation 4 e Xbox One já estão chegando ao mercado, e visto que a maioria dos jogos lançados para o Wii U não necessita exclusivamente do GamePad.

E você, leitor? O que acha dessa opinião?

Fã de Castlevania, Tetris e jogos de tabuleiro. Entusiasta da era 16-bit e joga PlayStation 2 até hoje. Jogador casual de muitos e hardcore em poucos. Nas redes sociais é conhecido como @XelaoHerege


  1. E fez-se a sensatez!
    Ótima análise do jornalista.

    ResponderExcluir
  2. Discordo. O que me fez me interessar pelo Wii U, além de saber que as franquias da Big N enstariam nele, é o GamePad.

    Esses jogos anunciados nesta E3 não mostram um uso muito efetivo do aparelho, mas games como ZombiU, Nintendo Land, Game & Wario e os futuros Wonderful 101, Pikimin 3, Wind Waker HD, e principalmente o sempre confirmado Zelda precisam e precisarão do Gamepad. Só porque uma certa quantia de jogos não depende dele não quer dizer que ele seja dispensável para outros títulos.

    Além do mais, essa teoria só teria fundamento se o Gamepad fosse um acessório obrigatório sem função diferenciada aparente (*cough* Kinect 2 *cough*). Mas como este não é o caso, já que é o controle principal do console, e todos os donos de WIi U possuem, além de ser usado para acessar diversas outras funções do console, lançar uma versão do Wii U sem o Gamepad seria lançar um produto incompleto!

    Você não pode dizer que o controle é dispensável só por causa de alguns lançamentos que não o utilizam de maneira eficiente. Os desenvolvedores são convidados a utilizarem quaisquer controle que eles tenham em mente, que seja o Gamepad, Wii Remote, Wii Remote + Nunchuck ou o Wii U Pro Controller, mas somente o Wii U Gamepad é certeza de que todos os jogadores terão em suas casas. A idéia da Nintendo com esses lançamentos era trazer para o Wii U aquelas pessoas que já experimentaram jogos semelhantes em outras plataformas (Mario Kart 7 e Super Mario 3D Land no 3DS, Donkey Kong Country Returns no Wii) para o console de mesa, dando a eles a sensação de algo que eles conhecem e gostam, junto com a sensação que há algo mais do que eles já tem. E essa premissa tem dado certo, visto que muita gente que possui esses games no 3DS ou Wii, se interessou por esses games mais do qualquer pessoa que não os tenha jogado.

    Para o público e principalmente a mídia, que nunca se preocupa em ser imparcial, pode parecer incompatência por parte da Nintendo. Para a Big N, os jogadores e o bolso da empresa, é uma ação bem pensada, trabalhada, e de sucesso. No futuro, os games não utilizarão o Gamepad de uma maneira muito mais eiciente do que já vimos até agora, mas por enquanto, a Nintendo está se preocupando em traer o maior npumero de consumidores para o console!

    ResponderExcluir
  3. Seria uma boa a nintendo disponibilizar um pacote sem o gamepad,ua baratear demais o produto final,eu sinceramente prefiro o pro controle ao gamepad e tenho quase certeza que muitos tbm acham o mesmo.

    ResponderExcluir
  4. Também discordo, eu tenho um Wii U, então pelo código de honra dos fanboys eu posso críticar, os jogos que virão para o NWU usam sim de forma inteligente o gamepad e os jogos de Thirds também, como o Rayman da Ubi desafio diário Batman da Warner, Splinter Cell Black List Ubisoft que estar por vir , e ainda terão a chegada do Game e Wario, Wii party U, eu acredito que o que vimos nos trailers da E3 foram apenas uma prévia do que está por vir, eu creio que a Nintendo quis simplificar as coisas como as vendas talvez aumentem de julho até o final do ano ela não quis fazer o NWU depender apenas da tela touch, acho que em jogos com mais tempo de desenvolvimento veremos um bom uso do Gamepad. Não que esses jogos não foram bem feitos, ainda tem uns 6 meses para fazer muitas coisas.

    ResponderExcluir
  5. Quando falaram que apenas seria possivel jogar com um gamepad e que futuramente poderia jogar com dois gamepad. Pensei, que coisa mal feita. Dizem que o diferencial é o game pad. Mas a Nintendo, que lançou a jogatina multi com 64, está regredindo para apenas um. Não vem com essa que dá pra jogar com o controle do WII. O WII U tem que se sustentar com sua própria tecnologia. No minimo deveria ter lançado a possibilidade de jogar com dois gamepad. Mas o certo seria com quatro. Antes que digam algo. Gosto de jogar só. O que faz diferença pra mim são os jogos, principalmente, e não me dar dor de cabeça com baboseiras, como ser obrigado a entrar na internet para fazer atualizações. Conectar cabos na tv, ligar, colocar jogo e jogar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso mesmo, como assim a Nintendo que é sinónimo de multiplayer não tem suporte para 4 gamepad. Com certeza vou adquirir um Wii U mas tomara que concertem logo esses " problemas técnicos ".

      Excluir
  6. A Nintendo não vai desistir na primeira dificuldade...É evidente que um console novo tem seus problemas, mas pelo que eu conheço desses japa eles não vão tirar o gamepad de foco... Se isso acontecer acho que o Iwata vai acabar cometendo harakiri!

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google