[Atualizado] Nintendo não tem planos de retirar trava de região para respeitar classificações etárias

Em resposta ao abaixo assinado, ou petição , online que vem tomando força pela internet pedindo o fim da trava de região nos consoles da ... (por Lucas Palma Mistrello em 03/07/2013, via Nintendo Blast)

Em resposta ao abaixo assinado, ou petição, online que vem tomando força pela internet pedindo o fim da trava de região nos consoles da Nintendo, e empresa alega que não tem planos de retirá-la. A justificativa é a mesma: a trava de região é necessária para respeitar às diferenças de classificação etária dos jogos. Isto é, a Big N quer impedir que um jogo que tenha classificação de 14 anos, por exemplo, no Japão, possa ser jogado por adolescentes nos Estados Unidos onde o mesmo jogo recebeu classificação de 18 anos.
"A Nintendo não tem planos de remover a trava de região de nossos consoles. Ao optar por esse sistema, a Nintendo é capaz de respeitar o controle dos pais e confirmar nossas responsabilidades com os sistemas regionais de classificação etária."
Embora existam, diferenças muito grandes de classificações etárias são raras, especialmente para os jogos da própria Nintendo. Um dos países que normalmente tem problemas em relação a isso é a Austrália, no entanto, as particularidades culturais de cada local influem bastante na aceitação de cada temática em todo o globo.

No caso brasileiro, os 18 anos concentram a maioria das transições da vida infantil à adulta, que podem ser iniciados facultativamente aos 16 anos (exceto a posse de armas, permitido apenas após os 25). No entanto, em outros países não é tão claro. No caso dos Estados Unidos por exemplo, alguns estados não exigem idade mínima para porte de armas de caça; permitem maioridade penal aos 6 anos; pena de morte aos 16; carteira de motorista aos 14; relações sexuais com maiores acima dos 16; mas para consumo e compra de álcool somente aos 21 em todos os estados.

Enquanto isso, no Japão, apesar da infinidade de jogos, animes e mangás eróticos, e abundância de referências e insinuações sexuais em todas as mídias; o casamento sem consentimento dos pais é permitido somente aos 20 anos.

É algo realmente complicado, em qualquer país... agora, se cabe à Nintendo a responsabilidade de zelar por isso através da trava de região são outros quinhentos. Eu, particularmente acho que não, e vocês?

Atualização: Declaração de Satoru Iwata
"Para algumas pessoas pode parecer um tipo de restrição. Entretanto, nós esperamos pessoas que entendam o fato de estarmos vendendo nosso produtos por todo o mundo. Existem muitas regiões diferentes pelo mundo, e cada região tem sua própria tolerância cultural e restrições legais, tal como classificações etárias diferentes. Sempre existem situações que requerem que façamos coisas específicas para cada região, o que poder ir contra a idéia de jogadores ao redor do mundo que querem a liberdade de jogar tudo o que quiserem. [...] Espero que os jogadores entendam que a indústria [a Nintendo] não está fazendo isso apenas por vaidade nos negócios. Existem razões por trás disso."
Via: Go Nintendo e IGN

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. SERIO NINTENDO???ESSE E O MOTIVO POR TRAZ DA TRAVA DE REGIÃO???CLASSIFICAÇÃO ETÁRIA?????????AAFFFFFFFFFFFFFFFFFFF

    ResponderExcluir
  2. Eu discordo dessa posição da empresa. Eles já estão fazendo o suficiente com isso: dando aos pais uma ferramenta que os ajude a controlar a que tipo de games os filhos têm acesso. Isso é ótimo. Mas agora, a utilizar a trava de região por esse motivo, isso é estupidez.

    O controle de pais impede que certos jogos rodem no console. Essa "trava" pode ser feita em qualquer título de acordo com a classificação etária dada a ele. Essa classificação varia de acordo com o país em que ele foi lançado. Simplesmente isso. Mesmo que um jogo tenha a classificação 18+ no Japão e 16+ nos EUA, no final cabe aos pais se reiterarem sobre o conteúdo do jogo, com ou sem o controle dos pais ligados. O dever da Nintendo para com os pais acaba aqui. Existem muitos que sequer utilizam esse controle.

    A trava de região ainda aumenta a procura a produtos pirateados por razões que já foram citadas neste e em vários outros sites. Essa é mais uma atitude que parece bem pensada para os executivos da Nintendo, mas que na realidade é pura estupidez.

    ResponderExcluir
  3. Que desculpinha mais esfarrapada....

    ResponderExcluir
  4. A única coisa que me incomoda nesse negócio de regiões é o fato de uma região poder receber um jogo x e uma outra não, como vimos em Fatal Frame IV, Disaster e outros no Wii.

    ResponderExcluir
  5. Trava de região por caua de faixa etária. Seria mai fácil não ter trava de região. Quando fosse jogar colocava a idade no console e jogos que nao sao de acordo com a idade das pessoas, o console bloqueava o jogo até a pessoa ter idade sificiente pra jogar

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google