Casos de abuso infantil vêm à tona e esclarecem a desativação do modo online do Troca-Cartas no 3DS

em 06/11/2013

Quando a Nintendo anunciou o repentino fim ao suporte da comunicação online via SpotPass do aplicativo Troca-Cartas do 3DS devido ao uso... (por Bruno Grisci em 06/11/2013, via Nintendo Blast)

Quando a Nintendo anunciou o repentino fim ao suporte da comunicação online via SpotPass do aplicativo Troca-Cartas do 3DS devido ao uso impróprio dos usuários, muitos jogadores ficaram surpresos, afinal o serviço era o mesmo desde o princípio, e a empresa precisaria estar controlando as mensagens dos usuários para saber o seu conteúdo. Muita gente chegou a cogitar que o motivo real da decisão seria a chegada do Miiverse ao 3DS.


Agora, graças a informações obtidas pelo Kotaku no jornal Mainichi e no site de notícias Yomiuri Online, ambos japoneses, fica clara a motivação da Nintendo. Segundo conta o primeiro canal, um homem de 44 anos, residente de Aichi, Japão, foi acusado e confessou receber fotos com nudez de duas meninas de 11 e 12 anos através do Troca-Cartas.

Já o Yomiuri traz a notícia de que dois homens, de 49 e 36 anos, moradores de Yokohama e Chiba, foram presos por realizar "atos impróprios" em quartos de hotel com uma garota de 12 anos em várias ocasiões no começo deste ano. A menina teria os conhecido através de seu 3DS. Enquanto o Mainichi cita o Troca-Cartas como o programa usado para tanto, o Yomiuri aponta a "função online do 3DS para acessar sites de encontro". Os dois veículos de informação comunicam que os pais desativaram as funções online do portátil, mas elas foram religadas pelas crianças.

O Troca-Cartas (SwapNote nos EUA, Itsu no Ma ni Koukan Nikki no Japão) era o único serviço de conversa do 3DS, permitindo o envio de mensagens escritas à mão, desenhos e fotos. Foi lançado em dezembro de 2011 e teve sua função online desativa em 31 de outubro de 2013.

A Nintendo ainda não se comunicou sobre o caso além da nota oficial de cancelamento que citava a "troca de material ofensivo", inclusive por crianças.

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.