Pokémon Blast

Hoje teremos uma discussão sobre Tough Claws e Contact Moves

"Você conhece Tough Claws?" questionou-me um amigo. Respondi positivamente e adicionei que uso o Mega Charizard X com essa abili... (por Unknown em 18/12/2013, via Nintendo Blast)

"Você conhece Tough Claws?" questionou-me um amigo. Respondi positivamente e adicionei que uso o Mega Charizard X com essa ability. "Mas o Mega Aerodactyl é melhor, veja a diferença de speed entre eles". E de fato, Mega Aerodactyl, considerando investimento de efforts e beneficio por nature, tem cerca de 100 pontos a mais que Mega Charizard X. Ainda assim, se o ponto em questão é Tough Claws, eu considero o Mega Charizard X mais proveitoso e minha opinião sobre isso será argumentada aqui hoje, enquanto discutimos uma confusão bem comum entre os treinadores Pokémon.

Físico e especial

Até os jogos dos Game Boy Advance, o tipo de dano dos golpes dos Pokémon eram divididos pelo tipo elemental. Todos os golpes do tipo fire tinham seu dano baseado em seu valor de Special Attack contra o Special Defense do oponente. Nos jogos Red, Blue e Yellow essa divisão entre Special Attack e Special Defense não existia, logo, o dano era calculado entre seu valor de Special e o valor de Special do oponente. Até mesmo um Fire Punch era calculado com base no seu Special Attack (e quem jogou Gold/Silver deve lembrar de Alakazam com Ice Punch e Thunder Punch em torneios). Em Diamond/Pearl tivemos uma mudança que melhorou, e muito, as estratégias e competições: agora a categoria do golpe como físico ou especial, seria tratada individualmente, não pré determinada por seu tipo. Waterfall, que antes era calculado no Special Attack por ser water, agora seria físico (ou "physical", como podem encontrar descrito no jogo). Gyarados tem Attack maior que Special Attack, mas só poderia se aproveitar de STAB (same type attack bonus, bônus em dano que o golpe recebe por ser do mesmo tipo que o Pokémon) usando seu Special Attack. Com Diamond/Pearl, ele agora seria usado como physical aproveitando muito bem do Dragon Dance. Em outro exemplo temos Dragonite que por algum tempo estava entre o maior valor ofensivo físico do jogo (366 Attack), mas os golpes do tipo dragon eram special. Não era incomum ver Dragonites tristes usando Curse e Extreme Speed em Pokémon Crystal, já que não poderiam usufruir plenamente do STAB.

E aqui começamos uma confusão. Para muitos treinadores Pokémon pelo mundo, os golpes físicos fazem contato com o oponente, mas os golpes especiais não. Há lógica em pensar assim, mas até mesmo os Contact Moves são tratados individualmente, não são todos os golpes físicos que fazem contato. E não são todos os Specials que não fazem contato.

Physical, Special e Ranged

Além da categoria Physical (baseados em Attack) e Special (baseado em Special Attack), temos uma subcategoria quase que invisível, ranged (distância). Golpes que sendo físicos ou não, atacam a distância. Consequentemente, todos os golpes que não são ranged, são contact (assim como o que não é physical é special). Então temos as seguintes combinações: um golpe pode ser special e ranged, special e contact, physical e ranged ou physical e contact.

Sejamos mais práticos, esses são os golpes físicos (physical) que NÃO realizam contato com o oponente (ou seja, ranged): Attack Order, Barrage, Beat Up, Bonemerang, Bone Club, Bone Rush, Bulldoze, Bullet Seed, Earthquake, Egg Bomb, Explosion, Feint, Fissure, Fling, Freeze Shock, Fusion Bolt, Gear Grind, Gunk Shot, Ice Shard, Icicle Crash, Icicle Spear, Magnet Bomb, Magnitude, Metal Burst, Natural Gift, Pay Day, Poison Sting, Pin Missile, Present, Psycho Cut, Razor Leaf, Rock Blast, Rock Slide, Rock Throw, Rock Tomb, Rock Wrecker, Sacred Fire, Sand Tomb, Secret Power, Seed Bomb, Sky Attack, Spike Cannon, Self-Destruct, Smack Down, Stone Edge e Twineedle. Todos os physicals que não estão nessa lista, são contact. E há alguns poucos golpes special-based que realizam contato. Eles são: Draining Kiss, Final Gambit, Grass Knot, Infestation, Petal Dance, Trump Card, Wring Out. Todos os outros specials que não estão nessa lista, são ranged.

Além de Tough Claws

Vamos resumir. Physical são os golpes que calculam seu dano com base no Attack do agressor contra a Defense do defensor. Special são os golpes que calculam seu dano com base no Special Attack do agressor contra a Special Defense do defensor. A maioria dos golpes physical realizam contato, exceto a lista apresentada acima. A maioria dos golpes special não realizam contato, exceto a lista apresentada acima. Contact são a maioria dos golpes physical e alguns special. Ranged são a maioria dos special e alguns physical. É importante estar ciente de quais golpes realizam ou não contato, pois há itens, abilities e golpes que tem efeitos com base nisso. Creio que seja importante citar Psyshock, que, diferente dos outros golpes special, calcula seu dano entre Special Attack do agressor e Defense (não Special Defense) do defensor.

Em golpes temos King's Shield e Spiky Shield. Ambos funcionam semelhantes ao Protect, mas diferente dele, esses não te protegem contra golpes de status como Thunder Wave. Eles previnem dano. Em adição, se o golpe que o oponente usou é um golpe de contato, eles ativam seu efeito. No caso de King's Shield, quando agredido por um golpe de contato (não precisa ser physical, é contato, pode ser Grass Knot), ele reduz o Attack do oponente. No caso do Spiky Shield, ele causa um dano ao oponente se ele atacar com um golpe de contato. Logo, se você tem um golpe de contato e um golpe de distância (ranged) em seu moveset e sabe que o oponente tem King's Shield ou Spiky Shield, é bom considerar isso antes de fazer sua escolha.

Em abilities temos Aftermath, Cute Charm, Effect Spore, Flame Body, Gooey, Iron Barbs, Mummy, Pickpocket, Poison Point, Poison Touch, Rough Skin, Static, e claro, Tough Claws. Todas essas abilities funcionam com base em golpes de contato. Se você atacar um Pokémon com Cute Charm com Solar Beam (special, ranged), sua chance de ficar apaixonado é zero. Mas se você atacar com Grass Knot (special, contact), você tem 30% chance de cair de amores pelo oponente. É bom prestar atenção nisso se não quiser perder 25% de HP ao matar um Pokémon com Aftermath. Ou até mesmo ter sua speed reduzida pelo Gooey.

Em itens, temos Rocky Helmet e Sticky Barb. No caso do Rocky Helmet, se o Pokémon que está com o item recebe um golpe de contato, o agressor perderá uma certa quantidade de HP. E isso é cruelmente combinado com as abilities citadas acima. No caso de Gooey, você perderá speed e receberá dano. No caso de Iron Barbs, o dano de ability e do item se acumulam. No caso do Sticky Barb, esse item faz o Pokémon perder uma certa quantia de HP a cada turno, mas pode ser transferido para um agressor que acertar o portador com um golpe de contato. Percebem como ter noção entre o que é ou não contato faz uma diferença significativa?

Charizard x Aerodactyl

Cientes disso, vamos voltar ao duelo entre Mega Charizard X e Mega Aerodactyl. Atualmente eu uso o meu com Dragon Dance, Flare Blitz, Steel Wing e Dragon Claw. Todos são ataques que realizam contato e consequentemente podem se aproveitar do bônus do Tough Claws. Acredito que esteja bem explicado a razão de não ter golpes como Earthquake e Rock Slide. O questionamento que pode surgir é, por que aquele Steel Wing ali? Honestamente, eu não confio muito nele por não ter 100% de precisão, mas é para emergências bem incomuns. E vocês podem pensar "ele não faria nada contra um Azumarill com esse moveset". Estejam certos de que Flare Blitz, mesmo batendo reduzido, consegue cuidar dele (além de sobreviver ao Aqua Jet). Na verdade, é mais comum eu usar Flare Blitz para eliminar as insanas fadas que se jogam na frente do que Steel Wing que fica guardado pra Carbink, Aurorus ou quando eu não quiser perder HP com Flare Blitz (apesar de usar Clefable com Healing Wish). Enfim, o Charizard funciona bem. Não é perfeito, mas nenhuma estratégia é (e nem venham falar do Shedinja Sturdy).

E o Mega Aerodactyl? Vamos começar pelo STAB. Ele é Rock/Flying, logo devemos pensar em Rock Slide. Aproveitando-se da Speed dele, temos uma saborosa chance de flinch. Mas bem, Rock Slide é ranged, não é contact, logo, não se aproveita do Tough Claws. Stone Edge? Mesma coisa. Certo, vamos esquecer esse STAB e colocar um Earthquake por bater efetivo em tantos tipos. Hm, ranged também. Temos Sky Drop e Wing Attack (Aerial Ace é melhor) que fazem contato e se aproveitam do STAB. É, camaradas, é difícil montar um Mega Aerodactyl que faça bom uso do STAB e Tough Claws. Não que ele seja obrigado a isso, mas suas opções são bem limitadas. Ele ainda poderá usar outros golpes de contato, sem STAB, mas o dano não será tão grande quanto um Flare Blitz de Mega Charizard X que ainda tem Dragon Dance. Mega Aerodactyl não tem Dragon Dance e nem mesmo Swords Dance.

Isso não significa que Aerodactyl é pior que Charizard. Ambos tem seus prós e contras. Entretanto, no que se diz sobre aproveitar Tough Claws, Charizard tem uma variedade de golpes a sua disposição muito mais atraente que Aerodactyl. Ah, ainda tem o Binacle que tem essa ability, mas meu deus, que bicho feio.
Não existe um Pokémon melhor ou pior que o outro. Cada Pokémon pode ser aproveitado de uma certa maneira cujo outros geralmente podem não ter o mesmo resultado. Atributos, nature, investimento de efforts, invidual values, abilities, há diversos fatores que tornam os Pokémon diferentes um dos outros. O importante é jogar com seu Pokémon favorito, independe de pessoas falando que ele é ruim: monte uma estratégia que surpreenda-os. Se até um Rattata pode derrubar um Arceus, por qual razão seu Pokémon favorito não poderia?

Ask Me-owth

Yo! Como tem sido esse fim de ano para vocês? Recentemente tivemos o lançamento de The Legend of Zelda: A Link Between Worlds (que vale lembrar que vocês podem conseguir aqui na Geekverse). Que fique entre nós, mas A Link to the Past é meu título favorito da franquia do alfacinho (como diria a Pedra). Sim, estou ciente de que não é o melhor e é injusto competir com Ocarina of Time, mas foi o primeiro jogo da franquia que joguei, ainda no SNES quando era pequeno. E foi um dos primeiros RPGs (se bem que está mais pra aventura) que joguei junto de Final Fantasy (que aliás, adoro as versões Tactics), e claro, Pokémon. Para quem fica fechado apenas no mundo de Pokémon com seu 3DS, esse é um jogo que aconselho. Não tem problema se você não jogou o A Link to the Past (seria melhor jogar conhecendo o anterior, mas não é essencial). Consultem a análise do Fellipe Camarossi (que finalizou o Hero Mode sem morrer) aqui. E se estamos falando de A Link Between Worlds, eu gostaria que vocês conhecessem a Vera Paulino (ou Verinha): quem foi no Nintendo Brasil Showcase deve ter visto ela com cosplay de Hilda no dia do lançamento do jogo (que rápida, não?). Ainda em tempo, vocês precisam ler também esse artigo sensacional da Luciana Anselmo sobre como a Nintendo é relevante para o mercado de games funcionar atualmente (e antigamente também!). No mais, eu estive jogando Hakuoki: Memories of the Shinsengumi e Sonic: Lost World em meu 3DS. Sobre esse último, hm, algum de vocês chegou a jogar? Talvez eu estivesse com a expectativa muito lá em cima, mas não gostei tanto como pensei que gostaria. Eu sempre curti o ouriço azul, mesmo na época dos 16bits.

E eu gostaria de fazer um pedido: coloquem nos comentários códigos de batalhas de vocês. Não esqueçam de colocar seu nome (ou nick) com a cidade de vocês. Na próxima semana reservarei um espaço para divulgar apenas seus vídeos de batalhas.
Rafael Lima: Quando vamos ter um post sobre o instacheck? Não falo de tutorial e sim uma discussão.
Sheen: Eu deixei pra responder essa pergunta hoje. "Que Instacheck?" (aeHOOO)
Andre Cristiano: Como os golpes que se baseiam em felicidade (ex: return) são calculados nas batalhas multiplayer?
Sheen: Return e Frustation são físicos (Attack contra Defense) e realizam contato.
Gabriel Rimi: Mas por exemplo, colocar iron tail em um dragonite, ja que ele irá bater mais rápido que muitos Fairy e ice é uma boa ideia? apesar de não ter STAB, o Dragon Dance pode tornar um golpe forte, certo?
Sheen: Dragonite não é tão rápido assim, Gabriel. Weavile pode dar um susto nele, por exemplo. Mas assim, o erro aqui está sendo "Dragonite tem fraqueza pra Fairy e Ice, vou colocar Iron Tail" é errado pensar assim. O que te atinge são golpes, não tipos. Digo, Donphan aprende Ice Shard, Iron Tail não é efetivo contra ele. Electivire, no pior caso, não apenas aprende Ice Punch como recebe dano reduzido do Iron Tail. Não monte seu moveset pensando nas fraquezas do Pokémon, mas veja em quais tipos seus golpes batem efetivos e cubra essas deficiências. Bem, daqui algumas semanas devo escrever um artigo explicando melhor como montar um time e movesets.
Henrique Moreira: A última imagem ali nem o Melhor Pc do mundo roda, quem dirá um WiiU, tá na cara que é fake.
Sheen: Henrique, você já jogou ou viu Super Mario 3D World? Não subestime o Wii U. E bem, você pode conferir essa imagem nesse vídeo que é oficial, um evento realizado dois meses antes do lançamento de X/Y. Você pode ver que é gravado de modo bem "caseiro", então não tem como falar que é montagem, não é mesmo?

Operação Jynx

Ta-da! Como vocês bem sabem, o 2DS foi lançado no mesmo dia que Pokémon X/Y. Muitas pessoas no exterior compraram os dois juntos. E recentemente foi lançado um bundle do 2DS com Pokémon X/Y. O que isso significa? Muitas crianças que não trabalham e consequentemente não tem independência financeira, dependem dos pais para ganhar esse bundle agora no natal. Ou apenas o jogo. Minha sugestão é a seguinte: vamos breedar vários Pokémon, uma ou duas boxes, e distribuir no Wonder Trade nos dias 24, 25 e 26 que são provavelmente os dias que essas crianças receberão o bundle ou jogo. Quais Pokémon devemos enviar? Não precisa ser 5 IVs top ou shiny, pois essas crianças não ligam pra isso (tá, um shiny deixaria uma criança muito feliz). Mas breedem os iniciais (elas não sabem como conseguir os outros), não precisa ser com Hidden Ability ou nature correta, é apenas por ser o Pokémon. Imagine a alegria de uma criança de dez anos que acabou de receber seu 2DS com Pokémon X/Y indo no Wonder Trade e recebendo um inicial diferente do que ela escolheu? Pode ser bobo para nós, mas fará o natal dessas crianças. Eevees também são bem vindos pelas diversas opções que eles tem como evolução. E claro, não vale Pokémon em nível muito elevado, pois como estão no começo do jogo, não tem badges para que eles obedeçam (e elas não sabem disso, aí pode prejudicar a experiência de jogo delas). Equipar itens como pedras de evolução pode ser muito útil também.

Em resumo, consigam vários iniciais, Eevee, e Pokémon exclusivos do Safari. Breedem e distribuam os filhotes em Lv1 (independente de nature e ability) nos dias 24, 25 e 26. Tirem fotos de suas boxes e trades. Depois publicarei algo para colher os resultados e histórias disso.

Curiosidade da Semana

Além de Mega Charizard, outro inicial de Kanto recebeu uma ability que chamou atenção de muitas pessoas, Mega Blastoise. Sua ability, Mega Launcher, foi apresentada no começo como "aumenta o dano de ataques pulse". Com o lançamento do jogo isso foi explicado como "pulse and aura". Essa descrição estranha é dada por um conflito em localização do jogo. Em japonês, Mega Launcher aumenta o dano de golpes "Hadou" (onda, pulso) e nisso temos Dragon Pulse (Ryuu no Hadou), Dark Pulse (Aku no Hadou), Water Pulse (Mizu no Hadou). Esses três golpes são "hadou" em seu nome oriental e no ocidente tem "pulse" em seu nome. O golpe que foge esse padrão é Aura Sphere que em japonês é chamado de "Hadou Dan" e também é bonificado pelo Mega Launcher. Water Pulse e Dark Pulse podem se aprendidos por Blastoise por nível e TM. Dragon Pulse e Aura Sphere podem ser obtidos por breeding com aquele outro Pokémon que tem essa ability, Clawitzer. Heal Pulse (Iyashi no Hadou) é aprendido por Clawitzer, mas não pode ser passado pro Blastoise. Esse golpe recupera 50% de HP, mas com Mega Launcher ele recupera 75%. Podemos apenas sonhar com o dia em que um evento distribuirá Squirtle com Heal Pulse.

Revisão: Leonardo Nazareth
Capa: Daniel Machado

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.