Pokémon Blast

Competitivo 101: Hoje conheceremos as diferenças entre Pokémon os tipos Rock e Ground

Gostaram da surpresa ? Nas próximas semanas, eu e Fellipe Camarossi abordaremos o máximo possível do contexto que é conhecido como "c... (por Unknown em 15/01/2014, via Nintendo Blast)

Gostaram da surpresa? Nas próximas semanas, eu e Fellipe Camarossi abordaremos o máximo possível do contexto que é conhecido como "cenário competitivo". Essa abordagem terá como foco aqueles jogadores que sempre jogaram casualmente ou começaram a jogar há pouco tempo, mas já com um interesse em participar de torneios e claro, vencer. Enquanto Camarossi abordará a parte das mecânicas do jogo, eu explicarei como funcionam os tipos, uma parte do jogo que é essencial para adquirir vantagens sobre o seu oponente.

Tipo o quê?

Em Pokémon, cada monstrinho tem um tipo. Conhecendo tipos como fire (fogo) e water (água), muitos têm uma ideia errada de que eles são baseados em elementos conhecidos em tradições orientais. Tendo como base a ordem de fire, water, ground (terrestre), eles até existem, mas "raio" (lighting) seria electric (elétrico)? E "vento" (wind)? Será que poderia ser flying (voador)? Até esse ponto podemos forçar algo, mas não temos "madeira" (wood), que vem das tradições chinesas. Então é realmente difícil entender de onde a Game Freak tira a ideia para esses tipos. E se você tem alguma teoria, não deixe de compartilhar conosco, por favor. Os tipos que me deixam mais confuso são: bug (inseto), dragon (dragão) e fairy (fada). Pra mim eles são "espécies" e não "elementos da natureza". Mesmo que "psychic" (psiquico) e "dark" (noturno) também não sejam, consigo vê-los como "luz e sombra".

Por mais novato que você seja no jogo, provavelmente já deve ter visto esse aspecto sendo explorado até mesmo na adaptação animada. Na animação vemos que ser de um tipo garante vantagens e desvantagens sobre outros. Uma abordagem muito bacana dentro desse tema é esse artigo escrito pelo Thiago Pires, no qual são abordados alguns paradoxos da adaptação animada. Diferente do anime, apagar a chama da cauda do Charizard não é possível, e acertar um Thundershock na cabeça do Dragonite não faz parte das mecânicas do jogo (felizmente). Como dito, basicamente ser de um tipo pode garantir vantagens e desvantagens. Alguns tipos têm características peculiares, como o electric-type, que geralmente tem um valor de Speed acima dos outros Pokémon. Ou o steel-type, que possui generosos valores defensivos. Mas não é sobre eles que falaremos hoje, mas sim, sobre rock e ground, que são dois tipos que novatos confundem muito.

Aqueles que podem ser uma pedra no seu caminho

Uma curiosidade que me chama atenção nos rock-type é que, em quase em todos os jogos, esse é o tipo do primeiro ginásio. O que isso significa? Será que eles são o tipo mais fraco e assim os novatos podem praticar? Eu teria essa impressão sobre o bug-type, em Kalos o primeiro ginásio é desse tipo, mas logo em seguida temos um ginásio rock-type. Apesar de suas fraquezas contra water, grass, fighting e ground, esse é um dos tipos mais interessantes e versáteis. Infelizmente não são muitas pessoas que apostam no potencial do rock-type, mas recordo-me do Japan (Daniel Duarte, um dos primeiros campeões do torneio nacional de Pokémon), que me deixou em uma situação difícil ao enfrentá-lo enquanto ele defendia o Rock Gym na LOP, anos atrás, usando apenas rock-type Pokémon.

Há uma confusão muito comum entre rock e ground, provavelmente por serem elementos parecidos e existirem muitos Pokémon com a combinação desses dois tipos, como Rhydon e Golem. Infelizmente, essa combinação é terrível por ter fraquezas em comum, chegando a quadruplicar o dano recebido por ataques do tipo grass ou water. Mesmo no caso de Aggron, que não tem esse problema, a sua combinação (Rock/Steel) faz com que tenha o mesmo nível de desvantagem contra fighting e ground. Em combinações como Rock/Water (Corsola, Omastar) ainda temos a fraqueza quádrupla para com grass-type. Talvez por causa dessas fraquezas que as pessoas evitem usar esses Pokémon. Mas nem tudo está perdido! Vocês podem usar essa desvantagem como vantagem. Em uma batalha contra um Roserade, um Corsola poderia não ter chance alguma, mas e se ele segurar o dano do Leaf Storm com Focus Sash e devolver o dano com seu Mirror Coat? Vocês podem (e devem) usar essas situações de desvantagem para transformá-las em vantagem. Em outro caso, um Gyarados poderia estar feliz contra um Golem, se preparando para usar Waterfall, mas você troca para um Lapras, recupera seu HP com Water Absorb e finaliza o Gyarados com seu Freeze-Dry, causando dano quadruplicado. Claro, é importante lembrar que batalhas não são 1x1: você tem outros Pokémon, e eles devem fazer parte de suas estratégias a cada turno.

Ofensivamente, golpes rock-type são efetivos contra Pokémon dos tipos flying, ice, fire e bug (e reduzidos contra fighting, ground e steel). Assim como os exemplos apresentados acima, esses golpes podem causar um dano quatro vezes maior se o Pokémon tiver dois desses tipos, nós temos como exemplo Charizard (Fire/Flying), Volcarona (Bug/Fire) ou Articuno (Ice/Flying). Um erro comum entre treinadores inexperientes é pensar em colocar golpes em seu Pokémon de acordo com suas fraquezas. Por exemplo, um Charizard recebe dano quadruplicado de rock-type, e seu treinador decide colocar Brick Break para eliminar os rock-type. Mas ei! Não são apenas os rock-type que aprendem Rock Slide, Stone Edge e outros golpes desse tipo. O moveset deve ser formando pensando em deficiências ofensivas: os golpes que estou usando atualmente causam dano efetivo ou neutro em todos os tipos de Pokémon? Não precisam pensar em todas as combinações (Water/Fairy, Ice/Rock, Fire/Flying e etc), mas dos 18 tipos que conhecemos, seus golpes conseguem bater em todos? As vezes o Lanturn pode estar todo feliz com seu Surf e Thunderbolt, mas são fracos contra grass-type. Pokémon desse tipo recebem dano reduzido de ataques dos tipos fire, flying, poison e normal.

Eu não sei o que significa "cair por terra"

E também não sei criar títulos, como podem ver. Ground-type, assim como o rock-type, não recebem dano durante Sandstorm. Entretanto, diferente dos rock-type, eles não recebem a bonificação em Special Defense. Não sabia? Durante o sandstorm, rock-type recebem uma bonificação em sua Special Defense. Desse modo, um Tyranitar "effortado" em Defense e HP, pode ser mais difícil de derrubar durante o Sandstorm. Mas o que ganha atenção dos treinadores ao falarem de ground-type é sua imunidade contra golpes electric-type. Suas fraquezas são três tipos bem frequentes na base Special: water, ice e grass. Digo, apesar de existirem golpes comoWaterfall, Ice Punch e Wood Hammer que causam dano físico, é mais comum vocês verem golpes como Surf, Ice Beam e Grass Knot. Mas Special Defense geralmente não é um ponto forte desses Pokémon. Eles costumam ter bons atributos físicos, Attack e Defense, além de pecarem um pouco em Speed (mas não todos, não é Dugtrio?). Como eles não têm a bonificação em Special Defense que os rock-type recebem no Sandstorm, é bom que você preste bastante atenção nesse "ponto fraco" da maioria dos ground-type. Aqueles que têm um valor nesse atributo, costumam pecar em ofensivamente (o que é natural para ter equilíbrio no jogo). Até o mesmo os populares Garchomp e Excadrill herdam essas características. Excadrill também é steel-type, que naturalmente são lentos, e curiosamente sua Sp. Def é maior que sua Def, mas a diferença é pouca. Garchomp pode atingir até 333 Speed, mas quando mega evolui, reduz seu limite para 311.

Ofensivamente, os ataques desse tipo estão entre os melhores, ao meu ver. Junto de fighting-type, que abordaremos outro dia. Esses dois tipos conseguem ser efetivos contra cinco tipos! Normalmente golpes batem efetivo contra dois ou três tipos, alguns chegam em quatro (como rock-type), mas contra cinco, apenas esses dois conseguem. Ah, sim! E os tipos são fire, electric, poison, steel e rock (apesar de não causar dano em flying-type). Vocês já sabem que caso um oponente seja de dois entre esses cinco tipos, ele não receberá o dano dobrado (o que acontece naturalmente caso um ataque tenha vantagem contra aquele tipo), mas sim, quadruplicado. Esse tipo de ataque também pode causar dano reduzido contra Pokémon de certos tipos, sendo eles grass e bug - o que torna um tipo muito melhor no quesito ofensivo, pois esses tipos não são tão comuns em batalhas (especialmente grass-type). E é por esses motivos que classifico Earthquake como o melhor golpe do jogo: efetivo contra cinco tipos, bate reduzido em dois não tão comuns, precisão 100%, dano base 100, distância (ranged), perfeito. Em tempo, vale citar que Pokémon ground-type são resistentes aos ataques dos tipos poison e rock.
Semana que vem entenderemos um pouco mais sobre dois tipos, explicando suas vantagens e desvantagens ofensivas, como contornar dificuldades de Pokémon daquele tipo, discutindo semelhanças, dentre outros pontos. Caso tenha algo que vocês queiram saber sobre rock-type ou ground-type, não hesitem em perguntar, pois na próxima semana teremos as respostas. Citem também o que vocês acreditam que seria bom adicionar na próxima semana.
Revisão: Leonardo Nazareth
Capa: Diego Migueis

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original do mesmo.

Comentários

Google
Disqus
Facebook


  1. Eu ate entendo dos tipos pois jogo pokemon desde 98. Oq me assusta sao os top ivs pokemon logono início da x y nossa vencia batalhas daoras se quiserem ver olha ae os videos
    SHFG-WWWW-WWW3-KQHX
    MCQW-WWWW-WWW3-KQGT
    Mas depois qye descobriram os modos de fazer poke top ivs. Meu pesadelo começou perdi batalhas feias muito feias
    Nao chegar a tirar hp
    Ou ver meu time todo ser varrido como se estivessem em nivel 1. Tentei mas nao adianta continuo a perde. Ae fui atras dos top ivs eae o tereor 2 começou: pouco tempo.lra jogar e tudo.sendo feito correto e pokes nascendo com ivs totalmente diferente dos pais que carregavam os itens corretamente. entao os amigos me ajudaram dando top pokemon ivs. Estou treinando eles. E em simuladores eles ja deram uma diferença. Mas ainda sim depois de 14 anos jogando pensei em larar.

    ResponderExcluir