Item Box

Saiba mais sobre a Spirit Flute, a flauta mágica que ressoa as melodias de Link em Spirit Tracks

Mais do que apenas uma simples flauta, esse instrumento mágico tem poderes extraordinários,

Instrumentos musicais estão presentes nas jornadas de Link desde que o jovem experimentou viajar no tempo e no espaço utilizando o poder mágico da ocarina sagrada em Ocarina of Time. Desde então, outros artefatos que produziam melodias poderosas têm ajudado o herói do gorro verde a enfrentar outros desafios, como a incrível Harp of Ages em Oracle of Ages. Dessa vez, é hora de conhecermos um pouco mais sobre toda a história por detrás de um dos instrumentos mais poderosos que já passaram pelas mãos do jovem guerreiro: a Spirit Flute. Com seu poder e suas canções suaves, mas poderosas, é possível não apenas combater o mal, mas restaurar todo o poder mágico que corre através das linhas ferroviárias da Nova Hyrule.
CUIDADO: O texto a seguir pode conter spoilers para quem não jogou Spirit Tracks. Leia por sua conta e risco!

O Som dos Espíritos

Criada com o poder dos Espíritos que protegem o reino de Nova Hyrule e guardada pela tribo dos Lokomos, a Spirit Flute é uma flauta mágica de poderes extraordinários. Anjean, o mais antigos dos sábios Lokomos, confiou esse instrumento de grande poder, há muito tempo a Tetra - a reencarnação de Zelda durante os eventos de Wind Waker e Phantom Hourglass - assim que a jovem chegou a essa distante terra para fundar um novo lar. Sabe-se que Tetra era a avó da Zelda que se conhece durante as aventuras em Spirit Tracks e a Spirit Flute tem sido preservada pela família real com extremo cuidado como uma verdadeira relíquia. Apesar de seu poder ser negligenciado por muitos, a flauta desempenharia um papel muito importante nos eventos futuros.
Anjean, o maís sábio entre os Lokomos, confiou há muito tempo atrás a Tetra a Spirit Flute. Agora ele precisa ensinar a jovem Zelda e o bravo Link a como utilizar esse instrumento mágico.
A Spirit Flute possui uma aparência simples, de uma flauta feita artesanalmente e que se assemelha muito as que os sátiros utilizavam para encantar as ninfas, na Mitologia Grega. A jovem Zelda se lembra que sempre que estava assustada, sua avó tocava para acalmá-la. Quando o pior acontece e corpo da jovem princesa de Hyrule é raptado pelo malvado Cole com o propósito de ressuscitar o terrível Rei Demônio Malladus, Zelda, mesmo sob a forma de um espírito, não pensa duas vezes e entrega o instrumento mágico a Link. É através de seu uso que a dupla poderá encontrar uma forma de restaurar as Spirit Tracks e realinhar a Spirit Tower, antes que o mal caia sobre Nova Hyrule.
Ao energizar cada Stone Tablet que Link obtém em um andar da Spirit Tower com o poder das canções Lokomos através da Spirit Flute, os trilhos das Spirit Tracks são restaurados ao longo do reino.
Uma das características mais importantes na Spirit Flute é a maneira como ela é utilizada pelo jogador, proporcionando um nível de interação maior entre ela e Link. Não são necessários botões ou analógicos para tocar o instrumento, pois utilizando componentes do Nintendo DS, o jogador pode utilizar a flauta movendo os bucais com a stylus na tela inferior e soprando-os através do sensor do microfone. Devido ao alto grau de sensibilidade dos componentes, é necessário ser preciso nos movimentos para não errar o compasso da música ou a intensidade do sopro, pois se a canção não for tocada corretamente, a mágica não acontecerá.

De nota em nota se faz uma melodia

O verdadeiro poder da Spirit Flute está na sua capacidade de canalizar o poder dos Espíritos que protegem Nova Hyrule. Por causa disso, ao tocar as canções dos sábios Lokomos, Link é capaz de restaurar partes específicas da linhas ferroviárias do reino que haviam desaparecido com o abalo na Spirit Tower. Isso ocorre porque o instrumento pode transmitir sua energia através dos Stones Tablets (que representam partes do mapa ferroviário e estão escondidos em cada andar da Spirit Tower), assim restaurando as Spirit Tracks. Cada canção tem uma melodia específica e é acompanhada por um instrumento diferente por cada Lokomo, como um violino, tambores ou um oboé. A Spirit Flute atinge o seu poder máximo durante o clímax da batalha final contra o terrível Malladus, no qual Zelda reúne o poder sagrado dos Espíritos em seu corpo e ensina a Link uma última melodia com sua própria voz, invocando o poder das canções dos Lokomos.
Além das canções que Link aprende com os Lokomos, existem antigas estátuas espalhadas por Nova Hyrule que, ao serem tocadas, emitem notas musicais. Ao repetir a sequência de acordes, o jovem herói é capaz de tocar uma nova canção no instrumento mágico. Seguem abaixo as outras melodias que podem ser aprendidas ao longo da aventura de Link:
  • Song of Awakening: Ao tocá-la, Link é capaz de acordar as Gossip Stones e, assim obter dicas sobre os locais onde se encontram baús contendo itens valiosos;
  • Song of Healing: Essa é a melodia mais útil em momentos críticos. Ao tocá-la, uma fada aparece para restabelecer toda a energia vital de Link. Mas cuidado, a preciosa amiguinha avisa o corajoso guerreiro que só poderá ajudá-lo apenas uma vez em cada dungeon. Portanto, utilize essa canção com sabedoria;
  • Song of Discovery: Uma melodia que faria qualquer caçador de tesouros muito feliz, pois ao tocá-la, qualquer baú que estiver escondido ou enterrado próximo a Link aparecerá, revelando-lhe algum item importante;
  • Song of Birds: Semelhante ao canto dos pássaros, a canção é capaz de chamar pássaros para perto de Link e é de muita utilidade para chamar a atenção de um Lokomo que parece perdido entre as nuvens e seus amiguinhos com penas;
  • Song of Light: Essa melodia é muito útil para resolver diversos puzzles em Spirit Tracks, principalmente aqueles que têm o propósito de ativar mecanismos para abrir portas. Ao tocá-la, cristais gigantes em forma de diamante emitem um feixe de luz azul contínuo que pode ser utilizado para apontar em estátuas ou outros objetos.
Um detalhe interessante da Spirit Flute é que a cor de cada bucal representa um sábio Lokomo. Verde, branco, azul, vermelho e amarelo para cada Lokomo que guarda um santuário do reino e roxo para Anjean. A forma como as cores dos bucais estão dispostas também correspondem a cada reino que Link visita em sua aventura, na seguinte ordem: Verde (Floresta), Branco (Gelo), Azul (Oceano), Vermelho (Fogo), Amarelo (Areia) e Roxo (Escuridão). Depois que a jornada de Link e Zelda termina e a ameaça de Malladus é erradicada, o paradeiro da Spirit Flute é incerto, mas provavelmente o instrumento volta a permanecer aos cuidados dos membros da Família Real de Nova Hyrule, representando que os Espíritos sempre estariam olhando e protegendo esse reino tão vasto.

Revisão: Luigi Santana
Capa: Rafael Lam

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google