Fórmula "Metroidvania" foi inspirada em Zelda

Contrariando a crença popular, a fórmula de vários Castlevanias foi inspirada na série Zelda, de acordo com o produtor Koji Igarashi.

Recentemente Koji Igarashi saiu de seu importante posto de produtor na Konami para fundar seu próprio estúdio de jogos. Isto deu a liberdade para que o desenvolvedor falasse mais livremente sobre seu trabalho. Desta vez, durante a Conferência de Desenvolvedores de Jogos nos EUA (GDC) Koji abriu o jogo sobre o seu maior trunfo como desenvolvedor, a fórmula que transformou a série Castlevania:
"Nós realmente queríamos aumentar a vida dos jogos da série. E o jogo que logo pintou na nossa cabeça foi The Legend of Zelda, um jogo da ação recheado de exploração. Praticamente toda nossa equipe, incluindo eu, era grande fã da série, e queríamos fazer algo bastante similar. Agora vocês sabem que a origem da nossa inspiração não foi realmente Metroid." 
Ainda assim, Igarashi não se incomodou com o termo criado por fãs, que ele alega ter conhecido apenas há pouco mais de dois anos por um acaso, ao ver comentários de jogadores pelo Facebook:
"Eu gosto do nome e eu o respeito, e também gosto do significado por trás dele. Se encaixa perfeitamente, eu me sinto praticamente honrado que o nome Metroid seja atrelado a Castlevania, e que se transformou nesta palavra, o que eu gostei muito." 
O jogo que começou a desenvolver esta fórmula - e o primeiro com o qual Igarashi trabalhou - foi Castlevania: Symphony of the Night (PS), e posteriormente foi consolidada com os inúmeros títulos da série que apareceram nos portáteis da Nintendo: Harmony of Dissonance (GBA), Aria of Sorrow (GBA), Circle of the Moon (GBA), Dawn of Sorrow (DS), Portrait of Ruin (DS) e Odder of Ecclesia (DS) - lembrando que Mirror of Fate (3DS) não foi produzido por ele. Na época dos desenvolvimentos desse jogos, Igarashi disse que não havia nenhum nome especial para essa fórmula, apenas descreviam os títulos como "jogo de exploração e ação 2D".

A fórmula Metroidvania é hoje um marco da história dos vídeo games e nos presenteou com vários excelentes títulos. Mas o que vocês acham dela? Já vi em comentários vários leitores dizendo que ela já é uma versão deturpada da essência dos títulos do NES/SNES, outros a encaram como a fórmula definitiva da série. E vocês?

Fonte: Joystic

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Me lembro do castlevania 2 simon's quest para nes que ja trazia esse tipo de exploração um jogo incrivel que me fez perder noites de sono em decifrar enigmas, eu curti mto essa essencia ficou ausente nos titulos da mercury e fez mta falta reduzindo e mto a jogatina.... ta na hr de fazer um para nintendo ha anos que não recebe um titulo de peso.

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google