O estranho caso de Yarn Yoshi (Wii U): afinal, onde foi parar a aventura de lã de Yoshi?

Yarn Yoshi foi anunciado como a próxima aventura do dinossauro da Nintendo, mas a jornada de Yoshi por terras de lã e tecido está esquecida há mais de um ano. Afinal, o que aconteceu?


Yoshi pode até estar no centro dos holofotes da Nintendo com Yoshi’s New Island trazendo nostalgia ao 3DS, mas, antes mesmo do mais novo capítulo da série Yoshi’s Island ter sido anunciado, um outro misterioso game de Yoshi era o foco de muita atenção dos jogadores. Estamos falando de Yarn Yoshi (também conhecido como Yoshi’s Land), para Wii U. O game foi anunciado quase sem detalhe nenhum de seu conceito, jogabilidade e história e de maneira muito apressada. E são justamente esses pontos que iremos abordar hoje.

Yoshi o que?

Yarn Yoshi foi anunciado quase como um “mod” do inusitado Kirby’s Epic Yarn (Wii). Dessa facílima aventura de Kirby, aquilo de mais positivo que podemos tirar é o seu conceito. Trata-se de uma aventura baseada no aspecto de lã de Kirby, que explora um mundo feito por uma gigantesca colcha de retalhos. 

É possível descosturar inimigos, puxar fios de lã para unir partes do cenário, costurar Kirby em diferentes formas e até transformar-se num fio de tecido para passar por caminhos estreitos. Quando um Yoshi composto por fios de lã em um mundo de tecido foi mostrado pela Nintendo, a comparação com Kirby foi imediata. Tanto é que o game, supervisionado por Takashi Tezuka, foi apelidado de Yarn Yoshi.


E o que pudemos ver no curtíssimo trailer desse jogo de plataforma em progressão lateral foi justamente um misto de elementos tradicionais da série Yoshi com conceitos e mecânicas oriundos de Kirby’s Epic Yarn. Na verdade, a própria desenvolvedora de Epic Yarn, a Good-Fell, está encarregada de Yarn Yoshi, o que mostra a semelhança entre ambos. Ainda que altamente parecidos, Yarn Yoshi mostrou alguns singelos diferenciais muito interessantes.

Por exemplo, enquanto um dos cenários é copiado e colado de Epic Yarn (com portas costuráveis e joias brilhantes colecionáveis), outro mostrava uma paisagem florestal muito semelhante à de Yoshi’s Story (N64). É interessante lembrar que a aventura do dinossauro para N64 já tinha apresentado cenários de tecido muito antes de Epic Yarn.

Mas o que chama mais atenção é um dos cenários nos qual Yoshi anda ao lado de uma janela que nos remete ao mundo real. Será que esta aventura ultrapassará as barreiras da fantasia e colocará o dinossauro no mesmo universo de seus jogadores? Ou quem sabe o jogo faça uso da câmera do GamePad para um estranho jogo de plataforma em realidade aumentada?

Outra mecânica interessante vista foi a de Yoshi ganhar um recheio de tecido. Inicialmente, o mascote é apenas um contorno de lã (como Kirby em Epic Yarn), mas, após devorar um Shy Guy com sua língua e transformar-se em um ovo, ele “choca” como um Yoshi completo. Estranho, não? Quando Yoshi engole seus adversários na série Yoshi, ele normalmente transforma o inimigo em um ovo e não a si próprio.


Após devorar um Shy Guy, o Yoshi de linhas de tecido vira
um boneco de pano com recheio
"Esperem, não façam isso comigo!"

Mas, afinal, onde foi parar Yarn Yoshi?

Yarn Yoshi é uma incógnita. Mesmo anunciado antes de Yoshi’s New Island, ele foi completamente ofuscado pelos constantes detalhes, imagens e vídeos que foram veiculados para seu irmão de 3DS. A versão de Yoshi em alta definição para Wii U não só parece ter nenhuma relação com a do portátil, como também não recebeu nem metade da atenção. Nossa teoria é de que Yarn Yoshi foi um anúncio apressado para trazer a atenção dos jogadores para Yoshi (afinal, um novo game de 3DS acaba de chegar) e resolver um escândalo do Miiverse.

Estão lembrados desse polêmico caso?
Pouco antes do anúncio da aventura de Yoshi para Wii U, um escândalo no Miiverse aconteceu. Um jogador “acidentalmente” acessou dados da rede social ainda não veiculados, tais qual uma comunidade para um jogo chamado “Yoshi’s Land”. Naquela época, o Miiverse funcionava apenas no Wii U, então “Yoshi’s Land” era claramente um game de Wii U ainda não anunciado. A Big N rapidamente corrigiu a falha em sua rede social e não demorou a “anunciar” um novo jogo de Yoshi para o Wii U, que coincidentemente é o mesmo título que estamos abordando nessa matéria. Coincidência? Acho que não! Acorda, Brasil!
"Ei, ei, aqui está a minha senha.
Quando será minha vez de ir pro Wii U?"
O anúncio de Yarn Yoshi em janeiro de 2013 muito provavelmente foi feito para abafar o episódio do Miiverse e oficializar o que os rumores já davam quase como certeza. Mas provavelmente não constava nos planos originais da Nintendo revelar Yarn Yoshi tão cedo — ele deveria estar com poucos conceitos desenvolvidos e a empresa tinha outro game do dinossauro na fila (Yoshi’s New Island). Por isso, tudo o que tivemos foi um curtíssimo trailer que não mostrou quase nenhum elemento, seguido por um sumiço de mais de um ano. 

Nem mesmo na E3 2013 a Nintendo deu algum parecer sobre Yarn Yoshi. Além do mais, lembremos que Takashi Tezuka é o produtor de New Island e o supervisionador de Yarn Yoshi. Será que ele conseguiria trabalhar nos dois jogos ao mesmo tempo? Ou será que, como parece, ele fará o mesmo que Masahiro Sakurai e só trabalhará em Yarn Yoshi quando encerrar New Island?

O que o jogo poderia se tornar

Muitas são as possibilidades que Yarn Yoshi tem para brilhar no Wii U, mas, para isso, ele precisaria ter muitos diferenciais. O console HD da Nintendo já está satisfatoriamente bem servido de games de plataforma em progressão lateral de alta qualidade, tais como Rayman Legends e Donkey Kong Country: Tropical Freeze. Perto desses grandes titãs, como uma aventura aparentemente tão fácil e boba quanto Epic Yarn poderia fazer sucesso?

Epic Yarn já explorou muito bem as mecânicas de costura e tecido, então, para Yarn Yoshi emplacar, ele teria de criar desafios interessantes e agregar muito bem esse conceito de jogo ao universo de Yoshi. Dá para imaginar algumas interações com o mundo de tecido através da touchscreen do GamePad, mas, ainda assim, Yarn Yoshi precisa de muito mais para fazer algo pelo Wii U. E começar a ser divulgado seria um excelente primeiro passo, não é, Nintendo?

Só não nos diga que foi nesse pitoresco DLC de Sonic: Lost World que Yarn Yoshi se transformou
Revisão: Luigi Santana
Capa: Stefano Genachi

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google