Game Music

F-Zero X (N64/VC) resgata boas lembranças com sua trilha sonora de arrepiar

A música de F-Zero X e suas mais variadas características em mais uma coluna Game Music.

Rock, solos de guitarra, sintetizadores, baterias e uma infinidade de elementos sonoros nervosos dão clima a uma das séries mais consagradas no mundo dos jogos de corrida, mais precisamente no auge dos 64 bits e início da imersão 3D em jogos eletrônicos. F-Zero X trouxe as possantes naves que inspiraram Captain Falcon e introduziu na franquia temas mais marcantes, utilizando-se do gênero metal e rock progressivo, ao passo que redefiniu o conceito para uma série muito querida pelos jogadores. Vamos reviver abaixo as sinfonias que marcaram esta onda elétrica de motores bravos e de rocks clássicos em mais uma Game Music.

Os astros do Rock


Taro Bando e Hajime Wakai
O jogo é de 1998 e sua música é fabulosa! Famosa por trazer para os consoles da Nintendo as corridas em mais alta velocidade, aproveitando todo o processamento destes, a versão 64 bits da série F-Zero não podia fazer diferente. Além de trazer um belíssimo jogo para os donos do Nintendo 64 na época, e posteriormente lançado para o iQue, na China, e (para a alegria geral) para o Virtual Console do Wii, o jogo era carregado de ótimas músicas, com uma característica bem peculiar que o tornou um clássico para os padrões da época e que continua até hoje.

Os responsáveis pelas músicas deste título são Taro Bando e Hajime Wakai. Dois compositores grandes da casa e que trabalharam em diversos outros games da Nintendo. Taro Bando é conhecido por seu trabalho nos jogos da série Mario Kart - iniciando com Super Mario Kart (SNES) -, e até em The Legend of Zelda: The Wind Waker, entre outros títulos da companhia. Já Hajime Wakai atuou em diversos jogos incluindo Star Fox 64, a série Pokémon Stadium e até mesmo Wii Music, diretor responsável pela música deste último.

Acelerando ao som do rock correndo pelas veias

Agora vamos ao que interessa, as músicas propriamente ditas. Fizemos uma seleção das composições que aparecem nas pistas, trazendo comentários inerentes a cada uma delas, e o resultado vocês conferem abaixo. Preparados para ouvir muitas músicas emocionantes e que trarão um fantástico clima nostálgico? Embarque conosco nessa soberba trilha sonora de Fórmula Zero para o Nintendo 64!
  • Title BGM

O ponto de partida de F-Zero X paira sobre uma das músicas mais adoradas da galera. A introdução na guitarra e todo o clima que se constrói é a característica prima do jogo que irá se apresentar. Já dá pra sentir toda a tensão de competir com tantos velozes corredores ao ouvir uma música tão ritmada. Muitos não devem ter ouvido ela toda, por ser parte da tela de abertura, mas, se prestarem atenção, verão suas qualidades entre as escalas cromáticas da guitarra, deslizando sobre uma melodia bem enérgica.
  • Mute City - Endless Chalenge

A Mute City é seu ponto de partida em muitos jogos da série. Ela carrega o clima e a áurea do game. Conhecida por quase todos os jogadores da série, esta música carrega grande parte da alma da série, com um toque contagiante e que faz vibrar os mais sedentos por corridas alucinantes em velocidades de três dígitos para cima! Destaque para as dissonâncias dos acordes que são mantidos ao passo que novos aparecem, causando um êxtase total.
  • Silence - Dream Chaser

A bateria e os sintetizadores vão abrindo esta música que é um delírio por si só. Logo mais, um solo de guitarra é adicionado para dar mais vibração à melodia. Conduzir as naves futurísticas de F-Zero pelos cenários largos e envolventes ao som dessa música pode ser sensacional. Aproveite os cenários calmos da pista Silence para ouvir um pouco o soul desta melodia que conversa com as notas do sintetizador, formando um diálogo incrível!
  • Fire Field - Fall Down to the Scream

Ao som de um excelente Metal instrumental, esta música é uma verdadeira batalha entre a guitarra e a bateria, com o baixo acompanhando tudo a um contínuo toque com ritmo dilacerante. Uma excelente ideia ao correr abaixo de uma vermelhidão só. Aproveite para sentir mais a fúria da guitarra e sua terminação mais grave que abre espaço para o baixo fazer a transição e retornar ao loop que não nos cansaremos de ouvir.
  • Big Blue - Decide in the Eyes

Ah, a Big Blue! Nada melhor do que embarcar em uma pista mais natural, com o azul do planeta estonteando na sua tela e ao som desta que é uma das mais famosas músicas de toda a série F-Zero. A combinação perfeita: teclado, guitarra, baixo e bateria, com solos se alternando entre o primeiro e o segundo instrumento e aquele ritmo contagiante e característico da grande e azul Big Blue!
  • Devil’s Forest - Devil Call in Your Heart

Acontece algo de diferente nesta música. Ela é construída com um locutor com voz gutural, daqueles cantores de dark metal, que vai acompanhando a música que segue o estilo das outras e que não se deixa relaxar por isso. Uma boa para navegar neste cenário de loopings e com um visual mais selvagem e arborizante. A guitarra parece gritar em alguns momentos mais importantes da música, ao passo de batidas subsequentes e inerentes ao clima sonoro da fase.
  • Red Canyon - The Long Distance of Murder

Pode-se considerar este F-Zero, ao lado de Maximum Velocity, o título da série com mais músicas memoráveis, bem construídas e envolventes até o talo. A famosa pista de Red Canyon apresenta esta música heroica e que marca pelo seu discurso guitarrístico. Um som cheio de vida e com boa dose de nostalgia.
  • Port Town - Crazy Call at Cry

Prepare-se para ouvir mais uma daquelas muito boas músicas de F-Zero X. Crazy Call at Cry o leva a um mundo de sonoridades estonteantes, com mais uma linda melodia feita na guitarra e com acompanhamento de um bom grupo de instrumentos do rock. Destaque para o plano de fundo com loopings e harmônicos cheios no teclado.
  • Sector B - Drivin' Through on Max

É interessante perceber os nomes dados às músicas de F-Zero X. A banda e o estilo seguem um gênero muito comum no universo do Metal. Aqui, ligue seu fone de ouvido no máximo e sinta ao fundo este órgão sensacional. Mais uma dublagem entre a música revela sua nebulosidade, com um baixo bem claro e guturais revelantes! Dirija no máximo e balance a cabeça com esta música empolgante!
  • White Land - Climb Up and Get the Last Chance

Nostalgia pura! Se tivéssemos que definir esta música em poucas palavras daria para resumi-la da seguinte forma: a melodia do reino branco vai minando o coração dos pilotos de uma forma branda e gerando um ambiente fantasioso. Muito destaque para as guitarras que se unem em determinado momento como se estivessem revelando seus prantos ao choro dos agudos e acompanhamento característico de baixo, teclado e bateria.
  • Staff Roll

A música que toca assim que você completa o game traz um pouco de alguns elementos que, de certa forma, nos fazem lembrar dos jogos mais antigos, seja do F-Zero ou de outras franquias do SNES, como Mario Kart, haja visto a introdução de instrumentos de sopro e aquela batida percussiva de final de corrida. Percebam o quão é interessante; claro, se não se importarem com o spoiler; de ouvir esta música final do jogo.

Seleções curtas mas que têm todo o charme

Outras das seleções sonoras mais marcantes do jogo estão nos pequenos sons de fundo de momentos de transição no título. Elas vão desde o tema de chegada, a vitória, a tela de seleção, entre outros. Cada um merece destaque pelo seu desenvolvimento contundente em cada fase. Seguem abaixo alguns exemplos:
  • Options
   
  • Car Select
  • Goal BGM
  • Grand Prix Ending

Muita guitarra com o remix F-Zero X Arrange Edition

Entre diversos remixes e álbuns que se originaram de F-Zero X, um que merece destaque é o F-Zero X Arrange Edition. A seleção deste álbum traz as músicas do jogo interpretadas por uma banda real e, certamente, com mais cara de uma banda de Rock de verdade. Lançado oficialmente em 27 de janeiro de 1999, já adianto que se trata de uma renovada concepção nas peças da série, indubitavelmente um belo trabalho que merece ser ouvido.

E assim terminamos mais esta coluna Game Music sobre F-Zero X. Abro agora um espaço para discussões. Quais as músicas que mais gostaram e quais experiências tiveram com a série? Vamos torcer para que um novo jogo da série seja lançado e viva a série F-Zero!


Revisão: Catarine Aurora
Capa: André Perez Segato

Jaime Ninice é cravista, formado pela UFRJ, e mestre em música na mesma instituição. Sua paixão por games, eventos e revistas o levou a escrever e revisar artigos desde 2010 no @Blast. Hoje é redator das publicações impressas sobre retrogames WarpZone.me
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google