Top 10

Raros e difíceis de capturar: conheça os melhores Pokémon lendários

É complicado escolher quais são os melhores e mais interessantes de toda a franquia, mas lendas são lendas!


Apesar de não ser comum encontrar um deles escondidos nos matinhos da vida, o mundo Pokémon está repleto de monstrinhos que são classificados como lendários. Mesmo que muitos habitantes das diversas regiões desse mundo fantástico questionem a existência de alguns deles, os lendários aparecem constantemente em histórias, relatos e mitos que atravessam gerações. Todos os lendários são extremamente poderosos e possuem características únicas, então é uma tarefa muito difícil tentar escolher quais são os dez melhores dentro de toda a franquia de games dos monstrinhos de bolso. Mesmo assim, correndo o risco de gerar muitas poké-polêmicas, é hora de conhecermos os melhores Pokémon lendários e descobrirmos mais sobre cada um deles.
OBS: A descrição da Pokédex que acompanha cada Pokémon da lista foi retirada da versão em que o monstrinho apareceu pela primeira vez.

10. Victini

Descrição da Pokédex (Pokémon Black): Esse Pokémon traz a vitória. É dito que treinadores com o Victini sempre vencem, independente do tipo de confronto.
Ao contrário de outros lendários que aparecem no final da pokédex de uma região, Victini encabeça a lista dos monstrinhos de Unova (apesar de que no aparelho ele aparece como o número 000). Considerado pelas lendas como a Nike (deusa da vitória na mitologia grega) do mundo Pokémon, esse bichinho pequeno de orelhas em forma de V traz a vitória para o treinador que o captura e ganha sua amizade.
Além de sempre trazer um sorriso no rosto, Victini sempre traz a vitória ao seu treinador.

Além dessa incrível capacidade, que por si só já atrai a atenção de muitos jogadores, ele ainda é capaz de armazenar uma quantidade infinita de energia em seu corpo e compartilhar com outros apenas pelo toque. Victini também pode ficar invisível e enviar visões para outros (como pode ser visto nos filmes). O monstrinho é uma bela aquisição para aqueles que desejam ter o Pokémon mais sortudo que existe em sua equipe.

9. Darkrai

Descrição da Pokédex (Pokémon Diamond): Pode induzir as pessoas ao sono e fazê-las sonhar. É ativo durante noites de lua nova.
Apesar de parecer que saiu de algum conto de terror infantil, com sua aparência que lembra um fantasma, Darkrai faz parte do Lunar Duo. E talvez por isso suas feições sejam mais sombrias do que sua parceira lendária, Cresselia, que representa a lua crescente, e ele que representa a lua nova. Curiosamente, apesar de flutuar a maior parte do tempo como uma névoa negra, Darkrai pode estender seu corpo até criar apêndices semelhantes a pernas para poder caminhar.
Sempre que você tiver pesadelos saiba que Darkrai estará lá para assombrá-lo.
As lendas que cercam Darkrai dizem que ele habita os sonhos e é responsável por criar pesadelos que somente podem ser parados quando expostos a Lunar Wing de Cresselia. Apesar dessa fama de Freddy Krueger do mundo Pokémon, Darkrai não faz isso por maldade. Tudo não passa de um mecanismo de defesa do monstrinho, que prefere sempre evitar o contato com humanos se transformando em sombra e desaparecendo. No entanto, existem rumores de que ele não apenas causaria pesadelos, mas seria atraído por eles também… Sinistro!

8. Reshiram

Descrição da Pokédex (Pokémon Black): Esse Pokémon aparece em lendas. Ele lança chamas no ar pela sua cauda, queimando tudo ao seu redor. 
Esse majestoso dragão branco é um dos integrantes do Tao Trio, de que também fazem parte Zekrom e Kyurem. Apesar disso, ele possui uma relação mais forte com Zekrom, já que segundo as lendas, os dois eram apenas um Pokémon quando, devido a acontecimentos que revolucionaram a antiga Unova, eles se separaram para buscar treinadores com ideais muito diferentes. Não é à toa que Reshiram e Zekrom são uma clara referência ao conceito do Ying e Yang da filosofia taoísta, em que um representa o positivo (luz e bondade) e outro é o negativo (a sombra e maldade).
Reshiram é um Pokémon majestoso que busca por um treinador que acredite na verdade.
Além do tipo dragão lhe favorecer em termos de poder de ataque e capacidade de defesa, Reshiram possui uma cauda que funciona como um motor de combustão que ele utiliza para acelerar sua velocidade de voo e sua força de combate. O poder que esse processo gera é tão grande que dizem que apenas ao mover sua cauda, Reshiram é capaz de mover a atmosfera do planeta e mudar seu clima. E se você acredita mesmo nas lendas, saiba que esse poderoso Pokémon apenas aparecerá para um treinador digno que acredite na verdade.

7. Shaymin

Descrição da Pokédex (Pokémon Diamond): Vive em campos de flores e evita chamar a atenção ao se enrolar para parecer com uma planta florida.
Esse pequenino Pokémon lendário não possui nenhuma evolução conhecida, mas como outros que aparecem nessa lista, ele é capaz de alterar a sua forma. Quando Shaymin é exposto a uma Gracidea Flower durante o dia, ele altera sua Land Form para Sky Form, em que ele passa de um simples bichinho fofo com folhas e uma flor nas costas para um monstrinho semelhante a um pequeno veado, mas com uma atitude mais ousada.
Shaymin é um amante das flores, mas é muito poderoso quando precisa lutar.
Curiosamente, Shaymin é o menor Pokémon lendário já registrado e, talvez por esse motivo, muitas vezes ele é confundido com uma planta, já que adora andar por gramados floridos. A cada estação, ele se reúne com outros de sua espécie, começando um processo migratório e purificando o ar. E apesar de ser cauteloso frente a humanos e preferir a natureza quando está em sua Land Form, dizem que Shaymin se aproxima de pessoas que expressem gratidão.

6. Arceus

Descrição da Pokédex (Pokémon Diamond): É descrito na mitologia como o Pokémon que deu forma ao universo com seus 1000 braços.
Queira você creia em Deus ou não, saiba que o mundo Pokémon também tem o seu criador Todo-Poderoso. Seu nome é Arceus (louvado seja!) e ele é chamado por muitos como “Original”, pois segundo as lendas, o Pokémon lendário não seria apenas o responsável pela criação da região de Sinnoh, mas de todo o universo dos monstrinhos de bolso. Ao lado de Mew, é um dos lendários mais difíceis de se encontrar nos games, ficando reservado apenas a eventos. No entanto, existe um hacking que permite invocar um Arceus nos matinhos dos games ao tocar a Azure Flute.
Contemplem toda a glória do nosso Senhor Pokémon!
Com uma aparência que lembra os centauros da mitologia grega, Arceus é um Pokémon imponente e muito poderoso. Ele é capaz de manipular a criação apenas através de sua vontade, já que ele pode criar e recriar dimensões (mesmo quando um treinador captura um dos guardiões temporais como Palkia ou Dialga). Além disso, lendas dizem que Arceus seria capaz de regenerar objetos destruídas e mesmo parar o tempo. Ele é considerado como o Pokémon com o maior grau de longevidade já descoberto.

5. Suicune

Descrição da Pokédex (Pokémon Crystal): Esse Pokémon divino viaja com o vento pelo mundo, sempre em busca de um local puro.
Ao lado de Entei e Raikou ele forma o trio das Bestas Lendárias. A lenda da origem desses Pokémon lendários é uma das mais interessantes e tristes da franquia, uma vez que eles teriam surgido quando Ho-Oh ressuscitou três Pokémon que haviam morrido nas chamas da Brass Tower de Ecruteak City na região de Johto. Por causa disso, as pessoas dizem que Suicune representa as chuvas que apagaram as chamas da torre depois da catástrofe.
Movendo-se pelas águas mais rápido que o vento, Suicune é a Besta Lendária mais bela e ágil.
Apesar de ser um Pokémon do tipo água, ele é muitas vezes relacionado aos ventos, o que se deve à capacidade de Suicune correr sobre as águas. O movimento do monstrinho é tão veloz, e gracioso ao mesmo tempo, que muitos confundem sua rápida aparição com a passagem de uma veloz ventania. Além disso, é muito comum ventos nortes soprarem depois que Suicune atravessa uma região em busca de águas para purificar. O lendário também é conhecido por possuir ares heróicos, nunca recuando frente a um confronto, mas permanecendo calmo e pacífico durante um combate.

4. Entei

Descrição da Pokédex (Pokémon Gold): Vulcões entram em erupção quando ele ruge. Incapaz de conter seu poder extremo, corre velozmente pelas terras.
Se Suicune pode ser considerado o mais belo e interessante Pokémon dentre as Bestas Lendárias, Entei certamente é o mais popular entre eles (pobre Raikou…). Assim como Suicune representava um elemento do desastre de Brass Tower, Entei simboliza as chamas que queimaram a torre. Com uma presença muito mais imponente que seus irmãos lendários, Entei possui um ar feroz e de acordo com algumas lendas, ele sempre surge quando um novo vulcão nasce.
Entei é extremamente poderoso. Mas calma, está tudo bem agora.
Além de ganhar muita popularidade devido ao terceiro filme dos monstrinhos ser dedicado a ele (apesar de ele ser apenas um desejo realizado pelos Unown), a Besta lendária ficou ainda mais famosa com o conto do famoso Lorde Eternal que imortalizou a expressão “está tudo bem agora”. Tudo bem, Entei pode passar até um senso de segurança depois de se ler essa história maluca, mas não se pode descuidar de um Pokémon que, segundo algumas crenças, faz um vulcão entrar em erupção sempre que ruge, não é mesmo?

3. Lugia

Descrição da Pokédex (Pokémon Silver): É dito ser o guardião dos mares. Há rumores de que foi visto na noite de uma tempestade. 
Considerado por muitos como a ave lendária que forma uma dupla com Ho-Oh, Lugia é mais conhecido como o guardião dos mares. Apesar de ser exclusivamente do tipo psíquico (com o subtipo voador), a aparência dele lembra muito um dragão ou, como alguns já especularam, um dinossauro semelhante a um plesiosauro. Apesar disso, o corpo de Lugia possui uma adaptação fantástica que faz dele ágil tanto nas águas quanto nos ares.
Vagando pelas profundezas das águas, Lugia é o silencioso guardião dos mares.
De acordo com o segundo filme dos monstrinhos, Lugia é tão poderoso que é o único capaz de controlar a fúria do trio de pássaros lendários (Articuno, Moltres e Zapdos) quando estes brigam por território. A ave ainda possui a habilidade de controlar o clima, sendo capaz de criar e acalmar tempestades apenas com o bater de suas asas. Os ventos gerados pelo seu poder podem causar tormentas que duram até 40 dias!

2. Giratina

Descrição da Pokédex (Pokémon Platinum): Foi banido por sua violência. Observa silenciosamente o Velho Mundo através do Mundo Distorcido.
Toda a história precisa de um vilão, não é mesmo? Pois até o grupo dos Pokémon lendários tem a sua “ovelha negra”. Giratina faz parte do trio da criação (ao lado de Palkia e Dialga) que foi gerado por Arceus. No entanto, devido a seu extremo poder e violência, Arceus baniu o Pokémon para uma outra dimensão, conhecida com o Mundo Distorcido. Por causa disso, para muitos Giratina representa a antimatéria. Não é por menos que dentre todos os Pokémon, ele é o único que pode aprender o ataque devastador chamado Shadow Force.
Giratina é o Pokémon mais violento que já existiu. Cuidado para não estar em uma dimensão que ele possa atravessar.
Mesmo isolado em um mundo completamente diferente do nosso, Giratina ainda é capaz de viajar e controlar dimensões além daquelas em que o tempo e o espaço dominam. Sem perder sua aparência semelhante a um ser demoníaco, Giratina pode sofrer alterações em sua forma ao viajar entre dimensões. Dentro de seu domínio ele possui a Original Form, mas em locais diferentes de sua dimensão, ele assume a Altered Form, em que seu corpo sofre várias modificações. Segundo outras lendas, é dito que Giratina habita cemitérios.

1. Mewtwo

Descrição da Pokédex (Pokémon Red/Blue): Foi criado por um cientista após anos de terríveis ligamentos genéticos e experimentos com engenharia de DNA.
Esse Pokémon é talvez o mais famoso e popular de toda a franquia de games e certamente aquele que rendeu a história mais interessante para um filme dos monstrinhos. Mas ao contrário da trama que passou na telona e que focou muito mais em mostrar toda a força e poder de Mewtwo, sua história de vida é mais densa. Como pode-se ler nos diários encontrados na Pokémon Mansion em Cinnabar Island, o lendário foi concebido de um Mew grávido, encontrado nas profundas selvas da Guiana. O embrião teve o DNA modificado, mas foi por causa de experimentos genéticos terríveis que um cientista realizou na mansão, que Mewtwo se revoltou e escapou de seu cativeiro, tornando-se um Pokémon violento e extremamente poderoso.
Mewtwo é o mais selvagem entre os lendários, mas também é considerado o mais poderoso e inteligente.
Com uma história de vida dessas, pode-se entender porque Mewtwo parece sempre tão irritado. Diz-se que ele possui o coração mais selvagem dentre os Pokémon, além de não possuir nenhum tipo de compaixão e tratar seus oponentes de forma fria e calculista (apesar de que em outro filme, o monstrinho mostra um lado muito mais bondoso). Dentre todos os Pokémon, também é dito que Mewtwo possui o maior poder psíquico já registrado, com altas capacidades de telecinese, levitação e até telepatia que lhe permite se comunicar com humanos. Mesmo assim, Mewtwo é tão querido entre tantos monstrinhos da franquia que, até o momento, ele foi o único lendário a receber duas mega-evoluções diferentes, que apesar de realizarem mais modificações em seu corpo já tão geneticamente alterado, aumentam muito suas habilidades de combate e poder de defesa.
As mega-evoluções de Mewtwo que intensificam seus poderes: Mega Mewtwo Y e Mega Mewtwo X.

Uma menção honrosa (e lendária)

Mew

Descrição da Pokédex (Pokémon Red/Blue): É tão raro que ainda é considerado uma miragem por muitos especialistas. Apenas algumas pessoas já o viram em todo o mundo.
Mew talvez seja o Pokémon lendário mais fofo que já existiu, então não poderíamos esquecer de mencioná-lo aqui. Mas não é só de fofura que ele é feito. Como pode ser visto no primeiro filme longa-metragem dos monstrinhos de bolso, esse gatinho fofo é tão poderoso que foi o único que conseguiu enfrentar o poderoso Mewtwo (apesar de parecer que ele achava que tudo não passava de brincadeira).
Mesmo tendo poderes suficientes para bater de frente com Mewtwo, o passatempo preferido de Mew é brincar dentro de bolhas.
No mundo dos games, Mew é muito famoso devido a sua habilidade única de poder aprender qualquer TM, HM e MT (exceto aqueles que são próprios de um Pokémon específico). No entanto, ele é um dos lendários mais difíceis de se encontrar nos jogos, ficando reservado apenas para eventos. Portanto, imaginem a dificuldade dos jogadores da época dos primeiros títulos para conseguirem completar a Pokédex! O mais engraçado é que Shigeki Morimoto, designer dos games da franquia, confessou em uma entrevista que ele havia criado Mew duas semanas antes do desenvolvimento de Red/Blue terminar.

Outra curiosidade sobre esse monstrinho é que ele compartilha o mesmo ataque que Ditto, o Transform. Além disso, ele possui o mesmo peso, altura e cor que a poké-geleia cor de rosa. Sem mencionar que Mew é dito como sendo a origem de todos os monstrinhos, contendo o código genético de todos os Pokémon em sua estrutura celular. Junte tudo isso ao fato de que um Ditto pode ser encontrado na Mansão Pokémon em Cinnabar Island, junto com páginas de diário sobre Mew (em Pokémon Yellow) e não é difícil supor que o Ditto poderia ser um clone defeituoso de Mew.
Apesar de Arceus ser o "Pai" de toda a criação Pokémon, Mew se encontra no centro desse universo fantástico.
Revisão: Marcos Silveira

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google