Harvest Moon (SNES) poderia não ter saído do Japão

Presidente da Natsume diz que na época foi aconselhado a não trazer Harvest Moon (SNES) à América.

Aproveitando a oportunidade da E3, o portal Polygon entrevistou o presidente da Natsume, Yasuhiro Maekawa. Lá, antes de comentar sobre o próximo título da série Harvest Moon: Lost Valley (3DS), o executivo lembrou sobre a localização do título original, do Super Nintendo, nos idos dos anos 90. Desenvolvido pelo finado estúdio japonês, Pack-in-Video - que hoje após várias fusões e compras é parte da Marvelous AQL, Harvest Moon (SNES), a Natsume se interessou em levar o jogo para fora do país.
"O primeiro simulador de fazenda japonês cruzou o meu caminho em 1996. Naquela oportunidade eu estava no comando da Natsume completamente sozinho, e tive a oportunidade de publicar aquele jogo de simulador de fazenda na América. Como naquela época eu era novato no grande mercado de Vídeo Games, eu não estava seguro de quais jogos publicar. Então eu optei por buscar conselhos com alguns amigos meus sobre aquele jogo."
"Para minha surpresa todos disseram 'Este jogo é muito chato! Não traga este jogo chato para o mercado americano, se você fizer isso, com certeza será um erro!' Mas eu disse para mim mesmo que os Estados Unidos são um país muito grande com muita tradição em agricultura, então teria algum potencial de sucesso. Naquele momento, por alguma razão, meu instinto me dizia que seria uma boa idéia."
Nos anos 1980 e 1990, com um mercado bem menos globalizado, a viagem de títulos ao redor do mundo era um negócio muito arriscado para as desenvolvedoras. Outros episódios mais conhecidos de polêmicas na localização são os da série Final Fantasy (que demorou para chegar aqui e quando chegou pulou os episódios II, III e V), Fire Emblem (que chegou apenas em 2003) e Earthbound (que teve apenas o segundo publicado no ocidente).

Fonte: Polygon

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google