Sakurai fala sobre Lucina, Robin e ausência de Chrom em Super Smash Bros. (Wii U/3DS)

Segundo criador da série, Chrom seria muito similar a Ike e Marth, por isso, optou por não inserir o personagem como lutador.


Muitos jogadores certamente ficaram surpresos com a adição de Lucina e Robin como lutadores em Super Smash Bros. for Wii U e 3DS. Alguns acham que há um número excessivo de personagens da série Fire Emblem, enquanto outros sentiram a falta de Chrom como controlável no jogo de luta.


Para que os fãs pudessem compreender a inclusão de Lucina e Robin, além da ausência de Chrom, Masahiro Sakurai, o criador da série de luta de Nintendo, explicou o seu raciocínio em sua coluna semanal na última edição revista Famitsu. Segundo Sakurai, Chrom seria muito semelhante a outros personagens, como Ike e Marth, por isso ficou de fora, e ainda detalhou os movimentos de Lucina e Robin.
"Acabamos de anunciar dois novos personagens que se juntarão na briga no próximo Super Smash Bros. for 3DS e Wii U. Um deles é Robin, personagem de Fire Emblem: Awakening, e a outra é Lucina, uma espadachim que interpreta um importante papel no mesmo jogo. Eu vou direto aos detalhes.

"O quê? Sem Chrom?" Eu suspeito que muitos de vocês estão se perguntando isso. Claro, Chrom é bastante popular, sendo protagonista de FE: A e tudo. Entretanto, optei por Robin e Lucina e vou explicar o meu raciocínio.

Robin aparece no jogo como um estrategista e funciona como um Cavaleiro Místico (equivalente a um espadachim mágico). Eu pensei em utilizar toda a sua natureza atribuindo-lhe golpes de espada e tomos mágicos para seus ataques especiais, permitindo-lhe usar magia.

Seu especial neutro é o trovão mágico que fica mais forte conforme você o carrega. Ele usa a magia de fogo como especial para o lado e magia de vento para recuperação como especial para cima. Embora Robin não use magia negra em FE: A, eu decidi atribuir-lhe como seu especial para baixo. Não é a primeira vez que dei um movimento para um personagem que não é usado em seus respectivos jogos buscando captar certas características do jogo original.


Eu também implementei o sistema utilizado em FE: a em que os tomos se quebram após um uso excessivo. Da mesma forma, incluí um sistema semelhante para a Levin Sword, que se quebra após certo número de utilizações. Porém, tanto os tomos quando a Levin Sword irão se regenerar rapidamente após um determinado período de tempo.

Lucina usa as mesmas técnicas de Marth, um lutador que tenho certeza que muitos de vocês já estão familiarizados. Eu mesmo fui além, a ponto de deixar sua força, velocidade e ataques especiais quase idênticos.

No entanto, o que diferencia Lucina é o fato de que a força de seus ataques é uniforme ao longo da espada. O estilo de jogo de Marth se assemelha um elegante esgrimista por causar mais danos quando ataca com a ponta de sua espada, mas o dano de Lucina está mais equilibrado. Assim, creio que controlar Lucina será muito mais fácil do que Marth quando os jogadores novatos jogarem.

Eu joguei FE: A e realmente queria incluir um personagem daquele rico elenco em Smash Bros. Naturalmente, eu considerei Chrom para a lista, mas a decisão não foi fácil. No fim das contas, Chrom iria acabar sendo outro bom e velho espadachim como Marth e Ike. Comparado com outros personagens, ele não teria quaisquer características únicas.


Por outro lado, quando a ideia de incluir Robin me veio à mente, conceber o personagem foi tão fácil que imediatamente vi como ele funcionaria. Dos padrões aos especiais, todos os aspectos de seu moveset simplesmente caíram como uma luva. Não só ele possui características distintas de outros personagens, como também capturou a essência da série Fire Emblem. Foi perfeito!

No fim das contas, se um jogo não é divertido, então há um ponto. Claro, seria muito fácil criar um jogo fazendo uma tonelada de personagens semelhantes, mas não é assim que eu produzo jogos.

Inicialmente, eu tinha considerado incluir Lucina como uma versão de traje alternativo de Marth, afinal ela possui uma relação estreita com ele em FE: A. Nesses casos, com nomes e vozes de dois personagens diferentes sendo parecidos, costumo optar por trajes alternativos. Wii Fit Trainers, os Villagers e Robin são exemplos dessa configuração.


Entretanto, apesar de Lucina compartilhar suas estatísticas físicas e técnicas com Marth, as características de seus ataques são diferentes. Quando dois personagens tão parecidos funcionam de forma um pouco diferente, dou-lhes um lugar separado no plantel, desde que altere os registros de batalhas e outros pormenores. Nesse sentido, pode-se dizer que ela teve muita sorte para entrar na briga!"
E você, achou a decisão de Sakurai em deixar Chrom de fora, optando por Robin e Lucina, sensata?


Desde que aprendeu a jogar videogames com Yoshi's Island e Donkey Kong Country 2, sempre é visto com um controle ou portátil da Nintendo na mão. Descobriu o amor por The Legend of Zelda com Ocarina of Time e sempre está querendo mais Zeldas. Gosta de escrever notícias, análises e bobagens aqui enquanto não está sonhando com um novo Silent Hill.


Disqus
Facebook
Google