Pokémon Blast

Mais um breve resumo sobre as mega evoluções

Continuação do nosso estudo sobre as mega evoluções. Os Pokémon de Johto e alguns de Hoenn são abordados hoje. Além de um breve recado sobre uma ideia.

Na última semana falamos sobre alguns dos Mega Pokémon. Em especial os Pokémon de Kanto. Hoje voltamos a falar sobre eles, mas não todos, para a lista não ficar tão extensa e vocês terem tempo para digerir a informação (ou até fazerem alguns ovos!). Mewtwo, como falado anteriormente, terá um espaço apenas para ele, pois quero abordar junto do Mega Mewtwo Y que aparece no longa metragem, e a história do nosso Mewtwo após o enredo do primeiro filme. Então, peguem suas Pokéballs, seus mapas, e vamos estudar mais sete Pokémon que receberam Mega Evoluções nos mais recentes jogos da franquia.

Mega Ampharos: uma nova luz

Antes de tudo, vale citar que o nome original (japonês) de Ampharos é Denryuu. Pelo "ryuu" (dragão) em seu nome, já era esperado algo sobre "ser um dragão" desde sua primeira aparição em Gold/Silver. Seu nome pode ser interpretado como "denryuu" (corrente elétrica), "den ryuu" (dragão elétrico) ou até com som de "denkyuu" (lâmpada elétrica, fazendo referência à sua cauda). Então, sim, faz muito sentido ele receber uma mega evolução sendo esta Electric/Dragon.

Mega Ampharos vem com o maior Special Attack (e Special Defense!) dentre todos os Pokémon electric-type. Como se não bastasse isso, seu valor de Defense é mais relevante do que o de sua forma básica e em combinação com Cotton Guard pode torná-lo um Pokémon duro na queda. Junto de Ampharos, apenas outras cinco famílias evolutivas aprendem Cotton Guard. Junto de Tail Glow (que é aprendido por apenas Volbeat e Manaphy) esses são os únicos dois golpes que elevam um atributo em 3 estágios, enquanto outros golpes elevam 1 ou 2 estágios (ou seja, Swords Dance, Agility, etc). Então bastam dois Cotton Guard para Mega Ampharos atingir o "limite" de sua Defense. Como já vimos, defesa não é uma preocupação de Mega Ampharos, então quase todos que verão por aí estão munidos de 252 pontos de effort em Special Attack e uma nature que beneficie isso (Modest ou Quiet, geralmente).


Para compensar seu elevado valor em atributos especiais além do potencial defensivo, Mega Ampharos tem um valor de Speed inferior ao de sua forma básica. Isso, nas primeiras semanas de X/Y, foi visto por muitos como um ponto negativo do Pokémon, e até hoje faz com que muitos passem longe sob o argumento de "o que adianta ter bom Special Attack se é lento". Apesar de ser um argumento bem sólido, nem tudo está perdido, já que um Mega Ampharos com nature Quiet pode causar destruição com auxilio de Trick Room (permite que Pokémon lentos ataquem antes). Esses Mega Amphy com Trick Room costumam vir com Focus Blast, Thunderbolt (ou Thunder!), Dragon Pulse e talvez algum Hidden Power (Fire ou Ice), pois apesar do golpe ter recebido uma redução em seu dano base, o absurdo Special Attack de nosso amigo compensa o dano. Abrir mão do Trick Room e investir em Agility também é uma opção, isso vai depender do time que o dono de Ampharos está usando. Entretanto, há aqueles que seguem o caminho inverso e preferem investir nas defesas de Amphy e usá-lo como suporte, o que é bem justo. Nesses casos é comum vermos Heal Bell, Thunder Wave e até Volt Switch.

Mega Scizor: situação invertida

Scyther sempre foi um bom Pokémon. Apesar de não ter muitas opções de golpes em Red/Blue, ele era bem presente em equipes monotype bug em torneios de Gold/Silver, muitas vezes ao lado de Scizor (há regras sobre não poder repetir o mesmo Pokémon, mas nada sobre usar pré-evoluções). Diferente de Houndour que foi usado em Gold/Silver para completar monotype dark em torneios (não existiam 6 Pokémon completamente evoluídos dark-type naquela época, nem steel-type), Scyther não ficava atrás de Scizor já que eles possuem o mesmo valor na soma total de seus atributos (Scizor tem apenas uma redistribuição desses valores, mas o total não é maior que Scyther). Partindo desse ponto, devemos entender que eles são Pokémon bem diferentes quando se pensava como usá-los. Scizor mostrou um valor ofensivo muito melhor nas gerações mais recentes, quando em Gold/Silver ele era um Pokémon mais defensivo, e Scyther era sua contraparte ofensiva. Scizor não teria um potencial ofensivo tão relevante sem auxilio de Swords Dance ou Agility, então ele era mais usado para subir esses atributos e passar por Baton Pass para algum aliado. Esse era o Scizor sem Technician e Bullet Punch.


Com Scyther esquecido e Scizor sendo um dos Pokémon mais ofensivos do cenário competitivo, pessoas repetiram a dose em sua mega evolução. Não é incomum encontrar Mega Scizor com mesmo modus operandi de um Scizor comum, o que é um desperdício de potencial. Similar a situação que encontramos no passado, de Scyther e Scizor serem Pokémon similares, mas bem diferentes em sua maneira de usar, o mesmo acontece aqui com Mega Scizor. Ele tem valores defensivos mais significativos (apesar de continuar com um generoso Attack) e pode ser usado como aquele Pokémon de seu time que aguentará as investidas (e muitas). Seu tipo metálico já garante muitas resistências, e agora com mais chances de sobrevivência. Bug Bite, Pursuit, U-Turn podem estar na companhia de Bullet Punch, mas não fiquem surpresos ao encontrar um Mega Scizor com Roost (que será mais frequente do que já era no Scizor) e Defog.

Mega Heracross: tankando mundos

Pessoalmente, eu acho o Mega Heracross horrível. Visualmente falando. Eu entendo o conceito do visual, o inseto no qual foi baseado, mas mesmo isso não me torna mais flexível com ele. Outro problema que tenho com ele, Pinsir, e alguns outros "megas" é que eles poderiam receber uma evolução tranquilamente. Tanto Heracross, quanto Pinsir, e até Mawile: eles não possuem atributos muito altos. Usando esse mesmo visual de suas megas, essas poderiam ser as evoluções deles, com um novo nome e atributos mais simples. Mas não sou eu, ou você leitor, quem decide isso. Só nos resta aceitar.

Apesar de tudo, esse corpo mais "gordinho" passa bem a ideia de como Mega Heracross é um tank. Ele, semelhante ao caso de Mega Ampharos, não apenas segura muito dano como tem o maior Attack dentre os Pokémon (ignorando lendários). Aproveitando-se de seu Skill Link, não é incomum encontrar Mega Heracross com Rock Blast e Bullet Seed. Considerando em quem Bullet Seed causará dano efetivo, não vejo como a melhor opção, mas algumas pessoas gostam de usar apenas pra falar que estão "combando" com a ability (algo talvez psicológico, por satisfação ou conforto). Pin Missile, Close Combat e Earthquake não ficam longe desse Pokémon também, além dos casos em que ele pode usar Bulk Up para complicar ainda mais a vida de todos. Ele não tem muita Speed, então funciona bem em Trick Room. Juntando tudo isso, vejo ele como uma contraparte de Mega Ampharos: enquanto Mega Ampharos é lento, tem boas defesas, e bom Special Attack, esse aqui é lento, tem boas defesas, porém um bom Attack.

Mega Houndoom: solução e problema

Houndoom é um Pokémon que eu gostava antes mesmo de receber uma mega evolução, mas ele sempre teve pouca resistência. Esse aspecto não muda tanto em sua mega evolução, mas seu potencial ofensivo é levado a um patamar absurdo. Solar Power concede uma bonificação de 50% no Special Attack de Mega Houndoom, mas essa ability funciona apenas sob efeito do dia ensolarado (Sunny Day!). Vamos ver esse como o limitador dele: ele realmente é muito poderoso aproveitando-se de seu Solar Power, mas não é tão simples ativá-lo. Mega Charizard Y não é uma opção, já que não podemos ter dois megas no time. Groudon geralmente é banido de muitas competições. A única opção restante é Ninetales, mas isso deixaria você com dois Pokémon do mesmo tipo no time o que culmina na repetição de fraquezas.


Logo, o caminho viável é usar Sunny Day no próprio Houndoom. Em seu primeiro turno ele mega evolui e usa Sunny Day. Ainda assim, essa não é a melhor solução por dois motivos: o primeiro é que você está investindo um de seus quatro golpes (25% de seu moveset) em um golpe que garantirá um aumento de dano temporário, diferente de algo como Swords Dance. Nesse caso já não compensa usar Nasty Plot no moveset, pois Sunny Day estaria cumprindo essa função de elevar o dano (mesmo que temporariamente). Heat Wave, Flamethrower, Solar Beam, Dark Pulse, Fire Blast são os golpes mais comuns nesse Pokémon. A escolha entre Nasty Plot e Sunny Day dependerá de cada equipe, mas eu aconselharia usá-lo em equipes de Sunny Day. E claro, caso você veja um oponente com ele no time, fique atento sobre quem pode ativar um Sunny Day e tente matá-lo antes de mega evoluir (no turno de troca).

Mega Tyranitar: Era forte, ficou mais forte

Mega Tyranitar tem o maior valor em soma de atributos dentre todos os Pokémon rock-type e dark-type. Só entre os dark-type, ele já garante o maior valor de Attack e Defense. Eu fico feliz por ele que, mesmo tendo tantas fraquezas, ainda seja lembrado pela Game Freak e tenha sido abençoado com essa mega evolução. Apesar de não ter a melhor Speed, ele tem o suficiente para abusar de Taunt contra tantos leads. Stealth Rock também é uma possibilidade dele. Então, assim como Gengar e Gyarados, você pode esperar um pouco antes de mega evolui-lo, já que o oponente pode acreditar que você não usará ele como mega (ainda mais se você tiver outro Pokémon que poderia mega evoluir, como Gyarados). Em sua mega evolução, ele repete a ability Sand Stream que lhe concede uma bonificação de 50% em Special Defense (rock-type recebem esse bônus quando estão em sandstorm), deixando qualquer preocupação sobre isso.


Stone Edge, Rock Slide, Earthquake, Crunch, Pursuit, Superpower, Fire Blast e Ice Beam, são alguns dos golpes que você pode encontrar ao enfrentar um Mega Tyranitar na maioria dos casos. Fire Blast e Ice Beam eram mais incomuns, mas os atributos dele garantem segurança usando golpes com base em Special Attack.

Mega Gardevoir: outro bom potencial

Diferente da situação de Gyarados, que também recebe um novo tipo ao evoluir, Gardevoir deve mega evoluir o mais rápido possível. Essa necessidade se dá pelos baixos valores nos atributos de Gardevoir. É muito fácil derrubá-lo com um simples Earthquake. Gardevoir foi muito usado no começo da terceira geração, nos jogos Ruby/Sapphire, pois não tínhamos muitas opções dentro daqueles duzentos Pokémon disponíveis. É uma situação bem similar à qual Delcatty passou: usávamos pois não havia nada melhor. Com a chegada de Colosseum e depois FireRed/LeafGreen, tivemos acesso aos outros Pokémon e com o tempo Gardevoir foi esquecido (assim como Delcatty e outros Pokémon de Hoenn).

Mas essa imagem de Pokémon fraco e usado apenas quando não se tem opções melhores, não é compartilhada por Mega Gardevoir. Munido com o maior Special Attack dentre todos os fairy-type, e a maior soma de atributos (excluindo lendários) dentre todos os psychic-type e fairy-type. Mas como vimos em outros casos de Mega Pokémon, eles sempre têm alguma desvantagem. Seja o modo de ativar sua ability (Houndoom), seja o valor de Speed (Ampharos, Heracross), ou qualquer outro ponto. Em Mega Gardevoir eu apontaria a humilde variedade de golpes. Infelizmente Mega Gardevoir não aprende muitos golpes que façam bom uso de seus atributos. E hoje, em julho de 2014, não há muitas maneiras de aproveitar sua Ability (salva por Hyper Voice), mas acredito que esse aspecto mudará em OmegaRuby e AlphaSapphire onde Gardevoir poderá aprender novos golpes por nível (é uma possibilidade, já que ele é de Hoenn) ou Move Tutor.


Calm Mind, Psyshock, Focus Blast, Shadow Ball, Hyper Voice e Moonblast são os golpes mais comuns entre versões ofensivas desse Pokémon. Há aqueles que optam por tentar algo defensivo (não que suas defesas garantam alguma segurança, mas sua combinação de tipos sim) com Substitute, Toxic, Protect, Encore, Taunt, Will-O-Wisp.

Mega Mawile: Game Freak é cruel 

Em situação similar a de Mega Gardevoir, o Mawile precisa evoluir o mais rápido possível para Mega Mawile por causa de seus atributos baixos. Isso também significa que você não pode simplesmente jogá-lo na arena, é necessário um tempo certo para que ele não entre recebendo dano e talvez morrendo. Encontrando esse momento certo, ele começa sendo um problema para o oponente por ter Intimidate, o que já reduz o Attack do alvo e isso resulta em uma situação na qual aquele Pokémon dificilmente matará Mega Mawile. E não digo por sua defesa (que é boa), mas por sua combinação de tipos, Steel/Fairy, que o deixa quase sem fraquezas. Colocando em poucas palavras, 9 dos 18 tipos (ou seja, metade) causam dano reduzido em Mawile (alguns causam metade, outros apenas 1/4 do dano original). Então ler "It's not very effective" será muito comum com esse Pokémon em jogo. Além disso, ele é um dos poucos Pokémon a ter duas imunidades (Dragon por ser Fairy, Poison por ser Steel), o que já reduz mais ainda o leque de possibilidades efetivas contra ele. Apenas golpes dos tipo fogo (fire-type) e terra (ground-type) causam dano dobrado nesse Pokémon (ele não tem nenhuma fraqueza quádrupla).

Caso um oponente experiente esteja no comando de Mawile e o envie para o combate na melhor oportunidade possível, seu Pokémon terá o Attack reduzido por Intimidate, então se você tem algum golpe que causa dano reduzido nele (o que é bem comum, pois veja bem, ele tem 9 resistências e 2 imunidades), suas chances de derrubá-lo rápido são bem baixas. Logo, você pensa em trocar. E o dono do Mawile pode prever isso e atacá-lo com um Focus Punch após mega evoluir. Quando mega evolui, Mawile recebe ability Huge Power que dobra (não é 50%, é dobrar mesmo) o Attack de Mega Mawile fazendo-o alcançar o absurdo valor de 678 Attack. Como se não bastasse, Mega Mawile ainda pode usar Swords Dance para elevar mais ainda o seu Attack, e isso pode ser feito naquele turno que você pensar em trocar. O quê? Vai trocar para um Gengar para evitar Focus Punch? E se ele subir Swords Dance? Você ataca mais rápido? E se ele usar Sucker Punch? Ele não sofre da carência de golpes que Mega Gardevoir tem, então você pode esperar praticamente qualquer coisa vinda desse monstrinho. Fire Fang, Swords Dance, Substitute, Focus Punch, Play Rough, Sucker Punch e Iron Head, estão dentre os golpes mais comuns em Mega Mawile.
Por hoje é só! Logo devemos ter a parte final dessa visão sobre as mega evoluções, já que não faltam muitos para serem abordados. Não esqueçam de comentar com suas dicas e sugestões sobre esses Pokémon. Como vocês costumam usar eles? Há algum aspecto sobre algum deles que deixou de ser abordado aqui? Compartilhem conosco suas opiniões. E em caso de dúvidas, vocês podem consultar tanto a mim quanto a nossa fonte de sabedoria universal, A Pedra.

Recado do autor

Ei, ei! Calma, eu ainda não fui embora. Dias atrás eu estava conversando com alguns membros de nosso grupo no Facebook e revivi a ideia que tive meses atrás sobre um concurso de moda. A ideia é simples: como em Kalos é possível personalizar seu personagem de maneira única, que tal um concurso de moda? Pensei nisso na época do lançamento do jogo, mas não dei continuidade à ideia por não encontrar um prêmio interessante. Um 3DS ou um cartucho de Pokémon não são viáveis, pois quem participa de um concurso assim já tem esses dois. Um Wii U está muito fora do contexto, ainda mais não existindo ainda um jogo de Pokémon para Wii U (e vamos ignorar Rumble U, pois não é compatível com X/Y). Algo sobre TCG também fica fora de contexto, não tem nada a ver com o concurso de moda. Então um membro deu a sugestão de uma coleção de Vivillon. É, eu não tenho uma coleção de Vivillon completa, mas isso é algo que posso conseguir e é raro o suficiente para valer como um prêmio para nossa brincadeira. Mas claro, aceito sugestões sobre a premiação ainda.

A seguir, como o vencedor será escolhido? Pensei em um sistema de votação, onde teriam etapas/fases. Mas um outro membro do grupo levantou outro ponto importante: em uma situação assim, quem tiver mais amigos vencerá. E isso não é legal. Então mudei a ideia para um juri! Mas esse juri não pode ser composto por qualquer pessoa, precisam ser celebridades do mundo Pokémon! E assim, mais uma vez, preciso da ajuda de vocês.
Quais seriam as celebridades Pokémon relevantes para esta ocasião?
No grupo alguns nomes foram citados. Por exemplo, o tal Mr. Lupa, que muitos de vocês devem conhecer do YouTube. Teve outros nomes que citaram, mas não vou lembrar todos. Então, por favor, sugestões! Dentre os mais citados eu falarei com eles para ver se topam ser juri do nosso concurso de moda.

Outro problema que temos aqui é que garotas tem muito mais opções de roupa do que garotos. Assim sendo, surgem três caminhos. O primeiro é criar um concurso apenas de garotas. O segundo é criar um concurso misto mesmo assim, com garotas e garotos juntos como candidatos. O terceiro caminho é um concurso com duas categorias, garotos e garotas. Em todo caso, se você é um garoto e joga com uma personagem feminina, entra no concurso feminino, pois o que conta é o personagem e sua variedade de roupas, não o gênero do jogador. E por favor, sem piadinhas de "ele é menino e joga com personagem menina" sobre os competidores, acredito que a humanidade já superou essa fase e que vocês são bem crescidinhos.


Então conto com a colaboração de vocês! Sugestões para o concurso sobre premiação, se será exclusivo para meninas, e quem podemos chamar para o juri. E preparem-se para o concurso de arte também.

Curiosidade da Semana

"Garde" significa "guarda" em francês. "Devoir" significa "dever" em francês. Essa combinação já passa a ideia de que Gardevoir é um Pokémon protetor. Em nossa sociedade patriarcal, o gênero masculino geralmente é quem é conectado com essa imagem de "o protetor", mas Gardevoir tem traços bem femininos, apesar de existirem machos na espécie. Em seus registros na Pokédex, não é incomum Gardevoir ser citado como o Pokémon que protegerá seu treinador mesmo que isso custe sua vida (Destiny Bond?). Para completar, seu nome em japonês pode ser lido como "saanaito", o que pode ser uma tentativa de dizer "Sir Knight" ou "saa, naito!" (Venha, cavaleiro!).

Revisão: Alan Murilo
Capa: Bruno Feltran

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google