Desenvolvedor comenta sobre dificuldade de 7th Saga (SNES)

Produtor diz que não foram feitas mudanças para propositalmente deixar o jogo mais difícil, apenas diferenças proporcionadas pelo feedback da época.

Considerado um dos jogos mais difíceis do Super Nintendo, o desafio proporcionado por 7th Saga (SNES) é ainda mais curioso porque foi um dos raros casos (ao contrário, por exemplo, de Fire Emblem) que a versão ocidental ficou muito mais difícil do que a original japonesa, lançada como Elnard alguns meses antes. Os stats dos inimigos e chefes ficaram muito maiores, assim como os dos jogador muito menores.


A localização ficou a cargo da, então, Enix America  - publicado pela Enix também no Japão, mas desenvolvido pela third japonesa Produce - que tinha como principal produtor o desenvolvedor Robert Jerauld, que desconversou sobre o assunto:
Acredito que isso não era o que você queria ouvir, mas não, nós não aumentamos o nível de dificuldade em relação a versão japonesa. É possível que, de fato, tenham ocorrido mudanças da versão do Japão em relação a dos EUA, mas isso não foi feito deliberadamente para deixar o jogo mais difícil. É provável que, na época, concluímos, a partir de feedback recebido do Japão, a dificuldade da versão japonesa não era desafiadora o suficiente, então ajustes foram feitos. Nós mudamos alguns dos puzzles, em relação a ordem do que fazer para resolver cada um, mas o desafio permaneceu o mesmo.
É preciso ter em mente o seguinte: naquela época, tivemos vários grupos diferentes jogando o Super Nintendo. Dependendo da sua idade, um jogo poderia ser desafiador ou não. Se eu pensar em alguns dos puzzles do jogo, e imaginar em um garoto de 8 anos tentando solucionar alguns problemas e charadas, realmente, aí parecia impossível. Nós só bagunçamos as coisas para confundir os jogadores e tornar o jogo impossível? Não, nem perto disso. Se você quiser falar sobre dificuldade, vá jogar Ninja Gaiden 2... aquele era o limite da dificuldade da época, ele foi o maior responsável por televisores, controles e consoles quebrados naqueles tempos! 
Ele disse que não, depois que sim, depois que só os puzzles, depois jogou as atenções para Ninja Gaiden II: The Dark Sword of Chaos (NES)... quem por aí sofreu com a dificuldade de 7th Saga?

Fonte: Gaming.moe

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google