[Rumor] NX será uma plataforma unificando diferentes máquinas

Nintendo estaria planejando ao menos um portátil e um console da "plataforma NX", e supostos detalhes sobre eles são "revelados".

Mês novo, novos rumores sobre o NX. Obviamente não dá pra levar muito a sério informações de uma fonte tão duvidosa, mas enquanto a Nintendo não revela nada de concreto sobre a plataforma, o que nos resta é nos contentar com cada vez mais rumores e especulações.


Primeiramente, a fonte deste novo rumor afirma que essas informações são de março, com algumas novidades de junho ou julho. Além disso, essa ela afirma ter acesso a várias patentes (algumas dessas seriam as que vieram a público recentemente sobre um console sem leitor de discos e sobre um novo sistema de achievements) e uma lista de jogos "potencialmente em desenvolvimento" (ou seja, que iniciaram o processo de desenvolvimento mas não há como saber a quantas anda).

Tendo dito isso, a tal fonte afirma o que muitos já imaginam mas que a Nintendo se nega em confirmar: O NX não será um console, mas uma plataforma, nos moldes do Android, iOS ou Windows 10, que permite desenvolver softwares para diferentes máquinas com facilidade, e a Nintendo estaria planejando para ela ao menos um console de mesa e um portátil, além de um grande catálogo de títulos multiplataforma dentro da "família NX", com direito a cross buy, cross save e multiplayer cross play. Apesar disso, haverão títulos exclusivos para uma máquina ou outra.
Falando sobre a geração atual, a fonte diz que a Nintendo não pretende descartar o Wii U tão cedo graças ao bom resultado de jogos com Splatoon, e que ele deve se manter no foco da companhia em 2016. Porém, a história é diferente com o 3DS, que completa 5 anos em fevereiro. Alguns jogos ainda estão planejados para ele, mas projetos maiores teriam sido movidos pro "NX portátil".

Falando no NX portátil, este deve ser mostrado até junho do ano que vem, e ser lançado entre as festividades de fim de ano e junho de 2017. É dito que é mais potente que um PSVita, mas não deve ser nada de outro mundo para a próxima geração. Questões de custo estão sendo levantadas para decidir entre uma tela de 540p e uma de 720p. O portátil deverá ter uma quantidade razoável de memória interna, que pode ser expandida com cartões de memória.

Quanto ao console, ele chegaria de 6 a 12 meses depois do portátil. Essa proximidade seria para criar o quanto antes a "plataforma NX", que a Nintendo tanto almeja para otimizar seus gastos com desenvolvimento de software. O sucessor do Wii U supostamente não virá com um drive de disco, que pode ser adquirido a parte. A potência seria parecida com a do PS4, e será possível que o console rode com gráficos superiores os jogos lançados também no portátil. Também será possível enviar jogos do console pro portátil usando a mesma tecnologia do GamePad, ou através da internet.

O console deve ser retro compatível com jogos do Wii U direto da homescreen (e não através de um "Wii U Mode") e há planos de suportar tanto o GamePad quanto WiiMotes. Alguma forma de compartilhar jogos digitais com os amigos está sendo considerada, mas não há muitos detalhes sobre isso.

Os preços de lançamento para esse novo portátil e console não devem ser muito altos, e a Nintendo estaria considerando fazer um bundle com os dois aparelhos.

Um cuidado especial estaria sendo dado ao sistema operacional que permite que tudo isso aconteça, com veteranos que trabalharam na Google com o Android e na Nintendo com o OS do GameCube e com o browser do Wii U ajudando no projeto. Esse novo OS teria um núcleo compartilhado entre todas as máquinas, mas cada uma teria uma série de otimizações pra deixar o sistema o mais fluido possível. Atualizações devem ser simultâneas em todas as versões do NX.

A Nintendo Network deverá ser totalmente reformulada e o Miiverse bastante expandido, supostamente passando a permitir upload de vídeos e tendo mais integração ao sistema. Políticas sobre chat por voz deverão ser revisadas, apesar de se manterem restritivas para usuários mais novos. Ainda não será possível mudar a NNID de uma máquina com facilidade, mas elas agora irão compartilhar muito mais informações entre os sistemas logados com a mesma conta, como lista de amigos e de conteúdo pago adquirido, além de oferecer vários benefícios no sucessor do Club Nintendo.

Finalmente, falando um pouco sobre os possíveis jogos do NX, a Nintendo teria falado com empresas como Capcom, Square Enix, Ubisof e EA Games durante a última E3 e entregado dev kits a elas. Franquias como Dragon Quest, Final Fantasy, Sonic, F-Zero e Metroid já teriam jogos planejados para a nova plataforma, apesar de não se saber muito sobre eles.

O "Zelda U" por hora se mantém exclusivo de Wii U, mas uma versão de NX não está fora de cogitação. Já o atual projeto da Retro foi totalmente movido para o NX, e pode demorar ainda de 10 a 18 meses pra ser revelado.

Todas essas informações estariam sendo planejadas para serem reveladas em um Nintendo Direct, que teria um anfitrião diferente pra cada região se um novo CEO não for apontado até outubro. Na apresentação seriam mostrados um novo Mario 3D, um novo trailer do Zelda de Wii U e detalhes sobre o novo Club Nintendo, que deverá ser totalmente integrado ao NX.

Um último detalhe interessante é que a Nintendo estaria tentando melhorar o acesso ao Miiverse e ao sucessor do Club Nintendo por smart devices, além de permitir acessar a eShop através deles, e para isso estaria inclusive negociando com operadoras de telefonia para oferecer o melhor serviço possível.


Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google