#Pokémon20th: Os líderes de ginásio de Kanto

Relembre alguns dos grandes treinadores da região de Kanto — os que puderam ostentar o título de Gym Leader.

A região mais conhecida (e talvez a mais querida) dos jogadores do universo de Pokémon é Kanto. Não é para menos: retratada em quatro gerações diferentes, Kanto foi cenário de grandes batalhas e o berço de um dos mais marcantes personagens de toda a franquia — Red.




Para desafiar a Elite Four da região, os jogadores teriam que passar primeiro por oito incríveis treinadores, cada um com suas especialidades e reconhecidos como grandes personalidades em suas respectivas moradas: os líderes de ginásio. Vamos relembrar aqueles que já foram desafiados por muitos de nós para batalhas que hoje lembramos com nostalgia: os Gym Leaders de Kanto!

Brock (The Rock-Solid Pokémon Trainer)

Se você descobriu a franquia dos monstrinhos de bolso em Pokémon Red, Blue, Yellow, FireRed ou LeafGreen, Pewter City foi o palco do primeiro desafio no longo caminho para a Indigo League. Especializado em Pokémon do tipo Pedra, Brock utilizava Geodude e Onix. Para poupar trabalho, recomendava-se começar a jornada com Bulbasaur ou Squirtle, que tornavam a batalha bastante simples: um simples Vine Whip ou Water Gun gerava facilmente 1HKO e a almejada Boulder Badge em instantes.

Mesmo se tratando de um combate sem muitas complicações, certamente ficou na memória dos jogadores. Afinal, foi a primeira batalha contra um líder de ginásio de jogos de duas gerações e a primeira chave para enfrentar a Elite Four da região de Kanto — o passaporte para o título de Pokémon Champion.

Em sua cidade, Brock é um dos poucos que levam a sério as batalhas Pokémon. Sua postura é bastante respeitada pelos habitantes da região e inspira jovens treinadores a quererem se tornar líderes de ginásio. Em Pokémon Yellow, ele menciona o desejo de se tornar um Pokémon Breeder (Criador Pokémon, em português) — uma clara referência à sua contraparte no anime.

Misty (The Tomboyish Mermaid)

Cerulean City é o lar de Misty, a líder de ginásio local, uma garota que utiliza Pokémon do tipo Água, tendo Starmie como a estrela (literalmente) de seus times. Sua estratégia se caracteriza por ser uma investida com força total no uso de seus Pokémon. Quem a derrota no Cerulean Gym recebe como recompensa a Cascade Badge.

Em Pokémon Gold, Silver, Crystal, HeartGold e SoulSilver, Misty está em um encontro na Rota 25, numa área conhecida como Cerulean Cape, até ser interrompida pelo jogador. Após dar-lhe uma bronca, a jovem avista oito Badges que o protagonista carrega devido à sua jornada na região de Johto e decide concedê-lo uma batalha de ginásio. Assim como o jogador, Misty diz que seu sonho é botar o pé na estrada.

Lt. Surge (The Lightning American)  

Lt. Surge, que fora um soldado americano, é o líder de ginásio de Vermillion City. Durante alguma guerra que ele participou, foi salvo por algum Pokémon do tipo Elétrico, cuja energia ele usava quando era piloto de aviões para dar força às suas máquinas. Por causa disso, é especialista desse tipo de Pokémon e entrega a Thunder Badge a quem for cor
ajoso o suficiente para enfrentá-lo e conseguir superá-lo em uma batalha.

Por causa de sua natureza militar, o tenente é bastante cauteloso — talvez até um pouco demais, visto que montou armadilhas no próprio Vermillion Gym. Um dos membros do ginásio foi seu subordinado enquanto militar, e conta que Lt. Surge era bastante rígido enquanto comandante. Em HeartGold e SoulSilver, ele menciona que Pikachu é o seu Pokémon favorito, o que pode ser verificado por Raichu ser um monstrinho que está presente em todos os seus times.

Erika (The Nature-Loving Princess)

Celadon City é a cidade mais populosa de toda a região de Kanto. Seu ginásio é apresentado como um belo jardim, cujas treinadoras são todas garotas. A líder Erika utiliza Pokémon do tipo Grama e dá a Rainbow Badge aos treinadores que a derrotam.

Calma e serena, Erika também trabalha com arranjos de flores. Ela diz que só captura Pokémon que acredita ser atrativos — o que prova que ela tem um gosto bastante peculiar por adotar monstrinhos como Tangela e Victreebel. Erika parece estar frequentemente sonolenta (provavelmente devido à influência do movimento Sleep Powder de seus Pokémon), mas nada como uma batalha no Celadon Gym para deixá-la alerta.

Koga/Janine (The Poisonous Ninja Master)

Koga lidera o ginásio de Fuchsia City nas gerações I e III. Como usuário do tipo Venenoso, ele tenta batalhar de forma bastante estratégica, deixando seus oponentes confusos, adormecidos ou envenenados. Ele aprecia bastante o desespero que seus Pokémon podem causar nos oponentes — afinal, quem gosta de ver seus monstrinhos com algum desses status?

Koga estudou diversas aplicações de antídotos e remédios em geral. Contudo, suas habilidades ninja não ficam atrás de sua especialidade médica. Ele treina a própria filha na arte do uso de Pokémon do seu tipo favorito, o que a leva a assumir o Fuchsia Gym quando Koga é promovido à Elite Four.

Janine prossegue os trabalhos de seu pai nesse ginásio nos jogos das gerações II e IV. Ela menciona que está passando por um treinamento com seu pai desde que era criança e que esse sempre foi seu sonho. Após derrotá-la nos jogos em que ocupa o cargo de líder de ginásio, Janine diz que pretende treinar para se tornar uma treinadora ainda melhor que Koga e o próprio protagonista. Ambos entregam a Soul Badge em seus respectivos jogos.

Sabrina (The Mistress of Psychic-type Pokémon)

A cidade de Saffron já tivera dois ginásios Pokémon, mas a Indigo League precisava de apenas um para representar oficialmente a cidade na competição. Após decidirem a questão através de um combate, o Saffron Gym ficou sob a tutela de Sabrina, especialista do tipo Psíquico. Como o outro estabelecimento era formado por treinadores com Pokémon do tipo Lutador, foi uma luta fácil para o lado de Sabrina. Entretanto, o Fighting Dojo persistiu como um lugar onde se pode desafiar seus membros, embora não haja Badges como recompensa.


Sabrina, apesar de não ser fã de batalhas, tem habilidades psíquicas desde que era criança, quando conseguiu entortar uma colher com a força do pensamento. Segundo a mesma, ela consegue ter visões do futuro, tendo previsto a chegada de seus desafiantes — embora admita que haja limites nessa habilidade, tendo em vista que ela perde algumas lutas e entrega a Marsh Badge. Comenta-se que ela pode se comunicar com os próprios Pokémon utilizando a força do pensamento e que essa telepatia é o que a torna tão poderosa.

Blaine (The Hotheaded Quiz Master)

O sétimo ginásio da Indigo League costumava estar situado na Cinnabar Island, uma grande ilha ao sul de Pallet Town nas gerações I e III. Entretanto, por causa de uma erupção vulcânica que houve algum tempo entre os jogos que contam a história de Red/Leaf e a de Ethan/Lyra/Kris, a ilha acabou sendo destruída. Após a tragédia, um Pokémon Center foi reconstruído, mas o Cinnabar Gym teve que ser realocado para o centro da Rota 20, onde estão localizadas as Seafoam Islands.

Seja em Cinnabar ou Seafoam, Blaine lidera o ginásio que concede a Volcano Badge aos vencedores. Com seus Pokémon do tipo Fogo, ele tentava incinerar seus oponentes. Blaine planeja um dia reconstruir seu ginásio em Cinnabar.

Blaine habitou as Cinnabar Islands por um longo tempo. Conta-se que ele já se perdeu enquanto explorava montanhas e foi guiado por um pássaro de fogo (provavelmente o lendário Moltres) de volta à segurança, o que poderia tê-lo motivado a treinar Pokémon do tipo Fogo. Em seu ginásio, era necessário responder a um quiz sobre Pokémon antes de entrar e desafiá-lo.

Giovanni

Um dos maiores plot twists dos jogos da primeira e terceira gerações foi o líder de ginásio de Viridian City. Embora tenha sido a primeira cidade que o protagonista visitou após sair de Pallet Town, o ginásio local estava fechado por causa da ausência do líder. O jogador, então, teria que enfrentar os outros sete ginásios supracitados para que ele retornasse a seu posto. O que menos se esperava era que o líder do Viridian Gym era ninguém menos que Giovanni.

Após a Team Rocket ter sido derrotada pelo protagonista na Silph Co., um grande prédio de Saffron City, o líder da organização — o cruel Giovanni — foge para um de seus esconderijos. Exatamente em que lugar ele havia se refugiado só foi descoberto quando o jogador chegou ao ginásio e o encontrou lá, atrapalhando seu plano de reorganizar a Team Rocket. Após derrotá-lo, ele entrega a Earth Badge, a última necessária para entrar na Indigo League. Giovanni então se rende e decide que não pode mais encarar os membros de sua instituição, que seria dissolvida “para sempre”.

Blue

Blue fora o principal rival de Red enquanto ambos lutavam pelo título de melhor treinador de todos — Pokémon Champion — em Pokémon Red, Blue, Yellow, FireRed e LeafGreen. Neto do Prof. Oak, o garoto conseguiu enfim derrotar a Elite Four da região, mas não ficou com o desejado título por muito tempo, pois o jogador o derrota pouco depois de ele conseguir seu objetivo. Depois de ter seu sonho congelado, Blue retorna a Pallet Town e, ao descobrir que Viridian City está sem um líder de ginásio, assume a posição de Giovanni.

Ao contrário do líder da Team Rocket, que utilizava Pokémon do tipo Ground, Blue não se especializou em nenhum tipo específico de monstrinho, o que tornava seu time um dos maiores desafios em Gold, Silver, Crystal, HeartGold e SoulSilver.

Segundo o seu próprio avô, foi a postura pretensiosa de Blue que não permitiu que ele superasse seu rival. Sua falta de afeição com os próprios Pokémon o tornava muito diferente de Red, que realmente se importava com eles a ponto de desafiar Giovanni por causa das más intenções da Team Rocket.

Kanto foi onde ocorreram importantíssimos eventos e a região que marcou o nascimento de uma das franquias mais queridas dos videogames. Seja em R/B/Y, G/S/C, FR/LG ou HG/SS, Kanto foi o palco de batalhas de ginásio memoráveis e que nos deram vontade de conhecer cada vez mais o incrível universo de Pokémon.

Revisão: Gabriel Verbena
Capa: Felipe Fabricio

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google