Pokémon Red, Blue ou Yellow (GB) no Virtual Console do 3DS: qual escolher?

Conheça as diferenças entre as três versões lançadas ontem na eShop e decida qual delas pegar!


A Nintendo resolveu lançar os primeiros jogos da franquia Pokémon no Virtual Console da família 3DS. Você ainda tem dúvidas quanto à versão que pretende adquirir? Então confira as diferenças entre Pokémon Red, Blue e Yellow e decida já em qual deles você vai (re)começar a jornada de pegar todos os monstrinhos!
Note que as informações do texto a seguir não levam em conta glitches (que parecem estar 100% funcionais) ou outras formas de driblar as limitações dos jogos.

História e Pokémon iniciais

Todas as versões seguem, até certo ponto, o mesmo roteiro: você é Red, um garoto que irá finalmente iniciar sua aventura como treinador Pokémon. Sua missão é capturar todos os monstrinhos para completar as páginas da Pokédex, a enciclopédia digital, e enfrentar os líderes de ginásio de Kanto para se tornar o melhor treinador da região. Seu rival, Blue é quem vai estar sempre um passo à sua frente nessa jornada.

Red e Blue


Treinadores iniciantes na região de Kanto podem escolher entre Bulbasaur, Charmander e Squirtle. Dependendo da sua escolha, Blue escolherá o Pokémon que tem a vantagem sobre o seu. Os times de seu rival, dali em diante, terão pequenas alterações baseadas naquela primeira escolha, geralmente para formar um time equilibrado em tipos diferentes.

Yellow


Professor Oak bem que queria que você começasse com Eevee, mas, em Yellow, Blue é ainda mais impaciente e pega o Pokémon. Por causa disso, o monstrinho com o qual você começa sua jornada é um recém-capturado Pikachu, o mascote da versão. O time do seu rival continua o mesmo até a quinta batalha, quando seu Eevee se mostrará evoluído dependendo dos seguintes fatores:
  • Vaporeon: você perdeu a primeira batalha no laboratório do Professor Oak e perdeu ou ignorou a batalha na Route 22 (à direita de Viridian City);
  • Flareon: você ganhou apenas uma dessas batalhas;
  • Jolteon: você venceu ambas as batalhas.
Como um easter egg do anime, Jessie e James, da Equipe Rocket, aparecem em algumas ocasiões ao longo do jogo. Em batalha, eles utilizam Ekans, Koffing (que evoluem em Arbok e Weezing) e Meowth.
Surrender now, or prepare to fight! (Renda-se agora, ou prepare-se para lutar!).

Pokémon exclusivos ou que não podem ser obtidos

Red e Blue

As famílias evolutivas exclusivas a Pokémon Red (logo, não podem ser obtidas em Blue sem haver troca) são: Ekans → Arbok, Oddish → Gloom → Vileplume, Mankey → Primeape, Growlithe → Arcanine, Scyther e Electabuzz.

As famílias evolutivas exclusivas a Pokémon Blue (logo, não podem ser obtidas em Red sem haver troca) são: Sandshrew → Sandslash, Vulpix → Ninetales, Meowth → Persian, Bellsprout → Weepinbell → Victreebell, Magmar e Pinsir.

Devido à escolha do Pokémon inicial, apenas uma das seguintes famílias pode ser obtida sem haver troca: Bulbasaur → Ivysaur → VenusaurCharmander → Charmeleon → Charizard ou Squirtle → Wartortle → Blastoise.

Yellow

Por ser uma versão posterior às supracitadas, Pokémon Yellow não conta com monstrinhos exclusivos. Os que precisam ser trocados de uma outra versão para serem efetivamente adicionados à Pokédex são: Weedle → Kakuna → Beedrill, Ekans → Arbok, Raichu, Meowth → Persian, Koffing → Weezing, Jynx, Electabuzz e Magmar.

Raichu é um caso especial: o Pikachu que é dado por Professor Oak é o único que pode ser obtido em Pokémon Yellow, enquanto vários da espécie desse monstrinho podem ser encontrados na Viridian Forest dos donos das versões Red e Blue. Como o Pikachu de Ash Ketchum, esse se recusa a evoluir quando em contato com a Thunder Stone; daí, a única maneira de conseguir um Raichu em Pokémon Yellow é obter um outro Pikachu através de troca de qualquer uma das três versões. Entretanto, note que o único Pokémon que realmente segue o protagonista fora da Poké Ball é o recebido no começo do jogo.
Por favor, humano: não.
Em mais uma estratégia para deixar o jogo semelhante ao anime, os Pokémon iniciais de Kanto podem ser recebidos ao longo do jogo, fazendo com que seja possível obter as três linhas evolutivas dos iniciais em Pokémon Yellow. Cada um deles pode ser obtido no nível 10 nas seguinte localizações:
  • Há uma casa ao lado do Pokémon Center de Cerulean City. Uma garota dará um Bulbasaur caso a amizade com Pikachu esteja alta;
  • Um garoto da Route 24, ao norte da Nugget Bridge, entrega um Charmander;
  • Após derrotar Lt. Surge, uma Officer Jenny em Vermillion City cede um Squirtle.

Nas três versões

Ainda não existia breeding na primeira geração e cada jogo oferece alguns Pokémon que devem ser escolhidos em detrimento de outros. Em cada uma das versões, apenas um desses pode ser obtido sem haver troca:
  • Durante a exploração do Mt. Moon, você deve escolher entre dois fósseis Pokémon, que podem ser revividos no Pokémon Lab de Cinnabar Island: Dome Fossil (Kabuto → Kabutops) ou Helix Fossil (Omanyte → Omastar);
  • No topo do Celadon Condominiums, você pode pegar um Eevee no nível 25. A partir daí, você escolhe em qual Pokémon ele evoluirá dependendo da pedra evolucionária que utilizar (Fire Stone: Flareon, Thunder Stone: Jolteon ou Water Stone: Vaporeon);
  • No Fighting Dojo de Saffron City, após derrotar todos os treinadores, você pode escolher entre Hitmonlee e Hitmonchan, ambos no nível 30.
Os seguintes Pokémon só podem ser obtidos através de troca pois evoluem no processo: Alakazam, MachampGolem e Gengar. Vale notar que há uma troca dentro da versão Yellow que permite obter um Machamp na Route 5 (contanto que o jogador tenha um Cubone para oferecer).

Mew, a entrada número 151 da Pokédex, é o único Pokémon que não pode ser obtido sem a utilização de glitches nos jogos, visto que era um monstrinho de evento na época dos consoles originais.

Adaptações e demais diferenças

Yellow

Enquanto os gráficos de Red e Blue são em preto e branco, os de Yellow são coloridos, tendo em vista que o jogo foi originalmente lançado numa compatibilidade melhorada com o Game Boy Color. Os tons utilizados variam de acordo com a localização e os sprites dos Pokémon. Vários monstrinhos foram redesenhados para parecerem mais com o que era visto no anime, e até mesmo Brock e Misty receberam novos sprites com roupas semelhantes às do desenho.
Yellow traz bastantes diferenciais para quem gostava da primeira geração do anime.
A voz do Pikachu recebido pelo Professor Oak é baseada às que conhecemos do anime, com variações de acordo com a situação, mas não muito clara por causa das limitações do Game Boy. Algumas coisas menores, como a presença de Pidgeotto em níveis inferiores ao da sua evolução na Viridian Forest, remetem às experiências vividas por Ash Ketchum e seus parceiros.

O minigame de surfe com o Pikachu, antes exclusivo para quem tivesse um monstrinho com o movimento Surf (que era obtido através do Pokémon Stadium), está disponível para todos os que pegarem a versão Yellow. Ele pode ser acessado em uma casa da Route 19 — basta ter seu inicial no time para poder aproveitar o minigame Pikachu's Beach.


Ter Pikachu fora da Poké Ball é mais uma característica de Yellow. Foi com ele que nasceu o conceito de friendship, embora ainda bastante básico em relação ao que conhecemos hoje em dia.
  • Aumentar seu nível, utilizar itens de cura nele, ensiná-lo movimentos ou utilizá-lo em batalhas contra líderes de ginásio aumenta a amizade;
  • Depositá-lo no Storage System ou deixá-lo desmaiar diminui a amizade;
  • Trocá-lo com outro jogador faz com que a amizade seja zerada.

Todas as versões

Ao contrário dos demais jogos para Virtual Console, os jogos de Pokémon não contam com pontos de restauração — que, cá pra nós, iriam reduzir bastante o nível de dificuldade. Para substituir o antigo Link Cable, os jogos são agora compatíveis com a comunicação wireless dos consoles da família 3DS. Através dessa conexão, é possível batalhar com outros jogadores e trocar monstrinhos localmente, contanto que as versões sejam no mesmo idioma. Para isso, basta acessar o Pokémon Center e falar com a funcionária no balcão à direita. Dê uma olhada no funcionamento desse recurso.
A ajuda dos amigos é fundamental para pegar todos!
Será possível, futuramente, enviar os Pokémon dessas versões para as recém-anunciadas versões Moon e Sun através do Pokémon Bank. Ainda não se sabe muito sobre esse recurso, mas já podemos adiantar vários monstrinhos começando nossas jornadas em Pokémon Red, Blue e Yellow.
Cada jogo custa atualmente $9.99 na eShop americana e R$16,99 na eShop brasileira. Escolha bem, porque mesmo sendo apenas 151 ainda temos que pegar! Restou alguma dúvida? Deixe nos comentários! Esse texto poderá atualizado mediante acesso a novas informações.

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google