Pokémon Sun/Moon (3DS): O que foi exibido dentro e fora da E3 2016

Novos monstrinhos, gameplay e até um modo multiplayer inédito de Pokémon Sun/Moon foram exibidos durante o primeiro dia de Nintendo Treehouse: Live.

Hoje foi um belo dia para os fãs de Zelda, mas os treinadores Pokémon não ficaram na mão. Isso porque, além do incrível Breath of the Wild (Wii U/NX), Sun e Moon (3DS) tiveram quase uma hora de destaque no Treehouse: Live. Confira a seguir o que foi exibido a respeito desses dois jogos durante o evento que marcou o início da participação da Nintendo na E3.


Um vídeo com várias das imagens que já vimos foi exibido, seguido de algumas perguntas a respeito do desenvolvimento feitas a Junichi Masuda e Shigeru Ohmori, responsáveis, respectivamente, pela produção e direção dos jogos. Eles reforçaram que Solgaleo e Lunala terão um papel central na história de Pokémon Sun e Moon, mais importante do que quaisquer outros lendários que estrelaram os demais jogos da franquia. As formas alternativas de Zygarde (10% e Complete) também estarão presentes, encaixadas de alguma forma especial na trama.

Os iniciais estão sendo bastante estudados durante o desenvolvimento de Sun/Moon, especialmente sua movimentação, para que os jogadores se cativem mais facilmente por eles. O design dos protagonistas foi feito tomando por base o clima tropical, e por isso eles vestem roupas leves; além disso, os personagens e ambientes realmente estão sendo feitos em proporções mais condizentes com a realidade. Quando foi mencionado o misterioso bracelete que os personagens usam em seus pulsos, os membros da Game Freak rapidamente mudaram de assunto. Felizmente, foi aí que começou a exibição de gameplay (ainda não de uma versão final, obviamente, mas que nos dá uma ótima percepção dos jogos).

O protagonista (do sexo masculino) é visto em casa, em um ponto da história em que já recebeu seu Pokémon inicial e está a caminho de um festival, que ocorrerá numa cidade próxima. No caminho, o membro do Treehouse: Live que está fazendo a demonstração encontra alguns Pokémon selvagens na Route 1 de Alola, a começar por Ledyba. Temos uma boa vista da nova tela inferior, que sofreu uma boa reformulação. É possível perceber que a câmera está ainda mais dinâmica e a experiência se torna ainda mais imersiva pela presença do personagem por trás de seu parceiro.


Na seleção de movimentos, agora será possível saber o nível de eficácia dos movimento em relação à tipagem; isso apenas a partir do segundo encontro com um Pokémon em específico. As informações a respeito dos movimentos podem ser acessadas facilmente por um botão ao lado de cada um, tornando a experiência ainda mais amigável a novos jogadores.

A tela inferior também conta com informações a respeito do Pokémon adversário e do seu próprio parceiro, indicando aumentos e reduções de stats — algo bastante útil para que não precisemos decorar essas alterações. Ao capturar um Pokémon e registrá-lo na Pokédex, a tela de cima mostra se há outros monstrinhos dessa mesma família (evoluções, pré-evoluções) a serem obtidos.

Em Sun/Moon, quando o personagem se aproxima de um treinador preparado para batalha, a tela é parcialmente fechada por duas sombras, na intenção de ampliar a tensão e avisar que há encrenca à vista. Com a demonstração, foi possível ver que os adversários de classes comuns (como Youngster e Lass) também aparecem por trás de seus parceiros e exibem emoções em alguns momentos da luta, quando estão planejando seus movimentos, comandando seus Pokémon ou quando são derrotados, por exemplo.


Na fala de Hala (o senhor que dá o seu inicial), descobre-se que cada uma das quatro ilhas que compõem Alola tem um Pokémon guardião. Para agradecer a esses monstrinhos especiais, um festival está sendo realizado e o evento principal é uma batalha entre os treinadores que acabaram de iniciar suas jornadas: o protagonista e seu amigo, Hau. Para dar início ao confronto, Hala apresenta o jogador como alguém que teve um encontro com Tapu Koko, guardião da ilha Melemele, e seu amigo Hau como neto do kahuna, termo que significa algo como sacerdote. O que isso quer dizer? Provavelmente só saberemos isso no lançamento do jogo. Na batalha, Hau utiliza o Pokémon inicial que é fraco contra o do protagonista e também um Pichu.

Com isso, a demonstração foi encerrada e um novo tópico surgiu: o Battle Royal, novo modo multiplayer de Sun/Moon. Em suma, cada treinador utiliza três Pokémon, um por vez, e participam quatro treinadores. Cada um ataca o adversário que preferir, criando sua própria estratégia para vencer o round. Para definir o resultado final nesse modo, analisa-se quantos Pokémon cada um derrotou e quantos restaram. O vídeo desse modo também mostrou que haverá personalização de roupas dos personagens, além dos tons de pele.

A parte dedicada a Pokémon no Treehouse: Live acabou com Masuda e Ohmori comentando sobre a recepção dos fãs a respeito de Pokémon Sun e Moon. Entretanto, enquanto isso, o site oficial dos jogos foi atualizado com novas informações e o canal de Pokémon trouxe um novo vídeo, estrelando novos monstrinhos que também apareceram durante a demonstração, Yungoos e Pikipek, e Grubbin, que não teve chance de surgir previamente. O vídeo também contém informações sobre Magearna e uma outra exibição do Battle Royal.
Yungoos é do tipo Normal e pode ter as habilidades Stakeout (causa dano em dobro quando utilizado em um Pokémon que acabou de entrar em combate) ou Strong Jaw. Pikipek, por sua vez, é dos tipos Normal e Voador, com habilidade Keen Eye ou Skill Link. Já Grubbin é Inseto e sua habilidade, Swarm. Magearna, com sua habilidade Soul-Heart, aumenta seu Sp. Attack em um estágio a cada vez que um Pokémon na área é derrotado.


O site oficial da franquia ainda trouxe mais uma novidade: Solgaleo e Lunala podem entrar em fases chamadas Radiant Sun e Full Moon, respectivamente, durante a batalha. Ainda não se sabe muito sobre isso, apenas que eles se tornam ainda mais poderosos quando se encontram nesses estados.

Pokémon Sun e Moon serão lançados para Nintendo 3DS no dia 18 de novembro de 2016 e estaremos acompanhando as novidades até lá.

Fontes: Nintendo, Pokémon

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google