Top 10

Haja estrelas e cogumelos! Super Mario e as fases mais difíceis da franquia

Relembre 10 níveis que exigiram o máximo de nosso querido encanador.


Quantas vezes não ouvimos ou lemos por aí que a Nintendo só lança produtos voltados para crianças? Seja pelos gráficos coloridos, tramas inocentes ou ausência de tiros e explosões, o fato é que a empresa carrega a fama de visar prioritariamente o público infantil. Entretanto, quem experimenta os títulos da Big N sabe que, em muitos deles, a curva de dificuldade é acentuada e que alguns níveis se revelam desafios capazes de torturar até os mais experientes jogadores. Afinal, quem nunca ficou vermelho de raiva e sentiu vontade de arremessar o controle contra a parede ao empacar em certas fases de Super Mario Bros.?


Nessa lista, vamos relembrar os momentos que fizeram o bigodudo suar frio e custaram vários cogumelos verdes. Então, separe muitas estrelas e uma dose extra de paciência para nos aventurarmos pelas etapas mais complicadas da busca pela princesa que está sempre em outro castelo.

10. 8-3 (Super Mario Bros.)

Quem experimentou o primeiro Super Mario Bros. provavelmente encontrou nessa fase a decepção em forma de videogame. Diferente da versão disponível em Super Mario All-Stars, o original lançado para NES em 1985 não contava com os preciosos continues; ou seja, se o contador de vidas zerasse era game over. O nível 8-3 é o penúltimo da aventura e está repleto de Hammer Bros., o inimigo mais chato do jogo. Além disso, a bandeira final só é alcançada após uma série de cinco saltos precisos sobre alguns blocos. Como se não bastasse, o único cogumelo disponível exige precisão para ser coletado. Com todos esses obstáculos, não são raras as vezes em que se chega até aqui somente para as maldosas marteladas fazerem Mario entrar pelo cano e voltar direito para o início de sua jornada.

09. 8-3 (Super Mario Bros.: The Lost Levels)

A segunda aventura do encanador, lançada no Japão, em 1986, foi considerada muito difícil pela Nintendo of America, de forma que o que conhecemos como Super Mario Bros. 2 é, na verdade, uma modificação de Doki Doki Panic. Mais tarde, em 1993, o Super Nintendo recebeu Super Mario All-Stars e, finalmente, os ocidentais puderam conferir a real continuação do clássico do NES, que recebeu o título de Super Mario Bros.: The Lost Levels. Realmente, considerar o título “muito difícil” chega a ser pouco pela quantidade de níveis que exigem reflexos apurados do jogador. Poderíamos colocar nesse Top 10 outras três ou quatros fases do game, mas, para não ficar repetitivo, escolhemos apenas uma delas: a 8-3. Misture saltos precisos, grande número de inimigos e um segredo que, se não for descoberto, pode colocar tudo a perder, e o resultado será o penúltimo nível de The Lost Levels.

08. Pachinko Machine (Super Mario Sunshine)

Colocar o bigodudo dentro de uma máquina de pinball rendeu o momento mais estressante de Super Mario Sunshine. Coletar as moedas vermelhas da Pachinko Machine exige precisão extrema, e qualquer erro de cálculo manda o encanador rumo ao precipício. Para tornar as coisas ainda mais interessantes, depois de conseguir todas as moedas, a Shine Sprite surge no local com acesso mais complicado possível.

07. Tick Tock Clock (Super Mario 64)

A primeira vez que terminei Super Mario 64, enfrentei muitos traumas em Tick Tock Clock. A principal origem dos problemas foi o fato de que eu nem imaginava que entrar na fase quando os ponteiros marcam 12 horas fazia os mecanismos do relógio pararem. É muito difícil coletar todas as estrelas e, principalmente, as cem moedas com tudo funcionando. As piores experiências eram quando eu já contava com noventa moedas recolhidas e um salto errado fez com que tudo fosse em vão...

06. 9-7 (New Super Mario Bros. Wii)

Um piso escorregadio somado a plantas carnívoras que cospem fogo é uma receita explosiva. Em New Super Mario Bros. Wii, essa combinação fez muitos arrancarem os cabelos na fase 9-7. A pior parte de tudo é que, se o encanador demorar muito, as bolas de fogo derretem os cubos de gelo e tornam a caminhada ainda mais complicada.

05. Kamek's Revenge (Super Mario World 2: Yoshi's Island)

Para quem busca os 100% de Super Mario World 2: Yoshi's Island, a fase extra Kamek's Revenge é um verdadeiro empecilho. Finalizar o nível até que não é tão complicado, mas concluir o desafio coletando todas as moedas vermelhas, flores e estrelas se revela um grande tormento.

04. 8-Airship (Super Mario Bros. 3)

O último mundo de Super Mario Bros. 3 representa tremendo salto de dificuldade em relação aos demais mapas do jogo. A fase 8-Airship é o exemplo mais claro dessa evolução, exigindo muita destreza dos jogadores. A tela se movendo junto do encanador é um desafio a mais, tornado ainda pior pelo excesso de Bullet Bills e plataformas cheias de lança-chamas.

03. Tubular (Super Mario World)

As fases mais difíceis de Super Mario World, sem dúvidas, estão no mundo especial. Uma delas se destaca por ser sinônimo de dor de cabeça: a temida Tubular. O nível consiste em saber calcular o tempo de efeito do power balloon e ir desviando dos inimigos que atiram bolas de futebol americano. O macete de usar o Yoshi azul para sair voando e escapar de todos os perigos não é opção nessa fase, já que não existem Koopas Troopas que podem ser engolidos e transformados em asas. Ou seja, para vencer Tubular é indispensável muita habilidade.

02. Champion's Road (Super Mario 3D World)

Depois de coletar todos os itens de Super Mario 3D World, o presente recebido é um mundo com duas fases, uma delas completamente diferente de tudo o que já foi enfrentado em Sprixie Kingdom. A Champion's Road já deixa bem claro em seu nome que não é desafio para qualquer um. Para deixar tudo ainda mais interessante, o caminho tem que ser superado usando os cinco personagens disponíveis no jogo, de forma que que todas as stamps sejam liberadas. Vencer esse nível é praticamente impossível sem o uso do power-up de Tanooki, mas sempre existem aqueles verdadeiros campeões que conseguem.

01. The Perfect Run (Super Mario Galaxy 2)

Nos capítulos mais recentes da franquia, a Nintendo vem mantendo a tradição de colocar fases complicadíssimas depois de finalizada a campanha principal. Em Super Mario Galaxy 2, o pesadelo atende pelo nome de The Perfect Run. Além de agrupar desafios que exigem do jogador tudo aquilo que foi aprendido na aventura espacial, ainda há o fato de que qualquer coisa que encosta no bigodudo é capaz de aniquilá-lo.

A experiência pessoal que tive com esse nível me causa arrepios até hoje. Depois de ficar uma noite e a madrugada inteira preso nessa fase, lá pelas três da madrugada finalmente consegui concluí-la, mas com um grande susto no final. A última parte de The Perfect Run consiste em derrotar três inimigos que atiram bumerangues. Depois que pulei na cabeça do último, joguei o controle longe para comemorar o feito. O que eu não esperava era o bumerangue voltando na direção do Mario, mesmo com o inimigo morto. Quando vi o objeto prestes a acertar o encanador, voei em direção ao Wii Remote e consegui salvar a vida do querido bigodudo por questão de centímetros. Até hoje, acordo no meio da noite com medo de levar um golpe do terrível bumerangue...

Menções honrosas

Nesse ranking evitamos colocar fases de um mesmo jogo, mas não podemos deixar de citar algumas outras que também dão muito trabalho, como é o caso de Wendy’s Castle (Super Mario World), Luigi's Purple Coins Chaos (Super Mario Galaxy 2) e Rainbow Ride (Super Mario 64).
Ressaltando que a lista foi elaborada levando em consideração a experiência pessoal deste redator que vos escreve. E você, caro leitor, também encontrou dificuldades para passar as fases destacadas nesse Top 10? Que outros níveis da franquia lhe causaram problemas?
Revisão: Bruno Alves

É jornalista e obcecado por games (não necessariamente nessa ordem). Seu vício começou com uma primeira dose de Super Mario World e, desde então, não consegue mais ficar muito tempo sem se aventurar em um bom jogo. Diretor de Redação do Nintendo Blast.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google