Perguntas dos Leitores

N-Blast Responde #281: Pokémon GO; Metroid: Other M; Yo-Kai Watch e mais!

Confiram toda a minha sabedoria com as melhores perguntas enviadas no meu site. Leia tudo ou... PEDRALITY! ¬¬'

"Esse meu jeito de viver, ninguém nunca foi igual. A minha vida é fazer o bem vencer o mal..."

Deixa eu tentar capturar esse Dragonite aqui e... ah não! Maldito plano de internet móvel ruim! ¬¬' Súditos pedrásticos de plantão e mestres Pokémon, estão caminhando bastante e aproveitando bastante Pokémon GO? Eu sei que vocês estão mais viciados nisso do que o Alfacinho em quebrar potes, mas deem um tempinho para ler o N-Blast Responde, com dúvidas e respostas sobre o NX, Global Link de Pokémon, Metroid Other M, Yo-Kai Watch e, claro, Pokémon GO! Leia tudo e depois volte a caçar os monstrinhos por aí!


Querida pedra, estou querendo comprar um 3DS, mas andei pesquisando e vi que tem alguns problemas com a eShop brasileira. Ela ainda funciona? Os jogos em eShop de outros países são mais baratos? Dá de acessar essa eShop Brasil pelo PC? Não tenho conseguido. Obrigado.
Hugo Okada, futuro dono de um 3DS
Sim, no 3DS a eShop brasileira continua funcionando sem problemas. É no Wii U que a loja brasileira nunca foi lançada. O único detalhe é que são apenas alguns cartões de crédito que funcionam pra comprar créditos, então é bom dar uma conferida se com o que você tem você conseguirá comprar. Quanto ao preço na loja brasileira, de modo geral, os preços são mais altos sim, comparado às lojas americana ou canadense. Há algumas raras exceções para jogos exclusivos da eShop, mas são poucos casos.

Já sobre acessar a eShop pelo computador, isso atualmente não é possível para nenhuma região. A Nintendo já disse que está preparando essa versão web da eShop para poder comprar jogos através de qualquer dispositivo, mas isso ainda não foi disponibilizado.
Olá Sábia Pedra. preciso muito da sua ajuda, apesar de não ser o jogo da sua série, sei que vai conseguir me ajudar.Vi que o Global link do pokemon XY e ORAS vai ser encerrado isso afeta como esses games? não vou poder mais jogar online? ainda vale a pena comprar esses jogos citados? Obrigado!! XD
Anônimo "Global Alfacinho" da Silva
Não, isso não afeta o jogo online com outras pessoas em X/Y e OR/AS. O Global Link é o site relacionado aos jogos da série, no qual você pode vincular o seu save e usar para ganhar alguns itens e Pokémon especiais, jogando minigames ou cumprindo certos objetivos. Esse site vai ser descontinuado para os jogos da 6ª geração, a fim de dar lugar ao novo Global Link de Sun/Moon, mas isso significará apenas que você não vai poder mais usar o site usando o save de X/Y e OR/AS. Os modos online do jogo, entretanto – como troca de Pokémon, batalhas online, etc. –, continuarão funcionando normalmente.

Pedra, por que não me responde? Tô mais nervoso que um híbrido de Hulk, Naruto antes de enfrentar o Pain e Kira A. Vale a pena comprar Metroid Other M?
Anônimo "Nervoso" da Silva
Ora, meu amigo nervoso, acalme-se. Tome um chá, respire fundo e pense em cachorrinhos fofos saltitando por campos floridos. Pronto? Ok, então prossigamos.

Acho que a pergunta real é: Metroid Other M é bom? E, para isso, a resposta é… sim, é razoavelmente bom. Não é nenhuma maravilha e está longe de estar entre os melhores da série, mas certamente é divertido. A estas alturas, você já deve saber bem sobre as principais críticas em relação ao jogo, que focam principalmente nos fatos dele mostrar uma personalidade da Samus que não se encaixava muito com a ideia que todos tínhamos da personagem e de que o jogo é bastante mais linear comparado a outros jogos da série. Essas coisas são verdades, sem dúvida, e é isso que acaba tornando o jogo “menos bom” que os outros, mas ele também está longe de ser um jogo ruim. Além disso, sempre vale lembrar que gostos e opiniões são extremamente pessoais e, sendo assim, pode ter absoluta certeza que há muitas pessoas por aí que amam esse jogo. Talvez muitos até o considerem um dos melhores da série, não duvidaria disso.

Agora, se vale a pena comprar, isso depende muito. Depende do preço com que você encontrou o jogo, depende de se você já jogou os da série Metroid Prime (se não jogou, esses sem dúvida valem mais a pena jogar primeiro), se você é fã da série, se você se incomoda por esses pontos negativos atribuídos a ele, etc.
Samus ensinando os jogadores como se deve usar fio dental xD
Pedra,eu tenho o Smash Bros para o 2DS e meu amigo tem um Wii U, mas ele não tem o jogo. Para nós jogarmos juntos, ele também precisa do jogo físico/digital no console dele?
Anônimo "Sem briga compartilhada" da Silva
Mesmo que o seu amigo tivesse o jogo no Wii U dele, vocês não poderiam jogar juntos, um jogando pelo Wii U e o outro pelo 2DS, já que não existe o cross play entre as duas versões. Ou seja, não é possível as duas versões se comunicarem para compartilhar batalhas entre elas (algo como é feito no Monster Hunter 3 Ultimate, por exemplo). Na versão de 3DS, só dá para jogar multiplayer com outros jogadores de 3DS, e o mesmo vale para o Wii U. O que é possível fazer é usar o 3DS/2DS como um controle adicional na versão de Wii U. Mas nesse caso, o portátil serve apenas como um controle, ele não mostra a ação na tela. E, para fazer isso, é necessário ter a versão de Wii U do jogo.

Pedra, o que é esse Yo-Kai Watch? Ouvi dizer que é o sucessor de Pokémon, e quantos jogos essa série tem? Qual a história dela? (Se puder pode dizer Spoiler!)
Yuri Muraiare (vendo espíritos)
Yo-Kai Watch é um jogo que tem algumas coisas em comum com Pokémon, mas de forma alguma é o sucessor, até porque foi criado por uma empresa totalmente separada da Pokémon Company (a desenvolvedora de Yo-Kai Watch é a Level 5, a mesma da série do Prof. Leitão).

A série já é imensamente popular no Japão, com o 3º jogo principal da série a caminho para o 3DS, além de spin-offs, anime, mangá, e até longa metragem. Já no Ocidente, ela é menos conhecida, mas está começando a se tornar popular também, com o primeiro jogo do 3DS já lançado e com o segundo previsto para o fim de setembro. No Brasil, o anime já está passando no canal pago Disney XD e o mangá começará a ser publicado agora em agosto.


A história basicamente é sobre o garoto Nate, que um dia encontra um estranho dispositivo chamado Yo-Kai Watch, que permite que ele veja espíritos chamados Yo-Kai, que possuem as mais diversas aparências e estão espalhados por todo o mundo. Há uma imensa variedade de Yo-Kai e muitos deles adoram causar problemas. Na verdade, são o motivo por trás de muitos problemas cotidianos, como acidentes de carros e até brigas de casais. Nate, então, sai à procura dos Yo-Kai, batalhando contra eles e tornando-os aliados para as lutas.

Essa é a grande semelhança com Pokémon e que faz muitas pessoas compararem as séries, o fato de você colecionar “monstrinhos” – neste caso, espíritos – e usá-los para batalhar. Mas, na verdade, os jogos das duas séries são bastante diferentes, principalmente em relação ao sistema de batalhas. Em Yo-Kai Watch, você também monta um time de 6 aliados, mas 3 deles sempre participam na batalha. A grande diferença, entretanto, é que eles executam as ações automaticamente, e o jogador apenas os “gerencia”, escolhendo quais Yo-Kai chamar em cada momento da batalha.  É um sistema que por um lado é interessante, mas por outro se torna um pouco entediante em certos momentos, já que muitas vezes você fica apenas assistindo as batalhas, sem ter que fazer nada.

O grande foco de Yo-Kai Watch, contudo, e que também o difere bastante de Pokémon, é que a principal atenção está na história por trás de cada Yo-Kai. Cada um tem características muito diferentes e causam as mais diversas situações no mundo. Então o jogador deve explorar o mundo, falar com as pessoas e realizar tarefas para descobrir informações sobre cada Yo-Kai e partir à procura deste, usando diferentes métodos. Se o sistema de batalhas não é uma grande atração do jogo, a história por trás de cada Yo-Kai e a exploração do mundo para encontrá-los certamente é.


Pedra, tô num intercâmbio de 1 ano na Irlanda e decidi não trazer o Wii U, por motivos de que não iria estudar, apenas jogar o dia inteiro. Mas q saudade tá me batendo dele! A pergunta é: posso ficar despreocupado com o console tendo ficado 1 ano sem ligar? Os e-jogos comprados são preservados?
Túlio Moreira e a intercambista da solidão
Imagino que seja difícil mesmo, mas foi uma decisão muito sábia! Afinal, essa é uma oportunidade única de aprendizado, então é melhor mesmo que você aproveite todo o tempo que puder com experiências novas, e deixe para jogar depois que voltar, já que isso é algo que você sempre irá poder fazer. Quanto à sua preocupação, pode ficar tranquilo, não há problema em deixar ele parado esse tempo. Os jogos digitais, após comprados, não possuem nenhum tipo de validade e ficarão lá pra sempre. Até mesmo quando a eShop do Wii U eventualmente for descontinuada, os jogos continuarão lá, desde que você mesmo não os remova. Apenas certifique-se de que o console esteja guardado direitinho, embalado para não pegar poeira, umidade, sol, e essas outras coisas que possam danificá-lo. No mais, fique tranquilo e aproveite o seu intercâmbio! =)


Pedra da sabedoria, estava aqui pensando, se o NX for um fracasso nas vendas e não tiver popularidade, o que será da Nintendo desta vez? E qual é o motivo que todos estão reclamando da nova atualização de Pokémon GO?
Anônimo "GO" da Silva
Bom, é impossível adivinhar o que a Nintendo fará caso o NX fracasse, mas de uma coisa é certa: eles não terão que desistir do mercado de games por falta de dinheiro. Há um tempo, foi revelado que a Nintendo tinha uma quantia de dinheiro armazenada enorme o suficiente para sobreviver por cerca de 50 anos sem fazer lucro nenhum. Imagine agora, então, com a fortuna que a Nintendo está ganhando graças ao enorme sucesso de Pokémon GO! Então quanto a isso pode ficar tranquilo, a Nintendo está longe de ir à falência, mesmo que o NX não tenha sucesso. Mas, ainda assim, não é impossível que, caso esse pior dos casos venha a acontecer, a Nintendo decida desistir de fabricar consoles, por exemplo, e focar apenas no desenvolvimento de games. Ou então ficar só no mercado de portáteis. Ou até mesmo focar nos jogos mobile. Enfim, é impossível saber, mas vamos torcer pra que o NX seja um grande sucesso e que continuemos tendo os divertidos e inovadores consoles da Nintendo por muito tempo.

Sobre  a atualização do Pokémon GO, o que deixou muita gente frustrada é que foi removida uma funcionalidade que era muito útil: a de saber a proximidade de um Pokémon, de acordo com a quantidade de passos mostradas no ícone inferior da tela. Antes da atualização, uma indicação de 3 passos significava que um Pokémon estava mais ou menos perto e essa indicação ia diminuindo até 1 passo, quando o Pokémon já estava bem perto. Isso ajudava muito a saber para que direção andar, na busca por monstrinhos, mas o problema é que essa funcionalidade não estava funcionando direito ultimamente, provavelmente devido ao número gigantesco de jogadores. Só que, ao invés de consertar o erro, a Niantic simplesmente removeu a funcionalidade na atualização mais recente e isso frustrou muita gente que estava acostumado a usar a indicação de proximidade. Já os brasileiros que começaram a jogar ontem, quando o jogo finalmente foi lançado no Brasil, nem vão dar muita falta disso, já que o jogo já foi lançado atualizado sem essa ferramenta. De qualquer forma, imagino que isso não seja uma remoção permanente e eles deve apenas querer deixar tudo funcionando direitinho antes de voltar a disponibilizar.

Envie seus desenhos para a Pedra!

Lembrete: você tem a chance de ter o seu desenho publicado na revista digital Nintendo Blast! Use o formulário no MEU site para anexar um desenho seu, preenchendo todos os campos obrigatórios e quem sabe ele apareça na próxima edição — com comentários meus, claro! XD

Mas mande apenas ilustrações de autoridade totalmente sua! Nada de montagens e nem de roubar desenhos dos outros, ou é Pedrality na certa!


É isso aí, galera pedrástica, o N-Blast Responde por ora acabou. Você pode conferir outras respostas e mandar perguntas no site do N-Blast Responde para eu demonstrar toda a minha sabedoria. Elas serão respondidas, talvez até esclarecidas, e as melhores aparecerão aqui na semana que vem!


Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google