Perguntas dos Leitores

N-Blast Responde #282: Pokémon GO; Yo-Kai Watch; Miiverse e mais!

Confiram toda a minha sabedoria com as melhores perguntas enviadas no meu site. Leia tudo ou... PEDRALITY! ¬¬'


Fala, galere pedrástica! Todos no clima de Olimpíadas? Quais esportes vocês mais estão gostando de assistir? E Pokémon GO, já estão enjoados de Zubats? XD Ah, não esqueça do presente do seu pai, pois domingo é o dia dele — até porque no shopping tem PokéStops e Pokémon para capturar, certo? XD Na coluna de hoje temos perguntas sobre, claro, Pokémon GO, Yo-Kai Watch, Miiverse e mais. Deem uma pausa na captura, leiam tudo e depois podem voltar a pegar esses monstrinhos.


Pedra, com os novos Pokémon Sun/Moon, será que o novo Yo-Kai Watch 2 Bony Spirits/Fleshy Souls valem a pena? Isso me consome ;-;
Yuri Muraiare, e a dúvida "PokéWatch" 
Pois é, como eu falei recentemente em outra resposta, muita gente costuma comparar Pokémon e Yo-Kai Watch, por ambos serem RPGs onde se captura criaturas para batalhar, mas na verdade a semelhança acaba por aí e eles não são tão parecidos assim.

Em Pokémon, o foco é se tornar, realmente, um Mestre Pokémon. Ou seja, obter os monstrinhos mais fortes, treiná-los ao máximo, criar estratégias de batalha, competir com outras pessoas, seja localmente ou online. Enfim, o verdadeiro foco dos jogos da série Pokémon está no treinamento, nas batalhas e nas competições.

Já em Yo-Kai Watch, as batalhas em si são bastante “simples”, já que os espíritos atacam sozinhos e o jogador na verdade controla quem ele quer colocar na luta a cada momento. Não quero dizer que não requer nenhuma estratégia, mas é bem menos complexo do que Pokémon. Nesta série, o foco está na história, nos eventos por trás de cada Yo-Kai e nas tarefas para encontrá-los e capturá-los.

De forma mais resumida: em Pokémon, o principal atrativo está no pós-jogo, em capturar todos e treiná-los para se tornar o melhor. Em Yo-Kai Watch, o atrativo está no jogo em si, na história de cada personagem.

Sendo assim, eu acho que não há uma concorrência tão grande entre ambas séries e você pode escolher mais facilmente entre um dos dois, baseado em seus gostos. Ou então, quem sabe, pegar os dois. xD

Pedra, tenho repensado coisas da minha vida e depois de me desfazer da coleção de DVDs, tô pensando em só comprar jogos digitais daqui pra frente. Como isso funciona na Nintendo? Uma vez comprado, o jogo pertence ao console? Se o hardware estragar, perco meu dinheiro? Ou resgato em outra unidade?
Anônimo "Digital" da Silva
Pois é, infelizmente essa política de jogos digitais ainda não está muito boa nos consoles da Nintendo, pois eles permanecem “presos” ao console físico e não somente à conta digital. De fato, isso significa que se o seu 3DS ou Wii U for roubado ou estragar sem ligar mais, você perde todos os seus jogos digitais, porque eles estão vinculados tanto à conta NNID que foi usada para comprar, quanto ao console/portátil onde foram baixados.

Os dois têm opção de fazer uma transferência de dados, para poder passar para outra unidade, mas isso só funciona com a proximidade do console antigo e novo, ambos ligados e funcionando. Então obviamente não funcionaria nos casos de roubo ou de algum dano irreparável. Na verdade, a Nintendo tem meios de fazer esse resgate, mesmo sem o console antigo – em algum caso de roubo – ou mesmo sem ele funcionando – em caso de dano. Mas isso é uma opção que não está disponível para os brasileiros, infelizmente.

Portanto, com os consoles atuais da Nintendo, e para os brasileiros, ainda há um certo risco de usar apenas mídia digital. Vamos torcer pra que eles melhorem isso no NX…

Olá Pedra Pedregulha Pedrosa, gostaria de tirar algumas duvidas sobre o Nintendo 3DS XL: tem problema carregar e jogar ao mesmo tempo? Tem problema deixar a fita do jogo no console, com ele desligado ou em outro aplicativo? Tem problema minimizar o jogo e abaixar a tela? Só Isso, desde já obrigado
Anônimo "Tem Problema" da Silva
1) Não tem problema nenhum carregar e jogar ao mesmo tempo. O único efeito que isso terá, é claro, é que o carregamento vai demorar um pouco mais.

2) Também não há problema em deixar o cartucho no console, seja se ele estiver desligado ou se o estiver usando para outra coisa.

3) Mais uma vez, problema nenhum. Imagino que com “minimizar” você quis dizer pressionar o botão Home para retornar ao menu, com o jogo ainda rodando? Em todo caso, não há problema em fazer isso e abaixar a tela, o jogo continuará aberto em segundo plano quando você o abrir novamente.

Pedra, desculpa esse tipo de pergunta, mas não estou acostumado a usar o Miiverse e gostaria de saber se funciona a partir do smartphone. Tem aplicativo? Qual endereço posso deixar nos favoritos? Gracias
Anônimo "Apenas" da Silva
Ora, não há nenhum problema com a sua pergunta e é uma dúvida que certamente muitos têm! Atualmente não há um aplicativo do Miiverse para smartphones ou tablets, mas ele pode sim ser acessado através desses dispositivos, acessando o site do Miiverse por meio de um navegador, como o Chrome, Safari, ou qualquer outro. O único detalhe é que, dessa forma, você só pode acessar o Miiverse usando uma conta NNID já existente. Já para criar uma nova conta, por enquanto só é possível através de um 3DS ou Wii U.
Muito bem, blupulla: Robotnik mais rápido que o Sonic no Mario vs Sonic. XD
Oi Pedra, como está? Queria te perguntar, vc lembra qual foi a primeira pergunta que vc respondeu? Ah e estou tão triste com Pokémon GO, moro em cidade pequena, não tem ginásio nem PokéSstop, raramente encontro algum Pokémon, sacanagem isso… Você esta jogando? Qual seu time?
Anônimo "GO away" da Silva
Oi amigo! Eu estou bem, e você?

Sim, pode ter certeza que me lembro! Não sei se você sabe, mas a memória das pedras é a melhor que há, superando até a dos elefantes! Mas melhor ainda do que te contar a primeira pergunta, vou deixar aqui um link para você voltar ao passado e ler a primeira coluna do N-Blast Responde, láááá em novembro de 2010, quando os humanos encontraram a salvação com as minhas respostas!

Sobre o Pokémon GO na sua pequena cidade, é realmente uma pena. Pelo menos você pode jogar e capturar alguns Pokémon! >.<” Na verdade, até um tempo atrás, a Niantic permitia o envio de solicitações para novos PokéStops e ginásios, junto com uma foto do local. Contudo, isso foi descontinuado, talvez devido a uma quantidade muito grande de solicitações recebidas. Mas quem sabe eles não voltam a disponibilizar essa opção? Em todo caso, deve haver alguma cidade maior perto da sua, que você possa visitar? Torne essa sua condição em um motivador para te fazer passear e viajar, hehe…
Vou criar o Pedra GO e terá vários Pedrastops. XD

Envie seus desenhos para a Pedra!

Lembrete: você tem a chance de ter o seu desenho publicado na revista digital Nintendo Blast! Use o formulário no MEU site para anexar um desenho seu, preenchendo todos os campos obrigatórios e quem sabe ele apareça na próxima edição — com comentários meus, claro! XD

Mas mande apenas ilustrações de autoridade totalmente sua! Nada de montagens e nem de roubar desenhos dos outros, ou é Pedrality na certa!


É isso aí, galera pedrástica, o N-Blast Responde por ora acabou. Você pode conferir outras respostas e mandar perguntas no site do N-Blast Responde para eu demonstrar toda a minha sabedoria. Elas serão respondidas, talvez até esclarecidas, e as melhores aparecerão aqui na semana que vem!

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google