Perguntas dos Leitores

N-Blast Responde #294: eSports; fracasso do Wii U; Bayonetta e mais!

Confiram toda a minha sabedoria com as melhores perguntas enviadas no meu site. Leia tudo ou... PEDRALITY! ¬¬'


Súditos pedrásticos de plantão, conseguiram muitas gostosuras ou fizeram mais travessuras nesse Halloween? Agora que acabou, já podem começar a pensar no Natal! xD No N-Blast Responde de hoje, respondo dúvidas sobre as roupas temáticas de personagens da Nintendo em Bayonetta, uma análise profunda sobre o "fracasso" do Wii U, as diferenças entre os portáteis da família DS, fofocas e rumores sobre o Switch e mais!


Pedra será que a Nintendo vai investir em e-Sports??
Max Wilson, o eSportista
A Nintendo não se pronunciou oficialmente quanto a isso, mas o trailer do Switch sem dúvida parece ter sido uma grande indireta indicando que sim, eles vão investir mais em eSports. Além dessa implicação do trailer, há várias fofocas correndo por aí dizendo que esse é realmente o caso e que a Nintendo tem feito muitos contatos a esse respeito.


Pedra, quais as diferenças entre o DS Fat, Lite e DSi?
Anônimo "DaS DiferençaS" da Silva
Entre o DS “Fat” (o modelo original) e o Lite, a única diferença é o tamanho menor, a tela de melhor qualidade (maior brilho e cores) e uma bateria que dura mais tempo. Já o DSi tem diferenças bem mais notáveis, já que este modelo tem câmera e introduziu a loja online para baixar jogos digitais para o portátil, coisa que não é possível fazer nos modelos antigos.
Pedra, eu tenho um Game Boy Classic e meu irmão vai ganhar um Color. Eu posso usar o meu cabo link nele (ex: conectar um Game Boy Glassic em um Color)? E sim, eu sei que inventaram o 3DS.
Anônimo "Que Sabe Que Inventaram o 3DS" da Silva
Não é estranho vocês estarem comprando o Game Boy antigo atualmente… pelo contrário, é muito legal que vocês tenham a oportunidade de ter um videogame tão clássico da Nintendo e tenho certeza que muita gente gostaria de poder tê-los também.

Quanto ao Link Cable, se o seu Game Boy Classic é o modelo original mesmo, o primeiro, o "tijolão", então a entrada do Link Cable de ambos é diferente. A entrada do Link Cable do Game Boy Color – assim como o do Game Boy Pocket – é menor do que a do modelo original. Contudo, é apenas o tamanho que é diferente e, fora isso, eles são compatíveis, sim. Por isso, existem alguns cabos “híbridos” que possuem os dois tipos de conectores e funcionam para ambos.

É pedra, e eu aqui pensando que depois que o Dampé enterrar o Wii U esse console vai virar um Boo…Quando o encaramos vem a vergonha, mas se o negligenciarmos e darmos as costas à ele ele volta pra nos assombrar…Mas será que o Wii U foi tão fracassado ou foi um bom console underrated?
Anônimo "da Analogia" da Silva
Ótima analogia com o Boo. xD Bom, na minha opinião pedrástica, a Nintendo cometeu vários erros com o Wii U, sim. É diferente, por exemplo, do GameCube. Este sim, eu diria que foi um console verdadeiramente underrated, pois ele era tão poderoso quanto os concorrentes e tinha ótimos jogos, mas mesmo assim não teve muita popularidade. O Wii U tem algumas coisas em comum, sem dúvida… há jogos excelentes para ele, com toda certeza, alguns que certamente vão ficar entre os melhores da Nintendo (Super Mario 3D World, Super Smash Bros. for Wii U e Splatoon, só para citar alguns), mas este console teve problemas bem maiores do que uma simples falta de interesse do público sem grandes motivos aparentes.

Já começaram errando com o nome, que por ser muito parecido a “Wii” fez muita gente acreditar que era apenas um acessório para o Wii original, ou algo do tipo. Quem não sabia sobre a existência do Wii U era bem capaz de deixar passar o “U” totalmente despercebido e nem sequer se dar conta de que se estava falando sobre um novo console (se fosse algo como “Wii 2″, por exemplo, ficaria muito mais fácil de perceber). Pra piorar, o marketing do Wii U foi bem ruim, não facilitando em nada esclarecer ao público de que se tratava de um console novo.

Outro grande problema do Wii U foi o GamePad. O que deveria ser a grande inovação e atrativo do console acabou se tornando um de seus principais pontos negativos. Pouquíssimos jogos demonstraram que o GamePad poderia ter alguma utilidade interessante, fora usos básicos como gerenciamento de inventário, mapa etc. E isso é porque controlar as duas telas – a da TV e a do controle – se provou extremamente incômodo, bem diferente do que as duas telas do DS ou 3DS, em que uma está diretamente acima da outra. Por isso, o principal atrativo do GamePad acabou sendo a de permitir jogar os jogos sem precisar da TV… uma funcionalidade bem legal, sem dúvida, mas bem longe de ser algo revolucionário.

Por fim, outro grande ponto negativo do console foi o dele ser significativamente menos poderoso que seus concorrentes – bem provavelmente uma consequência do GamePad, já que este controle somado a um maior poder gráfico certamente teria resultado em um custo muito alto. Isso, somado ao baixo interesse no uso do GamePad levou as third-parties a darem um baixíssimo suporte ao console, o que também prejudicou enormemente o Wii U.

Bom, resumindo: o Wii U com certeza tem jogos excelentes em sua biblioteca, que nenhum fã da Nintendo deveria deixar de jogar. Mas, diferente de outros consoles underrated, como o GameCube, o Wii U tem muita culpa no cartório por ter tido tão baixa popularidade.

Pedra, recentemente li que no Bayonetta 2, há roupas alternativas pra Bayonetta que são inspiradas em personagens da Nintendo. Que personagens são e como isso afeta a jogabilidade? E qual é aquele Tekken com roupas do link, da Zelda e por aí vai?
Anônimo "Personal Stylist" da Silva
Sim, é verdade e não é apenas no Bayonetta 2. No port do Bayonetta 1 que foi lançado para o Wii U junto com o 2 também foram inclusas roupas de personagens da Nintendo para a Bayo usar. Essas roupas especiais, além de óbvia mudança na aparência, também trocam certos efeitos sonoros e possuem alguns efeitos especiais. No primeiro jogo, há 4 roupas disponíveis:
  • A roupa do Alfacinho permite bloquear ataques com o Hylian Shield – coisa que normalmente só seria possível com um determinado acessório – e também muda a aparência da arma Shuraba pra ficar igual à Master Sword. A roupa também faz com que os anéis sejam substituídos por rupees.
  • As roupas das princesas Peach e Daisy são puramente estéticas: além da aparência da Bayonetta, essas roupas substituem os anéis por moedas e os ataques do summon Madama Butterfly são substituídos pelos mãos e pés do Bowser.
  • Com a roupa da Samus, as pistolas da Bayonetta são substituídos pelo canhão de braço.
Ainda não consigo entender como alguém tem a coragem
de se vestir como o Alfacinho, mas enfim… ¬¬”

No segundo jogo, além dessas quatro roupas, há uma roupa adicional do Fox McCloud, que substitui as pistolas por miniaturas de Arwings. Usar esta roupa também ativa um easter egg incrível, onde em uma parte do jogo na qual você normalmente controla um avião a jato, você controla um Arwing, fazendo você sentir que está jogando um autêntico Star Fox. Além disso, a roupa da Samus tem alguns efeitos adicionais em Bayonetta 2, substituindo a transformação em pantera pelo Morph Ball e substituindo as asas do segundo pulo pelo Screw Attack.
Com certeza, um dos easter eggs mais legais já feitos em um jogo!
Vale mencionar também que em Bayonetta 2 há uma arma especial para ser desbloqueada que é o Chain Chomp, da série Super Mario.
Pode apostar que é uma arma bem apelativa!
Já o Tekken que possui roupas da Nintendo é o Tekken Tag Tournament 2: Wii U Edition.
Cadê a roupa inspirada em MIM, hein?? CADÊ?!? ¬¬”

Olá Dona Pedra, fiquei curioso sobre o novo console da Nintendo,ele ainda vai ter o eShop? E os controles?? No trailer, mostra o rapaz jogando Skyrim no avião com os controles separados e o jeito de segurar é semelhante do Wii, por acaso vai ter jogos em podemos usar movimentos igual o Wii???

Super Lerio, o curioso
Sim, o Nintendo Switch com toda certeza terá uma loja online de jogos digitais. Se essa loja continuará se chamando eShop é algo que ainda teremos que ver, mas é muito provável que sim. A maior questão que ainda precisa ser respondida é se o conteúdo que existe atualmente nas eShops do Wii U e 3DS estará disponível no Switch, ou se tudo terá que ser “relançado” novamente na loja do novo console. E, se o conteúdo for mantido, outra dúvida é se as compras poderão ser transferidas para o novo console.

A questão dos controles é algo que ainda não se sabe muito bem, já que o trailer mostrou apenas alguns detalhes. Como você falou, a maneira como o trailer mostra as pessoas segurando as duas partes do controle separadamente, uma em cada mão, dá a impressão de que poderia ser algo parecido ao Wii Remote + Nunchuck e, de fato, há fofocas correndo por aí que dizem que é isso mesmo, que esses controles têm algum tipo de sensor de movimentos. Dizem, aliás, que isto é necessário para simular a tela de toque quando o controle está acoplado à base. Mas tenha em mente que mesmo o fato do controle com tela ser sensível ao toque ainda é rumor e não foi confirmado.

Daí o avião entra em turbulência, o Switch vai pro chão
e nunca mais o veremos feliz assim

Olá Pedra tudo na paz? Minha pergunta é um seguinte, vou compra um New 3DS nos EUA, gostaria de saber se eu cadastrar ele na eShop brasileira, vou poder comprar jogos no EUA e no Canadá?Nunca tive um 3DS e nem um Wii U, qual melhor opção para qual país fazer o cadastro? Agradeço, um abraço.

Daniel Josafa, futuro dono de New 3DS
Não. A eShop é restrita ao país da conta NNID que você cria. Então se você faz uma conta brasileira você só pode acessar a loja brasileira e assim por diante. E como no 3DS só é possível usar uma única conta NNID, é bom escolher com cuidado porque se quiser mudar depois, só formatando o portátil.

Quanto ao melhor país para escolher, as preferências variam bastante de pessoa pra pessoa, mas as escolhas mais populares são os Estados Unidos e o Canadá, por terem preços mais baratos que o Brasil e por poderem ser usados no Wii U (a eShop do Wii U não está disponível para o Brasil). Entre esses dois, a principal diferença é que a eShop dos Estados Unidos não permite o uso de cartões de crédito brasileiros, mas por outro lado é fácil comprar cartões pré-pagos para ela na internet. Já a eShop do Canadá aceita alguns cartões de crédito brasileiros, mas conseguir cartões pré-pagos para usar nela é bem difícil. Então escolha baseado em qual alternativa é melhor para você.


É isso aí, galera pedrástica, o N-Blast Responde por ora acabou. Você pode conferir outras respostas e mandar perguntas no site do N-Blast Responde para eu demonstrar toda a minha sabedoria. Elas serão respondidas, talvez até esclarecidas, e as melhores aparecerão aqui na semana que vem! Você também pode mandar seus desenhos. Os melhores aparecerão na Revista Nintendo Blast!

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google