Perguntas dos Leitores

N-Blast Responde #306: Linha do tempo de Pokémon; VC do Switch; Pokémon Duel; e mais!

Confiram toda a minha sabedoria com as melhores perguntas enviadas pelos leitores no meu site. Leia tudo ou... PEDRALITY! ¬¬'


Boing-oing! Fala, galere pedrástica! Ficaram animados com o novo comercial do Switch mostrando a "grande vantagem" de jogar no banheiro? Tenha cuidado ao usar o Switch emprestado por algum amigo, principalmente se ele estiver mal do estômago. XD Na coluna de hoje, temos perguntas sobre Solgaleo, Pokémon no Switch, Virtual Console do Switch, linha do tempo de Pokémon, Mario Maker e mais.


Grande Pedrosa, se trocar aquele Cosmog (do pós jogo) pro Sun, sendo que ele é do Moon, ele evoluirá pra Lunala ou Solgaleo?
Nana e a dúvida eclipsar
A evolução do Cosmog é dependente do jogo onde ele se encontra no momento da evolução. Ou seja, mesmo que ele tenha vindo da versão Moon, se ele for evoluído na versão Sun, ele evoluirá para Solgaleo.
Esse Solgaleo do Fergon tá meio diferente... XD
Pedra, o Switch é um portátil ou um console? A Nintendo diz que é console, mas se a estrutura é totalmente removível então significa que é portátil. Se ele for mesmo um console, significa que não teremos jogos da série principal Pokémon nele? É uma pena porque a única vantagem do Switch era essa.
Anônimo "Pokéswitch" da Silva
O Nintendo Switch é as duas coisas: console e portátil. Mas se for pra escolher a forma “principal” dele, acho que o mais certo é, realmente, dizer que é um console que se transforma em portátil. Isso, contudo, não elimina necessariamente a possibilidade de lançarem um Pokémon tradicional para ele. Afinal, o Switch tem também todas as principais características de um portátil, que é a facilidade de carregar ele, jogar em qualquer lugar, e se comunicar facilmente com outras pessoas, que é exatamente o motivo pelo qual os jogos principais de Pokémon sempre se mantiveram nos portáteis.

Aliás, acho muito provável que a eventual oitava geração aconteça no Switch e não no 3DS. Afinal, o 3DS já recebeu 2 novas gerações, então lançar mais uma no mesmo console deixaria muito pouco lugar para inovação e melhorias gráficas. Ora, quem sabe a tal fofoca sobre um possível “Pokémon Star” para o Switch – que seria uma terceira versão da sétima geração – não acabe sendo verdade mesmo…

Agora, só pra concluir, acho que dizer que Pokémon no Switch ser a sua única vantagem é subestimar um pouco o console. Está certo que ele está longe de ser poderoso graficamente como os concorrentes – coisa que muitos ainda torciam para que fosse o contrário – mas acho que ele tem um conceito inovador e interessante o suficiente para ter uma chance de um futuro promissor. Tudo vai depender, é claro, do sucesso inicial e do suporte das third-parties.
Ah, então era para isso que a Nintendo queria um console híbrido. ¬¬'
Olá D.Pedra, it´s me Lerio…again! É provável que o Virtual Console do Switch possa ser expandindo para os jogos de GameCube, Wii U e SNK (adoro a série Metal Slug)? Quantos jogadores será possível jogar localmente no Switch, no Wii U é o único que pode jogar 5 pessoas (e 8 se contar o SSB 4)?
Super Lerio, ele de novo!
Quanto ao Virtual Console no Switch, a Nintendo ainda não anunciou nenhum jogo e nem quais consoles estarão disponíveis, então só podemos fazer especulações. Mas vamos lá.

GameCube é muito provável. É algo que já se falava muito em relação ao Wii U, então há grandes chances de que tais jogos finalmente apareçam no Switch. Existem várias fofocas confiáveis correndo por aí confirmando isso, então, sim, é bem provável.

Wii U, também é provável. Os jogos já estão disponíveis em mídia digital, então acredito que disponibilizá-los também para o Switch não seria muito difícil. Seria uma ótima forma de dar mais oportunidade de jogar os excelentes jogos que foram lançados nesse console tão pouco popular. Naturalmente, algumas adaptações teriam que ser feitas para alguns jogos, já que a tela portátil do Switch não é feita para ser usada simultaneamente com a TV, como é com o Wii U. Mas como são poucos os jogos que usaram essa jogabilidade simultânea – já que isso provou ser mais um incômodo do que uma vantagem – isso também não seria problema.

Por fim, com SNK acho que você quer dizer o Neo Geo, já que SNK é a empresa e Neo Geo é o console que esta lançou na década de 90. Nesse caso, jogos de Neo Geo – incluindo o Metal Slug que você mencionou – já foram lançados no Virtual Console do Wii. No 3DS e no Wii U eles não apareceram (apesar que é possível jogar no Wii U, através do Modo Wii). Vamos dizer então que há um 50% de chance de estarem disponíveis no Switch.

Ainda sobre o assunto do Virtual Console no Switch, acho que o que todos estamos acontecendo para NÃO acontecer é a Nintendo fazer novamente isso de lançar os jogos tuuuudo de novo, de pouquinho em pouquinho, mesmo aqueles que já tinham sido lançados no VC de outros consoles. Se os jogos já existem, o que eles tem que fazer é disponibilizar todos eles logo de cara e depois ir adicionando outros que ainda não tinham sido lançados. Certamente iria ajudar muito no lançamento do Switch, enquanto ainda vão ter poucos jogos pra ele. Já pensou, se eles disponibilizam TODOS os jogos de TODOS os Virtual Consoles já lançados?!? Ok, acho que estou querendo demais… mas que seria um enorme ponto positivo para o Switch, isso ninguém pode negar.

Sobre o multiplayer local no Switch, já foi confirmado que até 8 pessoas poderão jogar localmente, mas para a maioria dos jogos, isto vai requerer mais de um Switch. Na demonstração do Mario Kart 8 vimos cada pessoa usando um Switch individualmente, mas podemos supor que diferentes combinações poderão ser feitas, como por exemplo usar 2 Switchs, com 4 jogadores em cada. Oito jogadores usando um único Switch aparentemente também será possível, mas já que dividir a tela em 8 seria extremamente incômodo, isso só vai se aplicar para jogos onde os 8 jogadores possam estar presentes em uma única tela, como é o caso do Super Bomberman R que foi mostrado e que também seria o caso do Super Smash Bros.
Jogos de GameCube com esse controle: quero! XD
Olá Pedra Pedrasticamente Pedrástica, tenho uma dúvida sobre o Super Mario Maker. Como eu escolho os tipos de mãos para usar no jogo? Vi que tem do Mario, de gatinhos, etc. Como eu faço para mudar? Por Favor,me responda!
Anônimo "Catpaw" da Silva
Para mudar a aparência da sua mão virtual na versão de Wii U de Super Mario Maker, basta pressionar o direcional analógico esquerdo (pressionar, como um botão). Agora, se você está se referindo à versão de 3DS, essa opção não existe.
Eu ia reclamar deles não terem incluído a opção de usar a MINHA mão…
mas aí lembrei que eu não tenho mão. xD
Pedra, a franquia Pokémon tem alguma timeline? Se sim pode explicar, por favor?
Anônimo "Pokéline" da Silva
Sim, de fato há uma cronologia oficial da série. Esta imagem mostra essa linha do tempo de forma resumida, contemplando os jogos principais da série:


Agora, se você quer saber com mais detalhes, eu recomendo que você leia a página sobre isso na Bulbapedia, já que seria muita coisa para colocar aqui. Ah sim, só que está em inglês.

Pedra, acabei de descobrir que um jogo chamado Pokémon Duel está disponível na Play Store. Mas descobri também que ele não pode ser instalado no Asus Zenfone 2, que é o meu aparelho. Por que isso acontece? Eu estava animado pra ver do que se trata esse jogo.
Anônimo "Duelista" da Silva
Sim, de fato, esse novo jogo mobile de Pokémon foi lançado nestes dias para Android e iOS, sem muito alarde. Na verdade ele já tinha sido lançado há um tempo no Japão, mas agora foi disponibilizado em mais países, incluindo o Brasil. O jogo é legalzinho, mas achei que a mecânica não é tão interessante assim e acaba se tornando um pouco enjoativo. Mas pra quem gosta de jogos estratégicos de tabuleiro e Pokémon, com certeza vale a pena conferir, ainda mais por ser free-to-play.

Sobre ele não funcionar no Asus Zenfone 2, realmente parece que esse é o caso no momento. O problema é que esse smartphone usa um processador com arquitetura diferente da maioria, o que causa problemas para alguns jogos e aplicativos. Não é apenas o Duel, o Pokémon GO também tem esse problema e até aplicativos como o Snapchat tem o desempenho prejudicado nesse smartphone. Enfim, essa é a situação atual, mas o jogo acabou de ser lançado no ocidente, então quem sabe ainda não façam alguma atualização no jogo para funcionar no Zenfone 2?


Pedra, em Digimon Universe existem realmente Digimon, ou só Appmons? Por favor me responda.
Anônimo "Haru" da Silva
Não, na nova série Digimon Universe os Digimon tradicionais de antes não existem mais, apenas os novos Appmons. Mas, pensando bem, os Digimon sempre foram monstros digitais, certo? Então a única diferença é que agora eles deram um trabalho pra cada monstrinho fazer lá dentro do mundo virtual. Me parece bom, assim eles tem uma ocupação fora a de ficar lutando entre si. xD


É isso aí, galera pedrástica, o N-Blast Responde por ora acabou. Você pode conferir outras respostas e mandar perguntas no site do N-Blast Responde para eu demonstrar toda a minha sabedoria. Elas serão respondidas, talvez até esclarecidas, e as melhores aparecerão aqui na semana que vem! Você também pode mandar seus desenhos. Os melhores aparecerão na Revista Nintendo Blast!

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google