Perfil

#Kirby25th: Meta Knight, o cavaleiro negro de Dream Land

Como já sabem, Kirby comemorou seus 25 anos de aniversário, nada mais justo que falarmos sobre um de seus piores inimigos.

O enigmático Meta Knight é um personagem importante na franquia de jogos Kirby. Aparecendo em diversos jogos, mangás e até mesmo no anime, que foi lançado em 6 de outubro de 2001. Ele é o capitão da nave de batalha, Halberd, que sempre o acompanha para as batalhas junto com seu grupo de soldados denominados de Meta-Knights..

Máscara e Armadura

Meta Knight foi criado por Masahiro Sakurai, criador da franquia, e desenvolvido pela HAL Laboratory Inc, empresa japonesa afiliada a Nintendo e criadora das franquias Kirby, Earthbound (Mother) e Super Smash. Sua primeira aparição foi em 1993, no jogo Kirby’s Adventure (NES), como um personagem sem nome e permaneceu assim até 1995 com a chegada do jogo Kirby’s Avalanche (SNES). Em uma arte conceitual, podemos vê-lo com um visual diferente, parecido com uma borboleta.


O personagem sofreu muitas mudanças com o passar dos anos. Mas todas elas sempre incluem uma espada, um par de luvas brancas, uma capa, um par de botas roxas e a enigmática máscara do vilão. Com o tempo foi acrescentado em seu visual as ombreiras e por cima de seu sapato algo semelhante a uma armadura, dando ao vilão uma aparência mais intimidadora.

Raramente podemos ver o vilão sem sua máscara, porém, quando a perde, ele se assemelha muito a Kirby, seu rival e protagonista dos jogos. Graças a isso acredita-se que Meta Knight é da mesma raça do herói, sendo alguns anos mais velho. A cor de seus olhos varia entre branco e amarelo, não se sabe ao certo dizer qual a cor original.

Código de Honra

O motivo que faz com que Meta Knight seja incrivelmente popular com os fãs da franquia são os mistérios que o envolvem. Suas motivações são sempre um segredo, ele pode tanto atrapalhar nosso herói rosa, como muitas vezes lutar lado a lado com ele num piscar de olhos. Sendo em novos jogos uma mistura de aliado e inimigo.


Por ser um cavaleiro (Knight), ele respeita um código de honra em relação a suas lutas, muitas vezes oferecendo a Kirby uma espada quando eles estão prestes a lutar. O que demonstra certo orgulho e confiança em suas habilidades. Porém o vilão não gosta de mostrar seu rosto, fugindo sempre da luta quando sua máscara quebra.


Ele também odeia a preguiça, demonstrada pelos habitantes de Dream Land, fato que pode ser visto no sub-game Revenge of Meta Knight, no jogo Kirby Super Star (SNES), em que ele estava disposto a causar uma guerra para dominar o mundo e se livrar desse hábito. O vilão quase sempre aparece em lugares altos, talvez por serem pontos estratégicos ou apenas por gostar.

Capa não está fora de moda

Meta Knight possui uma grande gama de itens e equipamentos a sua disposição. Como já foi dito anteriormente, ele possui uma nave de batalha chamada de Halberd, com diversas armas poderosas o suficiente para ajudá-lo a conquistar a Dream Land. Entre estas armas há um canhão laser como destaque.


Além da nave, a capa que o vilão usa é bem poderosa, denominada de Dimensional Cape (Capa Dimensional). Este objeto permite Meta Knight se teleportar por curtas distâncias, usada para fugir sempre que ele perde sua máscara. Em Super Smash a capa pode ser vista fazendo mais que isso, ela paralisa inimigos e encobre a tela com uma poderosíssima escuridão.

As asas que o cavaleiro mostra voando e planando podem ser atribuídas a sua capa também. Porém esse fato diverge de jogo em jogo, como exemplo, em Kirby’s Return to Dream Land (Wii), o vilão retira sua capa e mostra que as asas ficam embaixo dela. Mas em Kirby’s Epic Yarn (Wii), a capa do vilão fluidamente se transforma, fato que também pode ser visto em Super Smash Bros. Brawl (Wii).


Sua espada é chamada de Galaxia, de ouro puro, ela possui um rubi encravado no punho da espada. Ela também possui seis espinhos na lâmina da espada. A espada anteriormente não apresentava esses espinhos e nem nome. Galaxia tem a capacidade de soltar lasers em formato de lâmina, e no sub-game Meta Knightmare Ultra no jogo Kirby Super Star Ultra (DS), a espada pode absorver a energia de inimigos derrotados, permitindo Meta Knight usar ataques diferenciados.

Rápido e pronto pra luta

Meta Knight aparece em Super Smash Bros. Brawl (Wii) como personagem jogável. Graças a sua jogabilidade rápida e potencial para evitar ser jogado para fora da arena, ele é considerado como um dos personagens mais fortes da série. Por essa incrível capacidade ele sofreu alguns ajustes em Super Smash Bros. (Wii U), tornando-se mais balanceado, mas ainda sendo um personagem poderoso.


Assim como Kirby, as habilidades de Meta Knight são derivadas de jogos em que ele aparece e sua participação foi aclamada e bem apreciada pelos fãs. O rival de Kirby é um dos personagens mais queridos dessa incrível franquia, ficando diversas vezes em primeiro lugar nos concursos de popularidade realizados.

O carismático líder

Meta Knight conquistou diversas pessoas com sua personalidade misteriosa e carismática ao longo desses 25 anos de existência da franquia. Lutando lado a lado com Kirby e o ajudando em diversas situações, os dois protegeram Dream Land e criaram uma forte rivalidade. Rivalidade esta que perdurará por muito mais tempo.






































E neste aniversário não podemos deixar de homenagear esse incrível personagem. Comandante da Halberd e líder dos Meta-Knights, que o vilão consiga realizar seus objetivos e que sua história possa nos ser um dia contada. Que os próximos jogos dessa gigante franquia nos tragam ainda mais desse misterioso personagem e quem sabe algumas respostas.

Obrigado, Meta Knight, pelas lutas épicas e que possamos nos enfrentar novamente.

Gostaram do texto? Qual seu jogo favorito dessa grande franquia? Diga nos comentários.

Revisão: Luigi Santana


Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google