A sétima geração dos monstrinhos de bolso chegou mais cedo do que o esperado e trouxe com ela mais uma inovação. Aliás, quando o assunto é Pokémon, parece que a Nintendo e a Game Freak sempre têm uma carta na manga e surpreende a todos. Dessa vez, não foram os Pokémon que ganharam uma melhoria e sim, os golpes. O prefixo "Z" vem do termo zenryoku, que significa "Força Total", o que explica o aumento de poder em alguns golpes. Quem nos conta um pouco mais sobre os golpes e os Z-Moves é o Professor Kukui da região de Alola. Boa leitura a todos.
Quem é o Professor Kukui?

Além de ser professor, é o campeão da liga de Alola, fundada por ele mesmo, a fim de apresentar a região de Alola para o mundo. Entre um golpe e outro, também leva a vida como lutador mascarado no Battle Royale e é casado com a Professora Burnet, que estuda o comportamento dos Pokémon quando estão sonhando.
Por ser o principal pesquisador da região, fica a cargo dele entregar aos novos treinadores, um dos três Pokémon iniciais da região de Alola, são eles:
Rowlet
Litten
Popplio
Rowlet



Golpe de Misericórdia

Cada golpe possui um poder base (Base Power) e chance de acerto (Accuracy) diferentes. Normalmente, golpes de prioridade como Aqua Jet possuem o poder base de 40. Ainda, os golpes que não erram, como Shock Wave, costumam ter 60 como poder base. A variedade é tão grande, que um golpe pode nocautear um Pokémon instantaneamente, sendo classificados como "One-Hit-KO" e temos como exemplo o golpe Fissure, entretanto, sua chance de acerto é muito baixa, na casa dos 30%, porém, essa conta não é exata: caso o alvo esteja em um nível menor, a chance aumenta, enquanto que se o alvo está em um nível maior, o golpe irá falhar. Há também aqueles que são exclusivos de certos Pokémon, como o Dark Void do Darkrai. Nos jogos, cada Pokémon possui uma certa quantidade de golpes que pode aprender ao longo dos níveis e pode usar simultaneamente de um a quatro, ou seja, a cada novo golpe aprendido, é necessário substituir um desses quatro para ter acesso ao novo golpe.
Os Z-moves
![]() |
Z-Crystal |
Categoria - Physical;
Poder Base - 20;
Z-Move - Gigavolt Havoc físico de Poder Base 100;
Golpe base - Thunderbolt;
Categoria - Special;
Poder Base - 90;
Z-Move - Gigavolt Havoc especial de Poder Base 175;
Além do aumento no poder base, há uma característica única dos Z-Moves: os efeitos secundários dos golpes base e a chance de acerto não são carregados, ou seja, Nuzzle tem 100% de chance de deixar o alvo paralisado e chance de acerto também de 100%. Se utilizarmos Nuzzle apenas em um alvo que possui +2 na evasiva (Evasion), pode ser que o golpe não acerte, o que não acontece com o Z-Move Gigavolt Havoc, que acertará o alvo independente dos acúmulos de evasiva mas não irá aplicar o efeito de paralisia. Os Z-Moves não podem ser totalmente bloqueados por golpes como Protect ou Detect, causando apenas 25% do dano total que seria aplicado e caso o Pokémon alvo esteja em um estado de semi-invulnerabilidade, como Fly ou Dive, o Z-Move falhará por não ter um alvo.
Guardião de Alola

Revisão: João Paulo Benevides
Referências: Bulbapedia