Dicas e Truques

DOOM (Multi) e suas Runas

Um guia das habilidades presentes em DOOM: saiba como consegui-las, melhorá-las e os efeitos que elas causam nas batalhas.

DOOM (Multi), definitivamente, não é um jogo fácil, principalmente se você jogá-lo nos mais avançados níveis de dificuldade. Como forma de facilitar a vida do jogador durante a jornada de caça a demônios, o jogo inclui as runas, que também adicionam uma dose de estratégia ao jogo.


Cada runa garante uma habilidade específica ao jogador. Ao interagir com alguma, o DOOM slayer é enviado a um local onde ele deve cumprir certo objetivo para receber a respectiva habilidade. São objetivos opcionais e que podem ser realizados a qualquer momento a partir do menu principal, desde que o jogador tenha interagido com a runa anteriormente na campanha.

São 12 runas no total, mas apenas três podem ser usadas simultaneamente. Ao obter uma runa, um objetivo secundário deve ser cumprido para que a runa forneça uma segunda melhoria (ou apenas melhore sua habilidade original). Assim como o protagonista deste excelente game, deixemos de conversa e vamos logo ao que interessa!

Vacuum

Local: Missão 4;
Efeito: aumenta o alcance para absorver itens de munição, vida e colete;
Como melhorar: absorva 300 itens do chão (vida, armadura ou munição);
Efeito após melhorada: aumenta ainda mais o alcance de absorção de itens.

O jogador tem à disposição uma Shotgun e precisa eliminar 15 Imps em dez segundos. Cada inimigo derrotado concede dois segundos, ou quatro se ele tiver sido derrotado por uma Glory Kill. Por ser a primeira runa a aparecer no jogo, é a mais fácil. Sem muito segredo, apenas atire na parte superior de um inimigo e corra para efetuar uma Glory Kill.

Dazed and Confused

Local: Missão 4;
Efeito: aumenta o tempo que os demônios ficam cambaleando, antes de uma Glory Kill;
Como melhorar: realize 25 Glory Kills por cima dos demônios;
Efeito após melhorada: demônios cambaleiam por ainda mais tempo.

Armado apenas com a pistola, o jogador deve destruir 30 barris explosivos em apenas seis segundos, com um bônus de dois segundos por cada barril destruído. Uma boa forma de superar este desafio é logo destruir os barris que aparecem na tela e depois ir seguindo o caminho pelas escadas à esquerda.

Ammo Boost

Local: Missão 5;
Efeito: aumenta o número de munição recebida de demônios e itens;
Como melhorar: colete 500 itens de armadura;
Efeito após melhorada: demônios mortos eventualmente derrubam munição da BFG (a arma mais forte do jogo).

Use a Super Shotgun para eliminar 30 inimigos do tipo Unwilling em seis segundos. Cada morte concede dois segundos de bônus (ou quatro através da Glory Kill). Como esta é uma arma muito forte, uma boa estratégia é atirar nos inimigos de um ângulo em que seja possível acertar vários de uma vez, matando-os ou facilitando uma Glory Kill.

Equipment Power

Local: Missão 5;
Efeito: aumenta a efetividade de equipamentos;
Como melhorar: use equipamentos 30 vezes;
Efeito após melhorada: aumenta consideravelmente a efetividade de equipamentos.

Esta pode ser um pouco difícil. O objetivo é, com a Shotgun, destruir barris que, ao explodir, devem matar dez Unwilling, no tempo de 12 segundos (com bônus de três segundos por morte). O que complica a situação é que o jogador fica com sua vida no limite mínimo, impedindo-o de ser atingido por um demônio ou pela explosão de algum barril. Esteja sempre em movimento e atire nos barris quando um ou mais inimigos estiverem próximos a ele. Esta é uma ótima runa para ser usada contra chefes.

Seek and Destroy

Local: Missão 6;
Efeito: permite executar uma Glory Kill de uma distância maior;
Como melhorar: realize 75 Glory Kills;
Efeito após melhorada: permite executar uma Glory Kill de uma distância ainda maior.

Preparado para preguejar bastante? Para esta runa o jogador precisa executar uma Glory Kill em três Hell Knights, usando o Heavy Assault Rifle e em 30 segundos. Cada Glory Kill concede 20 segundos de bônus. O problema é que há outros demônios para atacar o jogador, e eles não dão bônus de tempo. Além disso, a quantidade de munição disponível é bem limitada. A dica é equipar a arma com a melhoria de mísseis e focar apenas nos Hell Knights. Tente, também, estar em cima de uma escadaria quando o demônio ficar atordoado.

Savagery

Local: Missão 6;
Efeito: Glory Kills são executadas mais rapidamente;
Como melhorar: realize 25 tipos diferentes de Glory Kills;
Efeito após melhorada: Glory Kills são executadas ainda mais rapidamente.

Armado com a Super Shotgun, o jogador deve matar Imps para alcançar um altar, em um tempo limite de cinco segundos. O jogador inicia o desafio impedido de se mover, porém ganha um bônus de quatro segundos por cada demônio que derrota, podendo se mover durante este tempo. Não há segredo neste desafio: ele é basicamente uma linha reta, e ao jogador cabe evitar o máximo que puder errar tiros.

In-Flight Mobility

Local: Missão 7;
Efeito: aumenta significativamente o controle do personagem após um pulo duplo;
Como melhorar: mate 30 demônios enquanto estiver no ar (fora do chão);
Efeito após melhorada: aplica-se o efeito para pulos simples.

O jogador deve pegar as 15 relíquias e chegar ao altar antes que o tempo acabe. Como o tempo é curto, evite dar pulos duplos desnecessariamente — deixe para usá-los quando precisar atingir uma relíquia ao trocar de plataformas lateralmente, no fim do desafio.

Armored Offensive

Local: Missão 7;
Efeito: faz com que demônios derrubem pedaços de armadura depois de serem mortos por uma Glory Kill;
Como melhorar: colete um total de 3000 pontos de armadura;
Efeito após melhorada: demônios derrubam ainda mais armadura depois de uma Glory Kill.

Em um minuto e meio e sem bônus, o jogador deve matar oito demônios usando a Super Shotgun e sem levar qualquer dano. O segredo é nunca ficar parado, além de coletar todos os itens de armadura que achar.

Blood Fueled

Local: Missão 8;
Efeito: depois de executar uma Glory Kill, o personagem se move mais rápido por um breve período de tempo;
Como melhorar: mate 50 demônios enquanto estiver sob efeito desta habilidade;
Efeito após melhorada: o personagem se move ainda mais rápido após uma Glory Kill.

Armado com um Heavy Assault Rifle, o jogador deve derrotar 15 Imps e Unwillings em um minuto. Assim como em Savagery, o movimento é registrado por um tempo limitado (três segundos) e apenas após algum demônio ser morto. Uma boa pontaria é o bastante para passar este desafio, apenas não pare de girar à procura de demônios.

Intimacy Is Best

Local: Missão 8;
Efeito: faz com que demônios aguentem mais dano durante o momento que ficam cambaleando, facilitando a Glory Kill;
Como melhorar: deixe 100 demônios cambaleando;
Efeito após melhorada: demônios cambaleiam com menos dano recebido.

Use a pistola para enfraquecer oito Imps e então finalizá-los com uma Glory Kill, que concede três segundos de bônus aos 20 segundos iniciais. Atirar na parte de cima dos inimigos deve facilitar este desafio.

Rich Get Richer

Local: Missão 9;
Efeito: se o jogador tiver ao menos 100 pontos de colete, armas não gastarão munição;
Como melhorar: recupere toda a sua armadura 12 vezes;
Efeito após melhorada: a Rune é ativada com 75 pontos de colete;

Equipado com uma Rocket Launcher, neste desafio o jogador deve derrotar 14 demônios em um minuto e meio, sem qualquer bônus. Após matar alguns inimigos, demônios mais fortes começam a aparecer, então é extremamente importante que o jogador tenha boa pontaria e de preferência não erre tiros.

Saving Throw

Local: Missão 9;
Efeito: deixa o tempo mais lento quando o jogador fica com pouca vida, facilitando-o a conseguir itens de cura. O efeito só funciona uma vez até que o jogador morra;
Como melhorar: mate um total de dez demônios enquanto estiver sob efeito desta habilidade;
Efeito após melhorada: a habilidade pode ser usada duas vezes por vida do jogador.

Última runa e provavelmente a mais difícil. A arma disponível é a Gauss Cannon, e são 35 segundos para derrotar nove demônios — cada um concede dois segundos de bônus após ser derrotado. Para incrementar as coisas, o jogador tem apenas um ponto de vida, ficando impedido de levar qualquer dano durante o desafio. Enquanto alguns demônios morrem com apenas um tiro, outros requerem um pouco mais de dano. A arma dada possui um tiro secundário, mais forte, porém ele impede o movimento do personagem. É uma ótima escolha de runa para os últimos chefes.

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google