Pokémon Blast

A Equipe Rocket está de volta - Encrenca em Dobro!

Retornamos para falar mais sobre a equipe vilã mais famosa do Universo Pokémon, que agora está operando na região de Johto.






Quando algum filme ou livro faz sucesso, normalmente uma continuação é lançada, e com a franquia Pokémon não foi diferente. Se nos primeiros jogos, a participação da Equipe Rocket foi boa, imaginem na continuação. A princípio, seria apenas mais "etapa" do jogo a ser concluída antes de partir para o último ginásio. Na realidade, tivemos surpresas até a última participação da equipe. 

Ainda, com os remakes Heart Gold e Soul Silver, podemos nos deliciar com mais uma daquelas cenas que justificam a compra do jogo. Sem mais delongas, confiram a segunda parte sobre a Equipe Rocket. Boa leitura a todos!

Equipe Rocket versão 2.0

Poço dos Slowpoke

Após a "dissolução" da Equipe Rocket decretado por Giovanni no final dos jogos da primeira geração, que você pode conferir aqui, parecia que em Johto não teríamos uma equipe vilã para enfrentar no jogo e sim, apenas nosso rival, que futuramente também seria inserido em uma história, digamos, interessante. 

Logo no começo do jogo, próximo ao segundo ginásio, um pequeno incidente me chamou a atenção: um homem nos oferece a cauda de um Slowpoke por 1,000,000,000 de PokeDollars. 

Não sei se vocês repararam mas, para que o Slowpoke possa evoluir, é necessário que um Shelder morda sua cauda, iniciando o processo de evolução do Slowpoke para o Slowbro. Pouco depois, um pequeno grupo invade o poço dos Slowpoke próximo a cidade Azalea em busca de mais caudas. 

Esse grupo nada mais é do que a Equipe Rocket, e parece que são mais ofensivos e malignos do que a equipe antes liderada por Giovanni. Será que matavam os Slowpoke para remover sua cauda?

Lake of Rage e o Gyarados Vermelho

Gyarados Vermelho no Lake of Rage

Com a chegada da segunda geração dos monstrinhos de bolso, veio também um elemento que até hoje é obsessão para alguns jogadores: as versões shiny, Pokémons que, em vez de ter a coloração original, contam com um padrão diferente de cores e emitem um brilho ao serem utilizados.

Dentre os planos da atual Equipe Rocket, há o de controlar os Pokémon de Johto através de sinais de rádio, desenvolvidos por seus cientistas e pesquisadores em uma central clandestina. O primeiro teste foi realizado no Lake of Rage, próximo a cidade Mahogany. 

Como consequência, um Magikarp teve seu processo de evolução forçado e tornou-se o feroz Gyarados. Só que esse não era um Gyarados comum, na verdade, sua coloração era vermelha, e ele parecia ser mais destruidor que o normal. 

Para controlar seu poder, Lance, o campeão da liga de Johto e especialista em dragões, captura o Gyarados Vermelho e o ajuda a manter o controle. A partir desse ponto, todos os jogos seguintes contam com a participação do campeão da liga local para enfrentar a equipe vilã.

Os Executivos

Nenhum time consegue manter o foco em seus objetivos sem um líder para guiá-los. Sem Giovanni no comando, a Equipe Rocket passou a ter quatro diretores, chamados de "Os Executivos", são eles:
Os Executivos nos remakes
Proton , Petrel , Ariana  e Archer , líder interino na ausência do Giovanni. 
 
Proton é o executivo responsável pelos crimes cometidos no poço dos Slowpoke, Petrel é o mestre dos disfarces e chega até a se vestir de Giovanni, enquanto que Ariana e Archer ficam no comando de operações maiores, tanto que usam uniformes diferentes, indicando uma possível posição hierárquica.
 
Após a tentativa frustrada de controlar os Pokémon através de uma estação de rádio clandestina, a Equipe Rocket toma uma decisão ousada: invadir a torre de rádio na cidade Goldenrod, pois assim, com a potência do sinal gerado, todos os Pokémon poderiam ser controlados.

Invasão da Equipe Rocket
Como somente os membros da equipe têm permissão para entrar, nos remakes, podemos até nos disfarçar no subsolo com as roupas dos capangas, algo que para mim foi sensacional e muito legal, pois se passar por um membro da equipe para derrotá-la de dentro para fora adicionou um ar de espionagem. 
 
Como se isso não bastasse, temos também uma cena bem interessante na torre, onde vemos Petrel se passando pelo diretor de rádio, confirmando sua incrível habilidade de disfarçar-se.

Pós-jogo e Eventos

Quem iria imaginar que, mesmo após concluirmos a história principal, ainda teríamos participações da Equipe Rocket no jogo? Mais uma vez, a Nintendo e a Game Freak nos proporcionaram momentos mágicos. 
 
Primeiro, temos o roubo um transformador (Machine Part) e, segundo relatos dos funcionários da Usina de Kanto, um homem vestindo roupas pretas teria sido visto deixando o local em direção a cidade Cerulean. Ao entrarmos no ginásio, esbarramos em um capanga da Equipe Rocket, que logo se entrega e nos diz onde encontrar o item roubado.

Giovanni e nosso rival
Nos remakes, temos um evento especial de Celebi, que possui relação direta com a equipe. Nesse evento, assim que chegamos na Floresta Ilex, o templo começa a brilhar, Celebi sai e, com seus poderes, viaja três anos no passado. Ao chegarmos, uma cena curiosa é exibida: um homem sobretudo preto e chapéu conversando com nosso rival.
 
Neste pequeno trecho, podemos observar a decepção desse homem, pois nosso rival decide não seguir as vontades do sujeito, aparentemente um membro importante da Equipe Rocket.
 
Assim que essa cena termina, o Celebi viaja no tempo outra vez e nos leva três anos para o futuro e o que vemos, é o mesmo homem perto de um rádio, ouvindo a transmissão do Archer, que chama por todos os membros da Equipe Rocket. Quando o homem decide seguir a transmissão, se depara com o protagonista e entra em batalha. Esse homem é Giovanni e pai de nosso rival. Ao ser derrotado, ele cita certo treinador (protagonista dos jogos da primeira geração) que destruiu seus planos três anos antes.

No fim do Arco-Íris

Dizem que no ponto final do arco-íris, um pote com ouro pode ser encontrado. Com essa premissa, para fechar com chave de ouro temos a Equipe Rainbow Rocket em Ultra Sun/Ultra Moon, uma forma de combinar o velho com o novo sem perder o brilho. A ideia de juntar todas as equipes em um único castelo e sob o comando de Giovanni me lembra bastante a história do filme "Poderoso Chefão", afinal, a Equipe Rocket é a representação da Máfia italiana. 
 
Em nosso próximo encontro, iremos para as profundeza dos oceanos de Hoenn em busca de uma certa baleia mitológica, capaz de inundar todo um continente. Quem já descobriu o tema, não soprem! Até mais, gente!

Revisão: Bruno Alves
Referências: Bulbapedia


Fã de carteirinha da franquia Pokémon desde os oito anos de idade, teve seu primeiro contato com os monstrinhos de bolso no Game Boy Color e de lá para cá, são mais de 25 anos de alegria. Fanático por vídeo-games, gostaria de poder jogar mais tempo do que trabalha.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google