Dicas e Truques

Splatoon 2 (Switch): guia para gears perfeitas

Fique fora do anzol e junte Sea Snails para Reroll.

Com o update para a versão 3.0, a introdução do Rank localizado após a conquista do rank S+10  elevou o interesse competitivo de Splatoon 2 que ainda possui muitos jogadores que não dominam a formação de gears perfeitas, tampouco o que são chunks e como funcionam. Caso você esteja interessado em saber mais sobre a importância de tais termos durante a jogatina ou dicas para te ajudar a ganhar X Power level, este guia é perfeito para você.

Mas afinal, o que são gears?

O termo é usado para descrever a combinação entre headgear (chapéus, máscaras, etc), clothing (camisetas) e shoes (sapatos) que compõem as vestimentas, ou equipamento, dos Inklings. Cada gear pode carregar vários tipos de habilidades que causam diferentes efeitos nas partidas.

Para isso, você pode conseguir comprando nas próprias lojas do jogo, fazendo pedidos do SplatNet 2 (aplicativo para celular), usando amiibo, encomendando pelo Murch, ganhando como recompensa do Salmon Run ou através de promoções. Além disso, cada gear vem com uma marca que afeta a probabilidade de se destravar determinadas habilidades, sendo as Common Abilities mais favoráveis e as Uncommon Abilities as mais improváveis, informação fundamental para facilitar sua busca pelas combinações perfeitas.
Esta tabela poderá te poupar muitas horas de dor de cabeça.

E dá para colocar a habilidade que eu quiser?

A resposta é sim, mas não é tão simples assim. As três habilidades, destravadas com o passar das partidas online, aparecem de forma aleatória e que podem ser alteradas posteriormente, porém isso não é tarefa fácil. As gears são consideradas ideais quando a combinação da habilidade primária (inicial) é idêntica às outras três destraváveis  chamadas de pure  ou quando as três destraváveis são iguais.
Estes equipamentos são considerados ideais para um maior aproveitamento das habilidades.
Para isso, existem alguns macetes que podem te ajudar a conseguir as habilidades desejadas sem muitas complicações.

Crusty Sean e seus drinks exóticos

Crusty Sean, encontrado no food truck localizado na Inkopolis Square, vende uma seleção de drinks que temporariamente aumentam a probabilidade de seus equipamentos rolarem a habilidade desejada.

Contudo, para conseguir os tickets para as bebidas, você deverá ganhá-los no modo single-player  no Octo Canyon  ou através de bônus conquistados no Salmon Run. Caso você não consiga a combinação desejada, não se preocupe, pois isso é muito recorrente e existem outras opções para suas vestimentas perfeitas.

Murch e sua fama de faz-tudo

Se o seu problema for com gears e abilities em Splatoon 2, Murch será a resposta para quase todas as perguntas. Vou dividir as explicações de cada função do personagem em tópicos, facilitando, dessa forma, o entendimento.

Order Status

Quando você entra em contato com Inklings na Inkopolis Square, você pode visualizar suas gears e, com isso, encomendá-las. Para resgatá-las, basta selecionar essa opção ao conversar com Murch para pagar suas encomendas.

É interessante ressaltar que ao encomendar os equipamentos de outros Inklings, se a gear possuir habilidades secundárias já destravadas, a peça recebida pode, também, aparecer totalmente ou parcialmente com as mesmas, facilitando a atividade de produzir um equipamento perfeito.

Increase Slots/Reroll

Esta opção está diretamente ligada às Splatfests  que serão citadas mais abaixo  justamente pela dependência com as Super Sea Snails. Tais criaturas têm a capacidade de atualizar suas gears.
Nada como uma doce recompensa na manhã de domingo.
O primeiro uso é para o caso de você querer usar alguma gear específica que não tenha os três slots destraváveis, sendo que Murch poderá aumentar um slot em troca de uma Super Sea Snail.

A segunda opção é a chamada Reroll. Esta basicamente pegará os três slots personalizáveis (ou secundários) e, por uma Super Sea Snail por tentativa, lhe dará em forma de ability chunks  que serão explicadas posteriormente neste guia  e, aleatoriamente, formará novas habilidades secundárias que poderão, ou não, ser úteis para o equipamento.
Para conseguir as ability chunks perfeitas você pode gastar um bom tempo.

Scrub Slots

Traduzindo para o sentido literal, Murch irá “raspar” seus equipamentos a fim de reiniciar o destravamento das habilidades e para que você fique com os “pedaços” de habilidades individuais guardados  também conhecidos como ability chunks.

Para isso, cada vez que Murch “raspa” seu equipamento, você precisa pagar 20,000 moedas para você receber habilidades secundárias de volta, que podem ser até três ao mesmo tempo, fundamental para uma futura montagem de um equipamento perfeito. Os eventos mensais  Splatfests  têm influência nessa opção com suas camisetas temáticas, que serão comentadas, também, mais abaixo.

Tais habilidades removidas serão essenciais para o próximo tópico sobre o Murch: o uso das Ability Chunks.

Use Ability Chunks

Essa opção é escolhida caso você queira adicionar uma habilidade específica sem depender da sorte e da aleatoriedade do destravamento natural. Para isso, você precisará de, no mínimo, 10 ability pieces da mesma habilidade a ser adicionada.

Entretanto não é tão simples. Vou explicar em uma situação hipotética:



Suponhamos que você queira adicionar a um sapato (Yellow-Mesh Sneakers) a habilidade Run Speed Up. Se, no caso, for realizado uma adição de I para II, você gastará 10 ability chunks de Run Speed Up  ou seja, você terá que ‘raspar’, conseguir por reroll ou através do Salmon Run  para que a transformação seja realizada.

Agora, se você quiser adicionar mais uma habilidade idêntica, como se fosse de II para III, Murch irá pedir 20 ability chunks dessa vez. Por fim, a somatória final, de III para IV, custará 30 chunks, o que, no final das contas, custará 60 peças no total caso o jogador opte por pagar pelas três. Portanto, é mais vantajoso para o jogador situações que ele já possua, destravando aleatoriamente, uma ou duas habilidades requeridas no equipamento.

SplatNet Order

Esse é mais um método de adquirir uma maior variedade de gears. Com o aplicativo Nintendo Switch Online (iOS/Android), o jogador poderá vincular sua conta e, assim, pedir roupas com habilidades diferentes daquelas encontradas nas lojas do jogo, com combinações exclusivas da loja virtual, e resgatá-las com Murch.

Splatfest e a camiseta especial



Eventos que normalmente ocorrem uma vez por mês, os chamados Splatfest possuem duas funções importantíssimas: a camiseta especial e as premiações.

Em primeiro lugar, as Super Sea Snails   premiação de participação do evento, que varia de 2 até 24 por vez dependendo da sua colocação   serão fundamentais caso seu objetivo seja ampliar a quantidade de habilidades destraváveis por gear ou conseguir ability chunks rapidamente. Como citado acima, Murch pedirá uma Super Sea Snail em troca de cada Reroll ou expansão das habilidades secundárias.

Além disso, as Splatfest Tees (camisetas temáticas) são ótimas para outra funcionalidade do Murch: scrub slots. Cada vez que Murch “raspa” seu equipamento, você precisa pagar 20,000 moedas para você receber habilidades secundárias de volta. Porém, quando você usa a Splatfest Tee, o preço cai de 20,000 moedas para 2,000, o que, durante o Splatfest, torna econômico e vantajoso essa atividade para o recolhimento de mais chunks.
Santa economia!

Salmon Run também?

As recompensas do modo Salmon Run podem ser muito vantajosas. Além das moedas recebidas, o jogador pode também ganhar tickets para trocas no Crusty Sean e ability chunks aleatórias, facilitando dessa maneira a montagem de gears perfeitas durante a jogatina.

Habilidades únicas e secundárias

Ciente da definição sobre gears, brands (marcas) e ability chunks, é fundamental entender que cada habilidade trará mais vantagens para cada estilo de jogo e arma. Para tanto, a breve análise a seguir pode te ajudar a entender um pouco melhor sobre a atuação de cada uma durante uma partida.

Para facilitar o entendimento das descrições, as habilidades serão descritas na ordem apresentada pela imagem a seguir:


Habilidades Secundárias

Ink Resistance Up  Pode ser bem útil em partidas tensas. Essa habilidade reduz os problemas vindos ao andar na tinta do inimigo, melhorando sua mobilidade e sua agilidade. Para isso, jogadores com armas de alcance menor e estilo de jogo mais agressivo podem se sobressair com tal habilidade.

Bomb Defense Up  Essa habilidade reduz o dano recebido de sub-weapons (como suction bombs) e special weapons (como inkjet). É sempre bem vinda nos mais variados estilos de jogo.

Ink Saver  Como o nome diz, Ink Saver reduz a quantidade de tinta gasta pela sua arma. Classes como aerospray e rollers, que gastam muita tinta, recebem muito bem esse tipo de habilidade.

Ink Recovery Up  Com essa habilidade, você pode preencher seu tanque de tinta mais rápido. É útil para todas as classes, principalmente chargers, da maneira mais óbvia possível, uma vez que evita que você fique muito tempo nadando na tinta a fim de recarregar sua arma.

Run Speed Up  Outra habilidade muito útil para alguns jogadores, Run Speed Up faz você andar rapidamente na forma de Inkling. Ela é mais recomendada para estilos de jogo que optem por usar menos o modo lula, como charger e splatling. Essa habilidade não afeta a velocidade dos rollers.

Swim Speed Up  Ela faz o inverso de Run Speed Up: aumenta sua movimentação no modo lula. A mudança de velocidade é altamente notável e é uma das habilidades mais recomendadas dentro do mundo competitivo.

Special Saver  Muitos jogadores experientes consideram essa habilidade pouco útil. Ela diminui significativamente menos a barra de carregamento da special weapon caso você seja morto durante a partida.

Special Power Up  Essa habilidade é um pouco mais complexa de explicar. Ela melhora a special weapon, porém de uma maneira diferente em cada uma. Para o Baller, ela aumenta a resistência da bola antes de explodir. Para Curling Bomb Launcher, Splat Bomb Launcher, Suction Bomb Launcher, Ink Armor, Inkjet, Inkstorm e Sting Ray ela proporciona um maior tempo de duração. Por fim, para o Splashdown, a habilidade aumenta o raio afetado.

Quick Respawn  Se você ainda estiver aprendendo a jogar e ser atingido pelo inimigo é sua filosofia de vida, essa habilidade pode ser útil. Seu respawn é mais rápido caso isso se torne algo frequente na partida. Para jogadores mais experientes, tal habilidade pode ser descartável.

Quick Super Jump  Essa habilidade faz com que seu super jump aconteça mais rápido. Mesmo sendo um movimento de risco em partidas movimentadas, o investimento em um super jump mais rápido pode ser um diferencial para uma vitória, da mesma forma que pular até a torre em Tower Control rapidamente pode ser decisivo.

Sub Power Up  Outra habilidade diferente para cada weapon. Ela aumenta a velocidade e o alcance das seguintes sub-weapons: Autobomb, Burst Bomb, Curling Bomb, Point Sensor, Splat Bomb, Suction Bomb, Sprinkler e Toxic Mist. Para Ink Mine, o raio e o tempo de rastreamento são melhorados. Splash Wall tem maior durabilidade e, por fim, o Squid Beakon melhorará o super jump de todos os jogadores, tornando-os mais rápido.

Cold-Blooded  Ela reduz o período de tempo que os rastreadores inimigos poderão funcionar em você. Se você se sente ameaçado por esses rastreamentos, tal habilidade pode ser útil durante a jogatina.

Special Charge Up  Essa é uma das habilidades mais pessoais. Digo isso pois depende do quão importante o jogador considera para sua forma de jogo o uso de special weapons e qual é a sua arma escolhida. Para partidas que usam muita tinta, como Turf War e Splatzones, Special Charge Up pode ser muito útil.

Habilidades Únicas

Last-Ditch Effort – Aumenta a recuperação de tinta e a eficiência da sua arma nos últimos 30 segundos de batalha.

Tenacity  Preenche sua barra de carregamento especial automaticamente caso seu time tenha menos jogadores ativos que do inimigo.

Comeback  Melhora temporariamente algumas de suas habilidades depois do respawn.

Ninja Squid  Te torna invisível enquanto você nada, mas reduz sua velocidade.

Haunt  Revela, só para você, a posição de quem te matou da última vez.

Stealth Jump  Esconde a posição de chegada do seu super jump de jogadores distantes.

Thermal Ink  Te permite rastrear jogadores depois de atirar tinta neles.

Opening Gambit  Aumenta sua velocidade nos 30 segundos iniciais de batalha.

Respawn Punisher  Aumenta o tempo de respawn e de punimento da barra especial tanto para o seu inimigo quanto para você, caso seja derrotado.

Object Shredder  Aumenta o dano em todos os alvos que não sejam jogadores (bubble blower, splash wall, etc).

Drop Roller  Te permite rolar depois de usar um super jump.

Com todos os eixos abordados, espero assim que esse guia seja útil para sua jornada em busca de posições cada vez mais avançadas nas partidas online. Caso tenha alguma informação adicional que não foi citada aqui, não deixe de comentar.
Revisão: Júlio César

É estudante e apaixonado por games desde seu primeiro contato com Duck Hunt e Ice Climbers do nintendinho em 2002. Fanático por Pokémon e admirador de diversas franquias, reúne seu tempo livre para escrever e tentar colocar as matérias da faculdade em dia.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google