Top 10

Os dez jogos indies lançados para Switch mais bem avaliados pelo Metacritic

As estrelas independentes brilham no console da Nintendo.

Quando o novo videogame da Nintendo foi lançado, houve algumas especulações a respeito dos seus jogos. Devido ao fracasso comercial do Wii U, muitas desenvolvedoras ficaram receosas em lançar seus projetos para a plataforma. Aproveitando da situação, as empresas independentes apostaram no potencial do console híbrido e em sua portabilidade para investir maciçamente no Switch com games de baixo orçamento que saciaram momentaneamente a necessidade dos jogadores por novidades.


Atualmente, sabemos que o contexto está bem diferente. Grandes empresas já lançaram vários jogos para o Switch e continuam anunciando games novos, inclusive com a chegada simultânea para outras plataformas. Mas, os indies ainda reinam soberanos no console da Nintendo. Diversos jogos independentes venderam mais no Switch do que em outros videogames. Recentemente a Nintendo divulgou uma lista com os “Nindies” mais vendidos na eShop para o Switch. Esse sucesso pode ser atribuído ao fato do console ser híbrido e proporcionar uma experiência divertida independentemente do local onde o jogador está, além de ter um multiplayer local convidativo.

Com o sucesso, cada vez mais indies são lançados, mas nem sempre os games valem o investimento. Por isso, existem alguns sites de avaliações que auxiliam na escolha de seu próximo título, sendo que o mais conhecido e utilizado é o Metacritic — plataforma que reúne diversas reviews da mídia especializada, não apenas de videogames, mas de todo conteúdo midiático como filmes, séries de TV, livros, álbuns, etc.
Significado geral da pontuação do Metacritic
 
O Metacritic reúne todas as notas atribuídas nas reviews e forma uma média aritmética que constrói a nota final do jogo avaliado. Os jogadores também podem atribuir notas para os jogos, porém não são contabilizadas para o resultado final exibido. Nós selecionamos os dez jogos indies mais bem avaliados pelo Metacritic para o Nintendo Switch, para critério de desempate, foi levado em consideração a nota dos usuários (User Score). Esperamos que essa lista possa te ajudar na escolha de seu próximo título para a plataforma da Nintendo.

10. Rocket League


Desenvolvido e publicado pela Psyonix e adaptado para o Nintendo Switch pela Panic Button, Rocket League é uma combinação inusitada de carros com futebol que foi bem sucedida. No controle de um carro, o objetivo do jogador é empurrar uma bola gigante para dentro do gol adversário como no esporte mais popular do país.

As arenas são fechadas para a bola não escapar para fora do campo, os carros podem saltar e fazer acrobacias para acertarem a pelota com mais potência, as partidas podem ser jogadas um contra um ou até quatro contra quatro jogadores. Além disso, é um título cross-platform que permite partidas online entre as plataformas Xbox One, PC e Switch.
Metascore: 86
User Score: 8.4

9. Owlboy


Owlboy é um game de plataforma vertical de aventura distribuído e publicado pela D-Pad Studio. A aventura se passa em um pedaço de terra no céu, pois as demais ilhas do mundo foram espalhadas após uma grande catástrofe. O jogador controla Otus, um menino coruja mudo que pertence à raça Owls e que embarca em sua aventura para salvar sua aldeia de invasores.

O jogo é construído em pixel art e apresenta belos cenários para serem explorados pelo protagonista. O gameplay é diferente dos habituais jogos de plataforma, pois Otus não adquire habilidades ao longo da jornada, mas sim amigos que o ajudarão em sua aventura — primordiais para a progressão no game.
Metascore: 87
User score: 7.6

8. Enter the Gungeon


Desenvolvido pela Dodge Roll e distribuído pela Devolver Digital, Enter the Gungeon é um shooter frenético com visão isométrica ao estilo de “The Binding of Isaac”. O jogador escolhe entre os quatro protagonistas, todos com diferentes habilidades, um segundo jogador pode entrar no modo cooperativo e controlar um quinto personagem.

Enquanto o jogador desce o "Gungeon", ele caminha por vários calabouços que são gerados aleatoriamente e são recheados de inimigos que variam com tiros simples ou múltiplos disparos onde é necessário utilizar o Dodge para se esquivar. Ao final da sequência de calabouços, sempre tem um chefão bem casca grossa para derrotar, após o embate com o boss é liberado o próximo calabouço para o player continuar sua exploração.
Metascore:  87
User Score: 8.2

7. Axion Verge


Desenvolvido apenas por Thomas Happ, Axion Verge é um game de aventura e exploração no melhor estilo “Metroidvania”. No game o jogador controla um cientista chamado Trace, que supostamente morre em uma experiência, mas acorda em um mundo desconhecido onde um ser alienígena se comunica com Trace por telepatia, inicialmente fornecendo instruções para o cientista encontrar uma arma e fugir antes que alguém o capture.

O game nos remete a era 16-bits tanto pelos seus gráficos pixelados, trilha sonora e jogabilidade. Prepare-se para explorar, pois o game tem como característica a não linearidade, o jogador deverá se aventurar em várias localidades em busca de upgrades para sua arma e ferramentas importantes para a progressão no jogo, um grande título para novatos e veteranos no gênero.
Metascore: 87
User Score: 8.5

6. Stardew Valley


Stardew Valley foi um sucesso de vendas no Nintendo Switch, desenvolvido pelo ConcernedApe (Eric Barone) e distribuído pela Chucklefish Games. O RPG de gerenciamento de fazendas é considerado por muitos como um sucessor espiritual de Harvest Moon em sua construção e gameplay.

No início, o protagonista recebe de herança uma porção de terra e uma casa que foram de seu avô. O terreno pode ser escolhido entre cinco tipos, cada qual com sua peculiaridade. O game proporciona várias opções de interação com a terra, no qual o jogador pode plantar e colher, cozinhar, pescar, cuidar de animais, minerar, além das interações com NPCs que pode terminar em um casamento. Depois, é só botar a mão na enxada e trabalhar para sua fazenda crescer e prosperar.
Metascore: 87
User Score: 8.6

5. Cave Story +


Jogo desenvolvido por Daisuke Amaya e distribuído pela Nicalis, Cave Story+ é um game de ação e aventura onde o jogador controla um robô sem memória que por um motivo desconhecido aparece em uma terra habitada por animais semelhantes a lebres denominados de Mimiga. Ao decorrer da história, o robô assume a missão de proteger os Mimigas das mãos de um cientista maléfico.
 
De acordo com a progressão no game, quando um inimigo é derrotado o jogador adquire pontos de experiência que melhoram sua arma, mas se o player tomar dano ele perde os pontos adquiridos, por isso os movimentos e investidas contra os adversários têm que ser precisas. Com uma história cativante, Cave Story+ é um belo título para o Switch.
Metascore: 88
User Score: 7.7

4. SteamWorld Dig 2


Um jogo de plataforma, ação e mineração desenvolvido e publicado pela Image & Form Games, Steamworld Dig 2 é a continuação direta de Steamworld Dig. No game, a protagonista é Dorothy, um robô a vapor que parte em busca de seu amigo Rusty que desapareceu misteriosamente.

O jogo dá ênfase na exploração, em que o personagem munido de uma picareta busca minérios que podem ser trocados por moedas na cidade. Ao longo do game, Dorothy tem a sua disposição vários itens que auxiliam em sua jornada como mineradora, não esquecendo que dentro das minas existem inimigos perigosos e quebra-cabeças que atrasarão o resgate de seu amigo Rusty.
Metascore: 88
User Score: 8.6

3. Shovel Knight: Treasure Trove


Fruto de uma bem sucedida arrecadação de fundos no Kickstarter, Shovel Knight: Treasure Trove é um compilado de jogos que contém o game original Shovel Knight mais as atualizações seguintes que são: Plague of Shadows e Specter of Torment. Foi desenvolvido e publicado pela Yacht Club Games.

Na campanha principal, o jogador controla Shovel Knight, um cavaleiro armado com uma pá, desbravando diferentes fases para resgatar Shield Knight na torre do destino. O game é uma clara homenagem aos jogos da era 8-bits, tanto pelo visual quanto na trilha sonora chiptune que eram apresentadas na época, além das referências que o jogo traz como o pulo com a pá de Knight que é idêntico ao pulo “pogo” do tio Patinhas em Ducktales do NES.
Metascore: 91
User Score: 8.1

2. SteamWorld Heist: Ultimate Edition


Steamworld Heist: Ultimate Edition é um jogo de estratégia 2D baseado em turnos desenvolvido e publicado pela Image & Form Games, essa versão contém todos os conteúdos adicionais lançados para o game. É uma continuação de Steamworld Dig 2 quando os Robôs viajam para o espaço antes da explosão do planeta.

Na campanha, o jogador comanda a capitã Piper, líder de uma embarcação de robôs piratas que desbravam o universo saqueando todas as naves que encontra pela frente. O jogo têm seus combates em turnos com uma mira manual, os projéteis disparados ricocheteiam quando atingem as paredes, com isso o jogador pode utilizar esse recurso a seu favor para elaborar estratégias para derrotar os inimigos e avançar no game, um excelente título para os amantes de jogos de estratégia.
Metascore: 91
User score: 8.3

1. Celeste


Desenvolvido e publicado por Matt Makes Games, Celeste é um jogo de plataforma que tem como característica principal a alta dificuldade. O jogador incorpora Madeline, que pretende escalar a montanha Celeste mesmo sem ter habilidades para tal, quanto mais ela avança pela montanha, mais ela é obrigada a enfrentar seus medos mais profundos.

Em Celeste, o jogador pode pular, escalar e executar um dash (o movimento mais utilizado no game), habilidades simplistas que não tornam o jogo simples, muito pelo contrário, a dificuldade aumenta de acordo com a progressão de Madeline ao cume da montanha.

Concebido como um game retrô, Celeste encanta com sua trilha sonora e gráficos construídos em pixel art de alta qualidade, personagens carismáticos e uma narrativa envolvente que disserta sobre problemas pessoais, capacidade e autoconhecimento, sem dúvida nenhuma um título essencial para os donos do Nintendo Switch.
Metascore: 92
User Score: 8.1

Quais jogos desta lista você já tem ou pretende comprar? Quais são seus favoritos? Nos conte aqui nos comentários.
 Revisão: Vinícius Veloso

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google