Jogamos

Análise: Overcooked! 2 - Surf 'n' Turf (Switch) é um refrescante conteúdo adicional

É hora de vestir o avental novamente e preparar alguns smoothies.


Quase dois meses após seu lançamento, Overcooked! 2 (Switch) recebeu seu primeiro e ensolarado DLC, Surf 'n' Turf. Dessa vez, com novos chefes e novas cozinhas, os jogadores são convocados a salvar o Onion Kingdom mais uma vez, porém com um preço adicional. A temática desse conteúdo é totalmente voltada a um contexto praieiro e destinado à culinária tropical com novas receitas bem divertidas de se preparar.

De volta à cozinha


Primeiramente, a atualização do conteúdo traz 12 novas cozinhas, incluindo praias e piscinas, com requisitos que exigem, em partes, um belo trabalho em equipe para que sejam completadas. Da mesma forma que ocorre na campanha principal do game, os jogadores têm o desafio de coletar as três estrelas em cada fase, que são recebidas ao atingir as metas de gorjeta.


Assim, a estrutura do game continua a mesma que já estamos acostumados. O primeiro encontro dos jogadores é com os carismáticos personagens principais, incluindo Bark usando um óculos de sol, que enviam a missão de “salvar o dia” — ou algo do gênero. A par disso, o mapa do DLC é basicamente o mesmo da história principal, mas com uma estrutura consideravelmente menor, visto que é apenas uma dúzia de níveis, e com uma exigência bem maior de estrelas para prosseguir.

Mudança de visual


O conteúdo extra tem um charme bem interessante. Os US$ 5,99 investidos nesse DLC evocam o máximo possível de um clima tropical e quente, principalmente quando o assunto é cozinhar durante um dia ensolarado. Em primeiro lugar, as receitas são ampliadas para cumprir a caracterização desse contexto — e dá muito certo.

Logo no primeiro nível o jogador é instruído a aprender a receita de smoothies, espécie de batido de frutas, que exigirá o uso de frutas picadas, do liquidificador e de copos específicos para servi-los. Essa receita se torna um pouco trabalhosa pela quantidade de ingredientes e pela variedade exigida, uma vez que há morangos, melancias, abacaxis e bananas, e consegue entregar bons desafios que, apesar de curtos, dificilmente serão cumpridos na primeira tentativa.


Além disso, há outras receitas como hambúrgueres com abacaxi e espetinhos de carne que compõem o cardápio de Overcooked! 2. Somado a isso, novos cozinheiros desbloqueáveis, incluindo animais tropicais e humanos caracterizados — com óculos escuros, por exemplo — e novas ferramentas, como a pistola d’água, estão inseridas nesse conteúdo. Tudo isso mostra o empenho dos desenvolvedores em entregar um conteúdo bem elaborado para os fãs de jogos cooperativos.

Não é tão mamão com açúcar assim

Quanto mais quente, mais fogo. Quanto mais fogo, mais rápido a comida vai queimar. Seguindo essa linha de pensamento, Surf ‘n’ Turf aparenta ser amigável e feito para o público infantil com personagens cartunescos, porém a realidade é totalmente diferente. A dificuldade é o grande elogio dado a esse conteúdo adicional que, apesar de refrescante, tem seus momentos bem calorosos.


É bem mais complexo conseguir as 3 estrelas nesses níveis. Os desenvolvedores capricharam nos objetivos altos e não escondem a proposta de tornar o DLC bem mais desafiador e caótico para os jogadores. No entanto, mesmo com o esforço apreciável, é importante mensurar os contratempos encontrados ao testar os níveis sem 4 pessoas.

Como sabemos, o Switch vem com um par de Joy-Con que pode ser dividido em dois controles para jogar Overcooked! 2. Nesse viés, a maioria dos consumidores do sistema tem, teoricamente, dois controles, o que parece ser um pouco ignorado por Surf ‘n’ Turf. Todas as fases são projetadas para serem jogadas da mesma maneira independente da quantidade de jogadores presentes, ou seja, o desafio enfrentado por 4 jogadores é o mesmo a ser encarado por uma dupla.


Dessa forma, os objetivos são realmente difíceis, mas são ainda mais complicados se forem executados com duas pessoas ou sozinho. Esse paradigma pode gerar certa frustração para quem não possui controles ou companhias suficientes para jogar o DLC com 4 pessoas, já que o desenvolvimento do game estimula a jogatina com um quarteto ao invés de uma dupla — que precisará persistir muito mais para atingir resultados proveitosos para, enfim, desbloquear todas as fases.

Em síntese, Overcooked! 2 - Surf ‘n’ Turf é uma atualização muito bem vinda para o título co-op que pode ser jogado em qualquer lugar com o híbrido da Big N. Por mais que não seja aconselhável jogá-lo no modo tabletop pela tela consideravelmente pequena, os 12 níveis recheados de contratempos divertidos justificam o investimento no DLC que, com certeza, agradará os fãs da série, mesmo que possa ser às vezes frustrante para jogadores casuais pela dificuldade exagerada em casos específicos.

Prós

  • Novas receitas e personagens temáticos;
  • Fator replay valorizado com objetivos dificultosos;
  • Manutenção de mecânicas e características positivas da campanha principal.

Contras

  • Pouca quantidade de níveis disponíveis;
  • Dificuldade pode aparentar exagerada com apenas 1 ou 2 jogadores;
  • Possível sensação de poucos benefícios pelo custo.
Overcooked! 2 - Surf ‘n’ Turf - PC / PS4 / Xbox One / Switch - Nota: 8.0
Versão utilizada para análise: Switch
Análise produzida com cópia digital cedida pela Team17

É estudante e apaixonado por games desde seu primeiro contato com Duck Hunt e Ice Climbers do nintendinho em 2002. Fanático por Pokémon e admirador de diversas franquias, reúne seu tempo livre para escrever e tentar colocar as matérias da faculdade em dia.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google