Dicas e Truques

Mega Man 11 (Switch): detonado com a melhor ordem dos chefes e outras dicas

Aprenda a ordem mais fácil para derrotar todos os Robot Masters do novo game do robozinho azul, além de saber como lidar com os inimigos mais chatos.


Mega Man 11 já é uma realidade, e uma dúvida muito comum de alguns jogadores sobre os games da série é: qual a ordem mais fácil para derrotar os chefes? Pois não se preocupe leitor, nesta matéria iremos esclarecer essa dúvida e dar diversas dicas para se livrar daqueles inimigos chatos ou passar alguns trechos mais difíceis. Caso ainda não tenha se decidido sobre a aquisição do jogo, que tal ler antes a nossa análise?
Atenção: o texto contém spoilers.


1- Block Man

Fraqueza: Chain Blast
Midboss: Totemer — Fraqueza: Chain Blast

Se você jogou a demo disponível, com certeza encontrará no cenário de Block Man um lugar seguro pra começar o jogo, e se não testou o game anteriormente, saiba que ele possui um level design bastante didático quanto ao uso das gears, principalmente a de velocidade, por isso será nossa primeira escolha. À medida que for retornando ao menu principal, não deixe de conferir os itens disponíveis na loja do laboratório, alguns são muito importantes para aproveitar da melhor forma possível o game na ordem sugerida.


O primeiro ponto a ser levado em consideração é que, obviamente, a Speed Gear facilita derrotar todos os inimigos rapidamente, mas principalmente Mawaru C e Crunch Don. Porém, acertar o primeiro deles sem ela já nos garante uma conquista. Use a Speed Gear também no midboss da fase, tanto para desviar das pesadas rodas que caem para esmagar Mega Man, quanto para causar mais dano rapidamente no curto período de tempo em que ele está vulnerável.


Se quiser começar por outra ordem ou precisar repetir a fase, use a Power Gear combinada com Chain Blast para derrotar rapidamente o Totemer e o Block Man, principalmente em sua fase gigante e no final quando joga blocos sem parar. Essa combinação é eficaz contra praticamente tudo nessa fase, porém, o seu melhor uso está em destruir totalmente essa chata armadilha labiríntica.


2- Acid Man

Fraqueza: Block Dropper
Midboss: Cyclone W — Fraqueza: Block Dropper

O estágio de Acid Man pode ter alguns saltos um pouco difíceis para ser o segundo, mas nada que um pouco de treino, e a aquisição de alguns Pierce Protectors na loja não resolvam. O item em questão protege Mega Man de morrer instantaneamente ao tocar em um espinho.


Porém, essa fase segue a mesma premissa, na qual praticamente todos os inimigos possuem fraqueza a mesma arma que o chefe. Você pode se livrar facilmente das aranhas no teto com Block Dropper + Power Gear, mas sugiro usar a combinação apenas depois de passar pelo midboss, ou pode faltar energia para a arma nos momentos mais importantes.


A melhor forma de lidar com os Shield Attacker M é com a Speed Gear, ou, caso tenha começado por outra ordem, a Chain Blast + Power Gear derrota eles facilmente.


Nesta fase também encontramos um dos inimigos que darão muito trabalho em boa parte do jogo: o Sniper Joe.  Para lidar com ele, use a Speed Gear, ou então deixe cair uma chuva de blocos em sua cabeça usando a Power Gear.


3- Impact Man

Fraqueza: Acid Barrier
Midboss: Pickman Digger — Fraqueza: Block Dropper

Mais uma vez o nível de dificuldade aumenta, já que se trata de um estágio com muitas áreas de queda mortais. Além disso, a arma de Acid Man não é tão eficaz em Impact Man quanto as anteriores foram, pois ela exige primeiro a criação da barreira, para depois usar o ataque, e estamos falando de um chefe bastante ágil. O dano ainda é bom, mas pela dificuldade de usá-la corretamente eu acho mais fácil derrotá-lo com o Mega Buster.


Seguindo essa ordem, a primeira pegadinha do jogo também está nessa fase, pois o midboss Pickman Digger possui fraqueza à arma de Block Man e não do Acid Man. Entretanto, as duas armas são muito eficazes para lidar com a maioria dos inimigos, se destacando a Acid Barrier.


Como precisamos economizar energia, a Power Gear carregada é uma boa opção para derrotar o Pickman. Caso esteja repetindo a fase, a Tundra Storm funciona muito bem para se livrar de grandes grupos de inimigos.


Aliás, quando ver o pequeno robô chamado Arc Weldy, derrote-o rapidamente, ou ele pode deixar o seu caminho bem complicado.


Masterizar o uso da Speed Gear juntamente com o Rush Coil pode ajudar muito nessa parte.


4- Bounce Man

Fraqueza: Pile Driver
Midboss: Frog Balloon — Fraqueza: Pile Driver

As principais dicas nessa fase são: derrote tudo que lhe causar alguma dificuldade com a Pile Driver, e boa sorte para controlar corretamente o Mega Man nesse inferno de bolas de borracha. Acabou a energia da arma do chefe? Faça um bom uso das gears e não terá grandes dificuldades.


A Block Dropper ajuda a derrotar os canhões (Wall Blaster) de uma distância segura.


Beat pode ser útil nessa parte.


5- Fuse Man

Fraqueza: Bounce Ball
Midboss: Dread Spark — Fraqueza: Bounce Ball

Apesar de ter várias armadilhas, e exigir bom domínio da Speed Gear, eu considero essa fase mais fácil que as de Impact Man ou Acid Man. Os inimigos são bem fáceis de lidar, e a arma pode ser guardada para se usar contra o midboss e o Robot Master.


Esse estágio também tem vários canhões, e o retornante Tatepakkan, que podem ser derrotados facilmente com a Block Dropper. Mas preste atenção, o nosso velho amigo pode se defender quando coloca seu escudo pra cima. Caso esteja sem energia da arma, é indicado atacá-lo com a Power Gear carregada, já que saem dois disparos, e assim, ele não consegue se defender.


Este inimigo é bem forte, mas pode ser derrotado facilmente com Block Dropper + Power Gear.


6- Tundra Man

Fraqueza: Scramble Thunder
Midboss: Mecha-Mammostal — Fraqueza: Scramble Thunder

Um estágio muito bonito, em que as maiores dificuldades são manter-se nas plataformas escorregadias, e aprender a lidar com o vento forte empurrando o Mega Man. Obviamente, a maior indicação para se livrar de um desses problemas é a aquisição do item Spike Bots, encontrado na área Parts da loja, já que os chefes podem ser derrotados facilmente com a arma recebida na fase anterior.


Outra boa dica é usar a Pile Driver para destruir os Gabyoall, que podem atrapalhar bastante os saltos.


Nesta área de plataforma no final da fase a Acid Barrier deve ajudar a não se preocupar com os tiros. Por fim, se ainda estiver com muita dificuldade, Beat Call, Pierce Protector e Super Guard sempre são boas escolhas, além, é claro, dos Energy Tanks e vidas extras.


7- Torch Man

Fraqueza: Tundra Storm
Midboss: Sparkey — Fraqueza: Tundra Storm

Chegamos ao "usuário de torch jutsu", que felizmente não aguenta uma boa nevasca causada pela Tundra Storm, assim como seu midboss.


Tatepakkan também aparece bastante aqui, e vamos relembrar que ele pode ser facilmente derrotado de diversas formas: com a Power Gear sozinha ou acompanhada das principais armas com um bom dano no jogo. Por outro lado, nas partes em que é preciso correr do fogo, sempre há um caminho alternativo, e é preferível desviar dele — ou usar o elemento mais improvável nessa hora para “esfriar as coisas” e conseguir mais tempo.


Outro inimigo bem chato nessa fase é o Tank Oven, que pode ser jogado longe mais facilmente com a Pile Driver, podendo até ser derrotado se combinada com a Power Gear. Nesse caso tome cuidado, pois é difícil desviar do ataque dele.

Por fim, caso você mate a coruja Lamper sem querer, a combinação Scramble Thunder + Power Gear fornece uma boa iluminação por um período curto de tempo, e mesmo sem a gear pode ajudar bastante.


8- Blast Man

Fraqueza: Blazing Torch
Midboss: Thrill Twins 1 & 2 — Fraqueza: Tundra Storm

Mais um cenário em que quase tudo pode ser derrotado instantaneamente com a arma do chefe anterior: Blazing Torch.


O inimigo Fire Server, por exemplo, não consegue deixar seu compartimento de combustível para trás quando é derrotado com um golpe de fogo.


Por outro lado, mais uma pegadinha acontece nessa fase: o Tundra Storm é a maneira mais eficaz que eu encontrei para dar cabo rapidamente do midboss.


O inimigo Sniper Armor D, um velho conhecido da franquia, é extremamente chato, já que precisamos derrotar duas partes do robô, a pilotável e o piloto. Porém, basta usar a Power Gear combinada com a maioria das armas do jogo para acabar com ele.


9- Wily’s Castle 1

Hora de usar tudo que aprendeu até aqui. Eu considero essa a fase mais difícil do jogo, então, quando conseguir passá-la, o sucesso é logo ali. A primeira arma de uso essencial é a Acid Barrier, que combinada a Power, e depois com a Speed Gear, deixa muito mais fácil passar por esse tipo de seção de plataformas, seja na primeira, na segunda parte ou no final onde precisaremos fazer os saltos até chegar num local mais elevado.


Não citei ainda o uso do Rush Jet, que pode ajudar em certas partes de algumas fases, mas aqui ele vai tornar possível recuperar o fôlego pra segunda parte desse difícil estágio. E aproveitando, esses blocos que causam pesadelos pra muita gente podem ser evitados também com o uso do nosso amigo canino.


Aqui uma dica essencial: a Scramble Thunder evitará uma morte boba para o Metall, um dos inimigos mais fracos e carismáticos da franquia.



Na segunda parte com os blocos que somem, é possível usar a Pile Driver ou apenas cortar caminho rapidamente com a Speed Gear.


Por fim, o complicadíssimo Yellow Devil possui fraqueza contra a Chain Blast, então procure pegar o tempo certo para desviar de seus ataques e contra-ataque causando uma grande explosão nos olhos dele. Quando ele se transformar em vários mini-vilões, o último da fila pode ser atingido.


10- Wily’s Castle 2

Este estágio basicamente pode ser vencido com Tundra Storm, Chain Blast, Pile Driver, Scramble Thunder e Block Dropper. Quando encontrar essa torreta, use Chain Blast + Power Gear, e não terá problemas. Os inimigos blindados também não resistem a esse ataque.


Ao encontrar o chefe Mawverne, precisamos fazer com que ele abra a sua “concha”, antes de atacá-lo. Eu gosto de usar a Bounce Ball para fazer com que ele abra rapidamente, e depois usar a combinação Power Gear + Pile Driver para derrotá-lo rapidamente.


11- Batalha Final

Pulamos a fase da revanche contra todos os Robot Masters, pois basta explorar suas fraquezas já conhecidas. Chegando na primeira fase da luta contra Wily, a sua nave pode ser derrotada mais facilmente com a Power Gear + Chain Blast ou Pile Driver, mas a segunda opção serve apenas quando acertamos bem nos olhos.


Já a sua segunda forma recebe dano adicional da arma Scramble Thunder, além de exigir um ótimo domínio das gears para ser vencida.


E agora que o mundo está em paz novamente, e temos uma boa noção de como lidar com cada pedra em nosso caminho, podemos aproveitar os extras, desafios, ou o modo superhero desse excelente game. Até a próxima!


Revisão: Vinícius Fernandes

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google