Dicas e Truques

Pokémon Sun/Moon(3DS): O melhor time para a região de Alola

Cheias de novidades, as novas versões contam com desafios um tanto quanto diferentes, que poderão ser vencidos com a melhor equipe para a região de Alola.



A sétima geração dos monstrinhos de bolso mais famosos deste planeta chegou em 2016 e conquistou de volta uma gama de jogadores que estavam, digamos, “desgostosos” com o rumo que a franquia vinha tomando nestes últimos anos, e nada melhor que uma bela semelhança com a primeira geração para causar esse impacto. Com a presença de Pokémon de Kanto, só que agora com uma forma de Alola, o jogo foi revitalizado a ponto da Nintendo e da Game Freak não precisarem criar uma Pokédex com diversos Pokémon novos, pois a partir do momento em que você muda alguns pontos, embora o conceito seja o mesmo, o ar que a franquia respira está renovado. 
 
Com a criação dos Z-Moves, as batalhas ganharam uma dinâmica interessante e com todo o potencial de hardware do Nintendo 3DS à disposição, ver seu monstrinho favorito usar aquele golpe apelão, não tem preço. Diferente dos jogos apresentados até o momento, os ginásios dão lugar aos “trials”, uma espécie de provas que os treinadores precisam superar para poder seguir adiante em sua jornada. Assim que um determinado número de provas são completadas, podemos desafiar o capitão da ilha e posteriormente o Kahuna, chefe da ilha onde estamos. 
 
Outro ponto que é novo nessas versões é que não teremos mais a presença de HMs (tardou mas não falhou!) e portanto, não teremos mais que capturar certos Pokémon para podermos ensinar uma tonelada de golpes “inúteis” e avançarmos na história. No lugar, temos um pager que permite a nós utilizarmos certos Pokémon para uma determinada tarefa, como por exemplo o Tauros, que substitui o uso de Rock Smash e o Machamp, que substitui Strength. 
 
Além disso, as versões Sun  e Moon contam com duas equipes vilãs e dois rivais. Para isso, montamos uma equipe capaz de passar pelos trials, vencer os capitães e kahunas, bem como as duas equipes, a Elite e seu campeão. Como todos sabem, não utilizaremos Egg Moves, Move Tutors e TMs que poderão ser encontrados após vencermos a Elite. Ah, também não terá a presença de Pokémon lendários e Mega-Evoluções, mas os Z-Moves estão liberados! Fiquem agora com a melhor equipe para Alola. Boa leitura a todos!

Inicial

Mais uma vez, um Pokémon do tipo WATER foi escolhido como o melhor inicial para uma melhor equipe dos jogos da franquia principal. Com vantagem sobre os quatro Kahunas, sendo que, posteriormente, dois deles se tornam membros da Elite, o Popplio tem tudo que um Pokémon inicial precisa para se destacar entre os três disponíveis. Assim que evolui para Primarina, seus dois tipos, WATER e FAIRY, combinam tanto na ofensiva quanto na defensiva por possuírem uma cobertura neutra de dano incrível, sem contar golpes como Psychic e Energy Ball. Ainda, seus stats defensivos são muito bons e completam muito bem sua natureza ofensiva, baseada em golpes da categoria Special.
Nature - Modest (+SpA, -Atk)

Com a chegada dos Z-Moves, a Primarina ganhou seu próprio Z-Crystal que será utilizado como escolha de item, afinal, ter um golpe do tipo WATER com 195 pontos, mesmo que usado apenas uma vez por batalha, pode (e vai) nos ajudar contra os treinadores mais fortes do jogo. Por conta disso, a Primarina possui vantagem contra a maioria dos trials disponíveis e contra as equipes Aether Foundation e Team Skull

Ofensivamente, todos sabemos que o tipo WATER é muito bom e possui poucas resistências, que podem ser cobertas pelo seu segundo tipo, FAIRY, que também é muito bom nos dois lados, e somado à sua alta base de Special Defense, ela se torna um dos Pokémon mais fortes que teremos acesso. 

Entretanto, assim como a grande maioria dos Pokémon de Alola, a Primarina sofre em alguns momentos com sua baixa Speed, pois conforme progredimos na história, alguns de nossos adversários possuem Pokémon mais rápidos que podem causar problemas a ela. Por isso, sua opção de Nature será Modest, aumentando seu Special Attack consideravelmente, mantendo suas defesas em bons níveis e sem sacrificar sua Speed.

Sugestão de Moveset para Primarina

Muk-Alola

Passou da hora do Muk ser uma escolha viável para completarmos o jogo. Só que desta vez, o Muk que conhecemos não será utilizado, mas sim o Muk de Alola. Com recente e crescente atenção da Game Freak para o tipo POISON, ter um Pokémon como ele durante nossa jornada será de grande utilidade, especialmente para cobrir as fraquezas GRASS e POISON da Primarina. 

Ainda, o Muk de Alola recebeu um segundo tipo: DARK, transformando-o em um Pokémon ainda melhor para se ter no time, especialmente por ter resistência ao tipo GHOST, seu próprio tipo DARK e é imune ao tipo PSYCHIC, muito utilizado pela Aether Foundation, especialmente pelo Faba.

Nature - Adamant (+Atk, -SpA)

Contando com grandes stats defensivos e um Attack acima da média, o Muk de Alola é capaz de aplicar grandes quantidades de dano enquanto também consegue absorver grande parte do dano dos adversários, funcionando como um tanque para o time. Entretanto, grande parte da sua movepool é da categoria Special e, com isso, não podemos aproveitar todo seu potencial, mesmo tendo base 105 de Attack

Outro ponto “negativo” é sua baixa Speed, fazendo com que o Muk de Alola seja alvejado antes de ter a chance de causar dano. Dada a sua natureza ofensiva e com bons stats defensivos, principalmente seu HP, sua Nature será Adamant, assim, poderemos aplicar um bom dano no lado físico e termos mais dano nos golpes de cobertura para situações emergenciais.

Sugestão de Moveset para Muk de Alola

Jolteon

Como é bom ter uma "eeveelution" no time. Ainda o mais o Jolteon, que passou tantas vezes na trave nas gerações anteriores e agora poderá mostrar seu potencial. Mesmo tendo o Vikavolt em Alola, um dos Pokémon do tipo ELECTRIC mais fortes em toda essa região, chega de “lerdeza” não é? 

O Jolteon, mesmo tendo apenas o tipo ELECTRIC, possui uma grande Speed e um movepool muito bom em Alola, servindo de opção para os Pokémon do tipo FLYING que encontraremos ao longo do caminho. Em relação à cobertura de dano, golpes como Shadow Ball e Volt Switch, que combinados a Thunderbolt possuem uma sinergia muito boa. 

Outro lado bom de ser o Jolteon na equipe é que ganhamos um ovo contendo um Eevee assim que chegamos em Paniola Ranch, que fica em Akala Island, segunda ilha visitada. Dessa forma, ao chocarmos o ovo e em seguida utilizando uma Thunderstone, o Jolteon aprenderá o golpe Thundershock, agilizando seu treinamento.

Nature - Timid (+Spe, -Atk)

Por ser um Pokémon basicamente ofensivo, buscamos no Jolteon uma forma rápida e confiável de se causar dano, sem contar que o tipo ELECTRIC em Alola é muito bom, pois diversos trials e treinadores importantes como Gladion e Hau, terão Pokémon capazes de ameaçar nosso inicial e com Jolteon no time, temos um pouco mais de folga para trabalhar em volta. 

Embora seja um Pokémon relativamente forte, o Jolteon sofre com suas defesas baixas e se não nocautear seu alvo, poderá ser derrubado com certa facilidade, ainda que com golpes neutros. Super efetivos nem se fala. Sua Nature, como muitos devem ter adivinhado, será Timid, aumentando sua Speed em níveis astronômicos e diminuindo seu baixo Attack.

Sugestão de Moveset para Jolteon

Mudsdale

Outro Pokémon nativo da região de Alola que merece destaque. Se a Primarina é um dos Pokémon mais fortes desta equipe, o Mudsdale também está neste seleto grupo. Com stats fantásticos do lado físico, sem contar sua habilidade, Stamina, que aumenta sua Defense toda vez que ele recebe um golpe físico, ele se torna uma excelente adição à equipe. 

De todos os trials que podemos disputar com o pocotó terrestre no time, apenas dois deles não terão sua participação. Inclusive, ele forma uma excelente dupla com a Primarina por ter resistência ao tipo POISON e é imune ao tipo ELECTRIC, embora compartilhe a fraqueza para o tipo GRASS; mas podemos cobrir esta situação com nossos companheiros de equipe.

Nature - Adamant (+Atk, -SpA)

O tipo GROUND é muito bom ofensivamente e possui poucas resistências, contando com o golpe que pode ser utilizado em quase todos os casos: Earthquake. Para completar esta maravilhosa cobertura temos Rock Slide, formando o famoso combo ROCK e GROUND

Todavia, a maior arma que o Mudsdale pode usar no “in-game” de Alola não são estes dois golpes: curiosamente, ele é um dos Pokémon mais pesados dessa região, chegando a expressiva marca de 920 Kg e olha só que bacana, ele pode aprender Heavy Slam, um golpe do tipo STEEL que tem sua força calculada com base na diferença de peso entre ele e seu alvo. Não precisamos dizer mais nada não é? Por isso, sua Nature será a velha e conhecida Adamant, aumentando seu Attack e reduzindo o seu já baixo Special Attack.

Sugestão de Moveset para Mudsdale

Opcionais

Kommo-o

Enquanto os Pokémon de Alola não eram apresentados, não tínhamos ideia do que poderia vir pela frente e essa ansiedade reflete muito bem o Kommo-o. Aliás, que nomezinho estranho esse, não? Tirando isso, o Kommo-o é uma força a ser reconhecida na região de Alola. Com uma combinação única de tipos, DRAGON e FIGHT, poucos nessa região conseguem fazer frente ao poderoso dragão lutador com escamas. Sua capacidade de usar um moveset totalmente físico, totalmente especial ou misto o transforma em uma verdadeira máquina de combate.

Porém, no momento do jogo em que podemos capturar sua forma base, Jangmo-o, estamos muito avançados no jogo e pela frente, há o trial do tipo FAIRY, sua principal fraqueza. Para aproveitar o melhor desse Pokémon, sua opção de Nature fica para Mild ou Lonely, ou seja, a utilização de um set misto irá beneficiá-lo mais do que um moveset orientado somente para um de seus atributos ofensivos.

Tauros

Há muito tempo o Tauros se mostra uma escolha abaixo daquilo que ele pode proporcionar. Entretanto, em Alola, o Tauros mostra-se tão útil em batalha quanto a “bicicleta” em nosso pager. Com uma vasta movepool, ainda que a maioria na categoria Special, o Tauros é o famoso exemplo do Pokémon que “bate que nem um caminhão” e faz jus aos seus bons stats ofensivos e uma defesa que o permite se arriscar em algumas batalhas. 

Por ser do tipo NORMAL, um dos mais versáteis dentre os 18 tipos presentes, podemos utilizá-lo como um coringa, assim como já fizemos em alguns guias anteriores. A fim de aproveitar o melhor do Tauros, nossa sugestão de Nature fica em Naive, que irá diminuir a Special Defense, que já é baixa, e aumentará sua Speed enquanto mantém seu Special Attack em um nível “aceitável” para a utilização de golpes de cobertura.

Hawlucha

Ter um Pokémon capaz de utilizar um golpe que aplica dano com base em seus dois tipos, FIGHT e FLYING garante ao Hawlucha uma presença ofensiva monstruosa, sem contar sua Speed, que é BEM acima dos padrões de Alola. Pensou em paralisá-lo? Sua habilidade Limber impede que o mesmo sofra esta condição negativa. 

Outro ponto importante: o Hawlucha é uma boa forma de vencer o Snorlax do Professor Kukui, o campeão da região e talvez aquele que mais dará trabalho para se vencer. Embora seja muito bom ofensivamente, suas defesas são medianas, portanto, não espere que o Hawlucha sobreviva golpes poderosos, sem contar os super efetivos. Sua opção de Nature será Jolly, aumentando sua Speed para níveis excelentes, enquanto ainda consegue aplicar um bom dano no lado físico, afinal, ele pratica luta livre...

Outros Iniciais

Incineroar

Confessamos que o Litten se mostra melhor do que Popplio em alguns pontos e, honestamente, a escolha entre o inicial aquático ou este do tipo FIRE são as melhores possíveis. Assim que o Torracat evolui para o Incineroar, começa a festa. Com uma combinação de tipos excelente ofensivamente em FIRE e DARK, sendo que grande parte dos jogadores estava pensando que ele seria FIRE e FIGHT, o Incineroar passa por cima dos trials, tanto no começo quanto no final do jogo e contra a Elite Four, ainda que possa ter alguns problemas contra o Hala e a Olivia, no geral se sai bem. 

Sua equipe terá praticamente a mesma função do time em volta da Primarina, ou seja, será composta por Pokémon que podem minimizar suas fraquezas e potencializar sua presença ofensiva. São eles:

Incineroar: Darkest Lariat, Flare Blitz, Cross Chop e Outrage;
Vikavolt: Thunderbolt, Bug Buzz. Air Slash e Agility;
Vaporeon: Surf, Ice Beam, Shadow Ball e Toxic;
Bewear: Hammer Arm, Return, Earthquake e Bulk Up;
Palossand: Earth Power, Shadow Ball, Giga Drain e Shore Up.

Decidueye

É, nas versões X e Y foi passageiro termos o Pokémon inicial do tipo GRASS figurando entre as melhores escolhas. Por mais interessante que seja a ideia por trás do Rowlet, o tipo GRASS não tem sorte e novamente é a pior escolha para um Pokémon inicial. Muito semelhante a um personagem de histórias em quadrinhos, me dói muito no coração saber que um Pokémon tão badass como o Decidueye não consiga desempenhar bem o seu papel, justamente por esse que vos escreve ser fã do arqueiro esmeralda e fã da coruja arqueira. 

Quase todos os treinadores do meio para o final do jogo possuem um ou dois golpes que possuem vantagem contra o Decidueye, que ganha o tipo GHOST, um dos melhores ofensivamente, porém, não consegue aproveitá-lo da maneira como deveria. Por ser fraco contra um capitão de ilha, dois trials e um membro da Elite, ele simplesmente não consegue lidar muito bem com as ameaças dessa região. Sendo assim, sua equipe irá cobrir mais necessidades do que deveria e provavelmente serão muito utilizados, deixando a coruja para trás. São eles:

Decidueye: Leaf Blade, Spirit Shackle, Brave Bird e Sucker Punch;
Ribombee: Pollen Puff, Moonblast, Quiver Dance e Psychic;
Vaporeon: Surf, Ice Beam, Shadow Ball e Toxic;
Salazzle: Flamethrower, Sludge Bomb, Nasty Plot e Dragon Pulse;
Bewear: Hammer Arm, Return, Earthquake e Bulk Up.

Ufa! Que equipe! Essa foi uma das mais difíceis de se fazer dentre todas as que já passaram por aqui. Deixamos passar algum? Gostaria de ver algum Pokémon na equipe? Deixe seu comentário com a equipe utilizada por você para terminar as versões Sun e Moon. Semana que vem, teremos a segunda versão desta equipe, que contará com membros diferentes para superarmos os desafios de Ultra Sun e Ultra Moon. Até mais!
Revisão: Vinícius Rutes

Fã de carteirinha da franquia Pokémon desde os oito anos de idade, teve seu primeiro contato com os monstrinhos de bolso no Game Boy Color e de lá para cá, são mais de 25 anos de alegria. Fanático por vídeo-games, gostaria de poder jogar mais tempo do que trabalha.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google