Top 10

Super Smash Bros. e os melhores jogos que seguem o estilo luta de plataforma

As maravilhas que o estilo luta em plataforma pode proporcionar.



Após o lançamento de Super Smash Bros. para Nintendo 64 no ano de 1999, um novo subgênero ficou famoso, o estilo luta de plataforma. É claro que esse não foi o primeiro jogo do gênero, mas somente após a Nintendo colocar sua receita especial que o novo estilo recebeu o devido sucesso.


Mas antes de falarmos dos selecionados é bom entender como é esse modo de jogo. O subgênero é um jogo de luta, onde os lutadores não possuem uma trava que os fazem olhar um para o outro durante toda a luta, ao invés disso, eles andam livremente pelo cenário, que também possuem elementos dos jogos de plataforma, como pisos flutuantes, buracos, armadilhas e itens de ajuda. Não necessariamente precisa de quatro lutadores, não precisa de porcentagem no lugar de vidas e também não precisa ser em 2D.

Agora veremos os melhores jogos que conseguiram deixar seu próprio gosto no estilo luta de plataforma.

10 – Gang Beasts (Multi)



Gang Beasts (Multi) é um daqueles jogos bobos e engraçados. São quatros criaturas se enfrentando em vários cenários. Os lutadores precisam bater nos oponentes até que eles caiam no chão e, em seguida, pegá-los e jogá-los em uma das armadilhas disponíveis no estágio. No entanto, o jogador que está sendo carregado pode se mexer e impedir sua derrota.



O jogo é todo em 3D e usa a física a seu favor e os personagens se mexem tortuosamente. Os movimentos geram situações engraçadas e inesperadas. A diversão é maior quando se joga dividindo o sofá com alguém.

9 - Knight Club (PC)



Knight Club (PC) é um jogo simples tanto nos gráficos quanto na apresentação. Mas isso não o impede de ser bom e bonito. Com um bom controle e combate rápido e dinâmico, o jogo possui 4 modos com diferentes regras. O jogador customiza um cavaleiro e escolhe a arma que irá utilizar. Os cenários possuem plataformas e armadilhas para atrapalhar a luta. Knight Club é simples, mas diverte principalmente com amigos.

8 – SkyScrappers (Multi)



Um jogo do gênero luta e plataforma com uma premissa diferente. Derrotar seus inimigos enquanto pula pelos destroços de um edifício ou de uma construção. A plataforma aqui está sempre caindo e os jogadores precisam seguir sempre para cima para não cair. Enquanto isso eles trocam socos e chutes para zerar a vida dos adversários. A batalha é bem frenética e divertida, com muitos perigos para se preocupar. 

7 – The Outfoxies (Arcade)



Lançado pela Namco em 1995, The Outfoxies (Arcade) pode ser considerado o pioneiro no gênero luta de plataforma. No jogo, os personagens são assassinos que se enfrentam em cenários que se destroem com o tempo. Existem fases que começam no topo de um prédio e acaba em um açougue, logo depois de passar por um salão elegante. Cada cenário possui suas próprias armadilhas e perigos. É possível que durante uma luta tranquila um helicóptero caia em cima de você e te mate. Os lutadores se enfrentam um contra um e, além de golpes, podemos usar itens espalhados pelo cenário. Ganha quem levar a vida do adversário a zero. 

6 – Playstation All-Stars Battle Royale (Multi)



Esse Crossover entre as mascotes do Playstation sofreu muita crítica antes de seu lançamento por ser semelhante a Super Smash Bros. Claro, jogos de gêneros parecidos tendem a serem quase iguais aos que saíram antes dele. Playstation All-Stars Battle Royale (Multi) realmente lembra o jogo da Nintendo, assim como muitos dessa lista, porém, tem um pouco de sua própria receita.



No jogo da Sony, os lutadores enchem uma barra de energia enquanto lutam. Quando cheia, o personagem pode soltar golpes especiais para derrotar os seus inimigos. Os cenários também são interativos e possuem armadilhas para atrapalhar a luta. O jogo também adiciona rivalidade no modo arcade, onde o Big Daddy sente ciúmes do Sackboy, ou Heihachi se sente insultado durante um diálogo com Toro Inoue. O drama e suspense aplicado nas cenas deixa o momento mais cômico.

5 – Brawlhalla (Multi)



Um ponto que fortalece Brawhalla (Multi) é que ele é gratuito para jogar e vem com uma boa quantidade de lutadores. Apesar de ser um jogo feito para partidas multiplayer, ele possui modos offline para treinar e aprender a jogar. Os personagens possuem dois tipos de armas e eles as pegam no cenário como item. Para vencer, o jogador adversário precisar ser arremessado para os limites do cenário, assim como em SSB As lutas são divertidas, o jogo tem uma velocidade boa e possui dois controles. É um bom produto para se aproveitar pelo preço: zero reais.

4 – TowerFall (Multi)



TowerFall (Multi) é um simples jogo do gênero que diverte quando junto dos amigos. As batalhas são rápidas e podem surpreender pelo resultado final. A vitória pode vir por habilidade, sorte ou falhas. Os personagens são arqueiros que possuem flechas limitadas e morrem com apenas um tiro. Os cenários possuem várias plataformas que impedem confrontos diretos e deixa mais desafiante acertar seu adversário. A busca pelas flechas largadas pelo cenário deixa o jogo mais frenético, junto com os perigos ativados através de itens. 

3 – Jump Ultimate Stars (DS)



Outro grande crossover, dessa vez, com personagens de mangás lançados pela publicadora Jump. São 41 séries e 305 personagens que fazem parte do produto. Os mangás vão de Capitão Tsubasa, Slum Dunk para Yuyu Hakusho, Dragon Ball e até Strawberry 100%.



As lutas são praticadas em um cenário que parece uma página de mangá com as bordas quebráveis, e se cair, perde. Para o jogo, além de escolher um lutador, é possível montar um quadro com imagens de personagens que dão suporte durante a luta. Quanto mais espaço ocupar, mais forte é o golpe. As regras de cada batalha variam, desde acabar com a energia do inimigo até apenas sobreviver até acabar o tempo. O jogo é bem divertido com bons controles, penas não ter saído do Japão por motivos legais.

2 – Power Stone 2 (Multi)



Power Stone (Multi) fez sucesso na sua época em que foi lançado para o DreamCast e chegou a ganhar até um animê. Já na sua sequência, houve algumas mudanças que o deixou com mais cara de plataforma. Dessa vez, são quatro lutadores no cenário e muito mais itens. Os cenários em 3D também se modificam e se quebram durante as batalhas. Os lutadores podiam juntar as três pedras do poder para ganhar força e golpes extras, ficando quase invencível durante a metamorfose.



O jogo possui um combate rápido e divertido e tinha muito uma cara do futuro do beat’em up, assim como Street Fighter 2 virou Final Fight antes de ser lançado. Power Stone 2 deixa saudades até hoje, com muitos fãs pedindo para Capcom um relançamento ou uma nova sequência. 

1 – Rivals of Aether (Multi)



Jogo bonito, jogo bem feito! Rivals of Aether (Multi) é uma ótima adição para o gênero luta em plataforma. Combate com boa velocidade, bons combos e bons controles são um prato cheio para jogadores de luta competitiva. A arte do jogo é bonita e possui bons efeitos especiais para complementar os adjetivos. As regras são semelhantes às de Super Smash Bros., com lutas de até quatro lutadores; derrote seus oponentes arremessando-os para os limites da tela.



O estilo de jogo luta de plataforma consegue ter partidas que acabam rapidamente e entregam boa diversão para quem tem pouco tempo na agenda, além de estar aberto para novas ideias de plataforma para receber lutas emocionantes e divertidas. Que mais desenvolvedores olhem para esse estilo e possamos ter mais variedades. Se houver algum jogo de luta em plataforma que você gosta e não está na lista, por favor, indique.

Revisão: Arthur Maia

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google