Dicas e TruquesPokémon Blast

Pokémon Let's Go, Pikachu/Eevee! (Switch): como encontrar Shiny Pokémon rapidamente

O grande desafio é encontrar os 150 monstrinhos brilhantes!


Atenção shiny hunters, a caça aos shinies está de volta em Pokémon Let’s Go, Pikachu! e Pokémon Let’s Go, Eevee! (Switch) e, desta vez, de uma maneira mais fácil e intuitiva para os fanáticos da clássica região de Kanto. Reunimos todas as informações já disponíveis na internet a respeito dos Catch Combos que facilitarão os encontros com Shiny Pokémon no novo game disponível para Nintendo Switch.

O que é um Shiny Pokémon?

Um Shiny Pokémon é um Pokémon específico com uma coloração diferente do que é habitual para a sua espécie, sendo uma das muitas diferenças que um mesmo Pokémon pode ter. O termo "Shiny Pokémon" foi criado pelos fãs para se referir ao efeito sonoro e à animação feita no início de um encontro com um shiny, com brilhos e estrelas. Eventualmente, este termo caiu em uso oficial na Geração IV, usado em material promocional promovendo os Shiny Pokémon.

Dessa forma, um Shiny Pokémon pode diferir em cor de sua versão normal totalmente ou muito pouco. Alguns Pokémon, como Glaceon ou Pichu, têm uma coloração Shiny com apenas alguns tons mais escuros ou mais claros. No entanto, muitos Pokémon têm uma diferença significativa entre suas variações normais e brilhantes; até mesmo Pokémon extremamente comuns como o Caterpie mostram uma grande diferença, sendo sua versão Shiny amarela ao invés de verde.
Infelizmente nem sempre é fácil encontrar um Shiny Pokémon — e é aí onde os shiny hunters entram. Os caçadores desses monstrinhos raros passam dias, ou até semanas, para conseguir uma dessas versões raras. Por outro lado, em Pokémon Let’s Go, Pikachu! e Eevee! há um novo método de caça que facilitará o encontro de Shiny Pokémon, que você encontrará nesse guia.

Mudanças das outras versões

Muitos falam de shiny chains, ou seja, “correntes” feitas com o intuito de aumentar as chances de um Shiny Pokémon aparecer. No entanto, em Let’s Go, o nome foi alterado para Catch Combos — que falaremos mais sobre logo abaixo. Esses combos não exigem repels, como no Poké Radar das gerações IV e VI, tampouco Adrenaline Orbs, como na geração VII.
Além do mais, como os monstrinhos são encontrados no ambiente, é possível visualizar o Shiny Pokémon antes de ir ao encontro dele, excluindo a possibilidade randômica dos outros games. Assim, uma vez que não há breeding como método disponível nessas versões, esse novo método facilita também o encontro de monstrinhos brilhantes com IVs (Individual Values) relativamente altos ou perfeitos.

Catch Combos!

O chamado Catch Combo é uma sequência de capturas consecutivas de uma mesma espécie de Pokémon que, após seguidas tentativas, aumentarão a probabilidade de surgir um Shiny Pokémon. Há algumas exceções que “quebram” o combo e algumas sequências que precisam ser seguidas para que você obtenha sucesso. Para tanto, vamos dividir os procedimentos a seguir em: antecedentes, o que fazer durante o combo, o que não fazer durante o combo e probabilidades de encontrar um Shiny Pokémon.

Antecedentes

  • É possível realizar este método assim que você termina o tutorial, porém cuidado com os recursos limitados;
  • É recomendável que você compre muitas Poké Balls e Lure, um frasco de vidro de perfume que faz com que os Pokémon mais raros apareçam, uma vez que está confirmado que Lure, Super Lure e Max Lure aumentam as chances de um Shiny Pokémon aparecer;

  • Procure preferencialmente rotas grandes e que possuam alta porcentagem do Pokémon alvo para facilitar a procura, como na Viridian Forest;
  • Shiny Charm é recomendado, mas não obrigatório.

O que fazer durante o combo

  • Vá para a rota escolhida e comece a capturar a espécie alvo até atingir a contagem de, no mínimo, 31 combos (31 espécies iguais capturadas). Quando você atingir a contagem estimada, a probabilidade de encontrar um Shiny Pokémon e com 4 IVs perfeitos ou mais estará garantida;
  • Assim que você atingir o combo ideal, ande pela rota cautelosamente e procure pelo Shiny Pokémon (ele mostrará cores diferentes e um brilho especial);
  • Não há problema caso você esbarre em outra espécie de Pokémon, apenas fuja do encontro e continue o combo (nunca capture outro Pokémon diferente!);
  • Não há problema caso você saia da rota ou abra seu menu, o importante é manter o combo da mesma espécie;
  • Não há problema caso você continue a aumentar seu combo após o 31°. Apenas tome cuidado para não deixar nenhum Pokémon fugir ou acabar com o seu estoque de Poké Balls.

O que não fazer durante o combo

  • Nunca capture outro Pokémon durante o combo, mesmo que seja uma evolução ou pré-evolução da espécie escolhida. Isso quebrará o combo;
  • Não deixe o Pokémon fugir. Caso isso aconteça, seu combo será quebrado;
  • Não feche o jogo enquanto estiver praticando um combo, apenas deixe no Sleep Mode, caso necessário.

Probabilidades de encontrar um Shiny Pokémon

  • 0 à 10 Catch Combos
- 1 em 4096 
- 1 em 2048 com Lure
- 1 em 1365.3 com Shiny Charm
- 1 em 1024 com Shiny Charm e Lure
  • 11 à 20 Catch Combos
- 1 em 1024
- 1 em 819.2 com Lure
- 1 em 682.6 com Shiny Charm
- 1 em 585.14 com Shiny Charm e Lure
  • 21 à 30 Catch Combos
- 1 em 512
- 1 em 455.1 com Lure
- 1 em 409.6 com Shiny Charm
- 1 em 372.36 com Shiny Charm e Lure
  • 31+ Catch Combos
- 1 em 341.3 
- 1 em 315.08 com Lure
- 1 em 292.57 com Shiny Charm
- 1 em 273.07 com Shiny Charm e Lure

Não se esqueça que todo esse processo requer tempo e sorte
Mais detalhes sobre os IVs será um assunto específico para uma matéria futura no Nintendo Blast, de acordo com o feedback desse guia.

Soft Reset

Soft-Resetting significa apenas reiniciar o jogo repetidamente até o resultado esperado. Ao salvar o jogo na frente de um Pokémon lendário, como o Moltres, por exemplo, comece a batalha. Porém, se ele não for uma versão Shiny, feche o jogo e tente novamente, até o êxito. É simples, mas o método é mais demorado e usado apenas em situações específicas, como em gift Pokémon e lendários.
Entretanto, cuidado. É importante alertar que nessas versões para Switch é possível sim realizar o chamado soft reset, mas os monstrinhos iniciais, Pikachu e Eevee, dependendo da sua versão, são shiny locked, ou seja, é impossível que eles sejam Shiny Pokémon. Portanto, caso queira uma versão brilhante deles, só será possível através das versões selvagens com os métodos já demonstrados nesse guia. Pronto para caçar todos os shinies de Kanto?

Capa: André Akama
Pokémon Let's Go, Pikachu/Eevee! estão disponíveis na Loja Nintendo

É estudante e apaixonado por games desde seu primeiro contato com Duck Hunt e Ice Climbers do nintendinho em 2002. Fanático por Pokémon e admirador de diversas franquias, reúne seu tempo livre para escrever e tentar colocar as matérias da faculdade em dia.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google