Perfil

Brock é um personagem nostálgico e carismático que os fãs jamais vão esquecer

Especialista em pokémon do tipo pedra e ex-líder do ginásio de Pewter, cuidador pokémon e futuro doutor. Relembre este grande personagem da franquia pokémon.



Com o lançamento de Pokémon Let’s Go Pikachu/Eevee! (Switch) vimos o reaparecimento de Brock, um personagem clássico da franquia Pokémon, tanto nos animes quanto nos jogos.


Brock: especialista em Pokémon de pedra, criador de Pokémon e (muito) mulherengo

Brock aparece desde os primeiros jogos da série como o primeiro líder de ginásio. Ele está na cidade de Pewter, a primeira parada de nossa jornada no game, e é um grande especialista de Pokémon do tipo pedra. Ao batalhar com Brock, vamos enfrentar seu Geodude e o poderoso Onix.





Ele está presente, além dos primeiros Pokémon Red e Blue (Game Boy), em outras sequências como as versões Yellow, Gold, Silver e Crystal (Game Boy Color). Os remakes também contam com sua presença, são eles: Pokémon Fire Red e Leaf Green (Game Boy Advance) e Pokémon Heart Gold e Soul Silver (Nintendo DS). Por fim, Brock aparece em Black 2 e White 2 (DS) como parte da Pokémon World League e, claro, no novíssimo Pokémon Let’s Go Pikachu/Eevee!.

No anime conhecemos um pouco mais de sua história. Brock é um garoto que teve que amadurecer muito rápido, pois com a ausência de seu pai e sua mãe, ele ficou responsável por cuidar de seus cinco irmãos e quatro irmãs, todos mais novos que ele.

Ele se junta ao protagonista Ash após ser derrotado no ginásio e reencontrar seu pai que liberou o filho para seguir o sonho de se tornar um cuidador de Pokémon. Brock segue as aventuras ao lado de Ash e Misty, tornando-se o mais equilibrado e amadurecido do trio.

Apesar de todas essas características nobres, Brock possui uma outra muito peculiar: ele é tremendo mulherengo e dá em cima de todas as enfermeiras Joy e policiais Jenny. Aparentemente ele é o único que consegue diferenciá-las.




Despedidas, retornos e novas despedidas!


Brock se separa por um curto período de Ash e Misty para se juntar  à  equipe da professora Ivy. Ele retorna a Pallet após a vitória do protagonista na Liga Laranja. Ao que tudo indica, Brock parece traumatizado com as experiências que teve com a professora e sempre se recusa, de maneira cômica, a falar sobre o assunto.

Brock acompanha Ash e Misty em Johto e, após a  conferência Silver, os três se separam para seguir uma nova jornada cada um. Em Pokémon Chronicles, Brock enfrenta sua mãe Lola após ela ter transformado o seu ginásio de pedra em água. Após vencer, o ginásio passa para as mãos de seu irmão que se torna o novo líder e responsável por cuidar da tradição e legado. Seus principais Pokémon, Onix e Geodude, ficam sob responsabilidade de seu irmão, sendo que o primeiro evolui para Steelix.

Brock ainda vai acompanhar novamente Ash em Sinnoh para depois se separar novamente e seguir sua maior ambição: tornar-se um doutor em Pokémon.




Os Pokémon de Brock


O principal Pokémon de Brock é, sem dúvida, o seu Onix. Brock ganhou ele de seu pai e ambos construíram uma enorme relação de amizade. Apesar de estar sob os cuidados do irmão, Steelix ainda pertence a Brock, assim como Geodude.





Além dos dois Pokémon de pedra, Brock ainda possui em sua equipe crobat, forretress, ludicolo, marshtomp, sudowoodo, chansey, croagunk e vulpix.

Sobre este último, Vulpix foi entregue para Brock por Susie e, ao reencontrá-la, o mestre do tipo pedra devolveu dizendo que ele nunca foi o verdadeiro dono do pokémon de fogo, apenas o seu responsável temporário.

Outra curiosidade interessante é com relação ao ludicolo. Este foi o primeiro Pokémon do tipo planta capturado por outra pessoa do elenco principal que não fosse Ash. Obviamente, mais adiante outros companheiros de Ash iriam adquirir criaturas do tipo planta, mas Brock foi o primeiro a fazer isso.

Forretress é o Pokémon que está a mais tempo com Brock e só perde para o Pikachu de Ash e Wobbuffet de Jessie em termos de longevidade no anime com seus respectivos donos.

Croagunk se destaca por sua dinâmica relação com Brock. Ele sempre livra o seu treinador de situações constrangedoras, gerando vários momentos cômicos na série. Além disso, ele é uma excelente adição à  equipe de Brock nas batalhas.




Brock vai retornar?


Sem dúvida, por seu apelo nostálgico, Brock é um grande personagem e  evoluiu bastante ao longo das jornadas. Não sabemos ainda qual a intenção dos produtores da série, mas as aparições esporádicas ou em especiais de Brock e Misty indicam que há ainda planos para o elenco inicial da série.

Os novos cartazes promocionais de Sun e Moon já indicavam uma aparição de Brock e Misty e fica aqui nossa esperança para que, se não retornar ao elenco fixo, pelo menos continue tendo suas histórias contadas em spin offs ou mesmo em aparições na série principal e/ou filmes.

Revisão: João  Paulo Benevides


Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google