Perfil

Erika e os doces aromas de Celadon

Ora criadora de graciosos perfumes, outrora uma líder de ginásio destemida que não toma conhecimento de seus adversários. Conheçam Erika, a líder de ginásio da região de Kanto que fará você comer grama.












Erika, mais conhecida como “Princesa Amante da Natureza”, é uma garota bem reservada, que adora Pokémon do tipo  e ainda por cima é a líder do ginásio da cidade de Celadon. Mas ela não é conhecida só por ser líder, mas também  por ser a dona de uma loja de perfumes que utilizam a essência de um de seus Pokémon favoritos como ingrediente. Seu nome é Gloom.

A história de Erika (é com K mesmo, inclusive no Japão) e seu querido Gloom começou quando ela ainda era criança. Na ocasião, um Grimer selvagem a atacou enquanto brincava no jardim. Antes que o Grimer pudesse fazer qualquer mal à menina , um Gloom a defendeu, espantando-o para longe. Desde então, Erika e Gloom são parceiros inseparáveis e partilham de uma amizade que vai além da relação Pokémon-Treinador. Visualmente, Erika costuma vestir kimonos com desenhos de flores, representando o padrão da beleza japonesa. Por ser especialista no tipo , Erika só captura os Pokémon que ela julga também terem essa beleza, e que na maioria dos casos, são Pokémon do tipo . Ao seu redor, todas as estudantes de seu ginásio também compartilham deste sentimento, afinal, o que mais poderia querer um botânico senão flores?

Como parte da liga Índigo, nosso contato com a Erika acontece logo em Pokémon Red/Blue (GB), porém sem seu famoso Gloom. Isso se dá porque o anime e a versão Yellow (GBC) vieram depois. Em Gold/Silver (GBC) temos um upgrade com a entrada de Jumpluff e Bellossom (será que ela finalmente decidiu evoluí-lo ou é outro Gloom?), que é uma evolução alternativa do Gloom, sendo necessário o uso da Sun Stone, pedra evolutiva oriunda da região de Johto. Nos remakes, Erika aparece novamente em Fire Red/Leaf Green (GBA) e Heart Gold e Soul Silver (DS). Novamente, seu querido Gloom não está presente em suas equipes. E não para por aí, assim como os outros líderes de Kanto, Erika também é um dos personagens participantes do Pokémon World Tournament em Black e White 2 (DS). Quando superada por seus desafiantes, entrega a Rainbow Badge como prêmio e nos jogos ela também concede o TM.21 - Mega Drain (RBY) e em todas as versões posteriores o TM.19 - Giga Drain.

Um verdadeiro Jardim Botânico

Mesmo tendo Gloom como seu parceiro dentro e fora das batalhas, Erika não utiliza somente um Pokémon em suas lutas , longe disso. Inclusive, todos os Pokémon que ela costuma utilizar podem aprender golpes como Stun SporePoison Powder e Sleep Powder, que são sua marca registrada (não sei vocês mas eu não conseguiria essa insígnia sem um Safety Goggles, minhas alergias não deixariam). O curioso sobre suas equipes é que, tirando o time utilizado nas versões Black/White 2, a estrutura base quase sempre gira em torno de Victreebel, Tangela e a linha evolutiva de seu fiel parceiro Gloom , com uma ou outra variação no passar das gerações. A seguir, vejam as equipes que Erika utiliza na linha principal dos jogos da franquia:

Red/Blue**:
Tangela,Victreebel,Vileplume

Yellow:
Tangela, Weepinbell, Gloom

Gold/Silver**:
Tangela, Victreebel, Jumpluff, Bellossom

Black/White 2 (Type Expert):
Vileplume, Venusaur, Cradily, Exeggutor, Tangrowth, Abomasnow

**Mesmo time nos Remakes

No calor da batalha

Ash salvando Gloom no anime
Um dos episódios mais marcantes do desenho é sem dúvida alguma o dia em que Ash salva o Gloom da Erika quando o ginásio começa a pegar fogo. Tudo começa quando eles chegam na cidade e vão direto para o ginásio, que também divide o espaço com a loja de perfumes. Brock, Misty e Pikachu adoraram o perfume produzido pelo Gloom, enquanto que Ash critica o produto. Neste momento, Erika bane Ash do ginásio. O mesmo vale para a Equipe Rocket, que promete se vingar. Então, Ash se disfarça de Ashley (bela criatividade, não?) e se torna uma “aprendiz” do ginásio. Porém, seu Pikachu o reconhece na hora, estragando tudo. Vendo esta situação, Erika finalmente decide batalhar com Ash pela insígnia. Inclusive, ela se mostra bem confiante com seus Pokémon, pois mesmo Ash usando seu Charmander, um Pokémon do tipo , que possui vantagem contra os Pokémon do tipo  de Erika, ela acreditava que sairia vencedora. Contudo, antes que pudessem terminar o embate, a Equipe Rocket   ateou fogo no ginásio. Todos conseguem sair, exceto um: o Gloom de Erika, que ficou para salvar os demais Pokémon. Neste momento, Ash adentra as chamas e salva o Gloom. Ao ver este gesto de bondade e coragem, Erika decide entregar a Ash a insígnia (tão fácil assim?), se tornando a primeira líder de ginásio da franquia a entregá-la sem ser vencida oficialmente em uma batalha direta.

Let's Go Eevee e Let's Go Pikachu

Ginásio de Celadon remodelado em Let´s Go
Diferente dos jogos anteriores, o ginásio da Erika agora está remodelado, com um caminho a ser seguido através de um lindo jardim de flores. Claro que, durante esse caminho, algumas de suas aprendizes irão batalhar conosco, mas nada que um Doduo, que pode ser capturado na rota à oeste de Celadon, não resolva. Esta foi uma surpresa e tanto, afinal, nos modelos antigos, seu ginásio era bem simples, um dos poucos a não terem um “puzzle” para se chegar à lider, apenas três arbustos para usarmos Cut. Diferente de Lt. Surge, a Erika não utiliza todos os Pokémon do tipo  de Kanto, pois são 6 ao todo e sua equipe tem apenas 5. Deixaram o Venusaur de fora da jogada, embora seja uma equipe interessante, composta por Tangela, Parasect (esse é novidade), Exeggutor, Victreebel e Vileplume. Parece que finalmente ela decidiu evoluir seu Gloom...

Erika e o Futuro

Pouco se fala sobre Erika nos jogos atuais da franquia. Se não fosse por Pokémon Let’s Go, sua última aparição foi em Black/White 2. Uma pena, pois não há muitos líderes de ginásio do tipo  ao longo da franquia, sem contar o peso que carrega por ser primeira líder deste tipo, que só voltou a aparecer em Sinnoh com a Gardenia. Pode até parecer repetitivo mas ter personagens como Erika na nova fase do anime seria muito interessante, inclusive, há um guardião de Alola que possui esse tipo, o Tapu-Bulu, e ainda, por ter o tipo  se aproxima do título “Princesa Amante da Natureza”, tornando a presença de Erika  ainda mais especial.

Revisão: João Paulo Benevides


Formado em Sistemas de Informação e atualmente trabalhando com Integração entre Sistemas, Victor Carreta (é uma cilada Bino!) é fã de Pokémon desde os oito anos de idade, quando teve o primeiro contato com a franquia em seu Game Boy Color e desde então, são mais de 20 anos de alegria. Fanático por vídeo-games, gostaria de poder jogar mais tempo do que trabalha, e ainda consegue arrumar um tempinho para escrever matérias sobre suas franquias favoritas. Começou a tomar gosto por escrever quando estava caçando notícias sobre jogos da Nintendo e por acaso, acessou um tal de Nintendo Blast. Enquanto não está escrevendo, pode ser encontrado pela região de Sinnoh, torcendo por um remake dessa geração, que é a melhor de todas.

Comentários

Google
Disqus
Facebook