Protótipo de SimCity para NES surge depois de 27 anos e é disponibilizado na internet

O próprio Will Wright colaborou com Shigeru Miyamoto nas versões para os consoles da Big N, mas apenas o port para Super Nintendo foi lançado oficialmente.

Todo mundo sabe que uma versão de SimCity — o clássico gerenciador de cidades (e catástrofes) do designer Will Wright — foi título de lançamento do Super Nintendo em 1991. Mas o que pouca gente sabe é que, a princípio, o jogo seria lançado também para o console 8-bits da Nintendo. No mesmo ano, um protótipo da versão NES apareceu em uma feira de eletrônicos, mas depois sumiu sem dar mais notícias. Agora, 27 anos depois, entusiastas da história dos games encontraram este raro exemplar e disponibilizaram na internet.


Os créditos para esse feito vão para Frank Cifaldi, produtor no estúdio Digital Eclipse (Mega Man Legacy Collection, SNK 40th Anniversary Collection, etc.) e fundador do The Video Game History Foundation, organização sem fins lucrativos que tem a missão de preservar a história dos video games. Frank detalhou seu achado em um post no blog da organização. Will Wright colaborou com Shigeru Miyamoto no port do jogo para os consoles da Nintendo. A princípio o game chegaria tanto para Super Nintendo quanto para NES, mas a versão 8-bits acabou sendo engavetada.

No entanto, o game estava em um estágio avançado de desenvolvimento e, de fato, existe. Em 2017 dois cartuchos contendo o protótipo de SimCity para NES surgiram em uma loja de jogos usados em Seattle, Estados Unidos, e Cifaldi e seu grupo conseguiram adquirir uma delas. Agora essa raridade da história dos games está devidamente catalogada e, melhor ainda, sua ROM foi disponibilizada na internet para todos os curiosos de plantão. Confira um vídeo do game em ação:



Comunicador e colecionador. Já foi Sega kid e Nintendo kid, agora é retro "kid". Está no Twitter em @carloscirne e faz vídeos no YouTube no canal CirneStuff.


Disqus
Facebook
Google