Perfil

Sabrina e o poder dos Pokémon psíquicos

Líder de ginásio, estrela de cinema, telepata, ufa! Quantos títulos um treinador Pokémon pode receber? Parece que Sabrina é todos ao mesmo tempo.




Sabrina e sua versão de boneca
Se você achava que a “conversa” entre Ash e Pikachu era uma das coisas legais de se ver no anime, imagine se um treinador pudesse realmente se comunicar com seu Pokémon, ainda mais por telepatia? Sim meus caros amigos leitores, é isso que acontece entre Sabrina e seu Abra. Isso sem contar na capacidade de evoluí-lo apenas com seus poderes psíquicos, que despertaram bem cedo quando ela entortou uma colher com a força de seu pensamento. Entretanto, Sabrina possuía uma personalidade muito difícil, a ponto de transformar todos à sua volta em bonecos para poder brincar com eles em seu parque de diversões. Inclusive, sua mãe foi transformada em uma boneca após impedir que Sabrina brincasse com os tacos de golfe de seu pai.

Os dois ginásios de Saffron
As histórias contam que, antigamente,  em Saffron, havia um ginásio do tipo Type Fighting, mas que não durou muito tempo, pois Sabrina utilizou-se da vantagem que o tipo Type Psychic possui contra os lutadores para se tornar a única líder de ginásio da cidade. Com um dos “puzzles” mais confusos e frustrantes, todas as versões que passam pela região de Kanto possuem o mesmo esquema, embora ele tenha se tornado mais “fácil” nas versões mais recentes. Seu ginásio pode ser tanto o quarto a ser desafiado, como o quinto, o sexto ou até mesmo sétimo. Isso se dá pelo fato do acesso à cidade de Saffron ser justamente quando chegamos em Celadon. Poxa, galera, vai me dizer que vocês não repararam que o perfil da Sabrina veio depois do Blane? Para os treinadores que a vencem, lhes são entregues a Marsh Badge, bem como o TM.46 - Psywave nos jogos Red/Blue (GB) e o TM.03 - Calm Mind em Fire Red/Leaf Green (GBA).

Implacável (nem tanto assim)

Pouco se sabia sobre Sabrina até que Ash a desafiou para uma batalha, a fim de conquistar a Marsh Badge. Confiante de que  venceria o Abra somente com seu Pikachu (tá... vai nessa), Ash foi descuidado e acabou perdendo para o recém evoluído Kadabra. Isso fez com que Ash desistisse da luta e, em um acesso de fúria, Sabrina transformou todos em bonecos para brincar com eles, como forma de pagarem pelo que fizeram. Porém, foi nesse  momento que o pai de Sabrina ajudou Ash e seus amigos a fugirem, além de recomendar que o treinador capturasse um Pokémon do tipo Type Ghost para poder vencê-la.

A partir disso, Ash segue rumo à Lavender, cidade onde fica a Torre Pokémon, destinada às almas dos monstrinhos que já estão “na outra vida”. Curiosamente, Ash é capaz de vencer e capturar um Haunter, um Pokémon que tem vantagem contra o tipo Type Psychic (é, sem considerar seu segundo tipo Type Poison, que é fraco contra os psíquicos). Ao retornar para Saffron e desafiar Sabrina novamente, o Haunter I-G-N-O-R-A o Ash e atravessa a parede do ginásio. Assim, sem mais nem menos. Durante a batalha, ele volta e para perto de Sabrina. Até hoje não se sabe o que deu na cabeça do Haunter, mas ele começou a fazer caretas para a Sabrina, que pela primeira vez em anos, esboçou um sorriso. Quanto mais Haunter brincava com a treinadora, mais ela ria a ponto de não conseguir controlar sua risada, muito menos seu Kadabra. Com isso, Sabrina “perde” a batalha e entrega a insígnia para Ash. Vendo toda essa situação, o jovem treinador decide deixar o Haunter aos cuidados de Sabrina, que parecia mais feliz ao tê-lo por perto - ele também foi o responsável por reuni-la com sua família.

Legião

Imagem relacionada
Inseparáveis parceiros
Durante esses mais de 20 anos da franquia Pokémon, as equipes utilizadas por Sabrina foram as que menos passaram por alterações. Isso se deu pelo fato de que poucos Pokémon do tipo Type Psychic surgiram nas gerações seguintes, algo que, era diferente na primeira geração, pois haviam MUITOS Pokémon desse tipo, sendo considerados os mais fortes da época. Aqui vai a lista dos Pokémon que a Sabrina utiliza nos jogos:


Red/Blue**
Kadabra, Mr.Mime, Venomoth e Alakazam

Yellow
Abra, Kadabra, Alakazam

Gold/Silver**
Espeon, Mr. Mime, Alakazam

Black/White 2 (Type Expert)
Metagross, Exeggutor, Sigilyph, Espeon, Slowking e Alakazam

**Mesmo time nos remakes

Do ginásio para as telonas

Nem todos sabem, mas a Sabrina, em Black/White 2 (DS), além de participar do Pokémon World Tournament, também é uma das estrelas do PokéStar Studios. Próximo à cidade Virbank, este complexo é responsável por produzir todos os filmes que são exibidos na região de Unova. Inclusive, um dos líderes dessa região, BrycenBrycen OD.png, é um dos “astros” do Pokewood (nome do PokeStar Studios em japonês, fazendo uma clara referência à Hollywood, afinal, a região de Unova é inspirada nos
Estados Unidos).

Arte promocional do filme em BW 2
O filme estrelado por Sabrina chama-se Mystery Doors of the Magical Land Series, algo como “A série dos portões misteriosos das terras mágicas”. Nele, o protagonista se passa por um príncipe ou uma princesa que fica aprisionado (a) em uma terra misteriosa governada pela Rainha Bellelba (Sabrina), e tenta retornar à sua terra natal. Embora não seja obrigatório fazer o filme, este recurso introduzido nessas versões garante boas risadas, afinal, os visuais são bem fantasiosos e os “Pokémon” tomam a forma de portões, que com o poder gráfico do Nintendo DS, tornam-se animados, passando a impressão de que seria algo do gênero de terror, quando na verdade é um baita alívio cômico. Pois bem, quem sabe a Rainha Bellelba não ataca de novo um dia desses?

Let's Go Eevee e Let's Go Pikachu

Se você que está lendo este perfil ainda não teve a oportunidade de jogar essas obras de arte, pare agora, passe por esse ginásio (caso esteja nesse ponto do jogo) e volte. Que incrível  ele ficou! Em Pokémon X/Y (3DS), o ginásio do tipo Type Psychic da Olimpia nos fazia dar uma volta ao “mundo”, passando por tele-transportadores até chegarmos nela. O que fizeram aqui foi outro nível. Há prédios e mais prédios com treinadores nos telhados. O jogo de cores, a animação dos tele-transportadores, e a platéia esperando chegarmos para desafiar a grande líder Sabrina, sem palavras. Seu time é composto por Mr.Mime, Slowbro, Jynx (apelona!) e claro, o famoso Alakazam. O curioso é que seu Pokémon mais forte (5 pratas para quem adivinhar quem é) possui apenas dois golpes, sendo que um deles, obviamente, é Psychic. Loucura não?

Sabrina e o Futuro

Sejamos sinceros, se não fosse pelos filmes em Unova, a Sabrina seria um potencial totalmente desperdiçado. Antes ela era vista como uma das líderes mais fortes da região de Kanto, mas foi vencida na base das risadas. Tá achando que é brincadeira? Ser líder de ginásio é coisa séria menina! Para nossa sorte, a Big N sempre tem algo novo para revigorar a franquia, ainda mais se tratando de Kanto, que foi a porta de entrada para muitos, como esse que vos escreve e sem uma porta de saída ou janela dos fundos. Sabrina é sem dúvidas um ícone no desenho, no jogo e no cinema, pena que ela não foi muito aproveitada   em outras versões…

Revisão: Vinícius Fernandes
Referências: Bulbapedia


Fã de carteirinha da franquia Pokémon desde os oito anos de idade, teve seu primeiro contato com os monstrinhos de bolso no Game Boy Color e de lá para cá, são mais de 25 anos de alegria. Fanático por vídeo-games, gostaria de poder jogar mais tempo do que trabalha.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google