Conheça os modos de Super Smash Bros. Ultimate — Spirits

Afinal, é bem fácil ficar perdido em um jogo completo como esse.



Os jogos da série Smash Bros. geralmente são bem grandes e lotados de conteúdo. Cheios de opções, modos de jogo e objetos digitais colecionáveis (como troféus, stickers, spirits) para entreter até o mais cético quanto aos jogos de luta — Smash, afinal, é um jogo diferente. No entanto, em meio a esse universo de opções, às vezes é interessante parar e ver com calma quais são exatamente todas essas possibilidades de jogo. Desta vez, vamos abordar a aba mais voltada para o single player de Smash Ultimate, Spirits.

ADVENTURE



Além de representar o pilar de todo o conceito dos Spirits e da "história" por trás de Smash Bros. Ultimate, o modo World of Light ainda busca resgatar algo da extensa experiência solo oferecida pelo modo "Aventura" de Super Smash Bros. Brawl (Wii), Subspace Emissary — conhecido pelos fãs como o melhor de toda a franquia. O World of Light não possui uma longa narrativa (e várias cutscenes como em Brawl), mas é repleto de conteúdo. São várias as batalhas temáticas e spirits para se coletar, sem falar que cada um deles atribui um efeito diferente para customização do seu personagem — melhorando ou piorando stats (ataque e defesa) e concedendo habilidades especiais que vão desde resistir à ataques de fogo até empunhar itens automaticamente ou deixar o seu personagem gigante por um tempo.

Em uma tradução livre, essa é frase que inicia a aventura de Smash Bros. Ultimate: "Com um exército de Master Hands ao seu controle, Galeem decidiu criar um mundo novo". E seu primeiro passo foi aniquilar os heróis da franquia Smash Bros, além de vários outros ícones dos videogames, consumindo-os pela luz e transformando-os em espíritos. Kirby, o único sobrevivente, logo aprende que também pode usar a força desses espíritos ao seu favor, e, dessa forma, libertá-los e resgatar todos os personagens que perderam seus corpos.

O Mapa do Mundo da Luz



O mapa de World of Light parece com um board game. Você controla um dos lutadores em uma espécie de "tabuleiro" e enfrenta diferentes inimigos em cada "casa" ou "espaço", libertando (e adquirindo) tanto espíritos quanto novos lutadores ao longo do caminho, e também ganhando moedas (para comprar itens na loja do jogo), spirit points (para realizar várias atividades na aba spirits) skill spheres (para evoluir seu personagem) e snacks (para evoluir seus espíritos). O mapa é bastante fluido e geralmente possui uma certa variedade de caminhos disponíveis a cada momento — além de recompensas "escondidas" e de difícil acesso, como itens e espíritos mais raros — , no entanto alguns lugares só podem ser acessados após você adquirir o espírito específico que dá acesso àquela determinada área. 



Ao ativar um dos espaços do tabuleiro, algumas informações sobre o seu oponente se encontram disponíveis antes de começar a luta: o ranking de força e dificuldade do espírito, representado por estrelas (1 para novice, 2 para advance, 3 para ace e 4 para legendary); o nome do espírito e a série/franquia de jogos a qual ele pertence; o lutador que está incorporando esse espírito (algum dos personagens normais do elenco do jogo); o tipo do espírito (são quatro: attack, shield, grab e neutral, e, com exceção desse último, cada um anula o outro como um pedra, papel e tesoura, escolha sempre o que melhor se aplica à situação); o poder total do espírito (em valor numérico); a quantidade de inimigos; a imagem do estágio que será o cenário da batalha; as condições específicas dessa batalha (o que inclui as mais diversas variações: inimigos de metal, gigantes, com itens, batalha de stamina ou tempo, chão de lava ou eletrificado, alteração na velocidade e no peso dos personagens, entre várias outras regras); e, por fim, o poder total do seu time de espíritos e a capacidade de alterá-los antes da batalha.

Espíritos 



O poder total do seu time é a soma do poder do seu espírito primário com a do/s suporte/s. Os primários representam a maior parte do poder da equipe, alterando o status de ataque e defesa do seu lutador e, na maioria das vezes, adicionando uma habilidade especial específica — variando de atributos mais "genéricos" como o aumento da força de ataques com espada ou com os punhos, até habilidades bastante relevantes como super armor (que deixa seu lutador bem mais difícil de ser lançado para fora) ou lifesteal (que rouba vida do oponente e cura seu lutador), entre vários outros. Espíritos primários começam no nível 1 e podem chegar até o 99, às vezes até mesmo se transformando em novos espíritos mais fortes e com diferentes habilidades.
 
Seu espírito primário também irá determinar diretamente a sua relação com os secundários. Cada primário possui uma quantidade diferente de slots (espaços) nos quais você pode equipar espíritos suporte, variando geralmente de um até três. Todo suporte tem o seu próprio custo de slots e uma habilidade especial, assim como nos primários, que ajuda durante a batalha. Cabe a você escolher a melhor combinação para cada confronto, por isso, vale a pena passar um tempo lendo e aprendendo o que cada um dos seus espíritos consegue fazer. Por sorte, é bastante fácil salvar times pré-definidos e guardar algumas combinações específicas para serem utilizadas no momento certo. 

Ao apertar o botão + dentro do World of light, você irá se deparar com algumas opções de customização. Aqui, além de ser o local padrão para o gerenciamento de spirits, também é possível alterar: o lutador sendo utilizado; os controles (por meio dos nomes de jogador); a skill tree (habilidades permanentes para seu lutador, que custam skill spheres); e a dificuldade (easy, normal e hard). É nesse menu que você pode salvar o jogo e, posteriormente, ainda ganha acesso à uma loja de itens variados e uma central de atividades para os seus espíritos (gym, explore e dojo) em que eles podem treinar ou explorar dungeons em tempo real e enquanto você não olha (assim como o daycare, ou creche, na série Pokémon).

SPIRIT BOARD

Um grande mural de espíritos "procurados" (uma target list, como o próprio game coloca) que varia constantemente entre primários e secundários de todos os rankings, embora geralmente só apareça um espírito da classe legendary por vez — e, acredite, esses são realmente bem difíceis.


Assim como no modo World of Light, ao escolher qual espírito do mural você quer enfrentar, uma tela de informações aparece. Dependendo do nível de dificuldade, determinado pelo ranking do espírito oponente, é preciso pensar e se adaptar às condições do desafio através da utilização dos spirits certos para os momentos certos — se existe a condição "chão de lava", é melhor utilizar um espírito de suporte com uma habilidade como "imunidade a chão de lava", por exemplo. Algo que pode descomplicar bastante essa etapa é apertar o botão R para selecionar o filtro e escolher a opção recommended na tela de seleção dos espíritos de suporte. Dessa forma, o jogo só irá mostrar os espíritos que seriam adequados para as conditions específicas da batalha atual.

O mesmo espírito pode aparecer na lista múltiplas vezes, mas ele só fica presente durante cinco minutos por vez — ou se você perder a batalha três vezes, o que também faz com que aquela lacuna da lista fique vazia até os cinco minutos acabarem. Após vencer um espírito, você terá a chance de libertá-lo por meio de um "mini-game" bem simples, no qual é preciso atirar e acertá-lo enquanto uma roda de energia gira bem rápido ao seu redor. Desafios mais difíceis possuem escudos giratórios mais rápidos e difíceis de ignorar, no entanto, o dano do escudo permanece para uma próxima tentativa. Adicionalmente, dois itens podem ajudar: Shield Spacer, que quebra um pedaço maior do escudo; e Sluggish Shield, que deixa o escudo mais devagar por alguns segundos.



Além disso, para agitar um pouco a situação da lista independente do tempo, existem os chamados board itens, que podem ser encontrados, adquiridos ou comprados em vários modos de jogo. Esses itens são: Shuffle All, que altera aleatoriamente todos os espíritos disponíveis no momento; All Primaries, que faz o mesmo, mas todos os que aparecerem serão primários; All Supports, o contrário do anterior, só que todos os novos espíritos serão suportes; Filler, que preenche todas as lacunas vazias da lista; e Rematch, que traz de volta imediatamente algum espírito que já foi embora da lista.

COLLECTION

Esta é a principal área de "gerenciamento" de spirits. A primeira opção, Team Setup, funciona exatamente como a área de customização da sua equipe que está presente antes de qualquer combate, tanto no World of Light quanto no Spirit Board. E a segunda, Inventory, permite que você aprecie a sua lista de espíritos de uma forma mais colecionável (mais ou menos como olhar os troféus em outros jogos da série Smash Bros) e olhe todos os seus itens (board itens, snacks). 



Na opção Level Up é possível ganhar níveis para os seus espíritos na base da alimentação com os snacks — pequenos, médios e grandes — ou cores, a "casca" que resta ao se "soltar" espíritos repetidos na opção Dismiss. Por fim, clicando em Summon, novos spirits podem ser criados através de uma "fusão" com outros espíritos e cores específicos, mas cuidado, pois os espíritos usados não voltam mais, o que significa que você precisará adquiri-los novamente.

Revisão: Vinícius Fernandes

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google