Conheça os modos de Super Smash Bros. Ultimate (Switch) — Vault e Online

Afinal, é bem fácil ficar perdido em um jogo completo como esse.


Os jogos da série Smash Bros. geralmente são bem grandes e lotados de conteúdo. Cheios de opções, modos de jogo e objetos digitais colecionáveis (como troféus, stickers, spirits) para entreter até o mais cético quanto aos jogos de luta — Smash, afinal, é um jogo diferente. No entanto, em meio a esse universo de opções, às vezes é interessante parar e ver com calma quais são exatamente todas essas possibilidades de jogo. Na última parte da série, vamos abordar as duas abas que restam no menu principal: Vault, a tradicional coleção de mídias e dados do jogo, e o sempre polêmico modo Online.

Vault

SOUNDS



Vendido como um diferencial durante o longo primeiro trailer do jogo, em Smash Bros. Ultimate você não só pode escutar uma seleção de mais de 800 músicas clássicas do rico universo sonoro dos videogames, como também pode criar suas próprias playlists e escutá-las até mesmo com a tela do Switch desligada. Para adicionar uma canção à uma playlist já existente, ou criar uma nova do zero, é só apertar o Y enquanto estiver selecionando uma música — e a qualquer momento você pode desligar a tela pressionando o L e o R ao mesmo tempo. Com a tela desativada, pressionar o R duas vezes pula para a próxima música, apertar o L três vezes volta para a anterior, e segurar ou apertar repetidamente A, B, X e Y liga a tela novamente. 



A partir desse menu você também pode escutar todos os áudios relativos às vozes dos personagem e do narrador, além de poder acessar o My Music, opção que permite a escolha da frequência das músicas que irão tocar em determinado estágio — cada estágio é limitado às músicas da sua franquia (Como Mario, Zelda, Metroid, etc), mas pode acreditar que são muitas opções. 

REPLAYS



O nome já diz tudo, todos os replays que você salvar após uma partida vem parar aqui. O menu é bem pequeno e, olhando por alto, parece não oferecer muita coisa — dois botões estão presentes: Replay Data e Video —, mas as opções de customização dos vídeos são consideravelmente mais numerosas do que se aparenta. Clicando na primeira opção, de cara você irá se deparar com todos os seus replays já salvos, podendo organizá-los (por data, modo e estágio) e filtrá-los de diversas formas (por modo, estágio, lutador e até espíritos utilizados). Ao escolher um replay você tem três opções: renomeá-lo como achar mais adequado, assistí-lo exatamente da forma como foi gravado, e, a mais complexa de todas, convertê-lo para um "vídeo". 



Essa última opção é basicamente um pequeno modo de edição de vídeos no qual você pode dar uma certa personalizada naquela sua batalha épica e guardá-la para sempre no próprio micro SD, PC, celular ou onde quiser. Antes de começar a edição simplificada, existem 4 opções: mostrar ou não o dano dos jogadores; inserir ou não a música do estágio; inserir ou não os efeitos sonoros da partida; e escolher a qualidade do vídeo (pretty ou normal, sendo que o primeiro reduz um pouco a duração total do vídeo). Ao clicar 'OK', você irá assistir a partida enquanto controla a câmera, com todas as opções presentes no pause durante o jogo normal. É possível 'cortar' certos momentos ligando e desligando a gravação (a partida continua normalmente) e dinamizar bastante a produção por meio dos vários ângulos de câmera. Divirta-se com suas criações e compartilhe com a galera!

RECORDS



Uma grande coleção de números, dados e estatísticas do seu save de Smash Bros. Ultimate, perfeito para quem gosta de contabilizar cada KO do jogo. Esses dados estão divididos em cinco submenus: Stats, Milestones, Battle Data, Smash Tags e Past Opponents, sendo que os últimos dois contém dados exclusivos do modo Online.

Stats mostra de uma forma bem direto ao ponto o número bruto da maioria das atividades do jogo, coisas como "tempo de jogo", "batalhas realizadas", "número total de KOs" e várias outras coisas nessa mesma linha. Milestones representa a totalidade de realizações que você atingiu durante o jogo, aquelas que aparecem de repente no meio da tela, como quando um personagem é destravado ou quando um número X de batalhas é atingido. Battle Data reúne exclusivamente todos os dados de combate, online e offline, podendo ser separado por personagens ou por nomes de usuário, e reúne uma enorme coleção de dados específicos das batalhas realizadas, varia desde "número de KOs" até o "número de afogamentos" (exclusivo para estágios com água). 



As últimas duas opções tem a ver com os oponentes que você encontra durante o modo online. Smash Tags são as "etiquetas de usuário" dos outros jogadores que são coletadas por você após uma vitória e, além de simplesmente colecionadas, também podem ser vendidas pelo dinheiro do jogo (coins ou moedas douradas). E Past Opponents reúne as informações dos seus oponentes, não só do Smash Bros., mas do próprio Switch — aqui que você pode adicionar algum oponente sem lag, ou que simplesmente foi divertido jogar contra, como amigo no Switch.

CHALLENGES



Presentes desde Super Smash Bros. Brawl para o Nintendo Wii, esses desafios temáticos em forma de quebra-cabeça parecem muito os tradicionais achievements de plataformas como Steam, Playstation Network e Xbox Live.

Os challenges são objetos específicos dentro do jogo — coisas como comprar, adquirir e abrir algo novo ou realizar um objetivo X vezes — e estão separados em 8 páginas, totalizando 124 desafios. As páginas são geralmente relacionadas com os modos de jogo e se dividem em: Smash; Adventure; Spirit Board; Spirits; Classic Mode; Games & More; Online e Other. Cada quadradinho desbloqueável entrega o objetivo final já pela sua própria descrição e martelos dourados com o poder de "quebrar" (realizar) um desafio à sua escolha são adquiridos durante o progresso, com algumas poucas exceções que não aceitam esse método, principalmente do modo Adventure. Ótimo para quem gosta de coletar troféus virtuais em jogos (que imagino que seja a maioria dos jogadores).

TIPS



Sabe aquelas dicas que aparecem durante as telas de carregamento? Pois é, todas elas estão reunidas aqui para serem lidas a qualquer hora, divididas em 6 categorias diferentes: Lutadores; Estágios; Técnicas, referente à técnicas gerais do jogo, comuns à todos os jogadores; Espíritos, referente não só aos espíritos, mas também ao modo Adventure; Itens e Other, que representa todo o resto.

MOVIES e SHOP



A aba Movies é uma simples reunião de todas as cutscenes (também conhecidas como "ceninhas") do jogo para que você possa reassisti-las quando bem quiser. São quatro: a abertura; um how to play bem básico, tradicional da franquia Smash Bros.; e os dois vídeos da abertura do World of Light. E a Shop é aquela "lojinha" clássica para gastar todas as suas moedas. São dez slots de compra, os três primeiros sempre são snacks e itens de suporte do modo Spirits, e as outros são diferentes espíritos, com a exceção de um eventual ticket do modo Classic (que custa 5000 moedas). 



Online

SMASH



O infame modo online da série Smash Bros, conhecido pela falta de estrutura e lag constante, está de volta e pode sim ser muito divertido quando é possível achar oponentes geograficamente próximos e/ou com boa internet. O modo Smash divide-se em três formas diferentes de se iniciar uma partida online: Quickplay; Battle Arenas e Underground Matchmaking.

No Quickplay, você escolhe um personagem, uma preferência geral de regras, jogar solo ou co-op (com um amigo no mesmo Switch) e começa a porradaria até que bem rapidamente, de fato. Vale de tudo, jogar sem regras e topar qualquer coisa ou escolher pelas suas próprias regras escolhidas, que podem ser bastante diversas, divididas por: formato (um contra um, dois contra dois e free for all com quatro players); regras (tempo, vida ou stamina); quantidade de vidas (uma, duas ou três, se estiver jogando com vidas, é claro); limite de tempo (de três a cinco minutos); tipo de estágio (todos, sem perigos nas fases, modo battlefield e fases retas sem plataforma) e itens (aqui você escolhe se quais e se quer ativá-los ou não). O jogo escolha de forma aleatória as regras preferidas de um dos jogadores envolvidos na partida (torça para ser sempre a sua).



O resultado de cada batalha influencia o seu Global Smash Power (GSP) geral, assim como individual de cada um dos personagens — basicamente pontos que são adquiridos com vitórias e perdidos com derrotas, a depender de alguns como fatores, como a diferença de pontos entre você e o seu oponente. Não existe um número exato, mas quando um personagem chegar a mais ou menos 4,300.000 pontos ele irá ingressar no Elite Smash, um modo em que só jogadores de nível alto lutam entre si. De resto, nada muda, o elite funciona mais como um troféu pessoal para o jogador e cada personagem. Tente chegar com todo o elenco do jogo, é uma missão bem difícil.   

Nas Battle Arenas, você pode criar a sua própria arena, usando a melhor combinação de regras possível, ou procurar pela arena de um amigo e até de desconhecidos pela internet. As regras disponíveis são: escolher o tipo de partida, referente ao nível de experiência dos participantes (para os convidados saberem o tipo de experiência da sua arena); mudar a visibilidade entre "só para amigos" e "público"; escolher o formato (um contra um, dois contra dois e free for all de três ou quatro jogadores); as regras (um dos pacotes de regras que você já criou offline no modo Smash) e o tipo de rotação (o perdedor ou o vencedor sai e vai para o final da fila). Se cansar de bancar o anfitrião, é só entrar na arena de um amigo, procurar por arenas abertas para o público geral ou, se for o caso, colocar e procurar por uma arena diretamente pelo seu id (algo como um 'endereço' numérico da arena).



Por fim, o Background Matchmaking é um recurso extra que permite procurar por uma partida online no modo Quickplay enquanto você faz outras coisas (offline) em Smash Bros. Ultimate — o lugar certo para quem não quer deixar de jogar nem enquanto espera a fila do matchmaking.

SPECTATE e ONLINE PROFILE

O modo espectador realmente cumpre o que promete: você é um mero espectador. O próprio jogo encontra uma partida aleatória online e só é possível assisti-la ou sair do jogo. 



É importante destacar também a terceira opção do menu geral do Online, um pequeno símbolo de engrenagem sem nome que serve para a customização do seu perfil — aqui é possível escolher um simpático avatar (entre vários personagens da Nintendo e de outras empresas) e uma cor para o seu smash tag (vide a seção RECORDS acima), além de poder trocar as mensagens pré-definidas dos taunts em jogos com amigos. Infelizmente a função de mandar mensagens pelos botões de "provocação" (geralmente ligado ao d-pad) não está disponível em partidas com pessoas que não estão na sua lista de amigos

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google