Nintendo, Sony e Microsoft estão sendo investigadas por violar os direitos do consumidor

Autoridade do Reino Unido questiona se os contratos de serviços online, como cancelamentos, reembolsos e renovações, são justos para os consumidores.



As autoridades do Reino Unido iniciaram uma investigação sobre várias práticas comerciais da Nintendo, Sony e Microsoft. A Competition and Markets Authority (Autoridade de Concorrência e Mercados), responsável pela prevenção de atividades comerciais anticompetitivas no território britânico, está questionando várias práticas de negócios das três gigantes do mercado de jogos eletrônicos.


A CMA anunciou que emitiu um comunicado para a Nintendo, Sony e Microsoft solicitando informações sobre os contratos de jogos online. A autoridade almeja examinar se os termos dos contratos são claros e justos para os consumidores, principalmente se é fácil cancelar uma pré-compra, conseguir um reembolso e se o processo de renovação automática dos serviços online trazem lembretes regulares e configurações predefinidas.

Segundo Andrea Coscelli, diretor executivo da CMA, ainda não há informações sobre a violação da lei de proteção ao consumidor por parte da Nintendo, Sony e Microsoft, mas quer que os consumidores compartilhem suas experiências. Ele ainda reforçou que, se as práticas forem enganosas ou oferecem termos injustos, ações de fiscalização podem ser tomadas.

"Os contratos estão se tornando cada vez mais comuns e é essencial que sejam justos para os consumidores. Nossa investigação vai averiguar se as maiores empresas de jogos online estão sendo justas com seus clientes quando renovam automaticamente seus contratos e se as pessoas podem facilmente cancelar ou receber um reembolso", disse. "Se acharmos que as empresas não estão tratando as pessoas de forma justa sob a lei de proteção ao consumidor, estamos totalmente preparados para agir", alertou Coscelli.



Desde que aprendeu a jogar videogames com Yoshi's Island e Donkey Kong Country 2, sempre é visto com um controle ou portátil da Nintendo na mão. Descobriu o amor por The Legend of Zelda com Ocarina of Time e sempre está querendo mais Zeldas. Gosta de escrever notícias, análises e bobagens aqui enquanto não está sonhando com um novo Silent Hill.


Disqus
Facebook
Google